Eu, sinceramente, gosto do futebol do Sergio ou, pelo menos, aprecio as suas ideias de jogo. Construiu uma equipa bastante versátil, com um enorme desdobramento táctico quer de jogo para jogo quer no decorrer dos encontros. Agrada-me este futebol mais objectivo, que procura a baliza adversária a cada posse de bola, e acho que se trabalha muito bem sem bola, sempre com uma pressão de qualidade sobre a bola e as linhas de passe. Além disso, nota-se um enorme trabalho de todos os lances de bola parada, do pontapé de baliza aos lançamentos. Temos sido uma equipa versátil e parece-me que isso só se vai intensificar este ano.
Ao nível do sucesso desportivo, acho que o Sérgio, se tivesse ganho as taças (perder 4x nos penalties é obra) dificilmente iria ser atacado da forma vil e injusta que muitas vezes aparece este tópico. Fez um primeiro campeonato fantástico, duas boas campanhas na Champions e acaba por, desportivamente, ter falhado (redondamente), ao desperdiçar 7 pontos de vantagem. De resto, dificilmente haverá algo a apontar, temos visto um Porto super competitivo em todas as frentes, algo que me agrada profundamente.
O mister tem ainda tirado partido das características do jogadores, ajudando-os a melhorar bastante o seu futebol. Marega, Corona, Soares, Herrera, Sérgio Oliveira, mesmo Alex Telles, Filipe, Militão e Casillas fizeram todos as suas melhores épocas com o Sérgio. Coincidência não será certamente. Neste capítulo surge Oliver Torres, um dos falhanços do Sérgio e dos principais motivos para que ele seja alvo das críticas de muitos foristas (e adeptos no geral). Sempre fui grande apreciador do futebol do miúdo, e concordo que nem sempre tenha sido bem utilizado pelo mister, mas é notório que o estilo de jogos de ambos é distinto, daí a incompatibilidade. O espanhol bem tentou adaptar-se, mas notou-se alguma inflexibilidade do Sérgio neste aspecto.
Talvez o aspecto onde sou mais crítico do mister seja os movimentos nos mercados. Muito dinheiro gasto em jogadores como Waris, Fernando Andrade, Janko, João Pedro, Mbemba, Paulinho, entre outros, jogadores estes que ou demonstraram pouco talento (F.Andrade, Waris, Janko)u tiveram poucas oportunidades para abrir o livro (Mbemba, Paulinho, JP). A culpa não será toda do Sérgio, certamente, mas muitos destes negócios foram uma tristeza e o treinador é culpado por, ou apreciar mal, ou aceitar tudo o que lhe impingem. Não sei qual das opções será a pior.
No geral, mesmo compreendendo que o estilo de futebol não seja o mais espectacular ( embora eu aprecie, aceito que outros não gostem), e percebendo que um clube na nossa situação financeira não pode falhar tanto no mercado de transferências, custa-me muito ler a maioria dos comentários deste tópico, do tópico do jogo de apresentação e outros. Fala-se do Sérgio como se fosse um treinador medíocre ( o que está longe de ser verdade), fala-se de um Porto sem identidade ( também mentira) e critica-se o insucesso desportivo quando o mister falhou "apenas" na 2a metade do campeonato passado. Nunca fui grande fã da nossa massa associativa mais interventiva, quer no estádios a assobiar a torto e a direito ( agora menos, felizmente) quer nas redes sociais a incendiar tudo o que mexe. Somos adeptos exigentes sim, mas nunca ingratos, ou pelo menos é nisso que quero continuar a acreditar, mesmo lendo coisas aqui que me deixam a ferver por dentro. Se não percebem de futebol, porque falam tanto dele?
Quanto ao discurso e personalidade do treinador, são coisas que a mim pouco me importam, por isso deixo de fora essa parte mais desinteressante, mas que as massas insistem em dar relevância.