"A exaltação do azul e branco": eis a nova decoração do autocarro do FC Porto
Rodrigo Guimarães, sócio do FC Porto, venceu o Concurso de Design para a nova decoração do autocarro que serve as modalidades, equipa B e formação
Foram 14 as propostas validadas e esta foi a vencedora. Rodrigo Guimarães, sócio 22.058 do FC Porto, venceu o Concurso de Design lançado para escolher uma nova decoração para o autocarro que serve as modalidades, equipa B e formação.
A proposta, posteriormente trabalhada em conjunto com o FC Porto, já foi aplicada no autocarro, mostrando, nas palavras do autor, a “exaltação do azul e branco”. “Apesar das diferenças entre as modalidades e atletas, as nossas cores são transversais a todo esse universo e transportam um simbolismo que vai muito para além de um desporto”, afirma Rodrigo Guimarães.
A partir de agora, esta será a imagem que acompanhará as nossas equipas nas deslocações pelo país, começando já com a equipa de Voleibol, que defronta o Sporting no Pavilhão João Rocha esta quinta-feira e terá a honra de “estrear” o novo design.
Quem é o Rodrigo Guimarães e de onde vem a paixão pelo FC Porto e pelo design?
Desde de que me lembro, a paixão pelo FC Porto sempre existiu na minha vida. Sócio desde o dia em que nasci, comecei a acompanhar os sucessos do nosso clube pela mão do meu avô que, fazendo questão que o acompanhasse aos estádios das Antas e do Dragão, orgulhosamente assegurou a continuidade do seu fervoroso portismo. A paixão pelo design surge, naturalmente, mais tarde. Um gosto que, com o passar dos anos, foi evoluindo de tal forma até se tornar na minha atividade profissional.
Por que decidiu participar no concurso e qual foi a inspiração e o mote para esta criação?
Como designer de profissão, não existirá maior prazer do que poder aliar a vertente profissional a uma paixão de longos anos chamada Futebol Clube do Porto. Para além disso, a possibilidade de ver um trabalho meu no clube e saber que acompanhará inúmeras equipas e atletas por essas estradas fora, desde logo despertou em mim a “obrigação” de participar. Assim sendo, o conceito projetado para ilustrar o autocarro tem por base um dos principais elementos que caracterizam e distinguem o nosso Clube dos demais: o azul e branco. Sob o formato listado, é sinónimo de Futebol Clube do Porto. É um símbolo no qual nós, sócios e adeptos do Clube, nos revemos e sentimos orgulho em defender. É justamente no entendimento das cores como representação identificativa de toda a nação portista que assenta o conceito desenvolvido para o design. A composição centra-se, assim, na exaltação das cores azul e branco, ao mesmo tempo que enaltece a diversidade de modalidades em que o Futebol Clube do Porto atua. Apesar das diferenças entre as modalidades e atletas, as nossas cores são transversais. São a personificação de um clube destemido, de espírito combativo e que encara todos os desafios com o único pensamento - o de triunfar. Assim, à passagem do autocarro, todos lhe reconhecem a existência de uma equipa do Futebol Clube do Porto que, apesar de composta por diferentes atletas, partilha o mesmo equipamento listado com o símbolo do Clube no lugar no coração.
O resultado final vem da sua primeira ideia ou foram muitos rascunhos para o lixo?
Confesso que, num momento inicial, as ideias foram outras e só apenas numa fase posterior percebi as condicionantes que este tipo de projetos impõe. Criar algo com impacto, presença e acima de tudo de fácil recetividade foram, então, as principais orientações para a execução do trabalho. Na fase dos primeiros rascunhos, nem todas as idealizações se enquadravam no propósito e facilmente caí na tentação de criar composições com elevada complexidade que, para além de não serem favorecidas pela longa distância à qual seriam vistas, a longo prazo iriam acabar por tornar-se cansativas.
Como foi, depois, trabalhar com o FC Porto na execução?
Após a escolha do design vencedor, foi necessária a realização de naturais ajustes no sentido de contornar algumas condicionantes que foram surgindo. Desde logo, os profissionais do clube mostraram-se disponíveis para reunir comigo para, em conjunto, analisarmos as melhores soluções a implementar. O FC Porto acompanhou todo o processo, fazendo a ligação entre todos os envolvidos e prestando todo o apoio necessário à sua conclusão. O meu desejo é que este novo autocarro acompanhe as nossas equipas na conquista de inúmeros sucessos desportivos.
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt