John Wick disse:
Blessing Lumueno.
É treinador dos sub-17 do Estoril e comenta no Canal 11. Percebe muito disto.
Não é preciso ser nenhum génio para se chegar a essa conclusão. O meu pai por exemplo, já percebeu isso desde o ano passado! O futebol do SC é baseado no físico. Até ao ano passado, a minha única dúvida era, se o SC conseguiria evoluir, quando tivesse a oportunidade de ter jogadores. Porque até então, foi limitado nas escolhas que tinha, por constrangimentos fair play financeiro. Esta época pode escolher alguns jogadores e o futebol mostrado, tem sido muito pobre.
Na primeira metade da primeira época, foi o melhor periodo do SC. O modelo era surpresa, os adversários não estavam ainda adaptados. Todas as equipas um dia têm de evoluir, se não, os adversários acabam por os anular. Há excepções às vezes, recordo-me daquele Barcelona de Guardiola, jogadores prodigiosos, era tanta a qualidade, todos sabiam como jogavam, porém, como tinham atingido um nivel elevado, executantes de outro planeta, era muito dificil de anular aquela equipa. Mas mesmo aquele Barcelona, um dia teve de evoluir.
Gosto da personalidade do SC, defende o clube, de facto ter garra e vontade, é importante mas não é suficiente! Como em tudo, é preciso ter qualidade! E o FC Porto, ultimamente, tem descurado essa parte. Já toda a gente percebeu como o Porto joga. Tinha o desejo que o SC evoluisse mas temo, que ele não sabia mais do que isto. É tipo Simeone, não vai mudar o modelo. Vai persistir até partir.
Poderia também dizer, que se o Porto tivesse um avançado com um índice de eficácia superior ao que temos, se calhar, estariamos todos aqui a elogiar o SC. O Porto, pelo menos, até ao ano passado, criava muitas oportunidades por jogo, só que falhava na concretização. Este ano, já começo a notar, que até as oportunidades começam a rarear e isso no futebol, é sempre um sintoma que algo não está bem. Neste jogo com o Belenenses, o Belenenses teve mais oportunidades que nós.
Também sei uma coisa. Quando o SC se for embora, daqui por uns anitos, estaremos todos com saudades da postura dele. Para prever o futuro basta olhar para o passado. Há uns anitos atrás, andavamos todos fartos de treinadores que não eram "treinadores à Porto"! Já se esqueceram?! Não há hoje por aí, muitos treinadores que defendem a equipa com unha e dentes! E que sintam o clube como SC sente! Não se esqueçam disso!
O que nós queriamos, se calhar, era o treinador perfeito, um treinador à Porto e ao mesmo tempo, um treinador inteligente, bom, que evoluisse, aprendesse com os erros, etc! Mas esses treinadores são raros e se existem, custam muito mas muito $$!
O que sugerem? Voltar ao passado? O que podemos ter de diferente e para melhor? É que às vezes muda-se e é para pior!
Se o JJ não fosse tão caro e não destruisse as finanças dos clubes (gosta de ter jogadores caros), eu diria, talvez o JJ tivesse tudo o que precisamos! Mas o Sporting tentou isso, não se esqueçam disso e qual foi o resultado? De nada adiantou e ficaram ou estão próximos, de estar na miséria, embora a culpa disso não seja toda do JJ.
Não há milagres. É verdade que estamos cansados deste futebol de "miséria", mas mudar por mudar, acho péssima ideia! Com o SC, já conhecemos todos os defeitos e virtudes. Não é assim tão mau como se quer fazer parecer que ele seja. Não, não é! Mas também não é perfeito! Mas a perfeição, não existe!
Ou só querem mudar, por mudar? Ar fresco? E daqui por um anito estamos aqui todos a chorar que não vamos a lado nenhum? É engraçado como hoje, já há quem se arrependa do Vitor Pereira ter saído! O tempo é lixado!