Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,546
30,266
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eclipsisboy disse:
Aprecio muito o facto de apostar em jovens, querer ir a luta com jovens, etc.. Mas depois penso que esse tem sido até a pouco tempo o percurso do Seporteng e leva 0 títulos conquistados em 18 anos!
E curiosamente, no ano em que foram campeões, tinham uma equipa base com jogadores já com imensa experiência.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
21,647
36,010
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Para mim no próximo ano era ter 7 ou 8 jovens no plantel, contratar apenas 3 ou 4 titulares (Def. Esquerdo, médio, extremo e avançado) e Dalot por empréstimo por ex, e ir assim a luta no campeonato e Champions.

O Sérgio teria uma oportunidade na Alemanha ou Itália e o Leo Garden seria o nosso treinador.

Marche
Dalot
Pepe
Leite/Queirós
Contratação
Contratação
Fabio/Vítor
Otávio
Nakajima
Contratação
Contração

Marcano, Danilo, Marega, Abou, Soares, Corona, Telles, Uribe era tudo para vender ou despachar.

Bem sei que os que vão ser "despachados" são os jovens com mais potencial e os poucos titulares que temos com qualidade,tipo Telles ou Corona. Mas sonhar não custa.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
10,531
6,743
Porto
Eclipsisboy disse:
Aprecio muito o facto de apostar em jovens, querer ir a luta com jovens, etc.. Mas depois penso que esse tem sido até a pouco tempo o percurso do Seporteng e leva 0 títulos conquistados em 18 anos!
Elipsis eu respeito e até concordo, mas isto não é tentar ir a guerra com novatos. alias, não é fazer disso um lema, até porque a meu ver é uma luta ingloria pois a probabilidade de dar sucesso é escassa.

A ideia é recorrer a isso neste momento, pois tamos num fosso que nem é bom.
Não ha dinheiro, mas continua a haver vicios... ohh pah, não dá... Mesmo que se corte alguns vicios, se o custo mesmo com a redução não for suficiente para sair da alçada da uefa, não adianta.

Na minha optica, é preferivel assumir e bater ja no fundo de 1 vez só e trabalhar para começar a subir, do que ir caindo aos poucos. O cair já assim rapidamente para mim é assumir e apostar nos miudos, o que traz incerteza a nivel desportivo mas ajuda no financeiro. Não estou a dizer que precisamos de fazer um plantel de miudos, tou a dizer é que na minha optica vender 4 ou 5 graudos de banco(e salarios) e nos seus lugares tentarmos preencher com miudos, acho que seria uma boa solução.
(dou o exemplo do aboubakar, que talvez esteja a ganhar quê, 1.5M limpos? se pensar que um diogo leite possa tar a ganhar 100-150mil ano ja acho muito(admito que nao tenho a minima noção), só o aboubakar custa mais que 5 ou 6jovens... e a pergunta que faço é, desportivamente, vale a pena ter um aboubakar ou um marius, que nem 10% deve ganhar?. Quem diz aboubakar, diz sei lá, um marcano, um nakajima)

Voltar a ter financas fortes, significa voltar a ser competitivos, enquanto tivermos tesos, não conseguimos nunca estar em pleno para discutir alguma coisa, andamos sempre no "vai que nao vai".

Esse vai que não vai, dura basicamente desde que o benfica comecou a ganhar. Foi notorio uma perda de qualidade desde a entrada do paulo fonseca...
Saiu o VP, e saiu Hulk, Alvaro Pereira, guarin, 3 jogadores importantes...
Depois entrou o Paulo fonseca e entrou o Jackson Martinez, que foi das melhores contratações desde então.
Depois dessa epoca, saiu o restante elenco de grande qualidade que tinhamos, que foi o james moutinho, veio o herrera, quintero e reyes...

Depois disso, quem sobrou? Fernando, Danilo, Alex Sandro, Jackson e Mangala...
Quando o hulk saiu, deveria ter entrado 2 ou 3 reforços de qualidade e potencial, para a maquina continuar. Agora falhando as contratações quase todas, fica complicado, porque deixamos de ter jogadores que nos iam assegurar o futuro das vendas...

Neste momento e principalmente se conseguirmos ganhar o campeonato, seria bom dar 1 passo atras e meter os jovens na equipa A, reduzindo e muito o orçamento, para daqui a 2-3 anos estar-mos em condiçoes para conquistar um novo ciclo vitorioso.

J

JAEP

Guest
MiguelDeco disse:
E curiosamente, no ano em que foram campeões, tinham uma equipa base com jogadores já com imensa experiência.
Mais do que a experiência, eles tinham jogadores de enorme qualidade.

Jardel, João Pinto, Pedro Barbosa, Sá Pinto...

Hugo Viana com 18 anos fez 35 jogos
Quaresma com 17 anos fez 36 jogos
Niculae com 20 anos fez 23 jogos

Se querem chamar à qualidade, experiência... Tudo bem

O FC Porto de 05/06 tinha uma equipa base com quase todos jogadores abaixo dos 25 anos e mesmo assim foi campeão.

PS: Com isto não digo nem nunca disse para serem 11 jogadores da formação na equipa base, nem 5 quanto mais. Agora ao invés dos Uribes, Marcanos & Zé Luis (a uma equipa que já era relativamente "velha") tragam sim jogadores relativamente jovens abaixo de 25 anos com qualidade. Isso vai nos dar qualidade e algo muito importante num clube como o nosso. Futuras mais-valias.

Azevedo22

Bancada central
20 Junho 2017
1,012
1,277
Gelsenkirchen disse:
Para mim no próximo ano era ter 7 ou 8 jovens no plantel, contratar apenas 3 ou 4 titulares (Def. Esquerdo, médio, extremo e avançado) e Dalot por empréstimo por ex, e ir assim a luta no campeonato e Champions.

O Sérgio teria uma oportunidade na Alemanha ou Itália e o Leo Garden seria o nosso treinador.

Marche
Dalot
Pepe
Leite/Queirós
Contratação
Contratação
Fabio/Vítor
Otávio
Nakajima
Contratação
Contração

Marcano, Danilo, Marega, Abou, Soares, Corona, Telles, Uribe era tudo para vender ou despachar.

Bem sei que os que vão ser "despachados" são os jovens com mais potencial e os poucos titulares que temos com qualidade,tipo Telles ou Corona. Mas sonhar não custa.
Mete o Luis Diaz no 11. Será titularissimo na próxima época, n tenho duvidas.

E o Dalot vai para um clube da esfera do Mendes, tipo Wolves ou Mónaco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,546
30,266
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
JAEP disse:
Mais do que a experiência, eles tinham jogadores de enorme qualidade.

Jardel, João Pinto, Pedro Barbosa, Sá Pinto...

Hugo Viana com 18 anos fez 35 jogos
Quaresma com 17 anos fez 36 jogos
Niculae com 20 anos fez 23 jogos

Se querem chamar à qualidade, experiência... Tudo bem

O FC Porto de 05/06 tinha uma equipa base com quase todos jogadores abaixo dos 25 anos e mesmo assim foi campeão.
Já nem me lembrava desse título ._." Eu estava a falar do título antes. Embora a realidade seja mais ou menos pareciad. E claro que qualidade é critério obrigatório, como é óbvio.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
21,647
36,010
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Azevedo22 disse:
Mete o Luis Diaz no 11. Será titularissimo na próxima época, n tenho duvidas.

E o Dalot vai para um clube da esfera do Mendes, tipo Wolves ou Mónaco
Imperdoável, esqueci me do Diaz..

mitla

Tribuna
19 Abril 2013
2,681
2,776
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Eu pessoalmente acho muito bem em se apostar em mais jovens, mesclando-os com algumas contratações pontuais que tenham qualidade, não o tipo de contratações que se foram fazendo nos últimos anos. Mas para isso também vai ser preciso não vender ao desbarato os bons valores jovens que temos, que pelo que se vai lendo pode ser uma realidade bastante próxima.

J

JAEP

Guest
mitla disse:
Eu pessoalmente acho muito bem em se apostar em mais jovens, mesclando-os com algumas contratações pontuais que tenham qualidade, não o tipo de contratações que se foram fazendo nos últimos anos. Mas para isso também vai ser preciso não vender ao desbarato os bons valores jovens que temos, que pelo que se vai lendo pode ser uma realidade bastante próxima.
Mas antes de pensarmos assim também temos que ter um treinador capaz de lançar e manter a aposta num Diogo Leite ao invés de um Marcano por exemplo. Estamos a falar de dois jogadores com características semelhantes.

Um treinador não, uma SAD capaz de ter um protejo delineado em que estas coisas não sejam permitidas.
E se o treinador estiver mal com isto, só tem que ir à vida dele.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,599
5,893
Conquistas
1
  • Junho/18
Se vamos voltar a jogar no principio de Junho, temos obviamente que voltar aos treinos logo após o levantamento da quarentena, teremos também que agendar uns jogos treino para ganhar rotação, este é um cenário propicio a lesões se não for bem gerido.

Creio que ao menos já devemos ter é o V.Ferreira e o Luis Diaz disponiveis, assim como todos os condicionados recuperados, ao menos poderemos atacar esses últimos jogos com todo o plantel disponivel.

desde_pequenino

Bancada lateral
16 Dezembro 2013
770
436
MiguelDeco disse:
Já nem me lembrava desse título ._." Eu estava a falar do título antes. Embora a realidade seja mais ou menos pareciad. E claro que qualidade é critério obrigatório, como é óbvio.
Sei que é dificil mas deviamos propor um emprestimo de 2 anos ao Dalot, resolvia nos um problema a LdD e devolviamos ao United um dos melhores laterais da Europa no fim do emprestimo, de gratis

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,339
47,359
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
d4rc92 disse:
Elipsis eu respeito e até concordo, mas isto não é tentar ir a guerra com novatos. alias, não é fazer disso um lema, até porque a meu ver é uma luta ingloria pois a probabilidade de dar sucesso é escassa.

A ideia é recorrer a isso neste momento, pois tamos num fosso que nem é bom.
Não ha dinheiro, mas continua a haver vicios... ohh pah, não dá... Mesmo que se corte alguns vicios, se o custo mesmo com a redução não for suficiente para sair da alçada da uefa, não adianta.

Na minha optica, é preferivel assumir e bater ja no fundo de 1 vez só e trabalhar para começar a subir, do que ir caindo aos poucos. O cair já assim rapidamente para mim é assumir e apostar nos miudos, o que traz incerteza a nivel desportivo mas ajuda no financeiro. Não estou a dizer que precisamos de fazer um plantel de miudos, tou a dizer é que na minha optica vender 4 ou 5 graudos de banco(e salarios) e nos seus lugares tentarmos preencher com miudos, acho que seria uma boa solução.
(dou o exemplo do aboubakar, que talvez esteja a ganhar quê, 1.5M limpos? se pensar que um diogo leite possa tar a ganhar 100-150mil ano ja acho muito(admito que nao tenho a minima noção), só o aboubakar custa mais que 5 ou 6jovens... e a pergunta que faço é, desportivamente, vale a pena ter um aboubakar ou um marius, que nem 10% deve ganhar?. Quem diz aboubakar, diz sei lá, um marcano, um nakajima)

Voltar a ter financas fortes, significa voltar a ser competitivos, enquanto tivermos tesos, não conseguimos nunca estar em pleno para discutir alguma coisa, andamos sempre no "vai que nao vai".

Esse vai que não vai, dura basicamente desde que o benfica comecou a ganhar. Foi notorio uma perda de qualidade desde a entrada do paulo fonseca...
Saiu o VP, e saiu Hulk, Alvaro Pereira, guarin, 3 jogadores importantes...
Depois entrou o Paulo fonseca e entrou o Jackson Martinez, que foi das melhores contratações desde então.
Depois dessa epoca, saiu o restante elenco de grande qualidade que tinhamos, que foi o james moutinho, veio o herrera, quintero e reyes...

Depois disso, quem sobrou? Fernando, Danilo, Alex Sandro, Jackson e Mangala...
Quando o hulk saiu, deveria ter entrado 2 ou 3 reforços de qualidade e potencial, para a maquina continuar. Agora falhando as contratações quase todas, fica complicado, porque deixamos de ter jogadores que nos iam assegurar o futuro das vendas...

Neste momento e principalmente se conseguirmos ganhar o campeonato, seria bom dar 1 passo atras e meter os jovens na equipa A, reduzindo e muito o orçamento, para daqui a 2-3 anos estar-mos em condiçoes para conquistar um novo ciclo vitorioso.
O FCP não pode bater no fundo de uma vez, têm que garantir pelo menos um dos dois primeiros lugares nos proximos anos porque o 2 lugar vai começar a dar acesso a champions, ficar fora dela impede o FCP de se manter a tona.

É preciso não esquecer que não dá para recomeçar do zero, para trás está muita verba adiantada, e mais de 15M de euros ano só em juros para pagar.

O FCP precisa contratar pouco (apenas jogadores que possam ser titulares) e vender pouco trazer alguns jogadores por emprestimo, e evitar partilhas de passes e pagamento de comissões, a receita não é muito difícil.  Depois naturalmente precisava de ter um director desportivo que pensasse bem as contratações a fazer, pensar em bons clubes para emprestar os jovens jogadores para rodar e na integração dos que tiverem valor no plantel para serem aposta.

mitla

Tribuna
19 Abril 2013
2,681
2,776
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
JAEP disse:
Mas antes de pensarmos assim também temos que ter um treinador capaz de lançar e manter a aposta num Diogo Leite ao invés de um Marcano por exemplo. Estamos a falar de dois jogadores com características semelhantes.

Um treinador não, uma SAD capaz de ter um protejo delineado em que estas coisas não sejam permitidas.
E se o treinador estiver mal com isto, só tem que ir à vida dele.
Plenamente de acordo, mas sendo essa a estratégia do clube e o treinador não está de acordo com ela não tem lugar aqui.

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,573
5,640
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Eclipsisboy disse:
O Sporting nunca ganhou a Youth League. Teve durante muitos anos a melhor formação do país, mas não sei se algum dia teve uma geração inteira que fosse comparável com a que temos hoje.
Percebo o que queres dizer mas estamos numa crise financeira nunca antes vista, agravada pela crise financeira internacional que aí vem.
Se havia momento para apostar nos jovens - tanto pela qualidade da fornada que temos, como pelo contexto em que vivemos - seria este.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,101
16,042
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
miguelmv5 disse:
O Sporting nunca ganhou a Youth League. Teve durante muitos anos a melhor formação do país, mas não sei se algum dia teve uma geração inteira que fosse comparável com a que temos hoje.
Percebo o que queres dizer mas estamos numa crise financeira nunca antes vista, agravada pela crise financeira internacional que aí vem.
Se havia momento para apostar nos jovens - tanto pela qualidade da fornada que temos, como pelo contexto em que vivemos - seria este.
Quando ainda se chamava NextGen, chegou a ir a fases bem adiantadas (finais, julgo). E a Youth League é uma competição relativamente recente (a primeira edição foi em 2013/2014).
O momento ideal para apostar nos jovens sempre foi eles terem qualidade. Não se pode forçar uma aposta nos jovens, tal como não se deve travar quando eles provam que merecem.
Dos que foram campeões europeus na época passada, os únicos que deveriam ter mais minutos era o Leite e o Fábio Vieira (este preferiu ir ao Euro de sub-19 e falhou a pré-época).

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,573
5,640
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
simao977 disse:
Quando ainda se chamava NextGen, chegou a ir a fases bem adiantadas (finais, julgo). E a Youth League é uma competição relativamente recente (a primeira edição foi em 2013/2014).
O momento ideal para apostar nos jovens sempre foi eles terem qualidade. Não se pode forçar uma aposta nos jovens, tal como não se deve travar quando eles provam que merecem.
Dos que foram campeões europeus na época passada, os únicos que deveriam ter mais minutos era o Leite e o Fábio Vieira (este preferiu ir ao Euro de sub-19 e falhou a pré-época).
Nunca tinha ouvido falar disto. Fui ver por curiosidade, e participou uma vez (eliminado nos quartos de final, logo após a fase de grupos). Foi interessante saber! Atenção que a competição era por convite...

O meu ponto era precisamente o que o Sporting, na maioria dos casos, apostou nos jovens mais por necessidade que por política. Apesar de ter tido um período em que teve uma óptima formação, isso nunca lhes valeu campeonatos.

Nós temos este ano uma óptima geração, que por força das circunstâncias mas também por terem qualidade, merecem ser aposta. Principalmente se em conjunto com valores certos no plantel

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,101
16,042
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
miguelmv5 disse:
Nunca tinha ouvido falar disto. Fui ver por curiosidade, e participou uma vez (eliminado nos quartos de final, logo após a fase de grupos). Foi interessante saber! Atenção que a competição era por convite...

O meu ponto era precisamente o que o Sporting, na maioria dos casos, apostou nos jovens mais por necessidade que por política. Apesar de ter tido um período em que teve uma óptima formação, isso nunca lhes valeu campeonatos.

Nós temos este ano uma óptima geração, que por força das circunstâncias mas também por terem qualidade, merecem ser aposta. Principalmente se em conjunto com valores certos no plantel
Foram duas vezes (uma nas meias e outras nos quartos). Foi a competição que "deu" a ideia à UEFA.
Deve ser uma aposta pensada e pelo mérito e qualidade (nunca forçada). Sempre a tentar exponenciar a competitividade e qualidade da equipa, seja com jogadores de "fora", seja com os da "casa".

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
18,848
12,398
simao977 disse:
Foram duas vezes (uma nas meias e outras nos quartos). Foi a competição que "deu" a ideia à UEFA.
Deve ser uma aposta pensada e pelo mérito e qualidade (nunca forçada). Sempre a tentar exponenciar a competitividade e qualidade da equipa, seja com jogadores de "fora", seja com os da "casa".
Eu queria o Tapsoba, Trincão ou Gustavo mas onde estão esses jovens? Nem falo do Jonathan David. Não quero é um Uribe a tapar um Vítor Ferreira...porque devemos jogar com os melhores não achas?

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,339
47,359
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
miguelmv5 disse:

É preciso definir o que é apostar na formação num clube como o FCP, para mim quando o Jesualdo lança o Bruno Alves está a apostar na formação, tal como o SC quando lança o Sergio Oliveira por exemplo, um jogador não precisa de ser aposta a titular aos 18 anos na equipa principal só para se dizer que se aposta na formação.

No exemplo o SCP tens casos distintos de apostas com resultados distintos, por exemplo tens um Moutinho que conseguiu começar a jogar logo com rendimento alto, um william carvalho que vai emprestado e quando regressa consegue jogar com bom rendimento,  tens um Patrício que entra na equipa e compromete a equipa durante muito tempo antes de se tornar num bom GR, e tens um Djalo que não tinha qualidade para jogar no SCP.

Num clube em que queres lutar pelo titulo, a aposta na formação é  ter os dois primeiros exemplos e evitar os dois segundos porque nunca lutarias pelo titulo apostando num Patrício como o Paulo Bento apostou.

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,573
5,640
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
sirmister disse:
É preciso definir o que é apostar na formação num clube como o FCP, para mim quando o Jesualdo lança o Bruno Alves está a apostar na formação, tal como o SC quando lança o Sergio Oliveira por exemplo, um jogador não precisa de ser aposta a titular aos 18 anos na equipa principal só para se dizer que se aposta na formação.

No exemplo o SCP tens casos distintos de apostas com resultados distintos, por exemplo tens um Moutinho que conseguiu começar a jogar logo com rendimento alto, um william carvalho que vai emprestado e quando regressa consegue jogar com bom rendimento,  tens um Patrício que entra na equipa e compromete a equipa durante muito tempo antes de se tornar num bom GR, e tens um Djalo que não tinha qualidade para jogar no SCP.

Num clube em que queres lutar pelo titulo, a aposta na formação é  ter os dois primeiros exemplos e evitar os dois segundos porque nunca lutarias pelo titulo apostando num Patrício como o Paulo Bento apostou.
Sem dúvida, concordo em absoluto. Por isso é que - por exemplo - sempre concordei com a contratação do Marchesín porque o Diogo Costa não estava preparado para assumir a baliza no seu primeiro ano na equipa. Mas jogar nas Taças é um óptimo começo.

A verdade é que seria um risco gigantesco meter 3 ou 4 putos da formação a titulares este ano, mesmo tendo sido campeões sub-19 e ganho a Youth League. Não o apoiaria.

Mas já com um ano de equipa principal, tendo crescido, demonstrado qualidade e ainda por cima, sendo necessário, já consigo ver um onze titular com essas características para o próximo ano. Já vejo um Diogo Leite, um Romário, um Fábio Silva, um Vitinha, um Tomás Esteves como titulares habituais. Mesmo um Diogo Costa. Embora obviamente, não todos ao mesmo tempo