O contexto nessa época era bastante diferente. Quando falo de "vedetas internacionais" não estou a falar só de jogadores já feitos, mas de jovens de valor mundial inegável, como tínhamos na altura. Isso é difícil repetir-se. O AVB teve um dos plantéis mais fortes da nossa história, sim. Mas também foi ele que o rentabilizou e o colocou a jogar no máximo das suas capacidades, como muito bem frisaste. Como tal, temos de reconhecer-lhe a capacidade de transformar um bom grupo de jogadores numa grande equipa.
O AVB nunca treinaria um plantel como o deste ano, porque ele não iria construir o plantel da mesma maneira, isso é certo. O plantel deste ano foi como foi, não só mas também pelas opções do Sérgio, não há como negá-lo. Por isso, igual nunca seria.
Quando falo numa equipa alicerçada na formação, não estou a dizer que devemos jogar com 7 sub-19 a titulares já na próxima época, como é óbvio! Mas, primeiro, tem de haver abertura e um projeto sustentado de estar já a trabalhar esses 7, 8, ou 11 juniores para entrarem na equipa principal nos próximos 2/3 anos.
Segundo, é quase certo que vamos sofrer uma razia no plantel no final desta época. O que eu não quero ver é um cargueiro de sul-americanos de qualidade duvidosa virem para aqui a ver se pega, tapando o caminho aos da nossa formação. Contratações serão necessárias, mas espero que sejam feitas com muito critério, e tendo por base um perfil de jogador (a nível técnico, mental, de estilo de jogo, idade, whatever...) muito bem definido. E acredito que o AVB seria provavelmente a melhor opção para liderar um projeto desse tipo, pelo menos avaliando a priori as opções.
Mas tudo isso seria apenas discutível na eventualidade do Sérgio sair, algo que não está, de todo, consumado, nem faço ideia se acontecerá ou não.
Para já, temos uma Taça para ganhar, e é só isso que importa!