Como todos, muito agradecido pelas vitórias conquistadas. No primeiro título, 95% do mérito é seu (os restantes 5% porque não teve outra hipótese senão apostar naqueles jogadores que ninguém queria ou esperava muito deles), e acho que será o título mais difícil que alguma vez conquistará e pelo qual mais orgulhoso deve ficar. Eu, nem em sonhos, pensava que iríamos ser campeões, mas foi dos títulos mais saborosos que tivemos!
O título deste ano não valorizo muito, mas também nao acreditava muito nas hipóteses de o conquistar. O regime manteve a base da equipa, tem uma base e espinhs dorsal de vários anos e partia, claramente, como favorito.
Mas, devido a um nível de campeonato miserável, equipas todas muito abaixo do que podem e devem, vamos conquista-lo. Ainda bem, mas creio que se tivéssemos um treinador de nível superior, já o teríamos ganho há várias jornadas. Da mesma forma, o regime com um treinador em condições já teria ganho este título há várias jornadas. Foi quase como se o vencedor fosse o menos péssimo. Ainda bem que o vamos vencer, mas num ano "normal" iria ser quase impossível vence-lo a jogar desta forma. Mas parabéns por mais um título de qualquer forma!
Mas não sou hipócrita. Critiquei e critico o seu modelo de jogo, não gosto. Sempre me irá fazer confusão ver um Porto que não quer assumir e controlar um jogo sem modelo de posse e futebol de apoio em constante ataque organizado.
Este modelo de Conceição percebo num contexto de Champions, onde jogamos contra equipas muito melhores que nós e com melhores jogadores (atendendo ao nosso nível actual, claro). Aí sim, percebo que se tente jogar mais longo e aproveitar principalmente o Marega (porque ele só joga no Porto por causa deste modelo).
Mas, jogando em Portugal contra 90% de equipas que só jogam para empatar com os grandes, é manifestamente insuficiente. Nem faz sentido, porque não vai haver espaço sequer para aproveitar as vantagens deste modelo.
Conceição sempre será um treinador recordado no futuro, mas apenas como aquele que impediu (thank god) o penta do regime. Ninguém se vai lembrar do futebol da equipa, nem da sua astúcia como treinador ou inovador nas suas ideias. Isto não quer dizer que seja mau treinador, obviamente. Nenhum mau treinador é bi-campeao mas não acho que tenha qualidade para tornar o Porto com qualidade como tivemos no passado.
Por isso, com todo o respeito pelo seu trabalho e mérito, espero que tenha muita sorte na sua carreira, mas não acredito que vá ser cheia de títulos. Por isso acho que deveríamos mudar, pelo nosso bem e do Sérgio.