Celta7 disse:
Dificilmente se pode comparar uma era em que só se podia contratar 3 estrangeiros com a actualidade em que podes construir uma equipa praticamente sem jogadores nacionais. O dinheiro sempre foi relevante mas nas actuais circunstâncias ainda é mais.
Os clubes portugueses continuam a divergir do resto da Europa, actualmente a um ritmo ainda mais acelerado.
Claro que são tempos diferentes, mas não é desculpa.
Ainda na última edição da Champions o Liverpool perdeu na Sérvia com uma equipa sem grande expressão europeia. O Ajax eliminou Real, Juve e Tottenham, além de ter eliminado o Benfica nas grupos e de não ter perdido com o Bayern. O CSKA venceu o Real nos dois jogos, o Lyon não perdeu com o City e o Hoffenheim perdeu apenas por um golo nos dois jogos.
Não estou a dizer que temos obrigação de vencer estes colossos. Mas acho que pelo menos temos de ser bastante competitivos em casa. Estas equipas todas que referi estão, no máximo, no mesmo patamar europeu que nós.
E nós sempre fomos competitivos. Só que praticamente desde que saiu o Villas Boas, a qualidade do plantel desceu. Aconteceu-nos um pouco o que aconteceu ao United desde que saiu o Ferguson. Contratamos jogadores banais ao preço de bons jogadores.
Era muito mais fácil ser competitivos com jogadores como o James, Hulk, Falcao, Moutinho, Danilo, Alex Sandro, Otamendi, Fernando, Lucho, Quaresma, Anderson, Jackson, Lisandro, etc. Hoje em dia precisamos de um central, vamos buscar o Marcano e ficamos todos contentes. Fazes do Zé Luís um dos PL's mais caros do clube e muita gente acha uma boa contratação. Acha-se normal que o Marega seja a referência do ataque e o jogador mais importante da equipa, muita gente até prefere que ele fique.
Por isso, sim, acho que a exigência diminuiu. E é óbvio que há discrepância de orçamentos, mas isso sempre houve e vai continuar a haver. Mas isso também existe para outros clubes como os que referi anteriormente. E existe dentro do nosso próprio campeonato e não é por isso que goleamos todas as semanas.