Convem referir, e nem vou perder tempo a pensar se o omites por ma fé ou nao, que os momentos em que cada um esteve no clube é completamente diferente.John Wick disse:Não são questões estéticas do jogo, são questões da qualidade do jogo. Isto não tem nada a ver com futebol bonito ou futebol feio. Tem a ver com qualidade ou falta de qualidade. O FC Porto é uma equipa que comete imensos erros defensivos, totalmente expostos nas competições europeias e uma equipa com um processo ofensivo arcaico e fraquíssima qualidade, também totalmente exposto nas competições europeias.
Quero ganhar o campeonato e a taça de portugal, mas isso não pode impedir um clube de poder melhorar o muito que há para melhorar ao nível do futebol jogado dentro do campo, não tem absolutamente nada a ver com estética. O FC Porto está em primeiro e ainda bem, mas está em primeiro porque o rival (que tem neste momento muito melhores condições financeiras) prefere ter um fantoche da SAD no banco em vez de um treinador competente.
E parem lá com as comparações em relação ao período Vítor Pereira. O comparativo do Vítor Pereira era o período Villas Boas em que ganhamos tudo e com um futebol de altíssimo nível. O comparativo Sérgio Conceição é o período NES, Lopetegui e Paulo Fonseca. O Vítor Pereira era tratado de "filho da puta" para cima e para baixo desde o primeiro jogo, os jogadores eram assobiados aos 20 segundos de jogo se falhassem um passe, não era exagero, era mesmo o que se passava na altura.
Há 1 mês, uma das frases que mais se repetia neste fórum era "nós nem com o Klopp ou o Gardiola seríamos campeões".
VP chega a treinador principal de um FCP que tinha ganho tudo (e eu sou dos que acho que ele foi de certeza preponderante na época de AVB) no ano anterior.
Um FCP que tinha ganho 5 dos ultimos 6 campeonatos. 7 dos ultimos 9. Três competiçoes europeias em 8 anos.
Estavamos na mo de cima. O adepto do FCP estava com a gula nos pincaros.
Ele chega numa altura em que o adepto do FCP ja estava a sonhar com mais um brilharete europeu na época seguinte.
VP era uma pessoa que nao se sabia vender. Dito pelo proprio. Era um mau comunicador que nao empolgava ninguem. Nao que eu ache que isso seja fulcral, desde que seja competente, mas nao deixa de ser um facto.
A juntar à sua fraca liderança acabou por apanhar um plantel cheio de jogadores a sonhar com outros voos apos verem AVB e Falcao sairem. Obviamente isso foi prejudicial para ele. E a sua incapacidade em empolgar acabou por nao ajuda-lo.
Primeira época o futebol foi fraco. Solido, mas demasiado mastigado. Era à imagem dele, pouco empolgante.
Nas taças nao fizemos nada de jeito. E na Champions fomos de vela num grupo facilimo. Passou aos oitavos um Apoel do Chypre...
Naturalmente os adeptos nao acharam piada a isso. Principalmente para um clube que ainda tinha um prestigio brutal a defender e campeao em titulo da Liga Europa. Ser eliminado por um Apoel cai mal.
A época la foi decorrendo e o FCP acabou campeao. Soube a pouco. Isso era o normal. Fora o campeonato, foi um desastre em toda a linha, nao ha volta a dar.
Segunda época ja fez uma Champions melhor, se bem que acabando eliminado por uma equipa acessivel (sim eu sei que o Malaga era boa equipa mas era completamente acessivel para o FCP).
Fomos à final da taça da liga e ganhamos o campeonato. A rasca, caido do ceu, mas ganhamos felizmente.
Houve periodos de grande futebol nessa época. Infelizmente curtos mas dou para apreciar um bom vinho aqui e ali.
No final, quem manda foi guloso. Queriam sempre mais e tal. Tal como os adeptos do FCP. Exigencia e coiso. A tal palhaçada made in FCP.
A seguir foi o que se sabe desportivamente. E com os adeptos impacientes porque nao estavam habituados a nao ganhar nada...
Entretanto em 2017 é desmascarado o tal polvo vermelho. Ai os adeptos começaram a abrir os olhos e perceberam o cenario que estava em vigor desde 2013/2014. Ja se suspeitava tais eram as vergonhas, mas ai tivemos a confirmaçao.
2017 que é tambem quando chega SC.
Hoje o "nao venho para aprender mas sim para ensinar" é gozado forte e feio. Mas na altura bem que empolgou os adeptos. Inclusivamente muitos agora gozadores...
SC chega e sem reforços e a recuperar malta "odiada" pelos adeptos conseguiu fazer uma equipa muito competitiva. E foi campeao. E com meia época do melhor futebol que eu me lembre no FCP. Empolgante e electrizante. Por muito que alguns tentem reescrever a historia...
E com isso tudo SC ganhou um crédito brutal. A sua personalidade e o titulo (que ainda por cima evitou um penta aos lampioes), a juntar aquela consciencia de todos de que estavamos a lutar contra uma rede criminosa fez com que esse apoio existisse naturalmente. E uma paciencia e capacidade de encaixe maiores quando as coisas nao saiam tao bem.
O erro nunca seria o facto de hipoteticamente o SC nao ser tao maltratado em 2020.
O erro seria sempre o tratamento vergonhoso reservado a VP no seu tempo.
Tens é que condenar os camelos que achincalhavam VP no seu tempo. Nao de "pedir" achincalhamentos a SC em 2020.