Porto Canal

Que tipo de canal querem que seja o nosso Porto Canal?

• Um canal dedicado ao Clube e que em segundo plano emita programas generalistas.

Votos: 196 58.5%
  • Como é actualmente, um canal regional generalista e que coloque o Porto em segundo plano.

Votos: 139 41.5%

• Total de eleitores
    335

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,512
6,283
Nirvanes disse:
Estou suficientemente informado sobre o assunto para poder criticar, é a minha formação.

Já disse atrás o que ficou mal, o logo é simples fã pior forma possível, tem um monograma largo que parece sugerir algo circular e depois o Porto e o canal estão encostados à esquerda e com fonts diferentes. (naquele espaço vão haver alguns grafismos que são mostrados no vídeo mas mesmo assim não há desculpa porque estamos a falar do logo principal)
Depois tens o Porto em Gotham garrafal contrasta da pior forma possível com as linhas frágeis do monograma das curvas. Consistente? Nem coerente é.

O logo conceptualmente é ok, as linhas que foram usar, o significado (podia-se bem mais ligação ao clube ainda assim do que simples linhas...). Mas a execução é fraca para não dizer amadora, a forma não é boa nem é minimamente harmoniosa. Tinha sido melhor usar as esferas que eles usaram como base do que cortar a forma daquela maneira e introduzir o texto como introduziram.

O meu comentário é no sentido conceptual.

E não se tem linhas mais à esquerda, à direita, maiores, menores, letras desta ou daquela fonte ou deste ou daquele tamanho, etc...

No fundo, o que pretendo afirmar, é que se hoje em dia o F. C. Porto não tivesse qualquer emblema e aquele que é o actual tivesse sido criado e começasse a ser utilizado hoje, desde logo se arranjariam críticas: ou seria a bola, que era grande ou pequena demais; as armas da cidade, que deveriam estar mais acima ou mais abaixo; o dragão que não fazia sentido; as iniciais que deveriam estar maiores ou menores; ou o azul que deveria ser mais vivo ou mais escuro.

Sendo nós um Clube desportivo, temos um canal de televisão generalista - provavelmente o único Clube do Mundo a ter-, temos um orçamento talvez de 1/50 dos restantes canais generalistas do País, que faz o que pode, e faz cada vez melhor e em maior quantidade, mas, no entanto, há sempre algo a criticar, a menorizar.

Ou porque não se tem a noção das coisas, ou porque são desde logo ideias pré-concebidas, pré-determinadas e algumas mesmo a estarem enviesadas por preconceito.

Talvez devessem ser os próprios adeptos (obviamente não me refiro a todos) a fazerem um pouco mais pelo Clube, valorizando e promovendo o que ele tem, divulgando-o positivamente, e não esperar apenas e sempre que seja o Clube a fazer tudo pelo adeptos e a dar tudo ao adeptos.

Já dizia o outro relativamente ao País do qual se tornou Presidente, e que pode ser adaptado à nós: "Não estejam sempre à espera do que o Clube possa fazer por vós, mas façam, também, algo pelo Clube."

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,034
488
Para mim basta que o Logo não ocupe metade do ecrã como é costumeiro nos logos dos canais televisivos ultimamente...

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
36,048
26,916
Conquistas
1
fridolfresberg disse:

E não se tem linhas mais à esquerda, à direita, maiores, menores, letras desta ou daquela fonte ou deste ou daquele tamanho, etc...

No fundo, o que pretendo afirmar, é que se hoje em dia o F. C. Porto não tivesse qualquer emblema e aquele que é o actual tivesse sido criado e começasse a ser utilizado hoje, desde logo se arranjariam críticas: ou seria a bola, que era grande ou pequena demais; as armas da cidade, que deveriam estar mais acima ou mais abaixo; o dragão que não fazia sentido; as iniciais que deveriam estar maiores ou menores; ou o azul que deveria ser mais vivo ou mais escuro.

Sendo nós um Clube desportivo, temos um canal de televisão generalista - provavelmente o único Clube do Mundo a ter-, temos um orçamento talvez de 1/50 dos restantes canais generalistas do País, que faz o que pode, e faz cada vez melhor e em maior quantidade, mas, no entanto, há sempre algo a criticar, a menorizar.

Ou porque não se tem a noção das coisas, ou porque são desde logo ideias pré-concebidas, pré-determinadas e algumas mesmo a estarem enviesadas por preconceito.

Talvez devessem ser os próprios adeptos (obviamente não me refiro a todos) a fazerem um pouco mais pelo Clube, valorizando e promovendo o que ele tem, divulgando-o positivamente, e não esperar apenas e sempre que seja o Clube a fazer tudo pelo adeptos e a dar tudo ao adeptos.

Já dizia o outro relativamente ao País do qual se tornou Presidente, e que pode ser adaptado à nós: "Não estejam sempre à espera do que o Clube possa fazer por vós, mas façam, também, algo pelo Clube."
Acho que estás a confundir o rabo com as calças...

Acho que a maior prova de abertura que o canal pode dar é a abertura às críticas...

Por outro lado confunde se tudo com portismos e amores e elevações de espírito...

Há quem seja pago para dizer sempre bem, há quem tenha a sua liberdade e possa dizer o que quer..

Eu respeito pessoas como o Bernardino, Cândido, pessoas do coração do clube... não tenho que gostar da filha do Presidente ou a filha de dirigentes desportivos ou de primos e cunhados...

Acho que estão a evoluir...

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,423
2,184
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Nuno Martins disse:
As pontes são 6, mas com arco apenas 5. A ponte S.João não tem arco. Quanto ao logo,  não me venham cá com regras ou regrinhas. Gostos não se discutem. É como dizer que laranja é mais bonito ou mais feio que azul, ou verde, ou amarelo, ou rosa, ou vermelho. Eu pessoalmente gosto.
Eh... isso é assim um "stretch". Não me acredito que se quisesse representar as pontes todas individualmente excluiriam uma só por causa disso. Por isso é que cada arco representa uma coisa, e há um arco que representa as pontes todas -> e logo representa o Porto.

O futebol do Lopetegui também era altamente defeituoso, depois uns gostavam ou não, não queria era dizer que não tinha "erros" e filosofias completamente erradas.

Do gostar ao ser bom vai sempre um bom bocado. Eu respeito opiniões, a minha crítica é uma opinião também, mas uma opinião informada e sustentada sobre o assunto. Não é "não gosto porque não gosto". Eu sei porque não gosto e porque é que está mal. E a verdade é que o logo comete muitos erros, tão simples quanto isso.

E não não é tão relativo como gostar desta ou da outra cor.

fridolfresberg disse:

O conceito não é tudo. Neste caso o conceito não chega para sustentar a marca, esse é que é o problema. Uma marca é algo visual, mais que conceptual. Há muitas marcas que não significam nada de jeito e resultam bem. A longo prazo o que fica é a imagem não o conceito.
E sim acho o conceito muito importante mesmo, mas a verdade é que a longo prazo não é isso que importa. Por isso é preciso apreciar o resto. O conceito que eu até disse que era ok (e a explicação da animação é boa), apenas a execução é fraca.

Se fosse uma mudança brutal ia haver muita gente a reclamar claro... mas olha que por exemplo o símbolo do Porto é hoje mais bonito que alguma vez foi. Está hoje melhor tratado nos seus conteudos visuais que alguma vez foi. E isso quer dizer que no clube há muito bons designers, que souberam renovar o símbolo com grande classe e tão subtilmente que as pessoas quase nem dão pela diferença. Mudaram o amarelo da coroa vara um híbrido entre dourado e o laranja, mudaram (já há mais tempo) o dragão para verde, puseram um gradiente de azul escuro para azul mais claro na bola... tudo com grande qualidade. E bem melhor que os rivais.
A verdade é que hoje o simbolo do Porto nunca aparece (se bem aplicado e por quem sabe) sem o contorno a branco já repararam? Isso dá espaço a que o símbolo posso ser aplicado sobre qualquer fundo e ficar sempre em todo o seu esplendor. Isto é de gente que sabe.
Se me disserem que foram os designers que estão a tratar do Porto que fizeram o novo logo do Porto Canal ficaria chocado.

O canal agora pertence ao clube por isso o clube é responsável por ajudar também. O Porto é capaz de ter os melhores estúdios de design do país inteiro. Não me acredito que não arranjassem melhor por um preço decente e dentro do orçamento. A não ser que este não tenha sido pago ou tenha sido feito por um estagiário...

E eu acho que baixar as espectativas para o canal não é direcção. Quer-se o canal cada vez melhor, mais profissional e mais respeitável. Ainda mais agora quando pertence mesmo ao clube.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,423
2,184
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
m3a4424 disse:
Para mim basta que o Logo não ocupe metade do ecrã como é costumeiro nos logos dos canais televisivos ultimamente...
... como o logo actual do Porto Canal? x)

(não o novo, o actual, que ainda está no ar)

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,512
6,283
Villas disse:
Acho que estás a confundir o rabo com as calças...

Acho que a maior prova de abertura que o canal pode dar é a abertura às críticas...

Por outro lado confunde se tudo com portismos e amores e elevações de espírito...

Há quem seja pago para dizer sempre bem, há quem tenha a sua liberdade e possa dizer o que quer..

Eu respeito pessoas como o Bernardino, Cândido, pessoas do coração do clube... não tenho que gostar da filha do Presidente ou a filha de dirigentes desportivos ou de primos e cunhados...

Acho que estão a evoluir...

Lendo o teu comentário em contraponto ao meu post fica a ideia que quem está a confundir algo não serei eu mas sim tu.

Praticamente nada do que afirmas está relacionado com o meu comentário.

Temas e assuntos diferentes.

Por outro lado continuas focado no BB e CC, como sendo o que praticamente e unicamente te agrada, como se o Porto Canal se resumisse à vertente desportiva.

Não é sequer a principal.

Existem três telejornais diários.

Programas de entretenimento nas manhãs, tardes e agora também noites.

Programas culturais, de história, etc...

Programas relacionados com o bem-estar e saúde.

E todos de boa qualidade e com bons apresentadores.

Há alguns dias atrás creio teres feito votos para que eu participasse mais.

Quando o faço, faço-o dentro dos conhecimentos que tenho sobre os temas, tentando não ser precipitado, tentando perceber, conhecer e colocar todas as variáveis em cima da mesma, tentando não ir pelo caminho das ideias pré-definidas.

Faço exactamente o que defendes. Um comentário livre.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
36,048
26,916
Conquistas
1
fridolfresberg disse:
Talvez quem ainda não tenha percebido isso e só vê motivos de crítica para o logo devesse ter um espírito um pouco mais aberto e sem ideias pré-concebidas, normalmente quase sempre negativas, e gastasse um pouco do seu tempo vendo os spots que têm sido passados no Porto Canal e no site para assim entenderem o que estou a dizer.

Estas críticas ao logo parecem algumas críticas que são feitas a alguns programas e apresentadores mesmo sem os ver e acompanhar.

Tem sido a moda actual na maioria dos adeptos.
fridolfresberg disse:
Lendo o teu comentário em contraponto ao meu post fica a ideia que quem está a confundir algo não serei eu mas sim tu.

Praticamente nada do que afirmas está relacionado com o meu comentário.

Temas e assuntos diferentes.

[...]

Existem três telejornais diários.

Programas de entretenimento nas manhãs, tardes e agora também noites.

Programas culturais, de história, etc...

Programas relacionados com o bem-estar e saúde.

E todos de boa qualidade e com bons apresentadores.

Há alguns dias atrás creio teres feito votos para que eu participasse mais.
Disseste que os "adeptos" que criticam têm ideias pré concebidas, deviam ter espírito mais aberto, deviam passar um pouco do seu tempo a ver spots, e que quem crítica os apresentadores e programas não os acompanha...

... Eu acrescento,... Deviam desaparecer todos... Porque assim não criticavam...

Nas obstante, ouvi aqui também pessoal a dizer que só via Porto à frente, mais do que os outros e até subtraíram pontes,...

Sinceramente um canal que promove a colocação de familiares da direcção a apresentar programas, que não defende o clube acerrimamente contra o tratamento que é dado pelos outros órgãos de comunicação ao clube... E que passa as transmissões dos jogos a dizer que "o público devia apoiar muito mais... está muito passivo... fazer mais barulho"... Público esse que é pagante, muitos deles há muitos anos... Não tem qualquer moral... Para dar lições de moral...

Quanto aos votos mantenho! Participa mais!

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
11,450
14,421
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Pareceu me ver à entrada do Porto um outdoor publicitário do Porto Canal com a filha do Presidente...

Subiu de cargo para apresentadora de televisão?

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
6,070
5,064
Alguém me sabe explicar que mer** se passa com o Porto Canal?..
Não há programas diários, não há programas nos jogos...

P.S. Vá lá que não retiraram o jogo de hóquei, ontem...

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,034
488
Nirvanes disse:
... como o logo actual do Porto Canal? x)

(não o novo, o actual, que ainda está no ar)
Se fosse só esse...

E depois, em vez de meterem ao cantinho, metem quase no meio do ecrã.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Quando referi as 5 pontes do logo, estava a referir-me às que estão actualmente em funcionamento como é lógico. Não acho boa ideia, pelo menos em publicidade, fazer referência a algo que já não funciona.

Também gosto muito do grafismo, não sei se foi a mesma empresa mas está parecido com o Porto (ponto) da CMP, assim fica uma simbiose bonita entre o Porto cidade e o Porto clube.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,423
2,184
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
nuno queiros disse:
Quando referi as 5 pontes do logo, estava a referir-me às que estão actualmente em funcionamento como é lógico. Não acho boa ideia, pelo menos em publicidade, fazer referência a algo que já não funciona.

Também gosto muito do grafismo, não sei se foi a mesma empresa mas está parecido com o Porto (ponto) da CMP, assim fica uma simbiose bonita entre o Porto cidade e o Porto clube.
Quando se fala do Porto falam-se sempre em 6 pontes. Ninguém pensa no funcionamento das pontes mas sim no quão icónicos são. Não faz sentido pensar só em 5.

Duvido, a do Porto ponto foi de um estúdio de Design (provavelmente o maior do Porto) chamado white studio. A identidade do Porto ponto foi uma coisa mesmo muito cara, acho que ficou em algumas centenas de milhares de euros, ficava surpreendido se tivesse sido o white studio a fazer este porque estou habituado a ver coisas com muito mais qualidade da parte deles.