Isso não faz sentido. Um num lado recuado e outro noutro lado mais avançado. Mas que lado? Se joga um a 6 e outro a 8, não há lados, são funções diferentes.
O 442 do JJ, super semelhante ao 442 do SC durante estes anos, tb não tinha nenhum duplo pivot na minha opinião. Os 2 medios centro sempre foram muito distintos. Como no Porto de SC.
Para mim a noção de duplo pivot é ter 2 jogadores de carateristicas identicas e com funções identicas no centro. São 2 por redundancia e coberturas diferentes a nivel lateral. Mas funções identicas.
A grande diferença entre o 442 do JJ e do SC:
O Jesus jogava declaradamente com um 6 e um 8. E um ficava mais atrás (Fesja/Javi/Matic) e o outro ficava mais à frente (Enzo à cabeça). São na mesma dois jogadores no meio campo mas distintos.
O SC joga declaradamente com dois meio campistas. Para ele não interessa quem joga à frente ou atrás. O Varela joga várias vezes à frente do Eustáquio, tal como o Uribe jogou à frente do Vitinha e o Danilo à frente do Herrera. O que é estúpido porque limita em muito a construção do jogo!
E o 442 do JJ é, na minha opinião e talvez por ter sido executado por outros interpretes, muito melhor que o do SC alguma vez foi.
No entanto, não deixa de ser curioso o que o VP dizia na altura:
"Bola longa, Cardoso na primeira bola e segundas bolas."
"Bola longa, Taremi na primeira bola e duelos"