Proposta de alternativa à atual administração

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Trivelas

Arquibancada
4 Agosto 2016
377
98
Só apetece dizer aos actuais detentores do poder na SAD, adaptando um pouco o poema de José Régio (de quem o nosso presidente tanto gosta), que:

(Ainda) Não sei por onde vamos (com este projecto),
Não sei para onde vamos,
- Sei (sabemos) que não vamos por aí!

Parabéns ao criador do projecto/ideia e que a força não te/nos falte!

fonte

Bancada central
17 Maio 2016
1,109
830
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Haver alguém disposto a ser uma alternativa já é de louvar.
Sou sócio muito recente e infelizmente acho que já não vou a tempo de poder votar em 2020, de qualquer forma conta com o meu apoio nem que seja teorico.

Boa sorte e muita força para o que infelizmente terás de enfrentar.
Nem imagino a quantidade de gente que vai espernear para não perder a mama a que se habituou.

Abraço.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,077
86,116
40
fonte disse:
Haver alguém disposto a ser uma alternativa já é de louvar.
Sou sócio muito recente e infelizmente acho que já não vou a tempo de poder votar em 2020, de qualquer forma conta com o meu apoio nem que seja teorico.

Boa sorte e muita força para o que infelizmente terás de enfrentar.
Nem imagino a quantidade de gente que vai espernear para não perder a mama a que se habituou.

Abraço.
Se receber ameaças cá estaremos todos ao lado dele para o que for preciso! Eu estarei.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Vartan disse:
Boa tarde a todos,

Passadas cerca de 24 horas do meu post inicial, e depois de ter lido com atenção todas as mensagens postadas, quer aqui, quer aquelas enviadas em privado, acho que um objectivo muito básico foi conseguido - existe uma massa crítica que surgiu motivada a procurar soluções para o clube.

De “ninguém se arrisca a avançar” ou “não vale a pena”, num curto período de tempo, um número significativo de sócios e adeptos, deu um passo em frente e mostrou disponibilidade para ajudar. Sem medo de questionar e arriscar. Esta amostra de vitalidade é o que nos dá garantia de que juntos podemos, no mínimo dos mínimos, forçar a atual direção a contrapor ideias e a apresentar um projeto.

Agradeço as mensagens de apoio que me foram dirigidas, que entendo obviamente como apoio à criação de um projeto alternativo e não propriamente à minha proposta pessoal. Até porque, eu ainda não a apresentei.

Esse não era no entanto o objectivo do meu post inicial, mas sim dar um “abanão” e mostrar que está na altura de dar um passo em frente e passar ao trabalho.

Até porque se de propostas concretas falamos, sabem quantas, das que foram apresentadas por estes órgãos sociais, aquando das últimas eleições, foram cumpridas?
Todas...ou nenhuma, dependendo da perspectiva de cada um.

79% dos sócios votantes em 2016, elegeu um projeto que não existia, já que nenhum foi apresentado. Não foi feito nenhum esforço para apresentar uma linha que fosse de um programa eleitoral. O voto foi feito, parece-me óbvio, pelo passado e não pelo futuro.

Este acomodamento, e sobretudo falta de exigência, começa em todos nós.

Se os únicos resultados de um qualquer processo iniciado por um conjunto de sócios e adeptos forem, em primeiro lugar, obrigar a administração a dar explicações concretas sobre o porquê do clube ter caído neste estado de fragilidade e de delapidação dos seus recursos, precisamente após um dos seus períodos mais vitoriosos e proveitosos financeiramente, e adicionalmente incutir algum sentimento de urgência para a necessidade de apresentar um projeto, que os sócios possam avaliar e, caso o aprovem, possam utilizar como um instrumento de avaliação da atividade gestão do clube, então creio que já contribuímos positivamente para o futuro do clube.

Obviamente que isto implica que qualquer projeto que eu possa apresentar, ou dar o meu apoio, tem de incluir uma visão clara daqueles que são os objetivos para o clube não só no próximo mandato, mas para a criação de bases sustentáveis para um futuro sólido.

Para mim, existem alguns conceitos básicos em que acredito:

? É preciso garantir uma gestão profissional, exigente, rigorosa e, muito importante, transparente.

? Introduzir medidas concretas que possam evitar a queda do clube numa situação financeira incontrolável, pela introdução de metas anuais precisas, para a redução dos custos, melhorar o aproveitamento dos recursos humanos disponíveis e sobretudo apostar na criação de novas áreas de negócio e de valor para o clube.

Para começar e dando o exemplo a partir de cima, acabar com prémios monetários obscenos quando se falham todos os objetivos, quer financeiros, quer desportivos. O trabalho e o sucesso devem ser reconhecidos mas a incompetência não! Acredito ainda que seria benéfico, colocar uma limitação nos estatutos, no sentido de limitar os mandatos consecutivos. No mundo em que vivemos é necessária uma renovação constante das ideias e dos processos de gestão.

? Repensar toda a comunicação do clube, para fora e sobretudo para dentro. Aproximar os adeptos do dia a dia da entidade. Utilizar os meios já disponíveis para chegar a mais adeptos e promover o envolvimento de todos aqueles que tenham o objectivo de melhorar a gestão do FC Porto.

? Apresentar um projeto desportivo para o futebol com o foco na formação do clube. Garantir que se criam as condições próprias para promover o talento e a excelência desportiva e acadêmica. A começar por um centro de formação ao nível do FC Porto.

Relacionado com isto,é importante garantir os melhores a trabalhar no desenvolvimento da formação, e não utilizar posições na estrutura para agradar a este ou aquele.

Os escalões de formação, incluindo a equipa B, devem ser isso mesmo, formativos, e não um meio de negócio para a colocação de jogadores de qualidade duvidosa agenciados por “amigos” da administração. Acredito que se deva colocar alguns limites ao número de atletas que devem ser contratados para a equipa B, garantindo assim, espaço para a promoção e oportunidades para o talento interno.

? Fazer uma aposta clara no scouting do clube. Esta foi a base de muitos dos sucessos desportivos a que todos assistimos. Hoje, mais do que nunca, devido às limitações financeiras, é preciso encontrar novas formas de encontrar talento a valores acessíveis.

? Fazer uma aposta séria, mas obviamente enquadrada numa gestão rigorosa, nas diversas modalidades do clube que não o futebol. Afinal, quem é que ainda nos vai proporcionando alegrias, com uma pequeníssima parte das condições que são proporcionadas ao futebol?

Uma nota: no canal oficial do clube no YouTube o último video, postado dia 4 de Agosto, faz referência à vitória da 4a etapa da Volta a Portugal. Entretanto garantimos a vitória individual, colectiva e colocamos 4 atletas nos 5 primeiros. Será que quem cria o conteúdo foi de férias e ninguém foi avisado?

Além dos pontos que mencionei, existem diversos outros aspectos do clube onde creio serem necessárias melhorias importantes, a estratégia para o Marketing é um exemplo óbvio.

Tenho trabalhado há já algum tempo num conjunto de propostas que possam detalhar aquilo que, acredito, possa beneficiar o clube. Propostas essas que possam depois ser alvo de discussão e apreciação por parte dos adeptos do FC Porto. Esse trabalho tem sido realizado com outros sócios, fora da esfera virtual, mas como já mencionei no post anterior, reconheço neste espaço vários utilizadores com conhecimentos específicos em diversas áreas e que podem obviamente ser mais valias em áreas que não domino.

Não é fácil a discussão de ideias concretas numa plataforma como esta. Nesta fase, não acredito que seja produtivo um encontro aberto a todos para discussão de ideias, pelo menos até existir uma proposta mais estruturada.

Além do mais, para além de todos os sócios e adeptos que pudessem ter interesse em participar, teríamos de encontrar um espaço suficientemente grande para acolher outros elementos, provavelmente mais interessados em desconstruir e intimidar do que em acrescentar valor. Creio que percebem o que quero dizer.

Os próximos passos para mim serão:

? Nas próximos dias/semanas irei contactar alguns dos utilizadores que mostraram disponibilidade para ajudar, para podermos discutir algumas ideias, trocar pontos de vista e avaliar diferentes estratégias. O objectivo será também perceber como cada um pode acrescentar valor.

? De seguida criar grupos de trabalho, focados em áreas de especialidade, e utilizar os conhecimentos específicos de cada um para criar novas propostas e melhorar as existentes

? Apresentar um conjunto de propostas concretas e, a partir daí, aumentar os grupos de discussão, e abrir a oportunidade a qualquer outro sócio ou adepto que queira contribuir.

Obviamente contínuo aqui, para ouvir todo e qualquer feedback ou ideias, que possam entretanto surgir.

Também para outros que conheçam, e possam ter interesse em participar, mas não se encontrem neste fórum, deixo aqui um contacto de email para que se involvam neste projecto: alternativa.fcporto@gmail.com

Abraço,
Ricardo

Já enviei email, visto não estar a conseguir enviar mensagem privada.

Acho que posso ajudar e tenho todo o interesse em trocar ideias.

Força

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

sqkizoo

Bancada central
4 Junho 2014
1,193
80
Maia
Parabéns pela iniciativa. Já há algum tempo tenho vindo a falar desta possibilidade no forum.

Deixei de ser sócio precisamente por conta dessa perda de identidade que se verifica e porque o meu dinheiro mais do que ir para o clube, ia e foi para os bolsos de muita gente que em nada dignifica o clube.

Podes contar comigo, tu @Vartan ou outro qualquer que encabece uma alternativa valida e acima de tudo sólida e coerente, independentemente da minha condição de não sócio, mas que ama este clube sem qualquer tipo de "exigência" ou retribuição, pelo que a maior satisfação será ver o FCP de volta ao caminho que um dia desbravou.

Drgon Sky

Bancada central
27 Julho 2015
2,433
281
Quero apenas deixar o meu pequeno contributo de ideias para discussão a quem esteja interessado, pois esta seria a minha proposta para três mandatos (12 anos) á frente dos destinos do meu clube se algum dia fosse candidato, coisa que nunca serei nem ambiciono, e quero deixar isso bem claro, pois apenas quero ajudar á discussão de alternativas.

Proposta de Ideias:

Presentemente e para além do Futebol, o Futebol Clube do Porto compete nas seguintes modalidades: Andebol, Basquetebol, Bilhar, Desporto Adaptado, Hóquei em Patins, Natação, Boxe, Ciclismo e este ano Voleibol feminino.

Ao longo da nossa história, outras modalidades contribuíram para a afirmação do Futebol Clube do Porto, com destaque para o Atletismo e Voleibol masculino.

Como clube agregador e maior clube do norte de Portugal, exige-se muito mais em termos de modalidades, devendo se apostar em Futsal masculino/feminino, Futebol, Andebol e Hóquei em Patins femininos a nível dos vários escalões de formação e seniores.

Para chegarmos aí, é necessário apostar em duas áreas fundamentais e estruturais como o Marketing e Infraestruturas.  Para além dessas áreas nucleares, será necessário restruturar a SAD e o Clube a nível financeiro e de recursos humanos.

Marketing:

A gestão da marca Futebol Clube do Porto tem sido desenvolvida com particular enfoque na sua dimensão emocional.

É a gestão emocional da marca que permite que os adeptos venham a assumir a marca e se sintam parte da sua comunidade, envolvendo-se ativamente na sua construção, mas é preciso fazer mais e para que tal aconteça é essencial que a marca estabeleça com os seus adeptos/sócios e investidores um relacionamento emocional forte, a partir de uma estratégia de marketing relacional assente numa abordagem one-to-one, que conduza a um forte envolvimento dos participantes com a marca tanto a nível nacional como com maior enfoque a nível internacional que permita a concretização de uma resposta cognitiva, afetiva e comportamental favorável e consistente no tempo.

Perante isto deve-se compreender a importância estratégica da gestão emocional da marca na indústria do desporto e dominar o processo de construção da identidade de uma marca desportiva ao nível das suas diferentes componentes.

Temos um mercado enorme internacional com milhares de emigrantes Portistas espalhados por este mundo fora que tem grandes empresas que de forma trabalhada nos poderiam ajudar no investimento nas infraestruturas necessárias ao desenvolvimento e ampliação do nosso clube, elevando-o para patamares ainda maiores a nível nacional e internacional.

Devo referir contudo, não existir nenhum estudo sobre a marca Futebol Clube do Porto, que permita estabelecer de forma inequívoca as respostas de natureza qualitativa, associações e as respostas de natureza quantitativa, a resposta cognitiva (notoriedade), a resposta afetiva (estima e preferência) e a resposta comportamental (adesão e fidelidade)  à marca Futebol Clube do Porto e às suas extensões, pelo que seria imperativo para chegar aos grandes investimentos de forma eficaz.

Uma simples campanha de enorme potencial de estudo seria, que qualquer adepto do FC Porto (não socio) se poderia inscrever perante um pequeno questionário no site oficial, de qualquer parte do mundo para um sorteio de oferta de viagem e bilhete para um jogo da liga no estádio do Dragão durante as 17 jornadas realizadas no nosso estádio. Esta pequena campanha de marketing publicitada traria um impacto no estudo mais aprofundado dos locais/países onde incidir o nosso marketing, assim como conseguir um estudo sobre o número real de adeptos entre outras informações vitais de abordagem.

Infraestruturas:

É imperativo a concretização de um novo pavilhão Arena II para agregação de novas modalidades e de novos escalões de formação para as modalidades dito amadoras.

Compra e ampliação do Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto/Gaia (Olival), para a criação de um campo de treino/competição semelhante ao estádio do Dragão em dimensões e com a mesma relva para os escalões de formação evitarem campos como os de Pedroso. O Objetivo é ter tudo num só espaço e preparar as equipas de formação num sistema de jogo que seja igual uniforme com a equipa sénior principal.

Criação de um novo Centro de Formação de Alto Rendimento e Tecnológico Campus do FC Porto, com um colégio privado, residências para albergar ativos dos vários escalões de formação provenientes de outros pontos do pais e de países estrangeiros, e com pavilhões multiusos, campos de treino, complexo de piscina olímpica e pista de atletismo de alto rendimento.

Fazer um estudo para ampliação do Estádio do Dragão para mais 20 mil lugares de forma a baixar os valores dos bilhetes para publico e valores do Dragão Seat de forma a ter uma média superior de espectadores por jogo na ordem dos 55 mil.

Manter a aposta e reforçar ainda mais nas redes sociais, que hoje são vitais para informação e disseminação da marca FC Porto pelo mundo.

Scouting:

Subcontratar empresas de scouting em regime de prestação de serviços para baixa de custos do atual regime de scouting misto (empresas scouting e funcionários FC Porto) que poucos resultados vs investimento tem dado nos últimos anos.

Recursos Humanos FC Porto:

É de senso comum que a nossa SAD e Clube e restantes empresas tem funcionários a mais com uma estrutura demasiado pesada a nível de salários e ocupação devido ao nepotismo declarado da atual estrutura social da SAD.
A ideia é reduzir para 1/3 nos primeiros 4 anos de mandato e para 50% no 2º mandato, de forma a agilizar e tornar mais eficiente a gestão de todas as empresas do Grupo FC Porto.

Aposta em várias áreas (treino, dirigismo, representação…) nos grandes ex-jogadores do nosso clube que ajudaram a criar a cultura Porto.

Equilíbrio das Contas da SAD/Clube e restantes empresas do grupo:

Ponto prévio: O clube não pode financiar a atividade da SAD. Essa não é a função do clube.

O caminho passa pela criação dos nossos próprios ativos com base na forte aposta da formação de jogadores. No entanto, apesar de dar alguns frutos, é importante gerir com mestria a capacidade de saber vender bem e continuar na senda dos bons resultados desportivos.

Uma auditoria ás contas dos últimos 15 anos é fundamental a fim de averiguar alguma gestão danosa e dessa forma mitigar penhoras de bens ou jogadores que estrangulam o elevado deficit atual.

Atração de investimento de grandes marcas e investidores a nível internacional (implica alteração estatutária). Aproveitando a sinergia criada nos últimos anos do nosso clube no crescimento da marca FC Porto mediante a presença e conquistas de grandes títulos europeus, a presença em grandes torneios de pré-epoca é necessária e fundamental assim como o patrocínio partilhado com investidores de academias de formação nos PALOP e países de economias emergentes ou de grande implantação de emigrantes Portugueses.

Negociações de direitos televisivos para a Internacionalização do FC Porto TV com conteúdos próprios e transmissões de jogos de modalidades em plataformas por cabo e digitais em países de forte implantação da diaspora Portuguesa ou em países em que existem fortes seguidores do nosso clube (Colômbia, México, Japão…).

A medio prazo (á medida que se equilibram as contas) os bens patrimoniais devem passar para o Clube ficando de fora do âmbito da SAD (Estádio do Dragão).

Permitir a cedência do estádio e pavilhão para espetáculos e outras atividades que permitam um encaixe que permita cobrir os custos de utilização e manutenção anual.

Criar campanhas para novos sócios com valores acessíveis para atingir os 350 Mil em 4 anos com protocolos com mais benefícios e descontos com entidades de varias atividades do nosso pais.

Estatutos:

Desde a constituição da FC Porto SAD até agora, a percentagem (direta e indireta) do Futebol Clube do Porto no Capital e Direitos de Voto da SAD, diminuiu ao longo do tempo, porque o limite mínimo que o Clube tinha de ter na SAD (de que foram fundadores), diminuiu de 15% para 10%. O poder que a Lei dava aos Clubes, foi drasticamente reduzido com o Decreto-Lei nº 10/2013.

Perante este cenário, o que está em causa para a atração de grandes investidores ou desses mesmos investidores terem membros na administração do clube é o artigo 6.º dos estatutos da FC Porto SAD, “as ações de categoria A só integram tal categoria enquanto na titularidade da agremiação desportiva Futebol Clube do Porto, ou de sociedade gestora de participações sociais em que esse Clube detenha a maioria do capital social, convertendo-se automaticamente em ações de categoria B no caso de alienação a terceiros a qualquer título”.

Uma coisa é tornar a SAD mais aberta a investidores e outra bem diferente é vender o Clube.

Claques:

Devem ser totalmente transparentes no R&C os valores monetários de patrocínio e ajudas de transporte entre outros custos associados, assim como os montantes de bilhetes disponibilizados ás claques.

Penso que o caminho próximo possa passar por algumas destas ambiciosas propostas.

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
29,431
43,855
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Acho que muito destas ideias que por aqui expõe e bem, deveriam ser levadas para as assembleias e discutidas lá!

Mendes

Bancada central
1 Maio 2007
1,734
929
Mais um que se apresenta para ajudar no que for preciso.

Temos que salvar o nosso clube!

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,703
1,597
E que tal aparecerem na próxima assembleia para tomarem pulso à situação e explanarem aos sócios o que está mal e o que devia ser melhorado?
Eu estarei lá.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,567
27,180
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Esta malta que vem aqui com um tom paternalista convidar-nos a aparecer e a falar nas Assembleias Gerais dá-me vontade de rir.

Ou não têm noção ou não têm vergonha na cara. De qualquer forma é triste.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,097
24,738
Gaia
Há 2 dias que nao venho ao forum, uma raridade desde que participo, por motivos de ausência e também porque para evitar sofrimento maior em período de férias.

Posto isto, acedi ao forum hoje de madrugada e fiquei com renovada esperança no meu querido FC do Porto. Em poucos minutos li muitas mensagens de esperança e de renovado Portismo que esta proposta de Ricardo Guimarães provocou. Desde já agradeço e louvo a sua coragem. ao tornar pública a sua intenção, sabendo que lutará contra algumas forças de bloqueio, ameaças e incompreensão.

Ainda a adaptar-me ao fuso horário e de novo a pensar no trabalho que começo daqui a pouco, tenho a dizer presente, e  dentro das minhas possibilidades oferecer o meu voto, o meu contributo na discussão e forte argumentação junto da massa associativa e adepta.

Viva o FC do Porto.

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
6,911
7,685
Bom dia Ricardo
Parabéns pela inciativa.
O caminho a seguir tem que ser forçosamente este e quanto mais cedo melhor.
Forca e não desista deste objetivo.

diego23

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
6,428
879
Conquistas
3
44
  • Deco
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Ate que enfim alguem que quer fazer algo muito bom..
Mais um aqui que se junta a causa FCPORTO.
Força Ricardo.

Estado
Não está aberto para novas respostas.