Infelizmente não vamos mudar o modelo de jogo. Expectável, mas tinha uma pequena esperança que, com a perda quase certa do Marega, Sérgio tivesse que procurar outra solução para esta época. Solução essa que seria mudar o nosso futebol, porque jogar sem meio campo é impossível. Sempre foi, sempre será. Não há uma equipa no mundo que ganhe títulos de forma sustentada sem ter um modelo de jogo que permita gerir, construir e controlar jogos. O modelo de Conceição não o permite, nem nunca irá.
O título de há 2 anos é 95% dele, já o disse e nunca lhe tirarei o mérito. E nunca o esquecerei porque impediu o penta do regime. Agradecido Sérgio!
Mas sempre odiei o nosso futebol. Adoro equipas que joguem em posse, que saibam o que fazer com a bola e que procurem, activamente criar e encontrar antídotos para a estratégia do adversário. Ou seja, capazes de assumir o jogo e não depender de 1 jogador ou 2 para encontrar caminhos para o golo. O nosso futebol em bola corrida, nos 2 últimos anos, resume-se a fazer chegar a bola às costas da defesa adversária e a velocidade/ força de Marega fazem o resto. A outra solução são as bolas paradas, capítulo em que Sérgio Conceição melhorou imenso a equipa comparativamente com as épocas anteriores.
Aceito esta estratégia em jogos contra adversários claramente mais fortes aka Champions league. Não "aceito" que uma equipa grande jogue assim a época toda, contra toda e qualquer equipa. Não faz sentido, pegue-se por onde pegar.
Uma equipa que queira dominar e controlar um jogo precisa de ter um meio campo forte e capaz de se sentir à vontade com bola. É o meio campo o sector que mostra a qualidade de uma equipa, é o cérebro de uma equipa. Quem não tem um bom meio campo vai ter muitas dificuldades em ganhar títulos.
Na minha opinião é maior erro de Conceição. Não acha necessário ter jogadores tecnicamente evoluídos e um modelo assente na posse de bola. Oliver seria titular em qualquer equipa em Portugal que jogue em posse, que assuma jogos. Mas, infelizmente, no Porto nunca teve espaço para mostrar o que vale porque simplesmente....não jogamos assim.
Abdicamos do meio campo para construir futebol e do controlo dos tempos de jogo. Basicamente só serve para defender e pressionar. Não há progressão ofensiva pelo meio, não há dinâmica nenhuma, não há tabelas, não há troca de posicionamento nenhuma. No mínimo cada jogador deveria ter 2/3 linhas de passe curto em cada situação. No nosso futebol ou mandam pontapé longo para as costas da defesa ou jogam para o lado/trás.
A equipa está formatada para um futebol simples, direto e que nunca irá priveligiar médios centro criativos e com técnica. Eu vou ver os jogos todos, mas sempre triste com o nosso futebol, somos muito melhores que isto.
Não estou optimista para esta época. O regime parte à nossa frente, tem melhores jogadores, um treinador com um modelo de jogo mais moderno/ melhor que o nosso na minha opinião. E tem melhores jogadores na maior parte dos posições.
Conceição teima em manter este modelo (não o censuro, eu também não abdicaria da posse de bola se fosse treinador), mas não evoluímos nada nestes 3 anos, acho que q dinâmica é a mesma, os jogadores mudaram.
Nesta altura as dinâmicas é que deveriam ditar a qualidade do nosso futebol, e não apenas a qualidade dos jogadores. Mostramos muita pouca evolução em futebol jogado, temos muita vontade, mas sempre aos repelões e sempre com base na força e ganho de segundas bolas.
Eu penso que esta será a época que fará de Conceição treinador ou não. Se ganhar prova que este modelo que ele defende (pobre na minha opinião) ainda vai servindo, se o perder prova que não é treinador de equipa grande.
Tenho esperança que evolua e que sejamos competitivos a sério, mas não fico nada chocado se acabarmos a 10 pontos do regime este ano.