Não me parece que nenhum diretor tenha que afirmar publicamente se o orçamento desta ou daquela modalidade ou o seu total vai subir ou descer, até porque isso é dar informações aos rivais. As coisas são para acontecer naturalmente.
No entanto, o presidente já disse mais do que uma vez ao longo da campanha e destes meses que passaram que a intenção futura nas modalidades é reforçar a sua competitividade, tal como em relação ao futebol.
Foi feito o possível esta época.
O caso do basquetebol, foi claramente visível. Em termos de mercado as coisas são menos complicadas já que o mercado de jogadores norte-americanos é vastíssimo.
No hóquei, os plantéis constroem-se com 1 ano de antecedência, por vezes mais. Nada foi feito pela direção anterior, mesmo com a perda anunciada de um dos estrangeiros meia época antes desta terminar.
No andebol, é sabido o espanto da nova direção com o facto de, com excepção do Gunnarsson, não ter estado nenhuma outra contratação encaminhada para esta época que terminou.
No Voleibol nada estava feito pela direção anterior. Foi tudo feito em cima do joelho. Para a época que se aviznha vão acontecer entradas que há meses eram impossíveis de acontecer. E só acontecerão porque o orçamento vai obviamente ser aumentado de forma visível.
Mas há que perceber que o reforço do investimento e da competitividade nas modalidades estão profundamente ligados ao número de associados que o clube tenha e ao dinehiro que entra via quotas.
Neste ano que passou o seu número subiu de forma visível e continua a subir. Isso fará com que a tendência seja um incremento no investimento.
Repara que continuas a bater na tecla do orçamento ao responder às minhas opiniões, creio que falas para todos e em resposta a algum post anterior de outro user e não para mim diretamente.
como já disse atrás, eu nem falo de orçamento porque estes invariavelmente terão sempre que subir ano após ano (exceto que tenhas uma restruturação profunda do plantel. Aumentar o orçamento versus ano anterior nem sequer significa que ficamos melhor, basta ver que este ano gastaremos uns 500k mais que o ano passado e estamos com menos opcoes no banco, seja no andebol como no hóquei. As pessoas esquecem-se que os FSE também aumentam, os salários dos jogadores são na sua maioria aumentados todos os anos, ou seja o orçamento tem que aumentar sim ou sim (mais ou menos aumenta). Acho que fica claro.
Como tu bem dissestes saída de jogadores importantes e salarialmente caros não significa desinvestimento por si.
o que me preocupa é que tanto no hóquei, como no andebol passaram 14 meses e sinto a mesma inoperancia estratégica que sentia 14 meses atrás. Tal como também disse, se há 14 meses atrás entendia o contexto, e tu e bem, voltaste a enunciar, para este ano não se pode utilizar o mesmo argumento. Pelo menos não para mim, claro está.
o problema é que estão a sair jogadores fulcrais e não temos substitutos contratados para os substituir. Como disse o
@Pombal não vamos brincar ao andebol ou mesmo ao hóquei. No andebol e hóquei, jogadores que possam imediatamente substituir um valdes ou iturriza ou Fabio não abundam, o Mario Santos está há 14 meses no cargo, pode e devia ter feito mais. Com o professor sabias que a estratégia era comprar jovem em Portugal e formar e explorar mercados alternativos como Cuba. No hóquei todos nós lembramos do ano 0 com o cabestany. No basquet, depois da asquerosa decisão de terminar o projeto, criamos o dragon force, e formamos bons jogadores pelo menos.
A minha percepção (e uma percepção é o que é) é de total impreparação do Mario Santos para o role que tem. Cabe-lhe sim, e aqui discordamos por completo, manter os socios informados da estratégia do clube. Comunicar mais, ainda mais quando acabas de chegar ao teu cargo e ninguém te conhece. Sabemos tanto hoje dessa estratégia que há 15 meses atrás.
O FC Porto é uma empresa, não haver uma linha condutora do que queremos alcançar como clube é inaceitável.
E vamos ao que importa. E sem falar se os orçamentos sobem ou descem, diz-me, estás confiante que vais conseguir colmatar as saídas com novos jogadores de pelo menos igual valor ainda esta época?
E nem é só colmatar os que sairam, falta um LD, um central, um jogador diferenciado para jogar no 7x6, um redes diferenciado e pelo menos 2 pivots (ou acham que o daymaro aguenta?)