Política Nacional

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,698
5,699
Almadedragao disse:
Exactamente, tiveram e o clube da casa foi punido, tal como em Vila do Conde noutro jogo. Mas sobre o que se passou no toupeiral nem relatório do árbitro nem tweets dos nossos queridos políticos.

Eu tinha vergonha de apoiar este populismo de vão de escada.
Apoiar este populismo? Sou anti-racismo e principalmente anti-racista ainda o Ventura ia para o BA com pretos...

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Johann disse:
Porque chamam “racismo” então? Vocês não têm razão. Há diferenças genéticas entre os povos. Se o único problema é o uso do termo raça, digam aí qual querem usar. Temos de combater o etnismo?

Alguém acha que os germanos ou nórdicos são iguais aos ibéricos?
Claro que há diferenças genéticas entre os povos, se não houvesse diferenças genéticas éramos clones uns dos outros, cópias genéticas perfeitas, todos exactamente iguais. Tu estás a falar sobre um assunto sobre o qual não tens qualquer tipo de conhecimento. Vou-te dar um exemplo muito claro, existem mais diferenças genéticas dentro de populações do continente africano do que entre africanos e europeus ou asiáticos. Isto não sou eu que estou a inventar, é algo que está perfeitamente provado em genética com diversos estudos através de DNA nuclear e mitocondrial.

https://www.genetics.org/content/161/1/269

Convém termos o mínimo de conhecimento em genética para falarmos sobre alguns destes assuntos, as diferenças entre os povos são sobretudo fenotípicas e não genótpicas, ou seja, aquilo que tu vês, a cor da pele, dos olhos, do cabelo, etc., não é explicada por diferenças genéticas, mas sim pela expressão dos genes influenciada pelo meio ambiente. Eu posso partilhar muitas mais semelhanças genéticas com um preto do Senegal do que com um espanhol que tem a mesma cor de pele, de olhos e de cabelo que eu.

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,978
9,540
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Carlos de Sousa disse:
Adoro quando começam a responder a eles mesmos
Se não tens capacidade para entender que estava a acrescentar ao meu post, não é problema meu

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,282
9,809
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Carlos de Sousa disse:
Apoiar este populismo? Sou anti-racismo e principalmente anti-racista ainda o Ventura ia para o BA com pretos...
E qual é o mal de ir para o BA com os pretos ? Os teus posts roçam o trágico-cómico.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,678
3,149
Vila Nova de Gaia, 1981
Carlos de Sousa disse:
Viste quem gostou do teu post?
Sim e eu gosto dos dele e agora? sou racista por isso? sou xenofobo por isso? defendo o exterminio de alguem por isso?

Generalidade bacoca normal. Habituado.

Mas nao é so aqui. É comum.

Alguem que defenda fronteiras é logo racista. Alguem que defenda Direitos Humanos para Humanos Direitos é logo racista. Alguem que aponte o dedo quando o SOS Racismo nao atua sobre o racismo noutros casos, é logo racista. Fico admirado até quando alguem canta o Hino nao serem apelidados de racistas.

Isto sim chama-se pouca flexibilidade intelectual para nao dizer outra coisa. Nao ha cinzento. Ha preto e branco para muitos.

Sou a favor da legalizaçao da droga e do aborto. e agora baralhei-te? mas afinal..um racista nao é isso..fdce que confusao nao é? é chato quando a nossa vida se baseia nos escritos de ideologias ou quando a sociedade diz que é bom ou mau e nos nao sabemos encontrar o equiibrio. Nao sou eu que por aqui tenho seguido ideologias partidarias ou de qualquer outra estirpe e acima de tudo nunca afirmei aqui em lado nenhum que  este "ismo" é que é bom. Mas o extremista sou eu porque gosto dos posts de outro forista.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,698
5,699
Almadedragao disse:
E qual é o mal de ir para o BA com os pretos ? Os teus posts roçam o trágico-cómico.
Não tem mal nenhum de ir para o BA com pretos, o mal é fazer uma coisa e dizer outra oposta... é isso e as teses de doutoramento! Isso sim é fazer e apoiar populismos.

Obrigado.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,600
5,894
Conquistas
1
  • Junho/18
Não tenho por hábito seguir este tópico, mas por curiosidade e para ver onde a discussão sobre o caso Marega já anda não resisti, e não me posso dizer surpreendido com o que por aqui leio.

Em primeiro lugar, quero realçar aquilo que já disse no tópico do Marega, que a questão com os adeptos do Guimarães é apenas um sintoma de um problema maior, e que toda a gente tem telhados de vidro neste aspecto.

No entanto não posso deixar de criticar a ideia cada vez mais presente em certos defensores do anti-racismo ou de qualquer outro tipo de anti-descriminação, a que todas as discussões que envolvem o tema e que não seguem determinada narrativa devem ser automaticamente censuradas, as coisas não são assim tão lineares.

Eu aliás ao mesmo tempo que sou forte critico de certos comportamentos discriminatórios também sou defensor da liberdade de expressão, o que para muitos é uma enorme contradição, embora para mim obviamente não seja, o direito mais essencial é o de pensar o que se quer, direito inalienável, e o segundo maior é o de se exprimir, que só devia poder ser restrito em situação de directo incitamento à violência.

Isto obviamente coloca-me numa sempre inconfortável posição de defender que (por exemplo) o comportamento dos adeptos do Guimarães ontem é moralmente reprovável, mas não devia ser criminalizado, embora possa e deva ser objecto de interdição do estádio, pois o acesso ao mesmo não é indiferente ao comportamento que lá se tem e está longe de ser um direito que tem que ser garantido por qualquer clube.

No que se refere ao Ventura, obviamente que sou critico da personagem, é repugnante por várias razões sendo este tipo de colagem a discursos identitários apenas uma delas, no entanto ele tem que ser combatido dentro daquilo que são as regras da democracia liberal, onde por muito que não se goste do que ele diz, ele tem direito a expressar a sua opinião restando a quem se opõe ao mesmo desconstruir e dar réplica eficaz ao seu discurso acéfalo.

E certamente ajudaria que houvessem menos temas fracturantes na nossa sociedade tais como a corrupção generalizada, para que ele não pudesse cavalgar essa onda, fingindo ser solução do problema.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,698
5,699
LuisFreitas disse:
Sim e eu gosto dos dele e agora? sou racista por isso? sou xenofobo por isso? defendo o exterminio de alguem por isso?

Generalidade bacoca normal. Habituado.

Mas nao é so aqui. É comum.

Alguem que defenda fronteiras é logo racista. Alguem que defenda Direitos Humanos para Humanos Direitos é logo racista. Alguem que aponte o dedo quando o SOS Racismo nao atua sobre o racismo noutros casos, é logo racista. Fico admirado até quando alguem canta o Hino nao serem apelidados de racistas.
Isto sim chama-se pouca flexibilidade intelectual para nao dizer outra coisa. Nao ha cinzento. Ha preto e branco para muitos.

Sou a favor da legalizaçao da droga e do aborto. e agora baralhei-te? mas afinal..um racista nao é isso..fdce que confusao nao é? é chato quando a nossa vida se baseia nos escritos de ideologias ou quando a sociedade diz que é bom ou mau e nos nao sabemos encontrar o equiibrio. Nao sou eu que por aqui tenho seguido ideologias partidarias ou de qualquer outra estirpe e acima de tudo nunca afirmei o este "ismo" é que é bom. Mas o extremista sou eu porque gosto dos posts de outro forista.
Ser racista é acreditar que há raças superiores ou pelo menos inferiores, não tem nada a ver com fronteiras...

Gostar dos posts do Maria não te faz racista, mas demonstra mau gosto. Quase como ir de fato de treino e sapatos para o centro comercial. Quase...

Não me baralhaste até porque defender a legalização das drogas e do aborto pode significar muita coisa e só sabendo o teu prisma poderia então ficar baralhado... ou vá lá, estupefacto!

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Carlos de Sousa disse:
Gostar dos posts do Maria não te faz racista, mas demonstra mau gosto. Quase como ir de fato de treino e sapatos para o centro comercial. Quase...
@administrador , estou a ser constantemente provocado por este utilizador esta noite, de relembrar que fui suspenso e ameaçado com expulsão pelos mesmos comportamentos. Pergunto se vai haver alguma acção sobre isto?

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,698
5,699
JMPedroto disse:
@administrador , estou a ser constantemente provocado por este utilizador esta noite, de relembrar que fui suspenso e ameaçado com expulsão pelos mesmos comportamentos. Pergunto se vai haver alguma acção sobre isto?
Então, já não és a favor da pluralidade de opinião?

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,377
16,689
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Branco disse:
Não tenho por hábito seguir este tópico, mas por curiosidade e para ver onde a discussão sobre o caso Marega já anda não resisti, e não me posso dizer surpreendido com o que por aqui leio.

Em primeiro lugar, quero realçar aquilo que já disse no tópico do Marega, que a questão com os adeptos do Guimarães é apenas um sintoma de um problema maior, e que toda a gente tem telhados de vidro neste aspecto.

No entanto não posso deixar de criticar a ideia cada vez mais presente em certos defensores do anti-racismo ou de qualquer outro tipo de anti-descriminação, a que todas as discussões que envolvem o tema e que não seguem determinada narrativa devem ser automaticamente censuradas, as coisas não são assim tão lineares.

Eu aliás ao mesmo tempo que sou forte critico de certos comportamentos discriminatórios também sou defensor da liberdade de expressão, o que para muitos é uma enorme contradição, embora para mim obviamente não seja, o direito mais essencial é o de pensar o que se quer, direito inalienável, e o segundo maior é o de se exprimir, que só devia poder ser restrito em situação de directo incitamento à violência.

Isto obviamente coloca-me numa sempre inconfortável posição de defender que (por exemplo) o comportamento dos adeptos do Guimarães ontem é moralmente reprovável, mas não devia ser criminalizado, embora possa e deva ser objecto de interdição do estádio, pois o acesso ao mesmo não é indiferente ao comportamento que lá se tem e está longe de ser um direito que tem que ser garantido por qualquer clube.
Puta de mania de generalizar que é o primeiro caminho para desculpar. Se tens telhados de vidro, problema teu.

Nunca chamei preto a ninguém, não fiz urros de macaco em nenhum sítio nem me recordo de qualquer gesto ou palavras intencionalmente racistas dirigidas a alguém.

Ontem um grupo de adeptos sinalizou intencionalmente o Marega com urros de macaco, obviamente fazendo referência ao tom de pele e associação a macacos. Podiam ter assobiado como fazem com qualquer jogador branco na situação do Marega (ex jogador, um dos mais notórios da equipa d adversário, etc.), mas como é negro, fizeram aquilo.
Não há nenhum discurso anti-racista, é apenas constatação óbvia.
Quanto à liberdade de expressão, ninguém a proibiu. Tanto assim é que os Venturas têm falado, lá fora e aqui. E levam respostas. É a vida.

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Carlos de Sousa disse:
Então, já não és a favor da pluralidade de opinião?
Insultar é dar a opinião? para o caso de não te lembrares da regra 2 deste fórum:

2) Não insulte colegas nem ataque - de forma ofensiva - as suas opiniões, só porque são diferentes das suas. Menorizar, provocar ou tentar enfurecer outros foristas é expressamente proíbido. O uso de um comportamento sistemático de desestabilização das discussões não é permitido. O não cumprimento desta regra é especialmente grave se for dirigido a um moderador.