Política Nacional

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,600
5,894
Conquistas
1
  • Junho/18
JMPedroto disse:
Esse é um facto, no entanto não pode ser cortina de fumo para comportamentos racistas contra pessoas de cor numa sociedade maioritariamente branca.

Ou seja, numa sociedade onde as instituições são dominadas por pessoas da mesma cor, a quantidade e as consequências do racismo das mesmas não pode ser alheio à discussão sobre esse fenómeno ao fingirmos que tem o mesmo peso que eventualmente o das minorias terá.

O racismo é racismo independentemente de quem o pratica e de quem o sofre, e por isso mesmo devemos sempre criticar o agressor e defender a vitima da mesma forma, mas ao analisarmos comportamentos e setores da sociedade mais expostos ao problema, a diferença de poder em determinadas sociedades de diferentes etnias não pode ser simplesmente ignorada.

Por alguma razão não ouvimos uivos de macacos quando são jogadores brancos com a bola em Portugal ou em outro qualquer país da Europa.

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Branco disse:
Esse é um facto, no entanto não pode ser cortina de fumo para comportamentos racistas contra pessoas de cor numa sociedade maioritariamente branca.
Nem eu nem muitos aqui, que por criticarem a politização dos casos de racismo, somos defensores do racismo. Esses casos devem ser julgados e os infractores punidos. O que não se pode é generalizar e dar a entender que o racismo é estrutural. Ou acreditas que os portugueses são racistas por defeito?

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,698
5,699
JMPedroto disse:
Insultar é dar a opinião? para o caso de não te lembrares da regra 2 deste fórum:
Insultar? Dizer que os teus posts são de mau gosto é insultar?
Então, agora já gostas do politicamente correcto?

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Carlos de Sousa disse:
Insultar? Dizer que os teus posts são de mau gosto é insultar?
Então, agora já gostas do politicamente correcto?
Leste a regra?

2) Não insulte colegas nem ataque - de forma ofensiva - as suas opiniões, só porque são diferentes das suas. Menorizar, provocar ou tentar enfurecer outros foristas é expressamente proíbido. O uso de um comportamento sistemático de desestabilização das discussões não é permitido. O não cumprimento desta regra é especialmente grave se for dirigido a um moderador.

Aguardo pela resposta da administração, já fui suspenso pelo mesmo comportamento.

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
6,500
5,169
Branco disse:

Ou seja, numa sociedade onde as instituições são dominadas por pessoas da mesma cor, a quantidade e as consequências do racismo das mesmas não pode ser alheio à discussão sobre esse fenómeno ao fingirmos que tem o mesmo peso que eventualmente o das minorias terá.

O racismo é racismo independentemente de quem o pratica e de quem o sofre, e por isso mesmo devemos sempre criticar o agressor e defender a vitima da mesma forma, mas ao analisarmos comportamentos e setores da sociedade mais expostos ao problema, a diferença de poder em determinadas sociedades de diferentes etnias não pode ser simplesmente ignorada.

Por alguma razão não ouvimos uivos de macacos quando são jogadores brancos com a bola em Portugal ou em outro qualquer país da Europa.
@Branco aprecio muito a tua participação por cá e até gosto de ler o que escreves mas o que são pessoas de cor? És transparente?

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,674
28,073
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O nazi Ventura mandou a jarda, como fez o efeito boomerang e lhe explodiu na cara, fez um flic flac á rectaguarda e deu o dito por não dito.

É um pussy que anda ao sabor do vento da opinião pública, um cagalhão humano

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,377
16,689
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Treinador de Bancada disse:
O nazi Ventura mandou a jarda, como fez o efeito boomerang e lhe explodiu na cara, fez um flic flac á rectaguarda e deu o dito por não dito.

É um pussy que anda ao sabor do vento da opinião pública, um cagalhão humano
Mas um cagalhao branco, pra não haver confusões.

D

Das tripas coração!

Guest
Manageiro de futból disse:
Eu não sou racista, apenas partilho links de sites de propaganda racista, como o Invictus Portucale ou o Notícias Viriato.
Eu não sou racista, mas quando um preto ou um cigano cometem um crime faço questão que se saiba a origem étnica das pessoas. Quando é um branco a cometer um crime isso não interessa. A menos que seja brasileiro ou de leste, porque eu também não sou xenofobo.
Eu não sou racista, apenas gosto de partilhar estudos que dizem que a mistura racial cria instabilidade social e ninguém sabe mais do que os cientistas.
Eu não sou racista, mas quando há um assalto a um supermercado pergunto “qual será a etnia dos assaltantes?” e ponho um smile irónico que é para as pessoas saberem do que estou a falar.
Eu não sou racista, as minorias é que, com o apoio da comunicação social, gostam muito de se vitimizar.
Eu não sou racista, aquela preta que levou na tromba na carreira é que se pôs a jeito.
Eu não sou racista, estou solidário com o Marega porque por acaso até é do meu clube mas há muita hipocrisia e aproveitamento político em redor deste caso.
Eu não sou racista, a Joacine e o Mamadou é que são e sempre que há uma bronca racista em Portugal eu vou falar neles.
Eu não sou racista, apenas gosto de partilhar vídeos engraçados com pretos a passar vergonha.
Eu não sou racista, também agora tudo é racismo, qualquer dia até imitar o som de um macaco virado para um preto é considerado racismo.
Eu não sou racista, mas sempre que aparece um não-branco em lugar de destaque eu vou escrutinar todas as suas ações como não faço com as pessoas, digamos de pele mais clara.
Eu não sou racista mas para falar do racismo temos sempre que falar de todos os racistas desde sempre, nem que para isso seja preciso recuar até aos tempos de Sparta.
Eu não sou racista. Racistas são as pessoas que propõem quotas para minorias étnicas criando assim injustiças, porque eles não gostam de trabalhar e eu vivi num bairro
social e sei bem. 

E por aí fora, a imaginação das pessoas para demonstrar o seu não-racismo é ilimitada.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,282
9,809
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
ruipsousa8 disse:
Obviamente que quando se fala em bairros sociais tu não fazes ideia do que estás a falar

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nem em bairros sociais nem em sites de propaganda. Que se saiba, não é o BE ou demais partidos de extrema esquerda que definem o que é site de propaganda ou não.

O "anti-racismo" que vejo neste tópico é o mesmo que rejubila com a carga de porrada que o motorista da Amadora levou por fazer o seu trabalho.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,600
5,894
Conquistas
1
  • Junho/18
JMPedroto disse:
Nem eu nem muitos aqui, que por criticarem a politização dos casos de racismo, somos defensores do racismo. Esses casos devem ser julgados e os infractores punidos. O que não se pode é generalizar e dar a entender que o racismo é estrutural. Ou acreditas que os portugueses são racistas por defeito?
Óbvio que não acho que nenhuma etnia ou cidadania é por defeito racista, e até nem me parece que Portugal seja dos piores países nesse aspecto, mas obviamente que também me parece óbvio que está longe de ser o paraíso racial que durante décadas se iludiu a si mesmo de ser.

Tem os seus problemas, em regra centrados nos mesmos setores da sociedade onde eles normalmente também se manifestam noutros lugares, os estádios de futebol são parte dessa realidade.

Quanto à politização do racismo, eu sou contra todo o tipo de discursos identitários, no entanto também convém saber separar entre um discurso identitário e um alerta legitimo de discriminação racial em determinado setor da sociedade, acéfalos como o Ventura acreditam que é tudo a mesma coisa.

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
Fátima disse:
"Misturar os povos dá mau resultado. Haja segregação "
Pegue nesta frase e faça dela a sua imagem de perfil. Posso ser muita coisa, mas não sou racista nem xenófoba como o senhor.
Deve-se torcer todo sempre que o Marega, o Zé Luís ou o Aboubakar marcam um golo. Esses inferiores que não deviam estar misturados connosco, brancos e brancas.
"Misturar os povos dá mau resultado. Haja segregação."
E sim, podem expulse-me à vontade. Porque mesmo depois de expulsa, haverá sempre alguém a relembrar aquilo que o senhor é.
É isto que o senhor é.
Porquê que a sra. está a assumir que somos brancos aqui?

Esses são dos meus jogadores favoritos do Porto. Inferiores porquê? A sra. tem isso na cabeça? Eu até já disse que se a humanidade praticasse eugenia deveria escolher os afro-americanos, são superiores fisicamente e já se mostrou aqui que não há diferenças na inteligência entre etnias. Teríamos uma super-humanidade.

Mas sim, tendo a acreditar que uma sociedade mais homogénea será provavelmente melhor do que uma menos homogénea. Algum problema?

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,920
25,278
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Há dois ou três users neste tópico q parece q o FCPorto é só um pretexto para virem fazer o seu tribalismo político (de ambos os lados).

Até no Portal dos Dragões se nota a subalternização de tudo relativamente à política du jour.

E não o tema Marega não tem culpa...já era antes.

Sem ninguém em particular em mente, mas este tópico tornou-se uma latrina.
Clichês e soundbytes repetidos ad nauseum e um tribalismo absurdo.
Os mesmo dois ou três argumentos repetidos n vezes apenas diferindo o rasgar das vestes e o tom melodramatico como se a vida fosse uma novela de heróis e vilões.

Isto repetido imensas vezes pelos mesmos dois ou três. O caso do Marega nem acentuou nada, ja está assim ha meses.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,600
5,894
Conquistas
1
  • Junho/18
Barrigana disse:
Puta de mania de generalizar que é o primeiro caminho para desculpar. Se tens telhados de vidro, problema teu.

Nunca chamei preto a ninguém, não fiz urros de macaco em nenhum sítio nem me recordo de qualquer gesto ou palavras intencionalmente racistas dirigidas a alguém.

Ontem um grupo de adeptos sinalizou intencionalmente o Marega com urros de macaco, obviamente fazendo referência ao tom de pele e associação a macacos. Podiam ter assobiado como fazem com qualquer jogador branco na situação do Marega (ex jogador, um dos mais notórios da equipa d adversário, etc.), mas como é negro, fizeram aquilo.
Não há nenhum discurso anti-racista, é apenas constatação óbvia.
Quanto à liberdade de expressão, ninguém a proibiu. Tanto assim é que os Venturas têm falado, lá fora e aqui. E levam respostas. É a vida.
Estás a assumir que o que eu escrevi era dirigido a outros, que não aos que fiz questão de referir.

Eu não estou a ver onde estamos em desacordo, e porque estás a assumir que eu considero que quem critica o caso óbvio de racismo contra o Marega outra coisa que não isso, um caso óbvio de racismo.

E aliás quando me referi a telhados de vidros foi dentro de um contexto completamente diferente do que pareces estar a insinuar.

Não era certamente ao constatar um facto tão objectivo como esse, que eu critiquei um certo tipo de discurso anti racista, foi dentro de uma lógica completamente diferente, que usava esse ou outro qualquer caso do género como pretexto para automaticamente abater ideias (por muito más que sejam) que os ofendem.

Este temas trazem sempre muitas paixões, mas convém tentar perceber o que realmente está a tentar ser dito e não cair em julgamentos precipitados, no fundo até não acho que neste tópico haja assim tanta diferença de opinião (fora alguns users mais radicalizados) sobre a situação em si, creio que é mais de como lidar com o problema.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,600
5,894
Conquistas
1
  • Junho/18
Dragon G disse:
@Branco aprecio muito a tua participação por cá e até gosto de ler o que escreves mas o que são pessoas de cor? És transparente?
Por amor de Deus, também não vamos entrar em preciosismos, pessoas de cor são pessoas de outras etnias que não caucasianos, e sim é óbvio que branco também é uma cor.

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
John Wick disse:
Claro que há diferenças genéticas entre os povos, se não houvesse diferenças genéticas éramos clones uns dos outros, cópias genéticas perfeitas, todos exactamente iguais. Tu estás a falar sobre um assunto sobre o qual não tens qualquer tipo de conhecimento. Vou-te dar um exemplo muito claro, existem mais diferenças genéticas dentro de populações do continente africano do que entre africanos e europeus ou asiáticos. Isto não sou eu que estou a inventar, é algo que está perfeitamente provado em genética com diversos estudos através de DNA nuclear e mitocondrial.

https://www.genetics.org/content/161/1/269

Convém termos o mínimo de conhecimento em genética para falarmos sobre alguns destes assuntos, as diferenças entre os povos são sobretudo fenotípicas e não genótpicas, ou seja, aquilo que tu vês, a cor da pele, dos olhos, do cabelo, etc., não é explicada por diferenças genéticas, mas sim pela expressão dos genes influenciada pelo meio ambiente. Eu posso partilhar muitas mais semelhanças genéticas com um preto do Senegal do que com um espanhol que tem a mesma cor de pele, de olhos e de cabelo que eu.
Olha este artista, acha que sabe muito e que o outro não sabe nada. Lê para trás porque não há paciência.

Liga para o 23andme a reclamar. É tudo uma fraude.

Edit: 😂 ao bold

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,600
5,894
Conquistas
1
  • Junho/18
Miguel Alexandre disse:
Há dois ou três users neste tópico q parece q o FCPorto é só um pretexto para virem fazer o seu tribalismo político (de ambos os lados).

Até no Portal dos Dragões se nota a subalternização de tudo relativamente à política du jour.

E não o tema Marega não tem culpa...já era antes.

Sem ninguém em particular em mente, mas este tópico tornou-se uma latrina.
Clichês e soundbytes repetidos ad nauseum e um tribalismo absurdo.
Os mesmo dois ou três argumentos repetidos n vezes apenas diferindo o rasgar das vestes e o tom melodramatico como se a vida fosse uma novela de heróis e vilões.

Isto repetido imensas vezes pelos mesmos dois ou três. O caso do Marega nem acentuou nada, ja está assim ha meses.
Eu estou hoje neste tópico pela primeira vez, mas este tipo de temas são recorrentes um pouco por todo o lado com cada vez maior incidência, não me surpreende que também aqui se discutam ad nauseum.

Depois existe obviamente o aspecto panfletário, muitas vezes mais do que ter uma discussão as pessoas só querem ganhar a mesma, e isso não leva a lado nenhum.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,600
5,894
Conquistas
1
  • Junho/18
Johann disse:
Olha este artista, acha que sabe muito e que o outro não sabe nada. Lê para trás porque não há paciência.

Liga para o 23andme a reclamar. É tudo uma fraude.
Existem sem dúvidas diferenças genéticas entre diferentes etnias, no entanto nenhum dessas diferenças leva a diferentes níveis de inteligência ou de comportamento, isto desde que sejam devidamente contabilizados outros factores que contribuem para esses fenómenos, algo que nem sempre foi feito quando se estudaram as diferenças entre povos.

As diferenças resumem-se ao aspecto fisico, aptidões para algumas atividades fisicas tipo desporto e predisposição para doenças ou fenómenos do género, e isto porque como qualquer biólogo vos pode explicar todos nós somos homo sapiens, e o conceito de raça tal como é entendido por muita gente não é mais que uma construção completamente artificial com poucos séculos de existência.

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
Branco disse:
Existem sem dúvidas diferenças genéticas entre diferentes etnias, no entanto nenhum dessas diferenças leva a diferentes níveis de inteligência ou de comportamento, isto desde que sejam devidamente contabilizados outros factores que contribuem para esses fenómenos, algo que nem sempre foi feito quando se estudaram as diferenças entre povos.

As diferenças resumem-se ao aspecto fisico, aptidões para algumas atividades fisicas tipo desporto e predisposição para doenças ou fenómenos do género, e isto porque como qualquer biólogo vos pode explicar todos nós somos homo sapiens, e o conceito de raça tal como é entendido por muita gente não é mais que uma construção completamente artificial com poucos séculos de existência.
Branco, a questão que se coloca aqui é: por que razão deixaste de usar duplas reticências em todos os posts?