Convém saber que os Largatos fizeram 90 pontos na época passada com 2 derrotas e 3 empates (empatou em Braga, Vila do Conde e no Dragão, perdeu em Guimarães e contra o Carnide), em Portugal todas as equipas que fizeram 90 pontos foram campeãs nacionais.
Se perderes os 4 jogos diretos, não podes sequer empatar um único jogo contra ninguém, isso é altamente improvável já que nunca aconteceu no futebol nacional, nunca tivemos um campeão nacional sem qualquer empate.
É uma questão de tempo até perder pontos contra uma "equipa pequena" - afinal dizemos que os outro também vão perder pontos nesses jogos. A questão é que os clássicos cada vez mais na Liga servem para ter margem de manobra para esses deslizes e neste momento não temos nenhuma.
Ficar em 3º por perder no confronto direto para o 2º classificado resulta no mesmo que aconteceu na época passada, fora da Champions League.
Estou obviamente no campo das suposições ...
Mas neste momento a margem de manobra para Vitor Bruno é muito curta ...
Analiso os 3 deslizes desta época por razões diferentes:
- Contra o Sporting apequenou-se por não ter o plantel completo e foi calculista ao tentar jogar para o empate ... O Otávio estragou tudo
- Contra o Bodo foi sobranceira e um claro sinal de que a Liga Europa não é prioridade para o Vitor Bruno (queria saber da estrutura ... e não é o que vem cá para fora)
- Contra o Benfica: acho que foi um erro de percurso ... Muitas coisas a correrem mal para o nosso lado e bem para o outro lado ... Mas foi um jogo manifestamente mau ...
Contra Manchester e Lazio acho que apesar de merecermos a vitória a mesma não pendeu para o nosso lado .. para mim fruto da inexperiência e qualidade da equipa ...
Afinal Eustaquio, Diogo Costa, Pepê, Galeno já têm 3-4 épocas de Porto ao nível Champions ... Mas não são os jogadores de carregarem a equipa as costas ... Aqueles jogadores carismáticos que aparecem nos momentos mais críticos ... Nós tínhamos um ... era o Pepe quando jogava ...
Neste momento só vejo 1-2 jogador com esse perfil nos que jogam habitualmente que são Djalo e Nico ... Vasco Sousa e Mora podem ser os tais que transportem a mística de saber o que é jogar à Porto ...
Mas precisamos de qualidade e raça no plantel ... E isso só se consegue fazendo a tal limpeza que é necessária agora em Janeiro ...
Os campeonatos sul-americanos estão a a acabar e espero que os reforços que precisámos venham desses mercados e preferencialmente da argentina e Colombia ... jogadores raçudos e habituados a jogar son pressão ...
Se conseguirmos boas propostas eu venderia:
Samu Tuga, Ze Pedro, Wendell, Grujic, Eustaquio, Franco, Borges, Galeno e Navarro
Marcano e Zaidu também deveriam ser dispensados/emprestados
E iria buscar 1 defesa central, 2 médios, 2 extremos, 1PdL