Proposta de alternativa à atual administração

Estado
Não está aberto para novas respostas.
J

Jorge Pacino

Guest
É isto que é preciso, sem dúvida: apresentar alternativas.

Mas é preciso muito cuidado porque muita gente vai querer aproveitar-se da situação difícil em que estamos.

E, na minha opinião, cai mal apresentar isto após o desaire de ontem. Dá ideia de ser muito a quente.

Trivelas

Arquibancada
4 Agosto 2016
377
98
Parabéns pela iniciativa e coragem de se afirmar como possível "cara".

Neste momento, acima de tudo, precisamos de um Movimento que se comece afirmar como embrião para um novo paradigma no nosso clube.

Se a sua publicação servir esse propósito, tem evidentemente o meu apoio.

Da minha parte (mesmo admitindo que talvez não possa fazer muito) e tal como outros membros deste vasto fórum, estarei disponível para colaborar no que for necessário!!

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,587
18,231
Tenho visto muita gente aqui disposta a colaborar numa alternativa à atual direção. Se por um lado isso me enche de contentamento, saber que há gente disposta a avançar com um projeto alternativo, por outro tenho de confessar que me enche de preocupação a forma como ele está a começar e como as pessoas aqui esperam que ele avance.

Querer juntar um qualquer número de pessoas para criar um projeto alternativo é uma forma errada de começar. Claro que um projeto não deve ser estanque e deve estar aberto a aceitar contribuições externas, mas tem que existir um projeto base para começar essas conversações.

Todas as pessoas que estão aqui a disponibilizar-se para contribuir têm com certeza ideias mais ou menos diferentes do que esperam de um presidente do NGC e qual o caminho que gostavam de ver o NGC a seguir. E se por um lado isso é bom, que as pessoas tenham as suas próprias ideias, no final de contas, quando houver uma decisão para tomar, apenas uma pessoa a vai tomar e neste momento ninguém sabe quais seriam as suas ideias sobre tema algum.

Ricardo, não estou com isto a criticar a tua posição ou dizer que não a deverias ter expresso, mas acho que era mais importante dizeres, este é o tipo de liderança que eu defendo, esta é a forma como eu organizaria o clube, esta é a forma como resolveria a situação financeira do clube, estes são os investimentos que acho que deveriam ser feitos, estas as prioridades...

Depois desta apresentação, aí sim poderia haver lugar a um abrir um projeto a novos contributos para reforçar e melhorar o projeto inicial. Porque neste momento aquilo que leio é eu não sei para onde vou, mas vamos-nos juntar todos e tentar escolher um caminho todos juntos.

Itsshowtime

Superior
17 Janeiro 2019
19
0
Ric_Sousa disse:
Isso não é tão importante assim porque grande parte da franja de apoio a Pinto da Costa é "info-excluída". É pessoal que o acha um grande presidente apenas "porque sim", "porque nos deu tudo", porque "sabe mais a dormir do que nós acordados", porque "não dá ponto sem nó - se correu mal alguma coisa é propositado e ele tem alguma coisa bem melhor na manga",... etc.

Este é o feedback que vou percebendo no dia-a-dia...
Sim grande parte diz isso mas como tu dizes dizem isso pois são info excluídos e não sabem de todo o mal que ele está a fazer ao NGC daí ser importante tentar fazer com que muitos abram os olhos com pequenos exemplos da má gestão desta sad , desde o FPF às comissões do alexandrinho , ao facto de já não defender o clube à anos e só vir falar na dragões diário etc.
Podíamos até tentar fazer um site com toda a informação lá exposta da porcaria que a sad tem feito e depois espalhávamos pequenas partes dessa informação pelas redes sociais com o link por baixo ....
Isto na minha opinião pois uma maneira de o retirar do Porto é retirando-lhe votos e deixar a semente de dúvida na cabeça das pessoas embora como dizes não seja fácil , mas acho que tentar não custa ...

Henrique13

Bancada central
14 Março 2012
1,201
673
PO disse:
Tenho visto muita gente aqui disposta a colaborar numa alternativa à atual direção. Se por um lado isso me enche de contentamento, saber que há gente disposta a avançar com um projeto alternativo, por outro tenho de confessar que me enche de preocupação a forma como ele está a começar e como as pessoas aqui esperam que ele avance.

Querer juntar um qualquer número de pessoas para criar um projeto alternativo é uma forma errada de começar. Claro que um projeto não deve ser estanque e deve estar aberto a aceitar contribuições externas, mas tem que existir um projeto base para começar essas conversações.

Todas as pessoas que estão aqui a disponibilizar-se para contribuir têm com certeza ideias mais ou menos diferentes do que esperam de um presidente do NGC e qual o caminho que gostavam de ver o NGC a seguir. E se por um lado isso é bom, que as pessoas tenham as suas próprias ideias, no final de contas, quando houver uma decisão para tomar, apenas uma pessoa a vai tomar e neste momento ninguém sabe quais seriam as suas ideias sobre tema algum.

Ricardo, não estou com isto a criticar a tua posição ou dizer que não a deverias ter expresso, mas acho que era mais importante dizeres, este é o tipo de liderança que eu defendo, esta é a forma como eu organizaria o clube, esta é a forma como resolveria a situação financeira do clube, estes são os investimentos que acho que deveriam ser feitos, estas as prioridades...

Depois desta apresentação, aí sim poderia haver lugar a um abrir um projeto a novos contributos para reforçar e melhorar o projeto inicial. Porque neste momento aquilo que leio é eu não sei para onde vou, mas vamos-nos juntar todos e tentar escolher um caminho todos juntos.
Percebo o que dizes e pensei no mesmo. No entanto, na minha opinião, o importante nesta fase é abanar as hostes, criar espaço para o debate, para o contraditório.
No fundo é fazer com que os deuses desçam à terra e falem com os comuns mortais.

Se for possível criar um movimento e provoque reação na SAD, mesmo não chegando a eleições numa fase inicial, no meu ponto de vista, já é uma enorme vitória.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sergio Filipe Costa

Bancada lateral
3 Dezembro 2016
517
26
Itsshowtime disse:
Sim grande parte diz isso mas como tu dizes dizem isso pois são info excluídos e não sabem de todo o mal que ele está a fazer ao NGC daí ser importante tentar fazer com que muitos abram os olhos com pequenos exemplos da má gestão desta sad , desde o FPF às comissões do alexandrinho , ao facto de já não defender o clube à anos e só vir falar na dragões diário etc.
Podíamos até tentar fazer um site com toda a informação lá exposta da porcaria que a sad tem feito e depois espalhávamos pequenas partes dessa informação pelas redes sociais com o link por baixo ....
Isto na minha opinião pois uma maneira de o retirar do Porto é retirando-lhe votos e deixar a semente de dúvida na cabeça das pessoas embora como dizes não seja fácil , mas acho que tentar não custa ...
era o que falta andarmos a trabalhar contra o clube.... Só a um caminho, criar um candidato é um apoio e pedir uma assembleia. Nem que não seja para ganhar inicialmente...

Itsshowtime

Superior
17 Janeiro 2019
19
0
Sergio Filipe Costa disse:
era o que falta andarmos a trabalhar contra o clube.... Só a um caminho, criar um candidato é um apoio e pedir uma assembleia. Nem que não seja para ganhar inicialmente...

Não é trabalhar contra o clube amigo acho que me entendeste mal, é sim trabalhar contra pinto da costa e esta sad expondo o que nós aqui no fórum sabemos , mas que muitos fora do fórum não sabem , à deles que nem sabem que o alexandrinho ganha milhares de euros à nossa custa todos os anos por exemplo e só mete cá entulho .

Capucho

Tribuna
3 Julho 2009
4,070
5,287
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Parabéns pelos tomates! Se precisares de ajuda não tenho problema em dar a cara também

Sergio Filipe Costa

Bancada lateral
3 Dezembro 2016
517
26
O problema é que não sabemos nada, não temos toupeiras que eu saiba.... Se não entrar gente nova e fazer uma auditoria completa ,nunca vamos saber os possíveis podres do clube! Quer dizer vamos sim mais aí já estamos sem retorno....

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,289
26,017
Conquistas
1
Vartan, tens o meu respeito pela tua coragem.

Se precisares de dinheiro, não peças a mim...

Fiquei hoje a saber que tenho um charuto de telemóvel...

Xabiote

Bancada central
25 Maio 2014
1,204
424
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Só há evolução com confrontação de ideias.

Nunca me fiz sócio pois não quero dar dinheiro para ser gerido da forma que suspeitamos.
Neste momento pondero fazer-me sócio para poder mostrar o meu desagrado pelo rumo das coisas.
Fazendo-me sócio nesta altura irei a tempo de votar nas próximas eleições?

Muitos parabéns pela iniciativa.
É essencial haver oposição pois os actuais dirigentes estão demasiado confortáveis nas suas torres de marfim.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,289
26,017
Conquistas
1
Xabiote disse:
Só há evolução com confrontação de ideias.

Nunca me fiz sócio pois não quero dar dinheiro para ser gerido da forma que suspeitamos.
Neste momento pondero fazer-me sócio para poder mostrar o meu desagrado pelo rumo das coisas.
Fazendo-me sócio nesta altura irei a tempo de votar nas próximas eleições?

Muitos parabéns pela iniciativa.
É essencial haver oposição pois os actuais dirigentes estão demasiado confortáveis nas suas torres de marfim.
Geralmente é necessário um período mínimo de anos como sócio...

Gomes

Tribuna
8 Maio 2016
2,836
2,799
Conquistas
3
Valadares
  • Jardel
  • Lucho González
  • Fernando "Bibota" Gomes
Viva o futebol clube do Porto! Obrigado pela iniciativa, no que puder ser util, estarei disponível. Viva o futebol clube do Porto.

Enviado do meu SM-J600FN através do Tapatalk

Fátima

Arquibancada
26 Setembro 2016
475
0
Não sei se percebeste, mas é possível que estejas a fazer História.
Se isto realmente for para a frente, claro que vamos perder contra Pinto da Costa. Mas só o facto de haver uma alternativa obrigará ao debate e mostrará que nem todos os portistas estão conformados com o rumo do clube.
Claro que uma alternativa pode ser lançada num fórum, mas nunca poderá ser gerida a partir daí.
Aconselho-te a criares um grupo pequeno  com o qual queiras avancar. Presencialmente, com esse grupo, definires linhas de acção e as pessoas que poderão dar um contributo válido nas mais diversas áreas.
Podes contar comigo.
E obrigado.

twisted-dragon

Bancada central
13 Setembro 2006
1,520
0
40
Oliveira de Azeméis
Não li as 7 páginas, mas ir contra JNLPC é um erro e injusto.
Deu muito pelo clube e acredito que queira o seu melhor. O problema é quem o acompanha neste momento e que está aqui desde que o presidente ficou enfraquecido por questões de saúde. Eu diria que a alternativa tem de ter em conta não o afastamento de PdC mas sim da sua equipa. Talvez pondo PdC como presidente Honorário.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
31,754
12,358
Vartan disse:
Boa tarde a todos,

Antes de mais quero apresentar-me, em nome próprio, e não pelo meu username. O meu nome é Ricardo Guimarães, tenho 36 anos e sou associado do FC Porto desde 1987.

Como podem verificar pelo meu historial, não sou um utilizador ativo deste fórum, mas reconheço este espaço como uma das maiores, senão a maior, plataforma agregadora de sócios, adeptos e simpatizantes do FC Porto.

Viajo bastante, por motivos profissionais, e utilizo algum desse tempo a ler, neste espaço, a opinião de outros portistas, que como eu, nutrem uma paixão por um clube, que representa mais do que uma associação desportiva. Com o tempo, aprendi também a reconhecer diversos utilizadores como portistas com conhecimentos profundos do clube, quer ao nível do futebol, quer ao nível das outras modalidades.

Escrevo este post, depois da derrota frente ao FC Krasnodar, não pelo peso da derrota em si, mas por esta ser mais uma evidência de um processo de degradação, e direi mesmo podridão, que vem infetando o nosso clube, há já diversos anos.

Podemos discuir o treinador, as opções tácticas, a qualidade deste ou daquele jogador, mas os problemas são nesta altura bem mais profundos do que qualquer questão individual ou conjectural. Respeito a opinião de outros, que podem identificar  diferentes responsáveis pela atual situação do clube, mas creio que a generalidade concorda que algo está bastante mal.

Cresci a olhar para Jorge Nuno Pinto da Costa  como alguém quase transcendente, muitas vezes como um herói maior de uma história que conta com Madjer, João Pinto, André, Jardel ou Deco, só para citar alguns. Dito isto, como tudo na vida, creio que chegou a altura de terminar um ciclo. Nunca poderei agradecer, a este presidente, de forma suficiente todas as alegrias que me proporcionou, mas está na altura de proteger esse legado, antes que um dos meu heróis se torne o vilão.

Não conheci durante a minha vida outro presidente, e por isso, o FC Porto e os seus valores sempre se personificaram neste homem, que liderou o clube, muitas vezes, contra tudo e contra todos. Esse é o espirito que sempre nos identificou, a coragem, muitas vezes a rebeldia, o espírito de conquista, o confronto contra o poder central e contra poderes instalados. As lutas e desafios, muitas vezes contra todas as probabilidades, mas com a certeza de que mesmo em inferioridade o espírito de conquista, o cerrar de dentes, a superação, o suor e um incontrolável desejo de vitória fazia de nós um conjunto mais forte do que a soma das partes. Podíamos não ser os melhores, mas éramos os que mais queríamos!

Como eu, creio que existe toda uma geração, que aprendeu a superar-se e a ultrapassar desafios, empoderados por um espírito que se tornou parte de um ADN, do ser Portista. Numa forma de estar, de pensar e de sentir um clube, uma cidade e toda uma região.

Leio e ouço constantemente, que não vale a pena iniciar um projecto alternativo enquanto Pinto da Costa se mantiver no poder. Adicionalmente, existe um medo de avançar contra uma máquina de proteção deste sistema, na qual se destaca a principal claque de apoio ao clube, que com o tempo se tornou, ela própria, uma organização comprada por privilégios, enriquecimento  e relações pouco claras com esta administração.

Mas sabem que mais? Não foi contra isto que fomos ensinados a lutar? Não foi este mesmo presidente que nos mostrou como levantar a voz em favor daquilo em que acreditamos?

Estamos há espera de algum putativo candidato, que só estará disponivel quando as condições forem as certas? Quando for cômodo? É este o tipo de projecto e de liderança que precisamos e que os últimos 30 anos demonstraram que um clube como o nosso precisa?

Com tudo isto em mente, aqui estou eu pronto para dar o primeiro passo, e disponibilizar-me para ser a cara de uma alternativa. Acima de tudo para criar um movimento de mudança, que devolva o clube aos seus valores e identidade, e que deixe de ser uma fonte de aproveitamento para alguns.

Como escrevi anteriormente, reconheço neste fórum, diversos utilizadores com um know-how muito superior ao meu em diversas áreas do clube. Se houver interesse, seria óptimo criar um grupo de trabalho que pudesse consolidar uma estratágia de futuro para o nosso clube.

Não tenho de ser eu a encabeçar o projecto, estou certo que existem outros, no universo portista, com enormes capacidades para o fazer, mas chegou a hora de avançar e deixar simplesmente de nos queixarmos. Se outros, mais qualificados aparecerem, deixo aqui a minha disponibilidade para colaborar, da forma que considerem mais útil. Seja intelectualmente, através de ideias, ou até financeiramente.

Nunca tive nenhum tipo de ligação profissional ao futebol. Tenho uma carreira profissional consolidada e lidero, neste momento, uma empresa multinacional com com sede nos Estados Unidos. Passo por isso tempo significativo fora de Portugal. Digo isto para dizer que não preciso do FC Porto para viver, aliás, como fica evidente pela experiência de outros, a exposição associada a um projecto alternativo ao atual, virá certamente com mais aspectos negativos do que positivos. Mas não fazer nada não me parece alternativa. Não foi isso que fui ensinado a fazer.

Tenho para mim que o próximo  presidente terá uma missão quase impossível. Primeiro terá sobre si, o legado de Pinto da Costa, o presidente mais vitorioso de sempre. Em segundo lugar, parece-me cada vez mais evidente que a proxima direção irá receber o clube num estado incrivelmente difícil, tanto a nível financeiro, mas mais importante a nível de valores.
Mas sabem que mais? Se não for agora, quando será?

Eu dou o primeiro passo, dou a cara e estou pronto para a luta. Podemos perder? Talvez. Mas como o atual presidente nos ensinou, isso não é razão para deixar de lutar.

Espero acima de tudo que isto possa ser o inicio de um projecto de mudança, seja comigo ou com qualquer outro portista de se reveja na mesma necessidade de recuperar o FC Porto para os valores que nos fizeram uma história de sucesso pelo Mundo inteiro!

Talvez o que proponho seja utópico. Talvez o que escrevi seja uma carta da amor, a essa saudade, de ver o FC Porto a ser o reflexo de uma forma de estar, mas é certamente algo pelo qual estou disponível para lutar!
Vamos a isso?

Um abraço,
Ricardo Guimarães
Parabéns pela iniciativa. No que puder, darei a minha ajuda.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,587
18,231
Gostava de deixar aqui um desafio a todos: quais são as medidas, políticas, prioridades, opções... que acham que uma nova direção deve seguir?

Estado
Não está aberto para novas respostas.