kal-el disse:
Primeira diferença é que as goleadas que sofremos com Lopetegui e Jesualdo foi fora de casa.
Depois, não percebo como se mete avançados na equipa com ela totalmente em pânico, sem meio-campo e a ver-se a goleada a quilómetros.
Existiam diversas soluções para estancar o meio-campo e compactar a equipa...
Vivíamos uma situação de emergência... e já vivi nos distritais o momento de colocar avançados a defesas centrais por forma a evitar a vergonha... é uma situação muito fácil de identificar...
E existem outros factores também que não vou estar para aqui a desenvolver porque além de tudo é bom ver a malta com bom espírito no apoio à equipa, reconheço que as vitórias ficam mais próximas assim e que precisamos disso neste momento...
Bom, em primeiro lugar, eu por princípio sou sempre contra despedimentos de treinadores a meio da época. E, neste caso em particular, parece-me um óbvio exagero, tendo em conta que o trabalho do Sérgio está claramente a superar as expectativas do início da época. Portanto, pensar num eventual despedimento para mim nem sequer é uma questão, neste momento.
Dito isto, reconheço que hoje o Sérgio levou um banho tático a todos os níveis. Foi verdadeiramente comido de cebolada! Pese embora estar do outro lado um dos melhores treinadores do mundo, na minha opinião, com muito mais experiência e com muito melhores recursos à disposição.
Nós não entramos assim tão mal no jogo, não concordo nada com algumas opiniões que já vi por aqui de que entramos a medo... muito pelo contrário! Até acho que entramos de peito demasiado aberto e a querer ir para cima do adversário, como se de uma equipa vulgar se tratasse. A ousadia durou 10 minutos, até o Liverpool encaixar as peças. Sobretudo, até o Klopp ter percebido o espaço enorme que existia entre a nossa linha média e a linha defensiva. Começaram a aparecer regularmente 4 ou 5 jogadores deles nesse espaço, como setas apontadas à nossa área, à espera das nossas perdas de bolas que começaram também a ser frequentes... então o Brahimi, a esse nível, esteve particularmente dramático hoje!
Depois o Sá frangou, mas o problema já tinha começado vários minutos antes. A nossa defesa já estava toda às aranhas, sobretudo a transição defensiva estava péssima e incapaz de dar resposta aos contra-ataques rápidos do Liverpool (aquele corte in extremis do Marcano foi um dos primeiros alertas, mas houve vários). O golo deles adivinhava-se. Acabou por surgir numa infelicidade, num erro individual, mas nessa altura já começava a parecer uma questão de tempo até acontecer.
O mais dramático de tudo é que o Sérgio não conseguiu inverter a situação, muito pelo contrário. A segunda parte foi ainda pior... a equipa estava desnorteada, inconsequente no ataque e a abrir cada vez mais espaços na defesa. O espaço entre os centrais e os médios era uma verdadeira auto-estrada para os avançados do Liverpool. Sim, o Sérgio foi comido à bruta e não soube dar resposta à situação. Esteve mal, hoje. E falta-lhe estaleca para jogos desta dimensão.
Porém, não acho que isso invalide o bom trabalho que tem feito no geral, ao longo da época. Não me vou alongar muito sobre isso, pois já muito tem sido falado e acho que ninguém pode deixar de avaliar o seu desempenho global como bastante positivo. Hoje foi um descalabro. Mas foi um descalabro coletivo. Começou no treinador, mas todos os jogadores estiveram igualmente mal (claro que quando a abordagem ao jogo é errada, é difícil alguém jogar bem, e a responsabilidade principal é sempre do treinador). Mas hoje, correu tudo mal. O nosso coletivo foi muito inferior ao coletivo deles e, por triste que seja, acho mesmo que se eles quisessem forçar, ainda poderiam marcar mais alguns... a partir do 3º golo, a nossa equipa estava tão desnorteada quanto o Brasil contra a Alemanha... e não pode acontecer. Não devia acontecer! Mas aconteceu. Há que lidar com isso. E fazer com que nunca volte a repetir-se.
Estou certo que o Sérgio aprendeu muito hoje, também. E ele tem muito para aprender a este nível, seguramente. Que tire as ilações que tem de tirar e que isto sirva de lição para ele e para a equipa. Não podemos deixar-nos ir abaixo. Hoje foi tudo mau. Muito mau. Terrorífico, até! Mas é a resposta que vamos dar a isto que vai definir a forma como terminaremos a época. E é o Sérgio que tem de dar essa resposta - e fazer a equipa dá-la!