Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,720
11,926
John Wick disse:
Só mais uma coisa, caro @Marulanda, é óbvio que fico chateado quando vejo profissionais sérios, que alguns até conheço, a serem visados seja pelo Director de Comunicação do FC Porto, seja pelo nojo da comunicação do Benfica.

Quando alguém que ocupa um cargo institucional no FC Porto, como o Francisco J. Marques, vem dizer que o Marítimo facilitou contra o Benfica, que não foram sérios, ou profissionais, é óbvio que me incomoda. Incomoda-me porque por causa de algumas pessoas desonestas que contaminam o futebol, há jogadores e treinadores sérios e profissionais que vêem a sua imagem ser denegrida, enquanto que muitos dirigentes que só fazem merda e devem dinheiro uns aos outros andam por aí sem que ninguém os vise.

Eu não tenho a menor dúvida que houve e há um ou outro caso de tentativas de corromper jogadores na primeira liga, mas criou-se uma falsa ideia de que os jogadores estão todos corrompidos, os treinadores estão todos feitos com o regime, etc. Isso é completamente falso, a grande maioria dos jogadores e dos treinadores estão-se completamente a cagar para o que se passa fora dos relvados, trabalham como toda a gente, são profissionais. Não têm que andar a ver o seu nome na lama numa luta de comunicação entre FC Porto e Benfica.

Se existem provas, então que se fale, que se denuncie. Se não existem provas, então que estejam calados.
Dou-te um exemplo: Edgar Costa, capitão do Marítimo, conheces? Contra nós parecia um cão raivoso a jogar, defendia, atacava, dava porrada (e já não é de agora), na Luz parecia que não era nada com ele, ficava na posição, não vinha atrás ou vinha a passo de caracol...
Outro exemplo: Fábio Cardoso, Santa Clara...
Estes gajos têm a mesma postura contra nós e contra eles??

sempredragao

Tribuna
25 Novembro 2013
2,846
8,985
Conquistas
1
  • Junho/19
John Wick disse:
O que é que isso tem a ver?

Claro que operacionalizar a teoria é o mais difícil e mais difícil do que operacionalizar todo os conceitos de jogo é liderar um grupo de homens com todas as suas idiossincrasias. Mas isso é relevante para se poder falar sobre futebol? Avaliar o trabalho de um treinador? Analisá-lo? Temos que ser todos treinadores de topo para poder falar sobre o jogo? E quem gosta de futebol, estuda futebol, mas não tem jeito nenhum para liderar um grupo de homens? É por isso que deixa de perceber menos que os outros? Ou alguém que simplesmente não quer ser treinador que prefere ficar no lado teórico do jogo, há algum mal? E se falarem bem, têm "curso" e depois as equipas deles não jogam nada, isso retira-lhes capacidade para falar sobre futebol ou analisar?
Nao tenho paciência para te responder muito sinceramente, és como se diz no meu bairro cheio de truques. Vens com a ladainha de dar lições. Vou só te responder à parte que dizes que os que falam bem e têm curso e as equipas dele nao jogam nada, nao lhes tira a capacidade para falar de futebol obviamente que não mas têm que meter a viola no saco pois as equipas desses senhores tinham processos mais rudimentares que o Porto do Sérgio conceição. Como nao quero entrar em bate papo vou só te dizer por experiência propria apanhei muitos treinadores alguns nomes consagrados do futebol português e aprendi zero! E alguns falavam bonito mas depois a ler o jogo eram bola. Isto aqui é um forum as pessoas podem opinar à vontade mas lê se tanta coisa sem fundamento que nem vale a pena comentar.

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,397
1,108
Conquistas
5
  • Deco
  • Hulk
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Felizmente, vivemos num país livre e cada um pode dizer o que bem lhe apetecer, por muito bacoco que seja.
A facilidade de acesso à informação permite-nos, sem grande esforço, aprender sobre um tema que gostemos a um nível muito bom.

Agora... Isso não dá legitimidade a ninguém para vir para aqui, achar que sabe a missa toda porque leu umas coisas na net e ouve uns moços a falar na TV. Treinar uma equipa de futebol é muito mais do que jogar FM na vida real. E mesmo no FM as coisas não são tão lineares assim...

Posto isto, fico contente que tenhamos aqui colegas minimamente instruídos, pois também aprendo muita coisa com eles. Agora, virem para aqui dizer que o treinador X não vale um charuto e eles é que fariam melhor, é de uma falta de noção sobre o futebol que é uma coisa gritante. Liderar um grupo de homens tem muito que se lhe diga. São gajos com egos enormes, a ganhar um monte de pasta (mais que o próprio treinador) e cada vez mais são eles quem manda no balneário, pois é mais fácil despedir uma equipa técnica do que 20 e tal marmanjos pagos a peso de ouro.

Treinadores de bancada* há muitos e, como em tudo na vida, nem tudo o que está no papel é tão fácil quanto parece.

*Sem ofensa, caro @Treinador de Bancada :))

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,101
16,042
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Treinador de Bancada disse:
O meu estilo favorito de futebol é o gegenpressing. A sua maior cara e impulsionador é o Klopp. Pressão ata e sufocante para forçar o erro do adversário e ser o máximo vertical tomando as melhores decisões técnicas para o fazer. A equipa tem de estar muito junta e com os sectores unidos para o fazer. Quando se recupera a bola, se o adversário tiver desposicionado, a equipa gera uma onda ofensiva para ferir o adversário. extremamente arriscado se o adversário tiver técnica para passar a primeira linha de pressão, ou se a equipa não tiver junta e houver espaço entre os sectores. SC usa em parte esses princípios, mas recorre à força bruta e potência pagando por ter jogadores constantemente a tomar más decisões ofensivas pela falta de qualidade técnica. Além do Liverpool o Leipzig é outra equipa que se rege por esses princípios.
Concordo.
Mas acrescento que, para mim, caso não haja espaço para atacar no exato momento da recuperação, deve ser mantida a posse. Mas sempre de olho na baliza adversária e com jogo interior consistente.
Posse por posse, não gosto. Torna-se aborrecido para quem vê.

sempredragao

Tribuna
25 Novembro 2013
2,846
8,985
Conquistas
1
  • Junho/19
O meu estilo favorito de futebol é o gegenpressing. A sua maior cara e impulsionador é o Klopp. Pressão ata e sufocante para forçar o erro do adversário e ser o máximo vertical tomando as melhores decisões técnicas para o fazer. A equipa tem de estar muito junta e com os sectores unidos para o fazer. Quando se recupera a bola, se o adversário tiver desposicionado, a equipa gera uma onda ofensiva para ferir o adversário. extremamente arriscado se o adversário tiver técnica para passar a primeira linha de pressão, ou se a equipa não tiver junta e houver espaço entre os sectores. SC usa em parte esses princípios, mas recorre à força bruta e potência pagando por ter jogadores constantemente a tomar más decisões ofensivas pela falta de qualidade técnica. Além do Liverpool o Leipzig é outra equipa que se rege por esses princípios.
tambem gosto mas temos que ter jogadores para isso.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,659
28,042
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
gnh disse:
Felizmente, vivemos num país livre e cada um pode dizer o que bem lhe apetecer, por muito bacoco que seja.
A facilidade de acesso à informação permite-nos, sem grande esforço, aprender sobre um tema que gostemos a um nível muito bom.

Agora... Isso não dá legitimidade a ninguém para vir para aqui, achar que sabe a missa toda porque leu umas coisas na net e ouve uns moços a falar na TV. Treinar uma equipa de futebol é muito mais do que jogar FM na vida real. E mesmo no FM as coisas não são tão lineares assim...

Posto isto, fico contente que tenhamos aqui colegas minimamente instruídos, pois também aprendo muita coisa com eles. Agora, virem para aqui dizer que o treinador X não vale um charuto e eles é que fariam melhor, é de uma falta de noção sobre o futebol que é uma coisa gritante. Liderar um grupo de homens tem muito que se lhe diga. São gajos com egos enormes, a ganhar um monte de pasta (mais que o próprio treinador) e cada vez mais são eles quem manda no balneário, pois é mais fácil despedir uma equipa técnica do que 20 e tal marmanjos pagos a peso de ouro.

Treinadores de bancada* há muitos e, como em tudo na vida, nem tudo o que está no papel é tão fácil quanto parece.

*Sem ofensa, caro @Treinador de Bancada :))
eu entendi e concordo com tudo. Até acredito que mais de 50% do trabalho do treinador é ganhar o respeito de todos, gerir egos e incutir o espírito de missão. E é aí que acho que os treinadores que são ex jogadores têm vantagem sobre os outros. Conhecem como os jogadores pensam, e conhecem o "cheiro" do balneário.

A outra parte é a vertente táctica, que tem de ser adequada aos recursos que o treinador tem, e que os jogadores além de assimilar e  acreditar no treinador e na sua ideia de jogo.

sempredragao

Tribuna
25 Novembro 2013
2,846
8,985
Conquistas
1
  • Junho/19
John Wick disse:
Só mais uma coisa, caro @Marulanda, é óbvio que fico chateado quando vejo profissionais sérios, que alguns até conheço, a serem visados seja pelo Director de Comunicação do FC Porto, seja pelo nojo da comunicação do Benfica.

Quando alguém que ocupa um cargo institucional no FC Porto, como o Francisco J. Marques, vem dizer que o Marítimo facilitou contra o Benfica, que não foram sérios, ou profissionais, é óbvio que me incomoda. Incomoda-me porque por causa de algumas pessoas desonestas que contaminam o futebol, há jogadores e trei nadores sérios e profissionais que vêem a sua imagem ser denegrida, enquanto que muitos dirigentes que só fazem merda e devem dinheiro uns aos outros andam por aí sem que ninguém os vise.

Eu não tenho a menor dúvida que houve e há um ou outro caso de tentativas de corromper jogadores na primeira liga, mas criou-se uma falsa ideia de que os jogadores estão todos corrompidos, os treinadores estão todos feitos com o regime, etc. Isso é completamente falso, a grande maioria dos jogadores e dos treinadores estão-se completamente a cagar para o que se passa fora dos relvados, trabalham como toda a gente, são profissionais. Não têm que andar a ver o seu nome na lama numa luta de comunicação entre FC Porto e Benfica.

Se existem provas, então que se fale, que se denuncie. Se não existem provas, então que estejam calados.
posso fazer te uma pergunta, respondes se quiseres como é óbvio. És ou foste profissional de futebol? Quando falo em profissional é em jogador ou ex jogador, treinador, diretor.

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,397
1,108
Conquistas
5
  • Deco
  • Hulk
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
eu entendi e concordo com tudo. Até acredito que mais de 50% do trabalho do treinador é ganhar o respeito de todos, gerir egos e incutir o espírito de missão. E é aí que acho que os treinadores que são ex jogadores têm vantagem sobre os outros. Conhecem como os jogadores pensam, e conhecem o "cheiro" do balneário.

A outra parte é a vertente táctica, que tem de ser adequada aos recursos que o treinador tem, e que os jogadores além de assimilar e  acreditar no treinador e na sua ideia de jogo.
Ora nem mais.
Já há uns valentes anos, creio que foi Mourinho que disse que o treinador, hoje em dia, é mais um psicólogo do que outra coisa.

Nisso, eu acho o Sérgio forte. Mas precisa de alguém ao seu lado que seja forte no campo tático, como AVB tinha VP.

benHur78

Bancada lateral
12 Agosto 2018
588
467
John Wick disse:
Blessing Lumueno.

É treinador dos sub-17 do Estoril e comenta no Canal 11. Percebe muito disto.
Não é preciso ser nenhum génio para se chegar a essa conclusão. O meu pai por exemplo, já percebeu isso desde o ano passado! O futebol do SC é baseado no físico. Até ao ano passado, a minha única dúvida era, se o SC conseguiria evoluir, quando tivesse a oportunidade de ter jogadores. Porque até então, foi limitado nas escolhas que tinha, por constrangimentos fair play financeiro. Esta época pode escolher alguns jogadores e o futebol mostrado, tem sido muito pobre.

Na primeira metade da primeira época, foi o melhor periodo do SC. O modelo era surpresa, os adversários não estavam ainda adaptados. Todas as equipas um dia têm de evoluir, se não, os adversários acabam por os anular. Há excepções às vezes, recordo-me daquele Barcelona de Guardiola, jogadores prodigiosos, era tanta a qualidade, todos sabiam como jogavam, porém, como tinham atingido um nivel elevado, executantes de outro planeta, era muito dificil de anular aquela equipa. Mas mesmo aquele Barcelona, um dia teve de evoluir.

Gosto da personalidade do SC, defende o clube, de facto ter garra e vontade, é importante mas não é suficiente! Como em tudo, é preciso ter qualidade! E o FC Porto, ultimamente, tem descurado essa parte. Já toda a gente percebeu como o Porto joga. Tinha o desejo que o SC evoluisse mas temo, que ele não sabia mais do que isto. É tipo Simeone, não vai mudar o modelo. Vai persistir até partir.

Poderia também dizer, que se o Porto tivesse um avançado com um índice de eficácia superior ao que temos, se calhar, estariamos todos aqui a elogiar o SC. O Porto, pelo menos, até ao ano passado, criava muitas oportunidades por jogo, só que falhava na concretização. Este ano, já começo a notar, que até as oportunidades começam a rarear e isso no futebol, é sempre um sintoma que algo não está bem. Neste jogo com o Belenenses, o Belenenses teve mais oportunidades que nós.

Também sei uma coisa. Quando o SC se for embora, daqui por uns anitos, estaremos todos com saudades da postura dele. Para prever o futuro basta olhar para o passado. Há uns anitos atrás, andavamos todos fartos de treinadores que não eram "treinadores à Porto"! Já se esqueceram?! Não há hoje por aí, muitos treinadores que defendem a equipa com unha e dentes! E que sintam o clube como SC sente! Não se esqueçam disso!

O que nós queriamos, se calhar, era o treinador perfeito, um treinador à Porto e ao mesmo tempo, um treinador inteligente, bom, que evoluisse, aprendesse com os erros, etc! Mas esses treinadores são raros e se existem, custam muito mas muito $$!

O que sugerem? Voltar ao passado? O que podemos ter de diferente e para melhor? É que às vezes muda-se e é para pior!

Se o JJ não fosse tão caro e não destruisse as finanças dos clubes (gosta de ter jogadores caros), eu diria, talvez o JJ tivesse tudo o que precisamos! Mas o Sporting tentou isso, não se esqueçam disso e qual foi o resultado? De nada adiantou e ficaram ou estão próximos, de estar na miséria, embora a culpa disso não seja toda do JJ.

Não há milagres. É verdade que estamos cansados deste futebol de "miséria", mas mudar por mudar, acho péssima ideia! Com o SC, já conhecemos todos os defeitos e virtudes. Não é assim tão mau como se quer fazer parecer que ele seja. Não, não é! Mas também não é perfeito! Mas a perfeição, não existe!

Ou só querem mudar, por mudar? Ar fresco? E daqui por um anito estamos aqui todos a chorar que não vamos a lado nenhum? É engraçado como hoje, já há quem se arrependa do Vitor Pereira ter saído! O tempo é lixado!

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,719
20,620
34
Vila Das Aves
Eu não percebo puto de termos técnico-tácticos, etc, como já o disse uma vez, quando começo um save no FM, saco uma táctica da net e siga.
Vou mais directo ao assunto, quero bola no fundo da baliza.

Mas como não sou nenhum homem das cavernas, consigo perceber que alguns dos princípios tácticos do Sérgio, são um bocadinho...previsíveis.

Se calhar uma equipa técnica (adjuntos, preparadores, etc) mais capaz, e talvez víssemos um futebol melhor digo eu.

Será do cu ou será das calças?

A critica é livre e é saudável, mas quem visita este tópico nos últimos meses, encontra um churrilho de criticas (algumas sem fundamento), expert's na matéria, guardiolas, etc, o que até é bom que o pessoal assim se ri um bocadinho.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,473
13,316
O ponto da situação é o seguinte:

Para criticar o futebol espectacular "trabalhado" pelo nosso treinador é preciso:
- Curso de treinador de elite.
- Alguns troféus internacionais ganhos.
- Ser um catastrofista: Qualquer coisa que venha vai ser pior, não entremos pelo desconhecido! o que vem será sempre pior.
- Falar bem e ter argumentos é um ponto negativo, sobretudo se forem de crítica à actual qualidade exibicional.

Por favor, candidatem-se a esta tertúlia. Mandem o vosso CV para a administração.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,659
28,042
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Para neutralizar este FCP "basta" não dar espaço nas costas e fazer com os troncos na frente do FCP tenham que decidir sempre sobre pressão onde as suas carências de leitura de jogo e QI  futebolístico vem ao de cima.

Basta ver os primeiros 10 minutos de jogo para sabermos se vamos sofrer ou não. Se apanharmos uma equipa unida atrás, agressiva nos duelos, e que não dê espaço nas costas para os "cavalos" explorarem sabemos à partida que a probabilidade de perdermos pontos aumenta.

Ps- SC deixa-te de merdas, sê humilde, não castigues mais a equipa tirando o Diaz do 11, de longe o teu extremo com mais chegada à área e com remate mais fácil. Arrisca, deixa o japonês jogar no espaço entre linhas. Gostas do Marega? OK . Joga com ele a 9 e liberta o espaço do segundo avançado para jogadores que tenham mais entendimento de jogo e que criem mais dificuldades às equipas contrárias. Sê autocrítico, todos os jogos fora nos borramos para ganhar, cada vez com menos oportunidades e com um futebol mais pastoso e previsível. Quando o doente tem sintomas é preciso outra prescrição médica.

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,397
1,108
Conquistas
5
  • Deco
  • Hulk
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Sinceramente não entendo como a coisa ficou assim.
Tenho até ideia que, na primeira época de SC, praticávamos um futebol bem positivo e fizemos jogos excelentes, com bastantes jogadas coletivas de elevado nível.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,282
9,809
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
O pessoal deixou de ir aos estádios, seja dos grandes seja dos clubes do bairro, para ver e aprender o futebol in loco com os verdadeiros protagonistas do jogo.

Agora aprende-se futebol no sofá em casa, enquanto vemos e ouvimos assalariados de grupos económicos na TV, que na volta nunca sentaram o cu num banco de suplentes dum qualquer pelado. Esses é que são os experts da bola no séc XXI, que basta dizerem o que muita gente quer ouvir, independentemente de ser verdade ou não, para serem considerados a sumidade intelectual dum jogo que é muito mais intrínseco do que a teoria que se "aprende" numa qualquer universidade.

Vivemos na era dos teóricos, dos catedráticos, dos que nunca mandaram uma caralhada na vida porque são intelectualmente superiores aos que correm e suam no campo. Esses é que percebem da poda, esses é que vale a pena partilhar por todo o lado o que dizem.

Qualquer dia os jogadores entram em campo de sapato vela e gravata.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,044
8,253
gnh disse:
Tenho até ideia que, na primeira época de SC, praticávamos um futebol bem positivo e fizemos jogos excelentes, com bastantes jogadas coletivas de elevado nível.
Acho que foi sol de pouca dura... Em Janeiro já andávamos no ataque à profundidade. A lesão do Soares no primeiro jogo e a saída do Oliver após o Besiktas creio que influenciaram isso, visto o sucesso que o Marega estava a ter no ataque.

Shark

Bancada central
20 Novembro 2013
1,274
1,392
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Antes de mais:
- Somos daqueles que pensam que uma equipa que joga bem e bom futebol está sempre mais perto de ganhar.
- Somos daqueles que preferem ganhar a jogar mal, do que perder a jogar bem.
- Somos daqueles que gostam de ver futebol bonito, e se for o FCPorto a joga-lo, que conta os dias da semana para ver a bola rolar.
- Somos daqueles que apoiaram o Sérgio numa altura em que o clube se preparava para o maior jejum de títulos da historia recente, e que viram nele, uma mensagem que se coadunava com a identidade do FCPorto.
- Somos daqueles que viram o Sérgio como jogador, e que antevia que tudo seriam rosas se as coisas corressem bem, mas que no fundo sabia bem que nos momentos menos bons, o descontrolo emocional se apoderar-se-ia do balneário.
- Somos daqueles que entendem que o problema principal do FCPorto foi a ausencia de um plano de futuro estratégico, no plano desportivo/financeiro, nos colocou numa situação calamitosa.

Dito isto e fazendo referencia ao actual treinador do FCPorto tenho a dizer (entenda-se desabafar);
- Já nenhum Portista se alegra de ver o seu Porto jogar à bola. O futebol é feio, básico, físico.

- Os adeptos entendem que alguns dos melhores jogadores do plantel nao sao titulares sem apurar a mais plausível das razoes. Diga-se como é que o Manafá é titular quando o mais ignorante dos adeptos percebe que em poucas equipas da primeira liga jogaria de início!? Como é que o Marcano continua a ser titular, com Mbemba e Diogo Leite no banco, que sempre que entram dao muito melhores indicadores!? Como é que o Otávio continua sempre no mesmo ram-ram, e joga jogo após jogo!? E depois como é que o Marega ... bem nem digo mais nada...

- Além das escolhas do 11 titular, que sao baseadas numa ideia de jogo propia das distritais, jogamos sem meio campo. O sector mais importante do jogo, que liga o jogo da defesa ao ataque, pura e simplesmente nao existe. Esta ali para destruir. Para ocupar espaços. Para disputar os duelos, que tanto gosta o Sérgio.

- Em 3 anos nao só nao aprendeu com os erros, como continuou a insistir sempre na mesma fórmula. Nao consegui dar resposta a esta miséria que é o FCPorto actual.

- Por fim a sensação que transmite constantemente do bater no peito, do falo muito mas faço pouco... isso nao é o Porto. Também tem confiança cega que vai ser campeão? Com base em que? Na miseria que é o FCPORTO dele?
Com base no FCPorto que foi eliminado pelo Krasnodar na Liga dos Campeões?

Reconheço o Portismo ao Sérgio Conceiçao, estarei sempre reconhecido ao jejum que evitou, e principalmente o penta do regime. Mas neste momento o Sérgio é parte do problema e nao é parte da solução. E só nao vê isso quem nao quer.

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
gnh disse:
Nunca jogámos assim tão bem. Parecia heresia quando afirmava que dependiamos em demasia das bolas paradas e dos lançamentos em profundidade, mas era a verdade. Ainda assim essa fórmula foi eficaz, funcionou, levou-nos a todas as decisões. O futebol não era virtuoso mas servia o plantel e os objetivos do clube.

As pessoas são sempre iludidas pelo resultado final, esquecem sempre a exibição e 80 minutos de jogo em função da bola que entra ou não. Chegámos a ter um ciclo de 17 ou 18 vitórias consecutivas e nesse período devemos ter feito 5 bons jogos. Acaba por ser sempre sol com os dias contados.

Mas de tão previsível que o sistema era, era uma questão de tempo até deixar de funcionar. Deixou, o treinador forçosamente teve que testar alternativas... e nada resulta desde então. O facto de o Benfica não escorregar não ajuda.

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
benHur78 disse:
Também sei uma coisa. Quando o SC se for embora, daqui por uns anitos, estaremos todos com saudades da postura dele. Para prever o futuro basta olhar para o passado. Há uns anitos atrás, andavamos todos fartos de treinadores que não eram "treinadores à Porto"! Já se esqueceram?! Não há hoje por aí, muitos treinadores que defendem a equipa com unha e dentes! E que sintam o clube como SC sente! Não se esqueçam disso!
Não, não, de todo, não.

Até concordo com algumas coisas do teu comentário, mas isto não.

Não há absolutamente nada no meu ser que vá sentir saudades de um grunho que é mais agressivo com os adeptos do FC Porto, com os jogadores do FC Porto e com funcionários do FC Porto do que com qualquer outra pessoa ou funcionário de clubes rivais (tirando a boquinha do boneco ao qual se desfez em desculpas logo a seguir).

É um grunho, é um bronco, e emocionalmente completamente desequilibrado, não tem ponta por onde se lhe pegue. Literalmente não houve um único clube onde tivesse treinado onde não tivesse arranjado problemas, nuns casos tentou partir a cara aos respetivos Presidentes (plural, foi mais que um), noutros conseguiu chatear-se com praticamente todo o plantel. Saudades disto?

É que até o mito do "portista desde pequenino" que alguns apreagoam já foi desmistificado --- pelo próprio. Saudades de quê, mesmo? A sério, de quê?

Para terminar também não sei ao certo quais eram as saudades de um treinador à Porto. O Prof. Jesualdo era benfiquista e defendeu o Porto como ninguém, durante mais tempo e ainda mais sozinho do que qualquer outro. O AVB era treinador à Porto e é portista. O VP era treinador à Porto e portista. O JL nem português era e era treinador à Porto, vai ficar para sempre na minha memória como tendo desferido os ataques mais ferozes de que me lembro ao Benfica e à imprensa portuguesa, só aproximados pelos do VP.

Não é por termos tido meio ano de Peseiro mais um ano de NES que nos íamos esquecer do que era um treinador à Porto. SC tem uma única virtude em toda a sua carreira como treinador, é o impacto imediato. Chega a uma equipa na mó de baixo, dá-lhe uns safanões emocionais e parece que tem um toque de Midas. Uns meses depois começa a esfumar-se e um ano depois o melhor para todos é a saída. Foi o que aconteceu em todo o lado menos aqui, infelizmente, quando acharam uma brilhante ideia manter alguém com este tipo de perfil mental (ainda que compreenda o que não seria dito da Direção se não quisesse manter um treinador campeão nacional, foi um erro, mas este eu ainda entendo).

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
Draconem disse:
Nunca jogámos assim tão bem. Parecia heresia quando afirmava que dependiamos em demasia das bolas paradas e dos lançamentos em profundidade, mas era a verdade. Ainda assim essa fórmula foi eficaz, funcionou, levou-nos a todas as decisões. O futebol não era virtuoso mas servia o plantel e os objetivos do clube.

As pessoas são sempre iludidas pelo resultado final, esquecem sempre a exibição e 80 minutos de jogo em função da bola que entra ou não. Chegámos a ter um ciclo de 17 ou 18 vitórias consecutivas e nesse período devemos ter feito 5 bons jogos. Acaba por ser sempre sol com os dias contados.

Mas de tão previsível que o sistema era, era uma questão de tempo até deixar de funcionar. Deixou, o treinador forçosamente teve que testar alternativas... e nada resulta desde então. O facto de o Benfica não escorregar não ajuda.
Nos primeiros 6 meses isso não é verdade. Acabou até por ser um pouco surreal porque todos os trabalhos do SC até à data tinham sido péssimos, pelo menos no que deve ser pedido a um treinador do FC Porto.

Nos primeiros 6 meses o FC Porto praticava um futebol muito bom, dominador e ofensivo com grande envolvencia dos jogadores. No Dragão chegava até a ser demolidor. Podíamos até por azar sofrer um golo mas depois dávamos a volta com massacres de goleada.

Depois disso veio o descalabro. Passamos unicamente a jogar para o Marega e o nosso jogo ofensivo limitava-se ao jogo directo para ele.