Proposta de alternativa à atual administração

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
29,432
43,855
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Raba disse:
O meu comentário é a realidade. Bem podes continuar a dizer o que te mandam, que eu cá continuo a pensar pela minha própria cabeça.
Vires para aqui dizer que nas AGs há tolerância para opiniões anti-PdC é o mesmo que dizeres que a solução para tornar o rival um clube limpo seria reunir com eles e apelar ao bom senso. Percebes? Dá vontade de rir...

O Porto à beira da falência e ainda há quem continue a bater palmas. Espero que sejam bem pagos, bem merecem... prestarem-se a um papel desses...
La está. Não tens argumentos para mais. Partem logo Para "pagam para vocês dizerem isto..para dizerem aquilo".. Já me tiraste as dúvidas. És apenas um bitaiteiro.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,568
27,186
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Eclipsisboy disse:
La está. Não tens argumentos para mais. Partem logo Para "pagam para vocês dizerem isto..para dizerem aquilo".. Já me tiraste as dúvidas. És apenas um bitaiteiro.
Antes bitaiteiro que cartilheiro.
E por aqui me fico...

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
17,892
9,884
parece que o maior inimigo do porto são os próprios portistas
malta deixem de lado essas discussões porque temos é que remar todos para o mesmo lado , a divergência de opiniões deve ser discutida de forma saudável e nao de forma a acirrar ódios e discussões.

todos queremos uma coisa ..... que o porto volte a ser porto e que ganhe.
como isso pode acontecer ? compete a nós todos trocar ideias / opiniões / possibilidades para que possamos contribuir de alguma forma para que  isso aconteça.

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,665
23,846
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Vartan disse:
Boa tarde a todos,

Passadas cerca de 24 horas do meu post inicial, e depois de ter lido com atenção todas as mensagens postadas, quer aqui, quer aquelas enviadas em privado, acho que um objectivo muito básico foi conseguido - existe uma massa crítica que surgiu motivada a procurar soluções para o clube.

De “ninguém se arrisca a avançar” ou “não vale a pena”, num curto período de tempo, um número significativo de sócios e adeptos, deu um passo em frente e mostrou disponibilidade para ajudar. Sem medo de questionar e arriscar. Esta amostra de vitalidade é o que nos dá garantia de que juntos podemos, no mínimo dos mínimos, forçar a atual direção a contrapor ideias e a apresentar um projeto.

Agradeço as mensagens de apoio que me foram dirigidas, que entendo obviamente como apoio à criação de um projeto alternativo e não propriamente à minha proposta pessoal. Até porque, eu ainda não a apresentei.

Esse não era no entanto o objectivo do meu post inicial, mas sim dar um “abanão” e mostrar que está na altura de dar um passo em frente e passar ao trabalho.

Até porque se de propostas concretas falamos, sabem quantas, das que foram apresentadas por estes órgãos sociais, aquando das últimas eleições, foram cumpridas?
Todas...ou nenhuma, dependendo da perspectiva de cada um.

79% dos sócios votantes em 2016, elegeu um projeto que não existia, já que nenhum foi apresentado. Não foi feito nenhum esforço para apresentar uma linha que fosse de um programa eleitoral. O voto foi feito, parece-me óbvio, pelo passado e não pelo futuro.

Este acomodamento, e sobretudo falta de exigência, começa em todos nós.

Se os únicos resultados de um qualquer processo iniciado por um conjunto de sócios e adeptos forem, em primeiro lugar, obrigar a administração a dar explicações concretas sobre o porquê do clube ter caído neste estado de fragilidade e de delapidação dos seus recursos, precisamente após um dos seus períodos mais vitoriosos e proveitosos financeiramente, e adicionalmente incutir algum sentimento de urgência para a necessidade de apresentar um projeto, que os sócios possam avaliar e, caso o aprovem, possam utilizar como um instrumento de avaliação da atividade gestão do clube, então creio que já contribuímos positivamente para o futuro do clube.

Obviamente que isto implica que qualquer projeto que eu possa apresentar, ou dar o meu apoio, tem de incluir uma visão clara daqueles que são os objetivos para o clube não só no próximo mandato, mas para a criação de bases sustentáveis para um futuro sólido.

Para mim, existem alguns conceitos básicos em que acredito:

? É preciso garantir uma gestão profissional, exigente, rigorosa e, muito importante, transparente.

? Introduzir medidas concretas que possam evitar a queda do clube numa situação financeira incontrolável, pela introdução de metas anuais precisas, para a redução dos custos, melhorar o aproveitamento dos recursos humanos disponíveis e sobretudo apostar na criação de novas áreas de negócio e de valor para o clube.

Para começar e dando o exemplo a partir de cima, acabar com prémios monetários obscenos quando se falham todos os objetivos, quer financeiros, quer desportivos. O trabalho e o sucesso devem ser reconhecidos mas a incompetência não! Acredito ainda que seria benéfico, colocar uma limitação nos estatutos, no sentido de limitar os mandatos consecutivos. No mundo em que vivemos é necessária uma renovação constante das ideias e dos processos de gestão.

? Repensar toda a comunicação do clube, para fora e sobretudo para dentro. Aproximar os adeptos do dia a dia da entidade. Utilizar os meios já disponíveis para chegar a mais adeptos e promover o envolvimento de todos aqueles que tenham o objectivo de melhorar a gestão do FC Porto.

? Apresentar um projeto desportivo para o futebol com o foco na formação do clube. Garantir que se criam as condições próprias para promover o talento e a excelência desportiva e acadêmica. A começar por um centro de formação ao nível do FC Porto.

Relacionado com isto,é importante garantir os melhores a trabalhar no desenvolvimento da formação, e não utilizar posições na estrutura para agradar a este ou aquele.

Os escalões de formação, incluindo a equipa B, devem ser isso mesmo, formativos, e não um meio de negócio para a colocação de jogadores de qualidade duvidosa agenciados por “amigos” da administração. Acredito que se deva colocar alguns limites ao número de atletas que devem ser contratados para a equipa B, garantindo assim, espaço para a promoção e oportunidades para o talento interno.

? Fazer uma aposta clara no scouting do clube. Esta foi a base de muitos dos sucessos desportivos a que todos assistimos. Hoje, mais do que nunca, devido às limitações financeiras, é preciso encontrar novas formas de encontrar talento a valores acessíveis.

? Fazer uma aposta séria, mas obviamente enquadrada numa gestão rigorosa, nas diversas modalidades do clube que não o futebol. Afinal, quem é que ainda nos vai proporcionando alegrias, com uma pequeníssima parte das condições que são proporcionadas ao futebol?

Uma nota: no canal oficial do clube no YouTube o último video, postado dia 4 de Agosto, faz referência à vitória da 4a etapa da Volta a Portugal. Entretanto garantimos a vitória individual, colectiva e colocamos 4 atletas nos 5 primeiros. Será que quem cria o conteúdo foi de férias e ninguém foi avisado?

Além dos pontos que mencionei, existem diversos outros aspectos do clube onde creio serem necessárias melhorias importantes, a estratégia para o Marketing é um exemplo óbvio.

Tenho trabalhado há já algum tempo num conjunto de propostas que possam detalhar aquilo que, acredito, possa beneficiar o clube. Propostas essas que possam depois ser alvo de discussão e apreciação por parte dos adeptos do FC Porto. Esse trabalho tem sido realizado com outros sócios, fora da esfera virtual, mas como já mencionei no post anterior, reconheço neste espaço vários utilizadores com conhecimentos específicos em diversas áreas e que podem obviamente ser mais valias em áreas que não domino.

Não é fácil a discussão de ideias concretas numa plataforma como esta. Nesta fase, não acredito que seja produtivo um encontro aberto a todos para discussão de ideias, pelo menos até existir uma proposta mais estruturada.

Além do mais, para além de todos os sócios e adeptos que pudessem ter interesse em participar, teríamos de encontrar um espaço suficientemente grande para acolher outros elementos, provavelmente mais interessados em desconstruir e intimidar do que em acrescentar valor. Creio que percebem o que quero dizer.

Os próximos passos para mim serão:

? Nas próximos dias/semanas irei contactar alguns dos utilizadores que mostraram disponibilidade para ajudar, para podermos discutir algumas ideias, trocar pontos de vista e avaliar diferentes estratégias. O objectivo será também perceber como cada um pode acrescentar valor.

? De seguida criar grupos de trabalho, focados em áreas de especialidade, e utilizar os conhecimentos específicos de cada um para criar novas propostas e melhorar as existentes

? Apresentar um conjunto de propostas concretas e, a partir daí, aumentar os grupos de discussão, e abrir a oportunidade a qualquer outro sócio ou adepto que queira contribuir.

Obviamente contínuo aqui, para ouvir todo e qualquer feedback ou ideias, que possam entretanto surgir.

Também para outros que conheçam, e possam ter interesse em participar, mas não se encontrem neste fórum, deixo aqui um contacto de email para que se involvam neste projecto: alternativa.fcporto@gmail.com

Abraço,
Ricardo
Parece-me que estás a dar os passos certos Ricardo. A forma como pensas evoluir a partir do teu post inicial é exactamente aquilo que tinha pensado ser o melhor. Sou mais um disposto a ajudar e contribuir.
Um grande abraço azul e branco

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

Holy Dragon

Bancada central
27 Maio 2019
1,623
1,763
ryback disse:
parece que o maior inimigo do porto são os próprios portistas
malta deixem de lado essas discussões porque temos é que remar todos para o mesmo lado , a divergência de opiniões deve ser discutida de forma saudável e nao de forma a acirrar ódios e discussões.

todos queremos uma coisa ..... que o porto volte a ser porto e que ganhe.
como isso pode acontecer ? compete a nós todos trocar ideias / opiniões / possibilidades para que possamos contribuir de alguma forma para que  isso aconteça.
As vezes e necessario ruptura, mover aguas paradas para avancar. O Pinto da Costa sabe-o bem, quando o fez (e bem) no passado.

Sim todos queremos a mesma coisa, coincidimos muitos na identificacao de problems (SAD ultrapassada, Fernando gomes financas, APC, irmao caldeira e uma serie de conflitos de interesse, etc), mas alguns vao continuar a remar para o lado q lhes interesse, e outros (espero muitos) para o lado q interesse ao clube

Fátima

Arquibancada
26 Setembro 2016
475
0
A culpa nunca é dos nossos. São sempre as más companhias.
A culpa nunca é de Pinto da Costa, mas dos malvados da SAD e de todos os que a envolvem.
E não é ele que assina? E não é ele que é o presidente?
Até parece que esta mama é de hoje ou dos últimos anos. Até podia recuar à venda do Rui Barros à Juventus. Quem mamou?
Vão ver como se estouraram mais de 100 milhões de euros em 2004. Quem mamou?
Durante anos, Pinto da Costa foi rei e senhor. Ninguém mexia. O problema é que, com a idade e a saúde, perdeu o controle e agora todos mamam.
Porque, de resto, mamões sempre houve no clube

Duraes

Bancada lateral
10 Março 2012
860
31
Fátima disse:
A culpa nunca é de Pinto da Costa, mas dos malvados da SAD e de todos os que a envolvem.
Até parece que esta mama é de hoje ou dos últimos anos. Até podia recuar à venda do Rui Barros à Juventus. Quem mamou?
Durante anos, Pinto da Costa foi rei e senhor. Ninguém mexia. O problema é que, com a idade e a saúde, perdeu o controle e agora todos mamam.
Exactamente, mamões sempre houve. O que é mais grave, é quando essas comissões e quem as recebe, passa a  comandar as contratações. Deixou-se de contratar para benefício do clube, para em contrapartida, encher os bolsos de alguns (alguns esses que nem pertencem aos quadros do clube, como é o caso do energúmeno do Alexandrino), lesando gravemente o clube a vários níveis. E é como dizes Fatima, o culpado é PC, não só ele, mas acima de tudo, ele.

Nyctalus

Tribuna
1 Setembro 2012
4,075
4,612
Conquistas
5
40
Sligo - Irlanda
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
Excelente iniciativa, Ricardo @Vartan ! Mais do que vencer as eleições, a lista e ideias que vão sair daqui (espero!) servirão para reanimar um corpo (SAD) que se encontra em completo estado vegetativo. É necessário fazer os sócios e os adeptos acordarem deste coma (induzido?), já chega de olhar apenas para o passado... Lembram-se como eram as toupeiras e, como são hoje os viscondes?! Tenho a certeza que não é isso que queremos! Quero ver o meu clube vencer em HD, 4K, 8K... etc.

O passado enche-nos a todos de orgulho, o passado foi apenas possível graças a certas individualidades que se revoltaram contra o estado de resignação que reinava no clube. Uma dessas pessoas era PdC, que junto com Pedroto, lutaram para erguer o clube a histórico europeu. Concordo com aqueles que colocam PdC como putativo presidente honorário (como era Di Stefano no Real), nem sempre esteve bem nestas décadas à frente do clube (e, principalmente, estes anos que o digam) mas é alguém a quem o clube tem que colocar em destaque.

Por razões diferenciadas, nunca pude ser sócio do clube, mas amo-o profundamente desde que me conheço. Em criança, segui o clube para todo o lado (excepto ilhas e fora nas competições europeias) durante os anos do Penta. Muitos jogos vi nas Antas, muitas tardes/noites de glória... algumas (poucas) de derrota e de tristeza. Eram essas de tristeza que nos faziam mais fortes, e nenhum clube gostava de jogar connosco depois de uma dessas noites. Sinto que os últimos 6 anos têm sido uma dessas noites, bem longas... Sabemos que muitos factores estranhos externos nos fizeram perder muito, mas tenho pena que os principais culpados sejam gente que está dentro do clube. São estes últimos que, neste momento, temos poder para mudar... ou obrigá-los a mudar, obrigá-los a responder perante os sócios/adeptos. Tenho medo, muito medo, que a maioria dos adeptos acorde tarde... demasiado tarde para reerguer o NOSSO clube!

Como disse, não sou sócio e, para complicar mais as coisas, estou fora no Brasil... mas estou completamente à disposição naquilo que acharem que eu possa ser útil.

19 Maio 2008
3,119
16
Louvo a tua iniciativa Ricardo @Vartan e espero a mesma que seja no sentido de criar uma vaga de fundo para renovar geracionalmente e estruturalmente de forma disruptiva o nosso FCP.

Manifesto programático e novos estatutos de proposta para clube com todas as novas ideias e modelo de negócio são essenciais definir.

Pessoas, de várias áreas, competentes, sérias e dedicadas.

Provavelmente sponsors para a realização de novos investimentos estruturantes como Centro de treinos das camadas jovens ou centro de alto rendimento.

Preparar uma lista sólida para ir a eleições em 2020 e criar os meios financeiros para a pagar.

Apesar de existirem 1/2 notáveis que me agradam sei que há milhares de portistas não mediaticos muito mais competentes.

A partir desta plataforma e das redes que a conectam encontrarás muito boa gente.

Eu acompanharei o desenvolvimento desta iniciativa e se ela for válida no mínimo terás o meu voto. Mas com certeza a minha enorme gratidão.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,097
24,738
Gaia
Desejo sempre as vitórias do meu clube, no entanto espero que se o clube voltar às vitórias e conseguir sucessos, esta iniciativa NÃO PARE, todas as iniciativas são vitais para o futuro do clube.

Estamos fartos de ser enganados, não chega impedir o Penta odo trafica. Não basta ir às finais. É preciso ganhar e ter Projetos em vários dominios, por isso estas iniciativas têm de continuar.

Raul Pinto

Bancada central
27 Novembro 2008
1,944
1,079
Porto
Esta iniciativa é de louvar, não deve parar, é essencial que no clube exista opinião crítica, não podêmos nem devêmos ficar parados e ancorados à imagem do passado de Pinto da Costa. Todos os grandes líderes devem sair após as conquistas e antes de entrarem na fase descendente das suas vidas sob o risco de caírem no rídiculo, e julgo que é um pouco aquilo que se está a passar no NGC.
Como tal, não tenho dúvidas que chegou a hora de agirmos, de tomarmos as rédeas do clube antes que o mesmo possa cair nas mãos de oportunistas, esta é a altura certa! Só o facto de existir uma lista concorrente, vai com certeza fomentar e impulsionar a mudança que o clube tanto necessita. Sendo assim, estou disponível para ajudar este projeto naquilo que for necessário. Sr. Ricardo Guimarães e restantes membros deste fórum, não deixem morrer esta ideia. Avancêmos!

Enviado do meu SM-A500FU através do Tapatalk

Raul Pinto

Bancada central
27 Novembro 2008
1,944
1,079
Porto
Gostava de saber qual o motivo para que aquilo que escrevi tenha sido apagado? Alguém me pode explicar?

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
21,807
23,660
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Raul Pinto disse:
Gostava de saber qual o motivo para que aquilo que escrevi tenha sido apagado? Alguém me pode explicar?

Não li. Ofendeste alguém?  Estão aí as tuas das 16 e tal.

Raul Pinto

Bancada central
27 Novembro 2008
1,944
1,079
Porto
Miguel Alexandre disse:
Não li. Ofendeste alguém?  Estão aí as tuas das 16 e tal.
Foram apagadas bastantes mensagens, ás 16 horas quando escrevi era a mensagem #337 e agora estamos num no inferior. Inclusive, noto que foi apagada também uma mensagem do @grandeporto. Pode ter sido propositado por causa dos infiltrados.. não sei.

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Raul Pinto disse:
Foram apagadas bastantes mensagens, ás 16 horas quando escrevi era a mensagem #337 e agora estamos num no inferior. Inclusive, noto que foi apagada também uma mensagem do @grandeporto. Pode ter sido propositado por causa dos infiltrados.. não sei.

A moderação faz isso, apesar das mensagens poderem ficar algum tempo “no ar” não quer dizer que não possam ser apagadas mais tarde.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,401
10,577
Conquistas
7
45
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
em sede de RH o Porto deveria voltar a um paradigma antigo em que, em tempos, era reconhecido.

um jovem atleta da formação deve efectivamente passar por todo um processo formativo - um atleta do FCPorto não pode ser apenas um atleta excepcional, deve ser um homem excepcional e ser preparado para, dentro da medida do possível, ser um modelo de exemplo e referência para os demais.

Em todo o processo de formação deveria haver a figura de "tutores" no clube - auxiliares das equipas tecnicas - profissionais de diversas áreas que acompanhassem os jovens atletas - psicologia, nutrição, etc. mas não só - aliar a evolução dos atletas ao progresso escolar e, acima de tudo, a uma assimilação de identidade do Porto, do Norte, do clube, das suas gentes e da ideologia de toda uma região.

Não digo que só se use Portistas ou habitantes da região (como acontece com o Bilbao) mas que se "portifique" quem vem para o Porto. Parte do trabalho genial e brilhante do AVB passou pela motivação dos atletas nesse sentido.

Um Felix jamais teria que trocar o FCP por um rival porque se este trabalho fosse bem feito seria inconcebível para si, enquanto ser humano, enquanto portista, enquanto Homem bem formado, representar aquela escória lá de baixo... o que vemos, independentemente do valor desse atleta, é que como pessoa, parece mal formado e formatado para toda a batotice que grassa naquele clube lá de baixo.

a criação de uma identidade do "jogador à Porto", seja em que modalidade for, é a única hipótese de ver atletas a verdadeiramente vestirem a nossa camisola e a honrarem os brasões deste clube.

no plantel sénior, em tempos, falava-se que um atleta no nosso clube não tinha qualquer preocupação... tudo era tratado pela "estrutura". Penso que hoje isto já não acontece - sei de algumas situações pessoais de alguns atletas que foram eles que andaram pessoalmente a resolver os problemas e questões. Nesse sentido o clube deveria ter - à semelhança de alguns serviços que hoje já existem externalizados e comercializados - uma equipa de "care takers", pessoas responsáveis por todos e quaisquer aspectos da vida dos atletas (era um serviço disponibilizado ao atleta, claro, não obrigatório) mas que permitisse facilitar a vida destes de forma a concentrarem-se unicamente no que interessa - o seu trabalho.

Mas de certa forma permitiria ao clube ter uma presença activa, benéfica e patriarcal na vida dos atletas - gerando nestes um reconhecimento e sentido de gratidão por uma instituição que lhes daria muito mais do que o simples cheque de ordenado no final do mês - e isto interliga com a identidade do atleta com a instituição - fazendo-o sentir-se parte de uma família.

(lembro-me de um Deco mencionar o apoio que foi dado pelo Presidente no seu divórcio por exemplo, mas isso não pode ser a excepção, não pode ser um acto isolado de um Presidente com um dos seus melhores atletas, tem que ser institucionalizado, tem que haver uma resposta criada e implementada por toda uma estrutura assente no bem estar dos atletas para obter dos mesmos o mais alto rendimento.

este poderia ser um factor diferenciador que permitiria em situações de contratação, fazer um atleta optar pelo nosso clube em detrimento de outros.

isto poderia ser feito com uma estrutura leve, altamente competente e especializada - não seria à partida um acréscimo de custo em sede de RH - é necessário analisar muito bem a presente estrutura e perceber dentro dos quadros da empresa quem é que faz o quê e por quanto.

a começar na actual direcção, existem pessoas a ganhar enormidades e aposto que, no final de cada dia, nenhum deles produz nada e que são figuras meramente decorativas e extremamente caras na estrutura.

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,195
1,300
Fátima disse:
Há que ir mais atrás!
Venda do Futre: os fluxos financeiros foram operados através de um banco em Vigo.
Era a maior transferência da nossa história. E, dada a sua importância e para que não houvesse dúvidas, foi proposto ao presidente, por um então vice da direcção, fazer a necessária e curta viagem - de carro - acompanhado pelo tesoureiro do clube.
E o Pinto da Costa agradeceu e disse que não era preciso maçarem-se, que ele tratava de tudo sozinho.
Querem assim ou com mais molho?
Por último, defesa da honra: neste caso, da minha!
Dizes que "mamões sempre houve no clube". Eu andei por lá e, nos meus bolsos nunca entrou um tostão: antes pelo contrário!
Portanto - e quanto a mim, pelo menos, fazes o favor de engolir o que disseste.

Estado
Não está aberto para novas respostas.