Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
John Wick disse:
Não são questões estéticas do jogo, são questões da qualidade do jogo. Isto não tem nada a ver com futebol bonito ou futebol feio. Tem a ver com qualidade ou falta de qualidade. O FC Porto é uma equipa que comete imensos erros defensivos, totalmente expostos nas competições europeias e uma equipa com um processo ofensivo arcaico e fraquíssima qualidade, também totalmente exposto nas competições europeias.

Quero ganhar o campeonato e a taça de portugal, mas isso não pode impedir um clube de poder melhorar o muito que há para melhorar ao nível do futebol jogado dentro do campo, não tem absolutamente nada a ver com estética. O FC Porto está em primeiro e ainda bem, mas está em primeiro porque o rival (que tem neste momento muito melhores condições financeiras) prefere ter um fantoche da SAD no banco em vez de um treinador competente.

E parem lá com as comparações em relação ao período Vítor Pereira. O comparativo do Vítor Pereira era o período Villas Boas em que ganhamos tudo e com um futebol de altíssimo nível. O comparativo Sérgio Conceição é o período NES, Lopetegui e Paulo Fonseca. O Vítor Pereira era tratado de "filho da puta" para cima e para baixo desde o primeiro jogo, os jogadores eram assobiados aos 20 segundos de jogo se falhassem um passe, não era exagero, era mesmo o que se passava na altura.

Há 1 mês, uma das frases que mais se repetia neste fórum era "nós nem com o Klopp ou o Gardiola seríamos campeões".
Convem referir, e nem vou perder tempo a pensar se o omites por ma fé ou nao, que os momentos em que cada um esteve no clube é completamente diferente.

VP chega a treinador principal de um FCP que tinha ganho tudo (e eu sou dos que acho que ele foi de certeza preponderante na época de AVB) no ano anterior.

Um FCP que tinha ganho 5 dos ultimos 6 campeonatos. 7 dos ultimos 9. Três competiçoes europeias em 8 anos.

Estavamos na mo de cima. O adepto do FCP estava com a gula nos pincaros.

Ele chega numa altura em que o adepto do FCP ja estava a sonhar com mais um brilharete europeu na época seguinte.

VP era uma pessoa que nao se sabia vender. Dito pelo proprio. Era um mau comunicador que nao empolgava ninguem. Nao que eu ache que isso seja fulcral, desde que seja competente, mas nao deixa de ser um facto.

A juntar à sua fraca liderança acabou por apanhar um plantel cheio de jogadores a sonhar com outros voos apos verem AVB e Falcao sairem. Obviamente isso foi prejudicial para ele. E a sua incapacidade em empolgar acabou por nao ajuda-lo.

Primeira época o futebol foi fraco. Solido, mas demasiado mastigado. Era à imagem dele, pouco empolgante.
Nas taças nao fizemos nada de jeito. E na Champions fomos de vela num grupo facilimo. Passou aos oitavos um Apoel do Chypre...

Naturalmente os adeptos nao acharam piada a isso. Principalmente para um clube que ainda tinha um prestigio brutal a defender e campeao em titulo da Liga Europa. Ser eliminado por um Apoel cai mal.

A época la foi decorrendo e o FCP acabou campeao. Soube a pouco. Isso era o normal. Fora o campeonato, foi um desastre em toda a linha, nao ha volta a dar.

Segunda época ja fez uma Champions melhor, se bem que acabando eliminado por uma equipa acessivel (sim eu sei que o Malaga era boa equipa mas era completamente acessivel para o FCP).
Fomos à final da taça da liga e ganhamos o campeonato. A rasca, caido do ceu, mas ganhamos felizmente.
Houve periodos de grande futebol nessa época. Infelizmente curtos mas dou para apreciar um bom vinho aqui e ali.

No final, quem manda foi guloso. Queriam sempre mais e tal. Tal como os adeptos do FCP. Exigencia e coiso. A tal palhaçada made in FCP.

A seguir foi o que se sabe desportivamente. E com os adeptos impacientes porque nao estavam habituados a nao ganhar nada...

Entretanto em 2017 é desmascarado o tal polvo vermelho. Ai os adeptos começaram a abrir os olhos e perceberam o cenario que estava em vigor desde 2013/2014. Ja se suspeitava tais eram as vergonhas, mas ai tivemos a confirmaçao.

2017 que é tambem quando chega SC.
Hoje o "nao venho para aprender mas sim para ensinar" é gozado forte e feio. Mas na altura bem que empolgou os adeptos. Inclusivamente muitos agora gozadores...

SC chega e sem reforços e a recuperar malta "odiada" pelos adeptos conseguiu fazer uma equipa muito competitiva. E foi campeao. E com meia época do melhor futebol que eu me lembre no FCP. Empolgante e electrizante. Por muito que alguns tentem reescrever a historia...

E com isso tudo SC ganhou um crédito brutal. A sua personalidade e o titulo (que ainda por cima evitou um penta aos lampioes), a juntar aquela consciencia de todos de que estavamos a lutar contra uma rede criminosa fez com que esse apoio existisse naturalmente. E uma paciencia e capacidade de encaixe maiores quando as coisas nao saiam tao bem.

O erro nunca seria o facto de hipoteticamente o SC nao ser tao maltratado em 2020.
O erro seria sempre o tratamento vergonhoso reservado a VP no seu tempo.

Tens é que condenar os camelos que achincalhavam VP no seu tempo. Nao de "pedir" achincalhamentos a SC em 2020.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Treinador de Bancada disse:
Tomara nós ter um VP. Reconheço mérito ao SC em unir o balneário, em ter uma equipa com compromisso, entrega, que dá tudo em campo. Justiça lhe seja feita. Tendo em conta que temos uma superioridade evidente individual perante 90% das equipas isso chega para ganhar jogos. Mas depois falta o resto, uma ideia de jogos que valorize os jogadores, que puxe os adeptos para o campo e para a TV, que agrade aos jogadores, pois eles mais do que ninguém gostam de jogar bem. Este campeonato se o ganharmos e não tenho qualquer tipo de problema com isso, antes pelo contrário, é mais demérito do regime do que mérito nosso (o contrário aconteceu no passado com a  excepção de não termos padres do nosso lado) . Tiveram padres, 7 pontos de avanço, mais dinheiro e mandaram uma vantagem para o lixo com o pior Porto em qualidade futebolística dos últimos 5 anos.
Eu gosto do Vítor e, agora, aprecio o controlo com bola que a equipa tinha, mas dizer que "Tomara a nós ter um VP" e depois dizer "Mas depois falta o resto, uma ideia de jogos que valorize os jogadores, que puxe os adeptos para o campo e para a TV", quando o Vítor é despedido precisamente pela falta de união e desgaste com os adeptos, pelo futebol praticado
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,175
26,661
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Zeus disse:
Não podes ter dúvidas, o Sérgio é ou não é competente? Já são quase 3 anos de Sérgio como nosso treinador, já tens muito material para fazer essa análise e tirar uma conclusão seja ela qual for.
Para mim o Sérgio é competente. Dentro da sua ideia de jogo é competente. Só que as suas premissas e modelo de jogo, não são as mais adequadas para o FCP.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,175
26,661
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
simao977 disse:
Eu gosto do Vítor e, agora, aprecio o controlo com bola que a equipa tinha, mas dizer que "Tomara a nós ter um VP" e depois dizer "Mas depois falta o resto, uma ideia de jogos que valorize os jogadores, que puxe os adeptos para o campo e para a TV", quando o Vítor é despedido precisamente pela falta de união e desgaste com os adeptos, pelo futebol praticado
Bom ponto, e que o @John Wick  já te deu a resposta. Tudo uma questão de contexto. O VP aparece com a herança do AVB provavelmente o melhor futebol que vimos no FCP dos últimos 20 anos. Relembro na altura que havia o sonho e ambição de lutar por uma champions, ou pelo menos chegar a uma meia ou a uma final. O VP e o seu futebol foi julgado perante esse contraponto, o de ser um futebol elite a nível europeu. SC recebeu  a herança de Paulo Fonseca/NES/Peseiro/Lopetegui do vazio de títulos e da perda de hegemonia no futebol nacional. Qualquer futebol que desse títulos seria celebrado pelos adeptos.
 

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Drago93 disse:
Outra vez a comparar o VP ao SC???

Depois admira-te se baixam o nivel contigo...

Ninguem esta a comparar a valia deles enquanto treinadores.

O que esta a comparar é o momento em que cada um chegou ao FCP e como o estado de espirito dos adeptos era diferente em 2011 e 2017... e respectivo tratamento que ambos receberam.
 

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,159
1,890
O SC é muito bom na gestão do grupo e da sua motivação o que não é fácil e é crucial para se ter uma equipa de sucesso, mas é limitado na componente tática e na criação de modelos alternativos.
O futebol praticado também é pouco apelativo mas aquilo que interessa são, principalmente, as vitorias.

No entanto, arrisco dizer: Bastava que tivesse 1 Hulk no auge em vez de 1 Marega e provavelmente tínhamos limpo quase tudo a nível nacional nestes 3 anos.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Treinador de Bancada disse:
Bom ponto, e que o @John Wick  já te deu a resposta. Tudo uma questão de contexto. O VP aparece com a herança do AVB provavelmente o melhor futebol que vimos no FCP dos últimos 20 anos. Relembro na altura que havia o sonho e ambição de lutar por uma champions, ou pelo menos chegar a uma meia ou a uma final. O VP e o seu futebol foi julgado perante esse contraponto, o de ser um futebol elite a nível europeu. SC recebeu  a herança de Paulo Fonseca/NES/Peseiro/Lopetegui do vazio de títulos e da perda de hegemonia no futebol nacional. Qualquer futebol que desse títulos seria celebrado pelos adeptos.
Exatamente. Daí que eu ache que, mesmo agora, e tal como o do SC não empulga os adeptos, o do Vítor também não ia empolgar. Tem um estilo de jogo que me agrada, porque gosto de ver a nossa equipa com bola, mas que não agrada à maioria, larga maioria, dos adeptos. Faltava objetividade e emoção, ser mais vertical e massacrar em oportunidades e, apesar do controlo, também não me cativa de sobremaneira.
Para mim, o melhor futebol que praticámos nos últimos anos foi com este mesmo SC, na primeira metade da primeira época. Óliver e Brahimi na batuta. Saudades.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,175
26,661
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
simao977 disse:
Exatamente. Daí que eu ache que, mesmo agora, e tal como o do SC não empulga os adeptos, o do Vítor também não ia empolgar. Tem um estilo de jogo que me agrada, porque gosto de ver a nossa equipa com bola, mas que não agrada à maioria, larga maioria, dos adeptos. Faltava objetividade e emoção, ser mais vertical e massacrar em oportunidades e, apesar do controlo, também não me cativa de sobremaneira.
Para mim, o melhor futebol que praticámos nos últimos anos foi com este mesmo SC, na primeira metade da primeira época. Óliver e Brahimi na batuta. Saudades.
Tens também de contextualizar, infelizmente para nós Jackson e Hulk só coexistiram durante 1/2 jogos. Seria com James  uma tripla simplesmente demolidora. A equipa de VP era curta ofensivamente, tinha um excelente toque de bola, e decisões com bola davam um bailinho da Madeira à nossa actual, mas faltava quem soubesse esticar e verticalizar o jogo. Moutinho James e Lucho são jogadores que não fazem da explosão e verticalidade os seus atributos. Na primeira época existia Hulk mas apanhámos um mar de destroços de um conjunto de jogadores com a cabeça noutro lado.

Não concordo nada contigo em o FCP de SC da primeira época ser o mais demolidor, vou-te reavivar a memória:

5-0 ao regime de JJ cheio de jogadores talentosos no Dragão

1-3 ao mesmo regime no Galinheiro quando pensavam que já tinham a Taça na mão

5-1 ao Villareal numa ensaboadela ao Villareal em pleno Dragão

1-2 ao Sevilha no Sanchez Pisjuan num dos campos mais complicados em Espanha

Etc Etc

Hulk, James, Moutinho, Falcão, Guarin, Belluschi, Álvaro Pereira, Otamendi, Fernando

Isso sim saudades,
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
simao977 disse:
Exatamente. Daí que eu ache que, mesmo agora, e tal como o do SC não empulga os adeptos, o do Vítor também não ia empolgar. Tem um estilo de jogo que me agrada, porque gosto de ver a nossa equipa com bola, mas que não agrada à maioria, larga maioria, dos adeptos. Faltava objetividade e emoção, ser mais vertical e massacrar em oportunidades e, apesar do controlo, também não me cativa de sobremaneira.
Para mim, o melhor futebol que praticámos nos últimos anos foi com este mesmo SC, na primeira metade da primeira época. Óliver e Brahimi na batuta. Saudades.
O Oliver saiu da equipa após o jogo com o Besiktas em que perdemos 1-3 no Dragão. Foi uma amostra muito pequena e a partir do momento em que os adversários começaram a perceber como jogava este Porto tudo se foi esfumando e sobrou nada. Eu em relação ao VP, compreendo que os adeptos sintam isso em relação à falta de objectividade, nunca uso o exemplo da primeira época dele porque o balneário estava um caco e toda a gente queria sair, foi um milagre termos sido campeões. Na 2ª época, o Hulk faz os primeiros jogos, mas depois é transferido para o Zenit e não vem ninguém para o seu lugar. Os extremos que ficam são o James (que não é verdadeiramente um extremo), um Varela em fase descendente, o Atsu e o Kelvin. A equipa perdeu muita objectividade, o James não podia dar verticalidade, o Varela podia, mas estava a cair imenso de rendimento e o resto eram jogadores que pouco ou nada podiam acrescentar, por isso é que muitas vezes o Defour jogava a extremo. Esta equipa do VP se tivesse ficado com o Hulk ou se pelo menos tivesse um Brahimi ou um Corona a acompanhar o James e o Jackson, tinha sido um bocado diferente.

Ainda assim e mesmo sem banco e sem grande verticalidade, o FC Porto acaba a época com 70 golos marcados em 30 jogos, na época passada marcados 74 em 34 e na época em que fomos campeões 82 em 34. Esta época temos 49 golos marcados em 23 jogos.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Treinador de Bancada disse:
Tens também de contextualizar, infelizmente para nós Jackson e Hulk só coexistiram durante 1/2 jogos. Seria com James  uma tripla simplesmente demolidora. A equipa de VP era curta ofensivamente, tinha um excelente toque de bola, e decisões com bola davam um bailinho da Madeira à nossa actual, mas faltava quem soubesse esticar e verticalizar o jogo. Moutinho James e Lucho são jogadores que não fazem da explosão e verticalidade os seus atributos. Na primeira época existia Hulk mas apanhámos um mar de destroços de um conjunto de jogadores com a cabeça noutro lado.

Não concordo nada contigo em o FCP de SC da primeira época ser o mais demolidor, vou-te reavivar a memória:

5-0 ao regime de JJ cheio de jogadores talentosos no Dragão

1-3 ao mesmo regime no Galinheiro quando pensavam que já tinham a Taça na mão

5-1 ao Villareal numa ensaboadela ao Villareal em pleno Dragão

1-2 ao Sevilha no Sanchez Pisjuan num dos campos mais complicados em Espanha

Etc Etc

Hulk, James, Moutinho, Falcão, Guarin, Belluschi, Álvaro Pereira, Otamendi, Fernando

Isso sim saudades,
Acho que era percetível que era no pós-AVB.
Obviamente, como o futebol dessa época, dificilmente terás.
O que queria dizer é que, com os jogadores que tinha à disposição, o melhor futebol dos últimos anos (pós-AVB) foi com o SC. E não esquecer que recuperou muitos jogadores que estavam em descrédito, até pela massa adepta.
Mas, para rematar o assunto, o que me interessa, acima do futebol jogado, é que o Sérgio e o Vítor tenham um ponto em comum em maio: ambos terem sido bicampeões pelo FC Porto, enquanto treinadores principais.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,076
4,327
Olimpo
Treinador de Bancada disse:
Para mim o Sérgio é competente. Dentro da sua ideia de jogo é competente. Só que as suas premissas e modelo de jogo, não são as mais adequadas para o FCP.
Eu tb acho que o Sérgio é competente.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,175
26,661
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
John Wick disse:
O Oliver saiu da equipa após o jogo com o Besiktas em que perdemos 1-3 no Dragão. Foi uma amostra muito pequena e a partir do momento em que os adversários começaram a perceber como jogava este Porto tudo se foi esfumando e sobrou nada. Eu em relação ao VP, compreendo que os adeptos sintam isso em relação à falta de objectividade, nunca uso o exemplo da primeira época dele porque o balneário estava um caco e toda a gente queria sair, foi um milagre termos sido campeões. Na 2ª época, o Hulk faz os primeiros jogos, mas depois é transferido para o Zenit e não vem ninguém para o seu lugar. Os extremos que ficam são o James (que não é verdadeiramente um extremo), um Varela em fase descendente, o Atsu e o Kelvin. A equipa perdeu muita objectividade, o James não podia dar verticalidade, o Varela podia, mas estava a cair imenso de rendimento e o resto eram jogadores que pouco ou nada podiam acrescentar, por isso é que muitas vezes o Defour jogava a extremo. Esta equipa do VP se tivesse ficado com o Hulk ou se pelo menos tivesse um Brahimi ou um Corona a acompanhar o James e o Jackson, tinha sido um bocado diferente.

Ainda assim e mesmo sem banco e sem grande verticalidade, o FC Porto acaba a época com 70 golos marcados em 30 jogos, na época passada marcados 74 em 34 e na época em que fomos campeões 82 em 34. Esta época temos 49 golos marcados em 23 jogos.
O problema do SC é que querendo jogar mais rápido e mais vertical o que é uma ideia de jogo legítima, dá primazia a quem o mais pela vertente física do jogo, e despreza quem o faz por pensar e executar um segundo antes dos outros, fazendo com que a bola esteja mais "limpa" nos desequilibradores da equipa. O SC dá-me sempre a ideia que ao analisar as estatísticas dos jogos valoriza à exaustão, o nº de kms corridos, e a percentagem de duelos ganhos.

Pois bem contra o Leverkusen correu mais, ganhou mais duelos mas levou um bigode no Dragão? Porquê? Porque a equipa alemã pela sua verticalidade e rapidez de processos, não entrava nesse jogo de duelos constantes e apanhou vezes sem conta a equipa do FCP partida em campo fruto da sua pressão asfixiante na primeira fase de construção do FCP, pressão essa que no Tugão desequilibrado e fraco ninguém consegue replicar com aquela qualidade e intensidade.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
John Wick disse:
O Oliver saiu da equipa após o jogo com o Besiktas em que perdemos 1-3 no Dragão. Foi uma amostra muito pequena e a partir do momento em que os adversários começaram a perceber como jogava este Porto tudo se foi esfumando e sobrou nada. Eu em relação ao VP, compreendo que os adeptos sintam isso em relação à falta de objectividade, nunca uso o exemplo da primeira época dele porque o balneário estava um caco e toda a gente queria sair, foi um milagre termos sido campeões. Na 2ª época, o Hulk faz os primeiros jogos, mas depois é transferido para o Zenit e não vem ninguém para o seu lugar. Os extremos que ficam são o James (que não é verdadeiramente um extremo), um Varela em fase descendente, o Atsu e o Kelvin. A equipa perdeu muita objectividade, o James não podia dar verticalidade, o Varela podia, mas estava a cair imenso de rendimento e o resto eram jogadores que pouco ou nada podiam acrescentar, por isso é que muitas vezes o Defour jogava a extremo. Esta equipa do VP se tivesse ficado com o Hulk ou se pelo menos tivesse um Brahimi ou um Corona a acompanhar o James e o Jackson, tinha sido um bocado diferente.

Ainda assim e mesmo sem banco e sem grande verticalidade, o FC Porto acaba a época com 70 golos marcados em 30 jogos, na época passada marcados 74 em 34 e na época em que fomos campeões 82 em 34. Esta época temos 49 golos marcados em 23 jogos.
Para mim, é quase factual que esse futebol dessa meia-época, mesmo já sem o Óli, foi do melhor que se viu desde o AVB. Entusiasmante, aguerrido, com muitas oportunidades e os adversários nem mexiam.
Quanto ao Vítor, é possível. Primeiro, faltava-lhe um ponta-de-lança a sério. Depois, faltava um Hulk. Coisas que, segundo o que já li aqui (não estou a dizer que foste tu), o SC nunca teve - eu discordo, considero o Abou um bom PdL. Mas parece-me óbvio que o SC nunca teve uma equipa melhor que o Vítor. E mesmo o SC não teve uma equipa num caco, como o VP referiu na entrevista, que era notório (Guarín e Palito, por exemplo), mas teve de ser ele a juntar vários "cacos" (jogadores emprestados). Deste modo, qualquer um dos dois teve o seu mérito e, factualmente, não consigo dizer qualquer dos dois é o melhor. Só espero que o Sérgio consiga, tal como o Vítor ser bicampeão nacional pelo NGC.
Dessas médias, a melhor é a primeira época do SC, seguido da segunda época do VP. Até por aqui vai de encontro ao que eu digo.
Quanto a esta época, é evidente que o futebol jogado está longe de permitir muitos golos. Está a ser péssimo.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Marulanda disse:
Depois admira-te se baixam o nivel contigo...

Ninguem esta a comparar a valia deles enquanto treinadores.

O que esta a comparar é o momento em que cada um chegou ao FCP e como o estado de espirito dos adeptos era diferente em 2011 e 2017... e respectivo tratamento que ambos receberam.
Claro que eram momentos diferentes...

Quando o VP era treinador principal as exigências estavam bem lá em cima, qualquer um ia parecer mediano quando comparado com o antecessor ( já para não falar do ambiente que encontrou no balneário, de meio plantel a querer ir embora e ele ser visto como o adjunto)

O SC chegou num momento difícil do clube e qualquer um que fosse minimamente competente e conseguisse ganhar um título ia ser uma lufada de ar fresco...

Em relação à ligação com os adeptos foi muito mais fácil trabalhar para o SC do que para o VP
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Treinador de Bancada disse:
O problema do SC é que querendo jogar mais rápido e mais vertical o que é uma ideia de jogo legítima, dá primazia a quem o mais pela vertente física do jogo, e despreza quem o faz por pensar e executar um segundo antes dos outros, fazendo com que a bola esteja mais "limpa" nos desequilibradores da equipa. O SC dá-me sempre a ideia que ao analisar as estatísticas dos jogos valoriza à exaustão, o nº de kms corridos, e a percentagem de duelos ganhos.

Pois bem contra o Leverkusen correu mais, ganhou mais duelos mas levou um bigode no Dragão? Porquê? Porque a equipa alemã pela sua verticalidade e rapidez de processos, não entrava nesse jogo de duelos constantes e apanhou vezes sem conta a equipa do FCP partida em campo fruto da sua pressão asfixiante na primeira fase de construção do FCP, pressão essa que no Tugão desequilibrado e fraco ninguém consegue replicar com aquela qualidade e intensidade.
Exatamente. O futebol vertical e rápido que o Sérgio devia procurar seria baseado nos que pensam mais rápido e executam mais rápido. Deste modo, a bola, que é o elemento mais importante no jogo, chegaria mais rápida e mais "limpa" ao último terço ou até à área.
Lá está, uma réplica do futebol do SC na primeira metade da época.
 

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Drago93 disse:
Claro que eram momentos diferentes...

Quando o VP era treinador principal as exigências estavam bem lá em cima, qualquer um ia parecer mediano quando comparado com o antecessor ( já para não falar do ambiente que encontrou no balneário, de meio plantel a querer ir embora e ele ser visto como o adjunto)

O SC chegou num momento difícil do clube e qualquer um que fosse minimamente competente e conseguisse ganhar um título ia ser uma lufada de ar fresco...

Em relação à ligação com os adeptos foi muito mais fácil trabalhar para o SC do que para o VP
Claro, qualquer um que chegasse e ganhasse um campeonato ao fim de 4 anos e sem um único reforço ia ter muito crédito. Mas para isso também bastava ser minimamente competente. Difícil mesmo era vencer herdando uma super equipa, campeã no ano anterior com 21 pontos de avanço.

Hahahahahahaha
 

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,397
1,107
Conquistas
5
  • Deco
  • Hulk
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Para mim, a coisa é fácil de analisar:

Com SC, o FC Porto vai ser sempre uma equipa competitiva, a lutar pelos títulos até ao fim e a praticar um futebol medonho e rudimentar. Ninguém gosta, mas o que é certo é que se ganhar 2 campeonatos em 3 e mais uma Taça de Portugal, acaba por ser um registo positivo, ainda por cima tendo em conta a podridão instalada no futebol português.

Por outro lado, também temos que olhar para aquilo que é o plantel do FC Porto e o estado em que o Clube se encontra. Na sua primeira época, SC apresentou um futebol que até não era nada de se deitar fora, mas os intervenientes também me pareciam superiores. Brahimi, Ricardo Pereira, Herrera, Casillas... Toda esta malta era muito superior ao que cá temos este ano, principalmente o lateral direito que oferecia uma dinâmica absurda no corredor.

Volto a bater na tecla: o problema está no topo do Clube. SC também acaba por se sujeitar a isto, quando não imagino muitos mais técnicos com qualidade a quererem vir treinar um Clube que está podre por dentro, sem dinheiro e cheio de gente com interesses obscuros a movimentar-se nos corredores.

Merecemos melhor futebol e, quiçá, um melhor treinador... Mas o que é certo é que do jeito que isto está, se calhar acabamos por massacrar quem lá anda genuinamente a fazer o seu melhor em prol do Clube, enquanto que os verdadeiros culpados passam pelos pingos da chuva.

PS: Não estou a desculpabilizar ninguém pelo futebol fraco que praticamos, apenas temos que dividir o mal pelas aldeias em vez de centrar o problema em quem dá a cara.
 

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Marulanda disse:
Depois admira-te se baixam o nivel contigo...

Ninguem esta a comparar a valia deles enquanto treinadores.

O que esta a comparar é o momento em que cada um chegou ao FCP e como o estado de espirito dos adeptos era diferente em 2011 e 2017... e respectivo tratamento que ambos receberam.
Mas podiam perfeitamente.