Draconem disse:
Achei justo e bem teres referido que o Mikel é esforçado. Há uma ideia generalizada que o Mikel só joga como indiscutível por favores (300k/2 que o justifiquem), mas de uma coisa não se pode duvidar, o miúdo quer vingar no FC Porto, é esforçado e aplica-se. O Mikel, apesar de tudo, era chamado muitas vezes ao treinos da equipa A por VP e PF porque esforçava-se como um animal, está há 5 anos na sombra à procura da afirmação. Nunca podem pôr em causa o empenho e seriedade do jogador por motivos extra-futebol, seja para o bem ou para o mal.
O Mikel para além de ter a sua força natural tem uma força mental que impressiona. A vontade dele de vingar é de enaltecer. Nunca colocarei em causa o seu profissionalismo de dar tudo em campo e até nos treinos. Não são poucas as vezes que ouço desabafos de colegas a queixarem-se do Mikel nos treinos sobre as entradas que faz que digo também sem qualquer maldade. Desde que o acompanho desde os sub.19 nunca o vi a entrar sobre adversários de forma maldosa. Levou vermelhos e amarelos por entradas fora de tempo sem qualquer intenção de magoar adversários.
Mas será que isso tudo chega para se tornar num grande jogador? Melhorou mas tem pormenores básicos muito preocupantes.
Draconem disse:
Por outro lado, temos provavelmente o melhor 6 jovem do futebol português (Ruben Neves). Só peço que tenha metade das oportunidades que o Mikel já teve, apenas isso.
No Tiago Maia nunca revi grande potencial, daí que tenha ficado sem clube depois de ter sido suplente do... Stefanovic. Perdi-lhe o rasto, creio que está na II Divisão, mas está na linha de um Rui Sacramento, com todo o respeito. Revia mais potencial no Ventura, até.
É "apenas" isso que quero para o R.Neves - oportunidades verdadeiras.
Como disse nunca foi grande fã do Tiago Maia. Preferi sempre o Eloi. O Stefanovic é uma desilusão. Nunca percebi como veio cá parar. Willcoort era o responsável por todos os guarda-redes desde os sub.15 até aos da equipa principal e foi contra a vinda do Stefanovic. Por ele quemm ia ser o g.redes da B na época passada já era o Kadú ficando Andorinha nos sub.19 e Filipe com a baliza dos sub.17. A contratação desse jogador baralhou tudo.
Sobre o Ventura que fez uma grande época em Olhão nunca percebi porque na B nunca lhe deram oportunidades.
Draconem disse:
Bem mais uma vez a lembrar o caso do Tomás (miúdo inteligentíssimo e de maturidade acima da média), do Gonçalo já nem é necessário repetir (se estivesse noutro lado já era o novo Ibrahimovic). No caso do André Silva (consta que rejeitou uma grande proposta do AC Milan, saberás melhor que eu), não sei em que medida seria possível enquadrá-lo já na equipa A.
Nessa hierarquia, para mim, Gonçalo está acima. E antes do Gonçalo ter recuperado, tínhamos Ghilas que não jogava na A até janeiro. Apesar de tudo, a questão de um júnior/bê passar à frente de um suplente da equipa A não pode ser assim tão linear, sobretudo sendo um jovem (o Ghilas tem potencial - e não estou a falar do negócio, mas sim da qualidade futebolística). Pode sempre haver uma ou outra oportunidade (o Leonardo Jardim está a fazer isso muito bem no Sporting, fê-lo com o Mané, na próxima época vai ser o Iuri Medeiros), mas para isso o exemplo tinha que partir da raiz.
O André Silva tem muitos pretendentes. Talvez a maior proposta rejeitada tenha sido do ACMilan.
Quando digo que gostava de ver o Gonçalo a jogar já no próximo jogo não é passar á frente do Ghilas mas sim ver um trio atacante com Gonçalo, Ghilas (pode muito bem jogar a extremo) e Ricardo ou Quaresma. Temos de dar oportunidades ao nosso futuro.
Quanto ao Tomás estou preocupado com a época que está a fazer sobre o ponto de vista de minutos de jogo. Alguém se aproveitou da justa suspenção que o Capucho lhe deu para vermos menos Tomás em campo.
Promover jovens tem de ser forma faseada e não tudo de uma vez sob pena de se perderem.
Rafa na época passada devia já ter feito alguns jogos pela B. Esta época jogava na B e fazia alguns jogos pela A. Para daqui a 2 anos ser o nosso lateral esquerdo. É assim que vejo a formação e as oportunidades aos nossos melhores jovens. Mas para isso tinha sido necessário contratar um lateral esquerdo para os sub.19 o que não aconteceu. Deixar essa equipa orfã de um lateral de raíz de maneira nenhuma concordaria. Todas as nossas equipas de formação têm de ter atletas para todas as posições. Este é só um exemplo.