Provas internacionais de ciclismo

S

sinal

Guest
Pipo21 disse:
Regra de protecção?
Quando andam as cabeçadas não devia proteger.

E no caso de hoje, em questões de metros do início da regra, se se confirmar a causa ter sido a moto não vejo como pode ser possível atribuírem o atraso que registou na meta! A QS vai certamente apresentar (se que já não apresentou) revisão, além de perder tempo para uma geral perdeu hoje oportunidade de brilhar na etapa de hoje.

É aguardar.. Pois preciso do alan no FC ;).
Rectificaram o contador, queda a 700m, não restam dúvidas.
Os comissários se não tivessem dúvidas e se fosse tão simples, tinham já retificado, porque também é claro que o Alaphilippe pára bem dentro dos 3 Kms finais. Não é por aí, aliás, ainda é mais claro que o Contador, já que há imagens do Alaphilippe, já do Contador, só se sabe que caiu, mas ninguém além de quem estava no pelotão e talvez os comissários viram.

O Alaphilippe não é factor no FC, 133 equipas tem-no. :)

S

sinal

Guest
Pipo21 disse:
Decidiu não ser ele a ganhar.
Eh pah, eu também acho que ele não é tão alucinado. Ele não se auto-eliminaria de um monumento. ;)

Ele tem 27 anos e apenas tem 1 monumento, é tempo de começar a colecionar vários.

Pipo21

Bancada central
12 Dezembro 2013
1,915
230
37
Renens
sinal disse:
Os comissários se não tivessem dúvidas e se fosse tão simples, tinham já retificado, porque também é claro que o Alaphilippe pára bem dentro dos 3 Kms finais. Não é por aí, aliás, ainda é mais claro que o Contador, já que há imagens do Alaphilippe, já do Contador, só se sabe que caiu, mas ninguém além de quem estava no pelotão e talvez os comissários viram.

O Alaphilippe não é factor no FC, 133 equipas tem-no. :)
FC resta aguardar ;)... Otimista pelo primeiro milho.

Em relação ao furo, revi as imagens, no contador de km'S para a meta marca 3,6 mas vê-se as placas dos 3km a uns 100/150 metros.
E não vejo a roda traseira tocar na mota(podendo estar completamente errado)
Mas ao confirmar-se um furo normal levanta-se dúvidas sobre a regra e talvez aqui veja justificacao para atribuição do tempo final:
- a ser um simples furo foi fora da proteção facto(ou seja se acontecer o furo a faltar 3.01km não está protegido)
- qualquer ciclista que fure fora dos 3km finais mas que consiga levar a sua bicicleta até 3000m inclusive terão a dita protecção...

Das duas uma, haja bom senso.

A ser furo (via moto) é uma termenda estupidez dos comissários.

Pipo21

Bancada central
12 Dezembro 2013
1,915
230
37
Renens
sinal disse:
Eh pah, eu também acho que ele não é tão alucinado. Ele não se auto-eliminaria de um monumento. ;)

Ele tem 27 anos e apenas tem 1 monumento, é tempo de começar a colecionar vários.
O que aconteceu foi algo que podia ter acontecido a qualquer um que passasse por ali.. Aconteceu e pronto.
O único que não foi tramado pelo casaco, apesar de ter caído/saltado e não teve problemas na bicicleta ainda conseguiu fazer 2º.

Outra coisa engraçada pos casaco é o naesen e o sagan em conchinha.
#oqueumsimplescasacofaz

S

sinal

Guest
Pipo21 disse:
FC resta aguardar ;)... Otimista pelo primeiro milho.

Em relação ao furo, revi as imagens, no contador de km'S para a meta marca 3,6 mas vê-se as placas dos 3km a uns 100/150 metros.
E não vejo a roda traseira tocar na mota(podendo estar completamente errado)
Mas ao confirmar-se um furo normal levanta-se dúvidas sobre a regra e talvez aqui veja justificacao para atribuição do tempo final:
- a ser um simples furo foi fora da proteção facto(ou seja se acontecer o furo a faltar 3.01km não está protegido)
- qualquer ciclista que fure fora dos 3km finais mas que consiga levar a sua bicicleta até 3000m inclusive terão a dita protecção...

Das duas uma, haja bom senso.

A ser furo (via moto) é uma termenda estupidez dos comissários.
Não consegues ver porque a mota encosta-se tanto, que a câmara só foca as costas dele.

Mas foi tão claro, que até o Paulo Martins deu por ela.

No ciclismo, tal como noutras coisas, depende muito de quem aplica as regras. Há comissários mais e menos rigorosos.

S

sinal

Guest
Pipo21 disse:
O que aconteceu foi algo que podia ter acontecido a qualquer um que passasse por ali.. Aconteceu e pronto.
O único que não foi tramado pelo casaco, apesar de ter caído/saltado e não teve problemas na bicicleta ainda conseguiu fazer 2º.

Outra coisa engraçada pos casaco é o naesen e o sagan em conchinha.
#oqueumsimplescasacofaz
Claro que podia acontecer a qualquer um, tanto podia que já aconteceu a muito boa gente.
Por isso, ainda mais cuidado ele devia ter. Quem anda a chuva molha-se.

Pipo21

Bancada central
12 Dezembro 2013
1,915
230
37
Renens
sinal disse:
Não consegues ver porque a mota encosta-se tanto, que a câmara só foca as costas dele.

Mas foi tão claro, que até o Paulo Martins deu por ela.

No ciclismo, tal como noutras coisas, depende muito de quem aplica as regras. Há comissários mais e menos rigorosos.
"Unfortunately, with just 3.1 kilometers left, Julian had a flat and was quickly reabsorbed by the peloton; also due to this incident, he conceded more than two minutes at the end of the day, an important blow to his general classification aspirations."

Estive a ver o que a equipa escreveu e parece que dão a tese da infelicidade a 3,1km do furo(e por aqui está fora da proteção no momento do furo).
Se fosse furo pela moto, sinal, não vejo como esta ou qq outra equipa aceitaria a perda de tempo ainda por cima a um ciclista com pretensões na prova.
Eu sei, eu ouvi o Paulo Martins falar que a moto... mas...

S

sinal

Guest
Pipo21 disse:
Estive a ver o que a equipa escreveu e parece que dão a tese da infelicidade a 3,1km do furo(e por aqui está fora da proteção no momento do furo).
Se fosse furo pela moto, sinal, não vejo como esta ou qq outra equipa aceitaria a perda de tempo ainda por cima a um ciclista com pretensões na prova.
Eu sei, eu ouvi o Paulo Martins falar que a moto... mas...
Pipo foi a mota, aliás, vê novamente e repara uns momentos antes do Alaphilippe começar a reclamar, se não ouves um barulho pequeno. Aliás, se te deres ao trabalho, vai ao fórum do CN e lê os comentários da etapa de hoje.

Ter sido a mota ou não, a regra não se aplica na mesma. Os comissários tinham de abrir uma excepção e em Espanha já é habitual não o fazerem.
O Greg Van Avermaet foi derrubado por uma mota, quando ía na frente na Clasica de San Sebastian em 2015 e no final levou umas palmadinhas nas costas.

Pipo21

Bancada central
12 Dezembro 2013
1,915
230
37
Renens
sinal disse:
Pipo foi a mota, aliás, vê novamente e repara uns momentos antes do Alaphilippe começar a reclamar, se não ouves um barulho pequeno. Aliás, se te deres ao trabalho, vai ao fórum do CN e lê os comentários da etapa de hoje.

Ter sido a mota ou não, a regra não se aplica na mesma. Os comissários tinham de abrir uma excepção e em Espanha já é habitual não o fazerem.
O Greg Van Avermaet foi derrubado por uma mota, quando ía na frente na Clasica de San Sebastian em 2015 e no final levou umas palmadinhas nas costas.
Sinal, juro que nao duvido que tenha sido a moto. Aliás, mais correcto: nao sei ao certo o que originou o furo, por isso as hipóteses são várias.
Acredito que se fale, e amanhã revejo o vídeo e tento reparar no barulho que me pedes para reparar.
Essa outra situacao, quando liderava o gva, não dava no final para recomeçar no momento do acidente.

Aqui neste caso, se a mota é a responsável pelo furo, não pode penalizar o ciclista. O mínimo seria dar-lhe o tempo do vencedor. Ponto.

S

sinal

Guest
Pipo21 disse:
Sinal, juro que nao duvido que tenha sido a moto. Aliás, mais correcto: nao sei ao certo inquérito originou o furo, por isso as hipóteses são várias.
Acredito que se fale, e amanhã revejo o vídeo e tento reparar no barulho que me pedes para reparar.
Essa outra situacao, quando liderava o gva, não dava no final para recomeçar no momento do acidente.

Aqui neste caso, se a mota é a responsável pelo furo, não pode penalizar o ciclista. O mínimo seria dar-lhe o tempo do vencedor. Ponto.
A regra não diz isso. Se tu caíres 3100 metros da meta porque um cão se atravessa à tua frente. Tu não vais ter o mesmo tempo do que ganhou.

Aqui é o mesmo caso, troca o cão pela mota.
A regra é pouco flexível e injusta nalguns casos.

Eu referi o caso do GvA para te mostrar que em Espanha eles costumam ser pouco flexíveis. No final, até o pedido de desculpas custou a sair.

Pipo21

Bancada central
12 Dezembro 2013
1,915
230
37
Renens
Sim ok, visto pelo ponto de vista do cão...

Continuo no bom-senso.

E espero que haja flexibilidade. Se não houver... haverá mais hipóteses deste ciclista limpar um ou outra etapa. Dado que os adversários líderes para a geral tem uns 2 minutos de margem ;) e não deverao ligar muito aos ataques do Alanphillipe

S

sinal

Guest
Pipo21 disse:
Sim ok, visto pelo ponto de vista do cão...

Continuo no bom-senso.

E espero que haja flexibilidade. Se não houver... haverá mais hipóteses deste ciclista limpar um ou outra etapa. Dado que os adversários líderes para a geral tem uns 2 minutos de margem ;) e não deverao ligar muito aos ataques do Alanphillipe
Ora aí está. O bom senso, que alguns comissários não têm.

Esperemos que amanhã revertam a decisão.

S

sinal

Guest
@Pipo21 Voltei a rever as imagens umas 10 vezes. O som que te falo, deve ser a roda furada a bater na estrada, já não acho que seja roda com roda.
Mas imediatamente antes do Ala se queixar, a bicicleta dele dá uma guinada e é aí que me parece ter havido toque. Agora já não tenho tanta certeza, embora continue a achar que o furo foi provocado pela mota.

Em relação aos 3 Kms, nota-se nas imagens, que ele fura e continua, e passa por duas placas posicionadas nas bermas, que marcam 3 Kms. É bom referir que muitas vezes o GPS tem um erro nos Kms (erro de 100, 200 metros), porque o sinal é dado por uma mota (não é a mesma da transmissão) e neste caso a mesma podia estar atrasada, por isso marcava 3,2 Kms, quando ele passa por essas placas.

Mas eu coloco o vídeo, aqui está ele:
https://www.youtube.com/watch?v=vM6ninBy_9c

Suposto toque--->https://youtu.be/vM6ninBy_9c?t=1901
Quando ele passa pelas placas--->https://youtu.be/vM6ninBy_9c?t=1916

L

Lola

Guest
Aquilo que o Paulo Martins uma vez disse sobre a regra dos 3km, julgo que durante o Giro 2015, é que se o ciclista tiver o furo ou avaria antes dos 3kms finais mas conseguir levar a bike para os ultimos 3kms onde supostamente está protegido, isso não conta porque ele furou antes da protecção, logo apanha com o tempo que perder.

Atenção a minha fonte é o PM a probabilidade de ser asneira é grande :p

S

sinal

Guest
Lola disse:
Aquilo que o Paulo Martins uma vez disse sobre a regra dos 3km, julgo que durante o Giro 2015, é que se o ciclista tiver o furo ou avaria antes dos 3kms finais mas conseguir levar a bike para os ultimos 3kms onde supostamente está protegido, isso não conta porque ele furou antes da protecção, logo apanha com o tempo que perder.

Atenção a minha fonte é o PM a probabilidade de ser asneira é grande
É muito complicado definir onde ele furou.
Se alguém no pelotão furar a 3100 metros, obviamente que vai tentar parar depois dos 3 Kms, e como esta no pelotão, dificilmente os comissários sabem em que momento furou.

Pipo21

Bancada central
12 Dezembro 2013
1,915
230
37
Renens
A regra é dentro dos 3 km.
E o momento do furo é fora dos 3 km.

Se o tempo não for reposto tiramos duas conclusões:
- se furas antes da placa, e tens a TV a mostrar em directo o momento do furo/ou tens comissários a ver, já foste... tens que rapidamente Trocar a roda e pedalar, pedalar para minimizar estragos.
- que ontem foi um furo natural, e os protestos do Alan foi simplesmente pela proximidade da mota e assim não poder levar a bici para dentro dos 3km para alegar que furou dentro.

ora bem, mas estou convencido que o Alan sempre pensou que ser reposto o tempo do vencedor. Pois perde 2:19, para cumprir menos de 2,7km.
Mal fura, ele comunica com a equipa, deve ter havido um colega logo pronto a dar-lhe uma roda(estranho não ter habido uma moto TV na traseira acompanhar o processo.
Daí que cumpriu o que lhe restava em ritmo de passeio.

@sinal, sabes porquê digo que a mota apesar da proximidade não lhe toca? Repara nas sombras de ambos na estrada e há uma distância que nunca permite toque.
O momento da guinadela é quando fura.

L

Lola

Guest
sinal disse:
É muito complicado definir onde ele furou.
Se alguém no pelotão furar a 3100 metros, obviamente que vai tentar parar depois dos 3 Kms, e como esta no pelotão, dificilmente os comissários sabem em que momento furou.
Neste caso em concreto é muito fácil definir onde ele furou, meio mundo viu. A questão é: furou porque sim, ou furou porque a moto assim o provocou? Se foi a primeira os comissários deviam ter um pouquinho mais de consciência, se foi a segunda pronto, nada a fazer.

Eu também fiquei com a sensação que foi a moto mas a passividade da Quick Step pode querer dizer outra coisa.

Pipo21

Bancada central
12 Dezembro 2013
1,915
230
37
Renens
Por isso é que o bom senso devia imperar.
A não ser que as placas que estavam na estrada estavam erradamente colocados e ai.. quando ele para ainda está fora dos 3km.

Mas mais uma vez, o ciclista não tem acesso ao GPS da TV, e o que vê é a sinalização posta pela organização.

Estando bem ou mal a sinalização, ele entra bem dentro dos 3km

S

sinal

Guest
Pipo21 disse:
@sinal, sabes porquê digo que a mota apesar da proximidade não lhe toca? Repara nas sombras de ambos na estrada e há uma distância que nunca permite toque.
O momento da guinadela é quando fura.
A sombra é do cameraman, que está de pé. Por acaso ao contrário de ti, acho que está demasiado próximo e essa sombra, só me faz acreditar ainda mais que tocou.

Ou então foi uma enorme coincidência, a mota encosta tanto, o Ala dá uma guinadela nesse preciso momento e fura. Demasiadas coisas estranhas a acontecerem ao mesmo tempo.

S

sinal

Guest
Lola disse:
Neste caso em concreto é muito fácil definir onde ele furou, meio mundo viu.
Mas a regra não pode ser condicionada por factores extra, como o vídeo.

Além do mais, faz muito mais sentido, a regra definir onde ele pára. Até porque não é ilegal um ciclista fazer os Kms que quiser com o pneu furado, ele faz porque quer, se não perder tempo.
Faz muito mais sentido, contar apartir do momento que ele pára. Se está à frente ou inserido no pelotão, devia ter o mesmo tempo, tivesse furado 10 Kms antes ou 5 metros.