Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,709
39,289
Tenho vista para o Dragão.
Texto de 22 de Outubro de 2018.

https://labs.mil.up.pt/blogs/taticadabola/2018/10/22/fc-porto-sindrome-de-2a-epoca/

FC Porto de Sérgio Conceição. O que se pode dizer? Grande primeira época onde atropelaram tudo e todos no campeonato e agora, apenas uns meses depois, parece que tem dificuldades a ganhar até às mais fracas equipas. Mas porquê? Será que houve uma queda assim tão grande na qualidade individual com as vendas? Ou será que está mais relacionado com as táticas defeituosas implementadas pelo técnico de 43 anos?

O Porto tem continuado a apostar no 4x4x2 que trouxe bons resultados na época passada com apenas algumas mudanças nos jogadores. Maxi Pereira assumiu o lugar de lateral direito depois da saída de Ricardo Pereira para o Leicester City e a nova contratação Éder Militão passou a ocupar a posição de central pela esquerda depois de Ivan Marcano ter deixado terminar o seu contrato com os dragões.

O ataque organizado do Porto consiste maioritariamente nos desequilíbrios que os extremos e laterais conseguem causar, tentando explorar situações de 2×1 ou de 2×2 contra o lateral e/ou extremo adversário. No que diz respeito a jogo pelo interior, a dependência está nos movimentos interiores de Brahimi, visto que existe sempre muita dificuldade na ligação dos dois médios centros ao dois avançados. Isto deve-se muito ao facto apenas serem dois médios, tornando assim mais difícil o preenchimento da zona interior, deixando muito espaço por explorar conjugado com a incapacidade de qualquer um dos avançados em recuar no terreno, pegar na bola e aplicar um último passe “matador”.

Tudo isto facilita o trabalho defensivo da equipa adversária, conseguindo esta travar a grande parte dos ataques portistas seguindo os movimentos atacantes dos dois laterais, não permitindo assim o tal 2×2 ou 2×1 nas alas conjugado com o uso de centrais fortes no ar de modo a defender o elevado número de cruzamentos feitos.

Mas nenhum destes problemas são coisa nova. A tática usada tem sido praticamente a mesma nestes 15 meses em que Sérgio Conceição tem estado no Porto. Por isso a questão é a seguinte, o que mudou realmente no Porto este ano?

Primeiro, uma clara baixa de forma de maior parte dos jogadores chave do Porto do ano passado, incluindo Brahimi, Herrera, Telles e Marega. E em segundo lugar, o efeito surpresa parece que desapareceu, como seria de esperar. O que quero dizer com isto é que as equipas adversárias conseguiram encontrar um “guião” de jogo para travar o jogo que, apesar de ter sido demolidor na época transata, apresenta características muito unidimensionais, quanto muito bidimensionais, génio de Brahimi e bola longa para a corrida de Marega. Quando uma equipa está tão dependente de um ou dois jogadores, é infalível que esta vá sentir dificuldades nalguma altura, mesmo que tenha o tal período de “efeito surpresa”.

Mas tudo isto seria de esperar com Sérgio Conceição para os mais atentos. Este, por todo o lado que andou, sempre foi um treinador de impacto, de choque imediato. Nunca durou muito tempo nos clubes que passou. E não há dúvida que o impacto que causou no FC Porto a época passada foi, não só positivo, como absolutamente necessário. Contudo, no futebol, há uma coisa que é mais importante que tudo o resto, a evolução. Não só da equipa e dos jogadores em si mas também do treinador e das ideias que este transmite. E, infelizmente para os adeptos do clube da invicta, parece que Conceição tem alguma dificuldade neste último aspeto.

Como disse anteriormente, o trabalho realizado pelo treinador português na sua primeira época foi absolutamente necessário, fazendo uma espécie de “reunião das tropas” e devolvendo a raça ao clube, resultando na conquista dum campeonato extremamente importante dado o seu contexto. Porém, todo este esforço era um de curto-prazo e, para se poder estar à frente dum clube da dimensão do Futebol Clube do Porto, este nunca pode ser a única via para o sucesso. De modo a que exista verdadeiro sucesso é sempre necessário que haja um plano a longo prazo. E neste tipo de plano a raça só por si não chega. É necessária mas não suficiente. A técnica e a tática tem que estar envolvidas, pelo menos muito mais do que estiveram nos primeiros 12 meses de Sérgio Conceição. É aqui que pego outra vez no ponto da evolução. Conceição tem que provar aos portistas que consegue produzir uma linha de evolução constante e não apenas um pico isolado. Vou tomar como exemplo quem neste momento é, provavelmente, o melhor treinador no mundo, Pep Guardiola. Este na sua primeira época no Manchester City sentiu imensas dificuldades no processo defensivo da sua equipa devido, maioritariamente, à falhas posicionais dos seus laterais, que, como em todas as suas equipas prévias, eram extremamente ofensivos. Contudo, como este percebeu, este estilo não iria funcionar na liga inglesa que tem características muito diferentes à alemã e espanhola. Então, na sua segunda época, este não só melhorou a qualidade dos seus laterais fazendo compras no mercado de transferências, como também, e este aspeto sendo o mais importante, adotou o defesa lateral invertido, um que não sobe tanto no terreno e que oferece maior proteção defensiva aos centrais. Como se sabe, nessa época, o City arrasou completamente com a concorrência. O quero dizer com isto é que a evolução não implica uma mudança de filosofia de jogo nem nada do género, como se vê com Guardiola que mesmo fazendo mudanças táticas manteve o mesmo estilo de posse de bola e de alta pressão que caracterizavam todas as suas equipas anteriores. O que a evolução implica é uma análise a tudo o que está ou poderá correr mal e uma correção o mais rápida possível.

Resumindo e concluindo, Sérgio Conceição foi de facto fantástico por tudo o que fez na época passada, mas, como diz no nome, esta já passou e este não pode achar a formula que utilizou na conquista do título é infalível e única porque, como também se sabe muito bem no mundo do futebol, só porque algo resultou hoje, não quer dizer que resultará amanhã.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,132
2,859
Porto
Uma das diferencas ( e GRANDE) da primeira epoca para a segunda é que na primeira havia dois laterais fantasticos :

Ricardo Pereira e Alex Telles.

Na segunda só havia Alex Telles!

E Ricardo Pereira é um grandissimo jogador como provou no Leicester (foi considerado o melhor da epoca) .

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,340
47,364
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
COTADRAGÃO disse:
Uma das diferencas ( e GRANDE) da primeira epoca para a segunda é que na primeira havia dois laterais fantasticos :

Ricardo Pereira e Alex Telles.

Na segunda só havia Alex Telles!

E Ricardo Pereira é um grandissimo jogador como provou no Leicester (foi considerado o melhor da epoca) .
E o Aboubakar..

Fátima

Arquibancada
26 Setembro 2016
475
0
Quaresma17 disse:
o resto são gajos que a palavra vale 0, como a do mister, que ia sair, que ia falar, que diz que é direto e franco, que manda os nossos adeptos po crl, que mandou calar o FJM e que comeu e calou do infike quando foi roubado e/ou levou banho de bola.
A propósito, o treinador usou como argumento para vir o facto de a sua esposa estar muito doente. Sabem se ela está melhor?

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,285
11,320
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Uma coisa que vejo constantemente chutada para canto é o facto de termos sido eliminados da LC com 2 goleadas no lombo em casa em épocas consecutivas.

Se formos atrás no filme, não me lembro de termos sido goleados na Europa em casa nos anteriores 25 anos, uma única vez. Com o SC fomo-lo em 2 anos seguidos.

É verdade, ou estou a esquecer-me de algo?

E sim, já jogámos contra equipas bem superiores ao LFC do Klopp nesse periodo.

Sam93

Bancada central
22 Julho 2016
1,488
629
Y_Chippo disse:
Uma coisa que vejo constantemente chutada para canto é o facto de termos sido eliminados da LC com 2 goleadas no lombo em casa em épocas consecutivas.

Se formos atrás no filme, não me lembro de termos sido goleados na Europa em casa nos anteriores 25 anos, uma única vez. Com o SC fomo-lo em 2 anos seguidos.

Uma auto-estrada a meio campo aliada ao facto de não mantermos a posse de bola mais de 30 segundos...não há milagres.

O próprio campeonato português vai ser mais forte este ano, várias equipas “pequenas” com bons jogadores e treinadores. Vamos passar mal se o mestre da tática continuar neste 4-2-4 suicida.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,340
47,364
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Y_Chippo disse:

Se calhar nos ultimos 25 anos também não jogaste em anos consecutivos com uma equipa que esteve 2 anos consecutivos na final venceu uma dela... levaste 4-1 esta época de uma equipa que deu 4-0 ao farsa...

Já agora que levaste 5-0 na primeira epoca do SC num agregado da eliminatoria de 5-0 o City foi eliminado com um agregado de 5-1.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,285
11,320
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
sirmister disse:
Se calhar nos ultimos 25 anos também não jogaste em anos consecutivos com uma equipa que esteve 2 anos consecutivos na final venceu uma dela... levaste 4-1 esta época de uma equipa que deu 4-0 ao farsa...

Já agora que levaste 5-0 na primeira epoca do SC num agregado da eliminatoria de 5-0 o City foi eliminado com um agregado de 5-1.
Talvez o AC Milan nos 90's. Mas tivemos equipas superiores ao Liverpool a jogar no Dragão e nenhuma delas nos humilhara dantes. E agregados não fazem parte do cenário que apontei. Falava mesmo de ser goleado em casa na Europa, e como o SC detém o monopólio absoluto desse feito. Penso eu...acho que não me estou a esquecer de nada.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,340
47,364
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Y_Chippo disse:
Talvez o AC Milan nos 90's. Mas tivemos equipas superiores ao Liverpool a jogar no Dragão e nenhuma delas nos humilhara dantes. E agregados não fazem parte do cenário que apontei. Falava mesmo de ser goleado em casa na Europa, e como o SC detém o monopólio absoluto desse feito. Penso eu...acho que não me estou a esquecer de nada.
Não sei se tiveste muitas equipas superiores ao Liverpool.. a realidade é que eles podem marcar muitos golos a qualquer equipa e tem-se visto isso.

Não acho que o FCP tenha sido humilhado em casa o ano passado, agora é certo que o SC podeira ter jogador para perder por poucos em vez de tentar correr atrás de uma vitoria quando sofremos o 1 golo.  Nem sei se um resultado com uma diferença de 3 golos é considerado uma goleada.

O SC também tem o monopólio absoluto de nunca ter sido eliminado por uma equipa que não tenha pelo menos chegado a final da liga dos campeões nesse ano.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,285
11,320
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
sirmister disse:
Não sei se tiveste muitas equipas superiores ao Liverpool.. a realidade é que eles podem marcar muitos golos a qualquer equipa e tem-se visto isso.

Não acho que o FCP tenha sido humilhado em casa o ano passado, agora é certo que o SC podeira ter jogador para perder por poucos em vez de tentar correr atrás de uma vitoria quando sofremos o 1 golo.  Nem sei se um resultado com uma diferença de 3 golos é considerado uma goleada.

O SC também tem o monopólio absoluto de nunca ter sido eliminado por uma equipa que não tenha pelo menos chegado a final da liga dos campeões nesse ano.
Levar 1-4 em casa é humilhante, independentemente do adversário. 0-5 ainda pior, como é lógico.

O facto disto ser aceite com alguma naturalidade pelos adeptos preocupa-me muito, confesso.
Estamos a baixar os standards e as expectativas de uma forma dantesca, em comparação com o FCP de há 25, 15 ou 10 anos atrás.
É que não só isto dantes não acontecia, como as próprias expectativas dos adeptos eram outras : quando vinha um colosso Europeu às Antas/Dragão, a atitude era mais "até os comemos" do que "vamos ver se não levamos na peida".

E sim, na minha opinião tivemos várias equipas no mínimo semelhantes ao Liverpool nesse contexto, desde o "tal" AC Milan por variadas vezes, ao Bayern (não passaram nenhuma das 2xs), o Real (ganharam e perderam), o Barça do Figo (deram-nos 2 secos), etc coiso e tal...mas não me recordo de nenhuma goleada até ao SC assumir o comando. E já lá vão várias gerações de jogadores e treinadores. A banalização disto custa-me muito a aceitar.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,340
47,364
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Y_Chippo disse:
Levar 1-4 em casa é humilhante, independentemente do adversário. 0-5 ainda pior, como é lógico.

O facto disto ser aceite com alguma naturalidade pelos adeptos preocupa-me muito, confesso.
Estamos a baixar os standards e as expectativas de uma forma dantesca, em comparação com o FCP de há 25, 15 ou 10 anos atrás.
É que não só isto dantes não acontecia, como as próprias expectativas dos adeptos eram outras : quando vinha um colosso Europeu às Antas/Dragão, a atitude era mais "até os comemos" do que "vamos ver se não levamos na peida".

E sim, na minha opinião tivemos várias equipas no mínimo semelhantes ao Liverpool nesse contexto, desde o "tal" AC Milan por variadas vezes, ao Bayern (não passaram nenhuma das 2xs), o Real (ganharam e perderam), o Barça do Figo (deram-nos 2 secos), etc coiso e tal...mas não me recordo de nenhuma goleada até ao SC assumir o comando. E já lá vão várias gerações de jogadores e treinadores. A banalização disto custa-me muito a aceitar.
Podes ser humilhado por qualquer coisa é relativo.

Eu acho que é pior perder 2-3 em casa com o Artmedia, ou empatar com o austria de viena e ficar fora dos oitavos.

Depois tu podes ler os livros de auto ajuda e fazer o discurso positivo e não te conformares é bom, o Liverpool dá 3-0 ao ciy, dá 5 ao arsenal, dá 4 ao farsa, foi a Munique ganhar 3-1 deu 5-2 a Roma etc,  A diferença é grande... e depois pensares que a unica variavel é o nome dos clubes e o treinador do FCP...

Eu lembro-me de varias goleadas do FCP perder por muitos ainda em contra o Bayern levamos 6, com Jesualdo levamos do Liverpool e do Arsenal.

Nos ultimos 15 anos quantas vezes te lembras de fazer quartos de final ou melhor?

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,285
11,320
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
sirmister disse:
Podes ser humilhado por qualquer coisa é relativo.

Eu acho que é pior perder 2-3 em casa com o Artmedia, ou empatar com o austria de viena e ficar fora dos oitavos.

Depois tu podes ler os livros de auto ajuda e fazer o discurso positivo e não te conformares é bom, o Liverpool dá 3-0 ao ciy, dá 5 ao arsenal, dá 4 ao farsa, foi a Munique ganhar 3-1 deu 5-2 a Roma etc,  A diferença é grande... e depois pensares que a unica variavel é o nome dos clubes e o treinador do FCP...

Eu lembro-me de varias goleadas do FCP perder por muitos ainda em contra o Bayern levamos 6, com Jesualdo levamos do Liverpool e do Arsenal.

Nos ultimos 15 anos quantas vezes te lembras de fazer quartos de final ou melhor?
Claro que já fomos humilhados noutras circunstâncias. É futebol e vai sempre acontecer. E sim, apesar de termos terminado a competição de uma forma pouco digna, no computo geral foram 2 trajectos minimamente positivos na Europa. Aí estamos de acordo.

Mas não era aí onde queria chegar.
Acho que é um sinal preocupante quando estamos 25 ou 30 anos sem sermos goleados em casa nas competições Europeias, e vem o Sérgio...e em 2 épocas, levamos 2 cabazes no Dragão. E parece que há uma franja de adeptos (pelo teu discurso serás um deles) que acha que isto é normal e perfeitamente justificável.

Ora eu não acho nem uma coisa nem outra, e certamente não foi este o Porto que me habituei a ver desde as bancadas das Antas quando era puto. Perder ambos os jogos seria compreensível, sim. Agora levar 4 e 5 em casa, não. Nunca. E para mim, é fonte de preocupação.

cheeko

Superior
25 Maio 2019
28
10
Preocupante é essa mesma equipa ter dado goleada a outras e tu te focares no FCP / Sergio como a causa das goleadas sofridas. Também estava no banco do Barça? Do City?

Centrar no Sergio quando o Porto tinha o Jardel contra o AC Milan ou o Jackson contra o Bayern e agora joga com o Marega também é  por si só ridiculo.

Atenção que eu obviamente não gosto de perder e muito menos por vários golos de diferença, mas não é intelectualmente aceitavel ignorar todo o contexto (do FCP, do plantel, do fosso entre grandes vs pequenos, de outros jogos onde essa equipa também marcou vários golos) e achar que a culpa é do treinador.

mitla

Tribuna
19 Abril 2013
2,682
2,776
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Não querendo ser defensor do diabo, mas o argumento do colega chippo baseia-se nas goleadas sofridas em casa. Ora bem, tanto quando me recordo, quer Barça quer City foram goleados em Anfield Road.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,340
47,364
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Y_Chippo disse:
Claro que já fomos humilhados noutras circunstâncias. É futebol e vai sempre acontecer. E sim, apesar de termos terminado a competição de uma forma pouco digna, no computo geral foram 2 trajectos minimamente positivos na Europa. Aí estamos de acordo.

Acho que é um sinal preocupante quando estamos 25 ou 30 anos sem sermos goleados em casa nas competições Europeias, e vem o Sérgio...e em 2 épocas, levamos 2 cabazes no Dragão. E parece que há uma franja de adeptos (pelo teu discurso serás um deles) que acha que isto é normal e perfeitamente justificável.

Ora eu não acho nem uma coisa nem outra, e certamente não foi este o Porto que me habituei a ver desde as bancadas das Antas quando era puto. Perder ambos os jogos seria compreensível, sim. Agora levar 4 e 5 em casa, não. Nunca. E para mim, é fonte de preocupação.
Os dois trajectos minimamente positivos deram-te 40(23+17) pontos, uma média de 20 pontos por época, no ranking a 10 anos que te permitem estar em oitavo a media pontual de 18,6 pontos mas com a época de AVB na Uefa pelo meio, tirando essa e contando só com as épocas de champions dá 17,6.

Na epoca minimamente positiva chegaste aos quartos de final da champions nos últimos 25 anos que referiste quantas vezes fizeste melhor?  1 vez é a resposta, quantas vezes chegaste aos quartos de final? 5 é a resposta.

Por isso convém ter um bocado mais de noção do que é o FCP na champions para se saber do que se está a falar.

E não achas preocupante que uma franja de adeptos (pelo teu discurso serás um deles) que acha justificável levar 6-1 fora de casa? e que acha que é melhor do que levar 4-1 em casa?...

Achas que vais conseguir ser mais competitivo a tapar o sol com a peneira e pensar sem aumenta a qualidade do plantel podes ser competitivo se trocares de treinador?... boa sorte com isso. 

Alias o VP foi dispensado porque segundo uns magos do futebol bastava ele sair para ficarmos mais fortes, a exigência dizia isso, é ver o que aconteceu...

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,721
1,082
Y_Chippo disse:
Provavelmente vai continuar a acontecer. Tal como é provável que o Benfica continue a cair na fase de grupos da LC, tal como é provável que restantes equipas Portuguesas não passem da fase de grupos da Liga Europa ou, se calhar, nem sequer consigam passar as pré eliminatórias para lá chegar.

Não se pode comparar resultados de clubes Portugueses com o que se passava há 5 ou 10 anos, quanto mais há 25. O campeonato Português, que nunca foi um dos mais competitivos, está cada vez mais para trás. E o facto de sermos um clube grande neste País não nos torna um clube competitivo lá fora. Somos cada vez menos competitivos, os plantéis dos clubes grandes perdem qualidade de ano para ano, a liga Portuguesa como um todo está cada vez pior.

O actual Porto provavelmente era goleado pelo Porto do Mourinho ou pelo Porto do AVB. Os contextos mudam de ano para ano, no caso dos clubes Portugueses, para pior.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,474
976
Porto, 1977
Feraz disse:
Deixo aqui um pequeno exercício relativo aos investimentos no nosso clube em transferências nos últimos 6 anos
13/14 - 34,70 milhões de €
14/15 - 53,70 milhões de €
15/16 - 43,30 milhões de €
16/17  - 57,80€ milhões de € (20 milhões do Oliver pagos apenas em 17/18)
17/18 -  1 milhão de €
18/19 - 33 milhões de €
Basicamente o Sérgio teve em 2 anos à sua disposição um total de 34 milhões de €, o que equivale a a dizer que teve menos dinheiro à disposição em 2 épocas do que qualquer treinador teve numa época desde 13/14. E isto numa altura em que o mercado voltou a sofrer uma enorme inflação. 34  milhões de € em 2013 não representam o mesmo em 2017.
Há 2 semanas tive esta discussão com o Feraz suportada no milagre do Sérgio Conceição.

O ponto de partida da análise foi questionado por mim, uma vez que se suportava, exclusivamente, no investimento em aquisições para partir para a conclusão que o Sérgio era o mais prejudicado dos treinadores.

Esse ponto de partida foi, também, o principal e decisivo argumento para minar de forma quase definitiva a relação entre o portismo e o Lopetegui na época 15/16.

Começou a ser lançado pelos Ruis Pedros Brás desta vida comparando o investimento de 15/16 com os anos precedentes, para rapidamente se partir para a conclusão que o Porto era obrigado a A+B+C uma vez que nunca tinha gasto tanto como nessa época desportiva.

Como nesse ano tínhamos um Benfica totalmente encarniçado contra o Lopetegui (depois do colinho e do manto protector) o alvo da cartilha era apenas um e para potenciar o efeito dessa bomba ninguém se importou de levar num andor a SAD do Porto com elogios rasgados.

"PdC deu tudo a Lopetegui"
"A Sad construiu uma equipa que é obrigada a ganhar o campeonato tamanha a dimensão do investimento."

Esta narrativa nunca foi contrariada porque também dentro do Porto o Lopetegui tinha anticorpos e porque elogios são sempre bem recebidos por quem cambaleia após 2 anos de insucessos.

Eu adorava que o FJM tivesse lido num daqueles programas de 3ª feira as cartilhas do Carlos Janela de finais de 2015 e inícios de 2016.
Como a ordem deve ter sido "para destruir aquele topetudo espanhol/basco vale tudo. Elogiem a SAD se for preciso."

Destruíram.

Quem lhe ficou com o testemunho de enfrentar o Benfica de forma directa e pessoal ainda teve pior sorte.
Até esta semana era obrigado a apresentações diárias aos órgãos de policia criminal. Diárias!!!

Para que serve esta introdução?

É o meu contributo/aviso para que este ano essa narrativa não volte a colar.

Já está a correr a toda a força o recorde de investimento do Porto.
Se esse investimento fosse realizado no fim duma época em que o Porto perdesse 1/2 titulares da época anterior (como sucedeu entre NES e SC Ano 1 ou entre SC ano 1 e SC ano 2) esse colagem entre dimensão de investimento / obrigatoriedade de exigência/resultados tinha razão de ser.

Se temos uma equipa feita e adicionamos mais 5/6 jogadores para discutir a titularidade o aumento de qualidade é real e em principio há uma maior probabilidade de sucesso desportivo.

Quando uma equipa titular é desfeita, gastar 50/60/70 milhões não quer dizer nada.

Pode querer dizer para o Rui Pedro Brás, para o Aguilar, para portistas bem intencionados que embarcam, ingenuamente, nesse navio cartilhado ou para portistas mal intencionados com gostinho de ver a casa a arder, seja porque estão fartos do treinador ou porque um cenário de caos próximo poderá dar via verde a quem quer entrar/regressar à SAD.

Por mim eu preferia que o Porto tivesse este plantel:

Casillas, Jonathan, Vana, João Pedro, Tomas Esteves, Militao, Felipe, Pepe, Osório, Alex Telles, Manafa, Danilo, Herrera, Loum, Oliver, Sergio Oliveira, Romário, Otavio, Brahimi, Corona, Galeno, Fede Varela, Marega, Aboubakar, Soares, Waris, Fabio Silva

Porventura haveria quem escrevesse/dissesse que não se podia exigir nada ao Porto porque só houve dinheiro para ir buscar o redes do Moreirense e falta de recursos para investir.

O mesmo se poderá ter passado no Monaco de 2017/18 quando investiu perto de 150 milhões.

Tinha perdido mais de metade da equipa titular que os conduziu à meia final da Champions mas isso que interessa?
Esqueçam esse pormenor. Foquem-se só na quantidade de dinheiro que foi preciso para substituir aquela gente que não interessa lembrar.

Quando vejo alguém a insistir em exclusivo nesta dimensão penso num fotógrafo a mostrar a mão e a dizer "Olhem o passarinho!"

Concentrem-se só nisto e esqueçam o resto. Sejam passarinhos!

O Ajax acaba de bater o recorde de investimento para a época de 19/20.
Se o ano passado chegaram às meias, este ano têm obrigação de ir ainda mais longe.

O que venderam? Quantos titulares perderam?

Isso que interessa? Sejam passarinhos e embarquem neste navio cartilhado com meia dúzia de ingénuos bem intencionados lá dentro.

E o Lille de 19/20?

Mais uma contratação e batem o recorde de investimento!
Se ficaram em 2.º o ano passado este ano o PSG que se cuide.

O que venderam? Que titulares perderam?

Xiu! Piu Piu Piu Piu. Sejam passarinhos.

Nem quero falar no pobre Tottenham. O pochettino foi à final da Champions sem sequer ter recursos para um Vaná.
Zero investimento.

Eu não estou satisfeito com o SC por vários motivos. Alguns já aqui escrevi.
Sou até capaz de discutir a qualidade deste investimento numa optica em que o Porto deve procurar o médio/longo prazo e não os 6 meses seguintes.

Não posso, em consciência, ter a armadilha Lopetegui bem viva na memória e deixar passar a armadilha que se está a montar outra vez e a juntar portismo frustrado com o treinador, portismo impaciente por ver a casa a arder, portismo com desejo ardente do regresso do D. Sebastião e portismo bem intencionado e ingénuo.

Lopetegui V2.0, não.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
7,322
14,553
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Em primeiro lugar os meus parabéns pelo post.

A expressão milagre é claramente descabida. Eu acho e continuo a achar que apesar de ter cometido alguns erros o Sérgio fez um bom trabalho com aquilo que tinha disponível (tivemos treinadores que com pelo menos igual fizeram menos).
Posto isto. Este plantel (19/20) foi desenhado e criado pelo Sérgio (obviamente levando em linha de conta as limitações da SAD)  e tudo o que de bom ou mau acontecer será em grande parte da sua responsabilidade (para gaudio da administração). Não me lembro (e já sigo o clube religiosamente há mais de 30 anos) de um treinador ter um plantel praticamente fechado no dia 3 de Agosto.
No entanto, nada do que acontecer mudará uma vírgula em relação à administração. Continuo a acreditar que é hora e tempo de surgir uma alternativa. Mas na hora e local próprio. As eleições de 2020. Não contem comigo para histerismos estéreis que apenas beneficiarão os do costume.
P.S - para finalizar uma pequena adenda ao caso Lopetegui. No primeiro ano ele foi de facto vítima de uma campanha vergonhosa e houve igualmente uma primeira demonstração da força do polvo.
No entanto e apesar de tudo tivemos a oportunidade de fazer um check mate num célebre jogo na Luz (infelizmente a seguir ao pesadelo de Munique) em que o carnide jogou em casa contra nós como habitualmente jogam os Paços e os Moreirenses. Nesse jogo (e encontro um grande paralelismo com o Benfica Porto de 17/18) nós fomos a equipa que tentou mais, mas nunca nos expusemos verdadeiramente ao risco. Empatar esse jogo era igual a perder. E isso Lopetegui não percebeu.

DrGero disse:
Há 2 semanas tive esta discussão com o Feraz suportada no milagre do Sérgio Conceição.

O ponto de partida da análise foi questionado por mim, uma vez que se suportava, exclusivamente, no investimento em aquisições para partir para a conclusão que o Sérgio era o mais prejudicado dos treinadores.

Esse ponto de partida foi, também, o principal e decisivo argumento para minar de forma quase definitiva a relação entre o portismo e o Lopetegui na época 15/16.

Começou a ser lançado pelos Ruis Pedros Brás desta vida comparando o investimento de 15/16 com os anos precedentes, para rapidamente se partir para a conclusão que o Porto era obrigado a A+B+C uma vez que nunca tinha gasto tanto como nessa época desportiva.

Como nesse ano tínhamos um Benfica totalmente encarniçado contra o Lopetegui (depois do colinho e do manto protector) o alvo da cartilha era apenas um e para potenciar o efeito dessa bomba ninguém se importou de levar num andor a SAD do Porto com elogios rasgados.

"PdC deu tudo a Lopetegui"
"A Sad construiu uma equipa que é obrigada a ganhar o campeonato tamanha a dimensão do investimento."

Esta narrativa nunca foi contrariada porque também dentro do Porto o Lopetegui tinha anticorpos e porque elogios são sempre bem recebidos por quem cambaleia após 2 anos de insucessos.

Eu adorava que o FJM tivesse lido num daqueles programas de 3ª feira as cartilhas do Carlos Janela de finais de 2015 e inícios de 2016.
Como a ordem deve ter sido "para destruir aquele topetudo espanhol/basco vale tudo. Elogiem a SAD se for preciso."

Destruíram.

Quem lhe ficou com o testemunho de enfrentar o Benfica de forma directa e pessoal ainda teve pior sorte.
Até esta semana era obrigado a apresentações diárias aos órgãos de policia criminal. Diárias!!!

Para que serve esta introdução?

É o meu contributo/aviso para que este ano essa narrativa não volte a colar.

Já está a correr a toda a força o recorde de investimento do Porto.
Se esse investimento fosse realizado no fim duma época em que o Porto perdesse 1/2 titulares da época anterior (como sucedeu entre NES e SC Ano 1 ou entre SC ano 1 e SC ano 2) esse colagem entre dimensão de investimento / obrigatoriedade de exigência/resultados tinha razão de ser.

Se temos uma equipa feita e adicionamos mais 5/6 jogadores para discutir a titularidade o aumento de qualidade é real e em principio há uma maior probabilidade de sucesso desportivo.

Quando uma equipa titular é desfeita, gastar 50/60/70 milhões não quer dizer nada.

Pode querer dizer para o Rui Pedro Brás, para o Aguilar, para portistas bem intencionados que embarcam, ingenuamente, nesse navio cartilhado ou para portistas mal intencionados com gostinho de ver a casa a arder, seja porque estão fartos do treinador ou porque um cenário de caos próximo poderá dar via verde a quem quer entrar/regressar à SAD.

Por mim eu preferia que o Porto tivesse este plantel:

Casillas, Jonathan, Vana, João Pedro, Tomas Esteves, Militao, Felipe, Pepe, Osório, Alex Telles, Manafa, Danilo, Herrera, Loum, Oliver, Sergio Oliveira, Romário, Otavio, Brahimi, Corona, Galeno, Fede Varela, Marega, Aboubakar, Soares, Waris, Fabio Silva

Porventura haveria quem escrevesse/dissesse que não se podia exigir nada ao Porto porque só houve dinheiro para ir buscar o redes do Moreirense e falta de recursos para investir.

O mesmo se poderá ter passado no Monaco de 2017/18 quando investiu perto de 150 milhões.

Tinha perdido mais de metade da equipa titular que os conduziu à meia final da Champions mas isso que interessa?
Esqueçam esse pormenor. Foquem-se só na quantidade de dinheiro que foi preciso para substituir aquela gente que não interessa lembrar.

Quando vejo alguém a insistir em exclusivo nesta dimensão penso num fotógrafo a mostrar a mão e a dizer "Olhem o passarinho!"

Concentrem-se só nisto e esqueçam o resto. Sejam passarinhos!

O Ajax acaba de bater o recorde de investimento para a época de 19/20.
Se o ano passado chegaram às meias, este ano têm obrigação de ir ainda mais longe.

O que venderam? Quantos titulares perderam?

Isso que interessa? Sejam passarinhos e embarquem neste navio cartilhado com meia dúzia de ingénuos bem intencionados lá dentro.

E o Lille de 19/20?

Mais uma contratação e batem o recorde de investimento!
Se ficaram em 2.º o ano passado este ano o PSG que se cuide.

O que venderam? Que titulares perderam?

Xiu! Piu Piu Piu Piu. Sejam passarinhos.

Nem quero falar no pobre Tottenham. O pochettino foi à final da Champions sem sequer ter recursos para um Vaná.
Zero investimento.

Eu não estou satisfeito com o SC por vários motivos. Alguns já aqui escrevi.
Sou até capaz de discutir a qualidade deste investimento numa optica em que o Porto deve procurar o médio/longo prazo e não os 6 meses seguintes.

Não posso, em consciência, ter a armadilha Lopetegui bem viva na memória e deixar passar a armadilha que se está a montar outra vez e a juntar portismo frustrado com o treinador, portismo impaciente por ver a casa a arder, portismo com desejo ardente do regresso do D. Sebastião e portismo bem intencionado e ingénuo.

Lopetegui V2.0, não.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,474
976
Porto, 1977
Feraz disse:
Não me lembro (e já sigo o clube religiosamente há mais de 30 anos) de um treinador ter um plantel praticamente fechado no dia 3 de Agosto.
É a 1ª vez que no inicio de Agosto se joga a entrada num jackpot desta dimensão.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
7,322
14,553
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
No início dos 00 já tinha acontecido com Fernando Santos e com Otávio Machado.

DrGero disse:
É a 1ª vez que no inicio de Agosto se joga a entrada num jackpot desta dimensão.