Tudo certo, mas falta aí a variável ordenado e a variável do contrato ser com um menor a 10 meses de fazer 18 anos e poder negociar um contrato superior aos três anos impostos. Se queres uma cláusula de 100 milhões, há que pagar mais de ordenado, e não podes subir o ordenado a um miúdo de uma forma desproporcional ao ponto de ficar equivalente aos jogadores titulares, quando o miúdo ainda nem se estreou.Não podemos dizer que fomos ambiciosos...
Nós temos que ter noção que precisamos de estar precavidos.
Temos um jovem, cheio de potencial... ok neste momento quem nos dera a nós que fosse vendido por 45M, mas 45 nesta fase é muito mas num futuro proximo pode até ser uma pechincha!
A meu ver, as nossas clausulas tem que comecar a ser colocadas na ordem dos 100M!
Isto para ser justo e aliciante para todas as partes:
- comissão de venda 10%
- comissão ao encargo do jogador: 10% de todo o valor superior a 30M.
Coloco aqui a fasquia dos 30M como minimo, porque isso representaria quase uma mais valia de 25M, o que me parece um bom valor de receita base para um miudo de formação.
Numa boa venda: apontaria para os 65M, nestes moldes de cima, teriamos uma mais valia de 55M, o que seria para mim no contexto de mercado actual, uma boa venda! Numa venda no limite (na casa dos 3 digitos), iriamos buscar pouco a cima dos 80M, o que seria fantastico.
Acho importante, nós tambem colocarmos uma parte do passe do jogador nas maos do jogador, porque dessa forma, seria sempre um incentivo para o seu trabalho e desenvolvimento. Quanto mais valorizasse, primeiro, mais premio de assinatura teria, depois mais salario teria, e por fim, uma fatia da sua venda.
Voltando ao post inicial, 45M, neste momento parece-me que fomos mesmo pouco ambiciosos.
Obviamente a probabilidade é baixa, mas eu não vejo como impossivel que o mora até tenha um bom arranque de campeonato, podendo em janeiro ser ja candidato a uma saida.
Hoje em dia paga-se muito por jovens e se ja pagam 50M por jovens do brasil, tambem pagam isso e talvez mais por jovens já deste lado do atlantico!
O mora, neste arranque, vá que engata e vai entrando nos jogos, e consegue 4 ou 5 golos até dezembro, com inclusive algumas presenças como titular. 45M pode comecar a parecer curto.
Era uma boa venda? Atendendo ao historico dos ultimos anos, seria uma grande venda caso acontecesse e em tao pouco tempo, mas é sempre preferivel ter uma clausula mais elevada, tendo sempre poder de decisão, que não o ter.
Quem me dera a mim que ele tivesse cláusula de 100M, ou até de 150M. Mas é preciso ter noção que as coisas não funcionam dessa maneira, principalmente num clube falido.