Os problemas que afectam o futebol jovem

F

Francisco Oliveira

Guest
Rafa disse:
Onde de facto discordo da sua opinião é na qualidade do futebol das camadas jovens.
Já nem falo no facto de há uns anos para cá os resultados das selecções de base estarem cada vez mais longe do que acontecia regularmente(presença nas fases finais e titulos),mas na qualidade de jogo e na observação de valor individual dos atletas.
Rafa, já várias referi que o futebol jovem estagnou em Portugal. Enquanto não se mudarem os figurinos  dos campeonatos desde os sub-15 as nossas selecções vou perder fulgor como têm perdido nos ultimos anos. No entanto continuamos a ter qualidade individual. A miudagem precisa com muita urgência de ter um nivel competitivo muito mais elevado. É uma estupidez num país taõ pequeno termos uma nacional de sub-15 com 70 equipas e o de sub-17 com 50. Temos assim tantos bons clubes para termos tantas equipas nos nacionais? obviamente que não e tem de começar pela redução drástica do número de clubes que disputam os nacionais para mmelhorar o nível competitivo do futebol jovem.

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,895
1,735
porque não investir forte na formação e não criar um verdadeiro projecto e nesse aspecto não era nada mau lerem a entrevista que o aurelio pereira do sporting deu  recentemente. Porque não pedir ajuda a todos portistas para serem olheiros ... ser uma paixão do clube

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Dracarys disse:
Já alguém tentou falar com responsáveis pela formação do Porto para tentar ajudar e dar ideias?

Sei que, por exemplo, as galinhas são muito abertas a sugestões e respondem a mails e tudo. Lá nisso interagem muito com os adeptos e saem todos a ganhar.
E podem não sair a ganhar sempre, mas nunca perdem nada em ouvir as opiniões dos adeptos. E de quando em vez pode sair uma luzinha para determinado tema de onde menos se espera.

Temos discutido aqui o futebol de formação, cada um com as suas opiniões, mas se juntar-mos tudo de uma forma racional penso que podemos escrever uma carta á direcção com as nossas ideias sobre o que está bem e mal. Sobre o que poderia mudar e como. Depois eles que façam o que entenderem, mas a nossa cabeça ficaria tranquila em relação ao termos feito o que podíamos para ajudar.
O que acham?

PS: Este tipo de coisa pode ser também para outros temas como Porto Canal, Site do F.C.Porto, etc.

F

Francisco Oliveira

Guest
FCP07 disse:
porque não investir forte na formação e não criar um verdadeiro projecto e nesse aspecto não era nada mau lerem a entrevista que o aurelio pereira do sporting deu  recentemente. Porque não pedir ajuda a todos portistas para serem olheiros ... ser uma paixão do clube
Não me acredito que o Sporting gaste mais que o nosso clube na formação.

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,895
1,735
vei um estudo há um mês no jogo que o sporting era o clube que mais gastava em portugal cerca de 5 -6 milhoeso barcelona gastava 20 milões na formalão mas com equipa B incluida.

Eu acho que deviamos ser mais fortes no mercado de formação

F

Francisco Oliveira

Guest
Celta7 disse:
A questão é, qual o figurino ideal?

Pessoalmente (e isto vale para qualquer modalidade), qualquer equipa, por mais pequena que seja, deve ter a possibilidade de disputar o apuramento para as fases finais, por mais remota que sejam as suas possibilidades.

E é por isso que, por exemplo, eu sou contra as despromoções. Porque se uma equipa desce de divisão num determinado ano, não vão ser os jogadores que desceram que vão sofrer as consequências dessa descida. São os miúdos que têm 1 ano a menos, que se calhar até têm qualidade para discutir o apuramento para a 2ª fase no ano seguinte, que perdem a possibilidade de jogar na 1ª divisão desse escalão.

Resultados desnivelados irão sempre existir. É preciso é que os modelos competitivos sejam o mais justos possivel para todas as equipas.
Depois de pensar e repensar acho que a solução para esse problema de descerem de divisão e outra geração de melhor qualidade sofrer as consequências se resolvia com uma liguilha no inicio ou final do campeonato.
Assim as equipas que ficassem nos lugares de despromoção e as que ficassem nos lugares de subida disputavam entre si uma liguilha para se apurarem as melhores equipas. Dava oportunidade a essas gerações melhores de se manterem na divisão que a geração anterior não teve capacidade para se manter.
Celta, parece-me um pouco confuso mas acho que percebes o que quero dizer.

Acho que podemos e devemos dar sugestões á FPF para mudar os figurinos dos campeonatos jovens. Conforme estão não nos levam a lado nenhum. Torna-se dificil a qualquer jovem adquirir ritmo competitivo para quando chegar a sénior não ter tantas dificuldades de adaptação. Sejam eles dos principais clubes ou dos mais fracos.

André Dias

Tribuna
22 Novembro 2012
2,859
4
Francisco Oliveira disse:
Depois de pensar e repensar acho que a solução para esse problema de descerem de divisão e outra geração de melhor qualidade sofrer as consequências se resolvia com uma liguilha no inicio ou final do campeonato.
Assim as equipas que ficassem nos lugares de despromoção e as que ficassem nos lugares de subida disputavam entre si uma liguilha para se apurarem as melhores equipas. Dava oportunidade a essas gerações melhores de se manterem na divisão que a geração anterior não teve capacidade para se manter.

Acho que podemos e devemos dar sugestões á FPF para mudar os figurinos dos campeonatos jovens. Conforme estão não nos levam a lado nenhum. Torna-se dificil a qualquer jovem adquirir ritmo competitivo para quando chegar a sénior não ter tantas dificuldades de adaptação. Sejam eles dos principais clubes ou dos mais fracos.
Mas teria que ser no início do campeonato para já jogarem as novas gerações. Se fosse no final, ainda estavam as anteriores que colocaram o clube em lugar de despromoção.

F

Francisco Oliveira

Guest
Sim teria que ser no inicio para ser mais correcto ou então no final com as novas gerações. Essa poderia ser uma solução para acabar com uma certa injustiça que o Celta levantou e que concordo.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080

É uma boa solução. Outra solução (de difícil implementação, dado o numero elevado de equipas por esse país fora), seria um sistema semelhante ao que se usa nas selecções: agrupamento das equipas em mini grupos de 4 equipas onde se apuravam 2 equipas para a ronda seguinte e assim sucessivamente até chegares a um numero razoável que permitisse realizar um campeonato nacional final (12 equipas? 14?) com as melhores equipas nacionais desse ano.

Eventualmente salvaguardar as equipas tradicionalmente mais fortes, evitando que se cruzassem nas fases de grupos (atribuindo o estatuto de cabeças de serie em função dos resultados do passado).

Este sistema de mini grupos, com poucos jogos, aumenta a competitividade porque não há grande margem de manobra para falhar e por outro lado, dá-se a oportunidade a todas as equipas de chegarem à fase final.

Mas é difícil implementar este sistema, reconheço.

F

Francisco Oliveira

Guest
Também é uma boa solução.

Tudo é dificil quando não se tem vontade.
As únicas dificuldades que vejo serão as monetárias. Mas como sempre devem tocar guitarra quem te unhas.

Não podem é os campeonatos jovens continuarem como estão.

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Vamos lá ver no que dá estas reuniões da FPF com os clubes. Espero que se chegue a um consenso e que se crie um modelo excelente para os nossos jovens.

ndre

Arquibancada
16 Março 2012
169
8
mogli89 disse:
http://bleacherreport.com/articles/1589510-gotze-reus-are-just-the-start-how-german-football-produces-talent-without-end

Pareceu-me ser um artigo bastante interessante, e um modelo a ter em conta para o futuro do futebol em Portugal, e claro, no Porto.
Muito interessante esse artigo, de onde retiro 2 coisas: organização e melhoria das condições de treino/jogo.

Algo que talvez fosse interessante pensar, apesar de ser muito controverso certamente, era a limitação ao número de clubes por número de habitantes. Parece-me ( e isto é apenas a opinião de um adepto que francamente não acompanha a formação como outros utilizadores deste espaço que certamente conhecem com muito mais propriedade esta realidade) que a existência de muitos clubes em espaços geográficos sem um número de pessoas considerável leva á diluição de esforços e de verbas. Mais valeria ter 1 clube com excelentes condições de treino do que 4 ou 5 com condições de treino muito precárias.

Como referi anteriormente será certamente controversa esta ideia mas aqui a deixo se acharem relevante para o tema em questão.

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
ndre disse:
Muito interessante esse artigo, de onde retiro 2 coisas: organização e melhoria das condições de treino/jogo.

Algo que talvez fosse interessante pensar, apesar de ser muito controverso certamente, era a limitação ao número de clubes por número de habitantes. Parece-me ( e isto é apenas a opinião de um adepto que francamente não acompanha a formação como outros utilizadores deste espaço que certamente conhecem com muito mais propriedade esta realidade) que a existência de muitos clubes em espaços geográficos sem um número de pessoas considerável leva á diluição de esforços e de verbas. Mais valeria ter 1 clube com excelentes condições de treino do que 4 ou 5 com condições de treino muito precárias.

Como referi anteriormente será certamente controversa esta ideia mas aqui a deixo se acharem relevante para o tema em questão.
Falas da existência de Centros de Treino para 2/3 Equipas?

ndre

Arquibancada
16 Março 2012
169
8
João Lucho \"2\" disse:
Falas da existência de Centros de Treino para 2/3 Equipas?
Isso também podia ser muito interessante mas o que estava a dizer era mesmo fusão de clubes de forma a 3 ou 4 clubes com condições medianas pudessem ser 1 clube com boas/muito boas condições. Claro que isto é bonito na teoria bem sei que na prática não seria fácil fruto da forma apaixonada como se vive o futebol e das rivalidades entre clubes.

Por exemplo o concelho de Santa Maria da feira tem 14 clubes será que não se justificava existirem apenas 1/2 com excelentes condições?(neste caso o feirense já apresenta boas condições de treino para as camadas jovens)
O Concelho de Vila Nova de Gaia também tem para cima de 15 clubes.
E outros locais também serão semelhantes. Concentrar clubes poderia permitir melhores condições de trabalho e maiores bases de apoio social.

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
ndre disse:
Isso também podia ser muito interessante mas o que estava a dizer era mesmo fusão de clubes de forma a 3 ou 4 clubes com condições medianas pudessem ser 1 clube com boas/muito boas condições. Claro que isto é bonito na teoria bem sei que na prática não seria fácil fruto da forma apaixonada como se vive o futebol e das rivalidades entre clubes.

Por exemplo o concelho de Santa Maria da feira tem 14 clubes será que não se justificava existirem apenas 1/2 com excelentes condições?(neste caso o feirense já apresenta boas condições de treino para as camadas jovens)
E outros locais também serão semelhantes. Concentrar clubes poderia permitir melhores condições de trabalho e maiores bases de apoio social.
O futebol está no ADN do Português. Isso é impossível, ver um Clube 'extinguir' para ser melhor é uma coisa que fere a alma entendes.

Centros de Treinos partilhados é coisa que acho que já existe, penso que no Brasil o Botafogo e o Vasco da Gama vão ter um para os dois.

ndre

Arquibancada
16 Março 2012
169
8
João Lucho \"2\" disse:
O futebol está no ADN do Português. Isso é impossível, ver um Clube 'extinguir' para ser melhor é uma coisa que fere a alma entendes.

Centros de Treinos partilhados é coisa que acho que já existe, penso que no Brasil o Botafogo e o Vasco da Gama vão ter um para os dois.
Percebo perfeitamente, por isso é que digo que é muito difícil de implementar.
Os centros de treinos partilhados podem ser uma solução ideal para dar melhores condições as camadas jovens de clubes com menos recursos.

F

Francisco Oliveira

Guest
ndre disse:

Isto não é um problema do futebol de formação mas sim um problema do desporto geral em Portugal.
Gaia tem mais de vinte grupelhos que raramente algum disputa os nacionais desde séniores até os iniciados. Enquanto não se exigir aos clubes séniores condições financeiras para disputarem os campeonatos continuaremos a ter grupelhos a aspirar a clubes. Era preferivel sim haver 30 escolas de futebol em Gaia e ter 2 ou 3 clubes a sério.
Á uns anos atrás alguém tentou criar um clube só mas os grandes homens que dirigem os grupelhos fizeram exigências destas:
"nós alinhamos mas o equipamento tem que ser as nossas cores"
"concordámos com isso mas o presidente tem que ser o nosso"
"desde que os jogos sejam no nosso estádio vamos pra frente com isso"
e mais um chorrilho de disparates que a mesquinhez e pequenez do espirito português não deixa o desporto evoluir.
Mas repito que não é esse um dos principais problemas do futebol jovem em Portugal.

ndre

Arquibancada
16 Março 2012
169
8
Isto não é um problema do futebol de formação mas sim um problema do desporto geral em Portugal.
Gaia tem mais de vinte grupelhos que raramente algum disputa os nacionais desde séniores até os iniciados. Enquanto não se exigir aos clubes séniores condições financeiras para disputarem os campeonatos continuaremos a ter grupelhos a aspirar a clubes. Era preferivel sim haver 30 escolas de futebol em Gaia e ter 2 ou 3 clubes a sério.
Á uns anos atrás alguém tentou criar um clube só mas os grandes homens que dirigem os grupelhos fizeram exigências destas:
"nós alinhamos mas o equipamento tem que ser as nossas cores"
"concordámos com isso mas o presidente tem que ser o nosso"
"desde que os jogos sejam no nosso estádio vamos pra frente com isso"
e mais um chorrilho de disparates que a mesquinhez e pequenez do espirito português não deixa o desporto evoluir.
Mas repito que não é esse um dos principais problemas do futebol jovem em Portugal.
O principal problema será sobre tudo o número de jogos "pouco competitivos" que durante uma época uma equipa como o FC Porto faz até à fase final ?
Pelo que tenho lido do que escrevem parece ser esse o problema fundamental e a entrada de jogadores estrangeiros de qualidade igual/inferior que retiram por vezes espaço a jogadores nacionais. Estou correcto? ou existem outros factores mais gravosos?

F

Francisco Oliveira

Guest
Principal problema na minha opinião é a falta competividade dos escalões de formação. Já várias vezes disse aqui isso masnão me canso de repetir.
Temos bons clubes para termos um nacional de sub-15 com 70 equipas? Infelizmente não.
Temos bons clubes para termos um nacional de sub-17 com 50 equipas? infelizmente também não.
Temos bons clubes para um nacional de juniores com 24 equipas? O mesmo problema dos outros escalões.

Não é por acaso que os 3 maiores clubes estão em sintonia no que respeita á reformulação dos campeonatos jovens.

Temos o exemplo da fase fianl de sub-19 que todos os jogos são dificeis para qualquer equipa em qualquer recinto (casa ou fora). Não é este um bom exemplo de que o que se fez á dois anos atrás pecou apenas por ter um atraso de 20 anos pelo menos? Não seria melhor este campeonato ter 10 equipas a 4 voltas em lugar de nas primeiras fases andrem os nossos jovens a fazer jogos de preperação para a fase final durante 5/6 meses?

Os sub-17 esta época iam ter o mesmo figurino mas á ulima da hora um iluminado da fpf achou por bem não optar por esse figurino. Os 3 grandes querem jogos mais dificeis e já propuseram que as fases finais fossem a 4 voltas para que os seus miúdos tenham pelo menos mais jogos com maior competividade.

Quanto á entrada de jogadores estrangeiros venham todos os C.Atsu`s mas esse não é um problema estrutural do futebol jovem mas um problema que cada clube deve gerir como entender. Neste caso só me interessa o que se passa no nosso clube e aquilo que quero que venham os melhores sejam eles nascidos no Olival, Seixal, Marrocos, China, Guatemala, etc. Mas quem vier de fora que mostre realmente que é melhor do que os que já cá estão e não apenas uma troca de 6 por meia dúzia para adepto dizer ao fim de uns minutos que o robertinho ou o gimenez têm muito potencial.