Os problemas que afectam o futebol jovem

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,895
1,735
uma coisa são campeonatos outra coisa é promover e potencializar jovens qualidade. Não será por acaso que c. ronaldo (madeira) , quaresma , figo, simão (trás montes ) etc... todos são dos escalões alvalade

D

Dracarys

Guest
Celta7 disse:
Não consigo perceber o que é que isso tem a ver com o que eu escrevi...

Eu falava dos anos anteriores... como o Sporting aproveitava jogadores saídos dos juniores... falava de Moutinhos, Quaresmas, Ronaldos, Custódios, Vianas, Rui Patricios, etc... jogadores que, por necessidade do Sporting, subiram imediatamente aos seniores... jogadores que, na minha opinião, evoluiram bastante precisamente por causa disso (para além do obvio talento que tinham).

Quem analisa o histórico dos campeonatos de formação, chega à conclusão que o Sporting não domina avassaladora mas no entanto, coloca mais jogadores nos seniores. A conclusão, para mim, parece óbvia.

Quanto à equipa B, so falei nela na ultima frase do meu post. Para dizer que pode ser uma bola solução para o Porto. E disse "vamos ver como vai ser aproveitada. E mais uma vez, parece que o Sporting está a fazer as coisas de forma diferente do Porto.

Espero ter sido mais claro desta vez...

PS: só mais uns dados sobre o histórico destes campeonatos:

Juniores - FC Porto (20 campeonatos), Sporting (16 campeonatos)
Juvenis  - FC Porto (20 Campeonatos), Sporting (11 campeonatos)
Iniciados - FC Porto (14 campeonatos), Sporting (10 campeonatos)
Tem a ver que dizes que não nos mete num bolso na formação de jogadores mas mete. Basta olhar para os jogadores que já saíram de lá e que continuam a sair. A equipa B é o exemplo que a formação deles é melhor do que a nossa.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
FCP07 disse:
uma coisa são campeonatos outra coisa é promover e potencializar jovens qualidade. Não será por acaso que c. ronaldo (madeira) , quaresma , figo, simão (trás montes ) etc... todos são dos escalões alvalade
Só me estás a dar razão então. Foi o que eu escrevi no meu 1º post e é o que diferencia o Porto do Sporting.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
Dracarys disse:
Tem a ver que dizes que não nos mete num bolso na formação de jogadores mas mete. Basta olhar para os jogadores que já saíram de lá e que continuam a sair. A equipa B é o exemplo que a formação deles é melhor do que a nossa.
Não estás a conseguir perceber onde eu quero chegar.

1 - O Sporting aproveitou a geração que foi campeã de juniores do ano passado. Uma excelente geração. E está a ter bons resultados na II liga. E por isso tem melhor formação do que nós? Desafio-te a comparar as respectivas gerações de sub 18, sub 17 e sub 16.  E depois diz-me as tuas conclusões, se tirares algumas.

2 -  Porto, Benfica e Sporting estão sensivelmente ao mesmo nível, no que concerne aos escalões de formação e à forma como se trabalha. Hoje em dia já não há segredos, todos trabalham da mesma  forma, todos têm excelentes condições de treino. O scouting já não é o ponto que diferencia o Sporting dos outros, estão ao mesmo nível. Basta ver os vencedores dos campeonatos, ou as convocatórias para as selecções. Ninguém mete os outros "no bolso". Uns anos tem o Porto a supremacia, outros tem o Sporting e mais recentemente, tem o Benfica.

3 - Pela 3ª vez (e ultima) o que diferencia o Sporting dos outros, é a forma como aproveita os jogadores quando estes estão nos seus 18 \ 19 \ 20 anos. Jogadores talentosos há nos 3 grandes. Mas só o Sporting tem tirado proveito deles. Por estratégia? Por necessidade? Não interessa. A forma como se define o destino destes jogadores nesta idade será tão importante para o seu futuro como foram todos os anos de formação que estiveram para trás. O Sporting aposta nos miúdos nestas idades. O Porto e o Benfica não. E os resultados estão à vista.

PS: A ultima vez que Portugal foi campeão nas camadas de formação, foi em sub 17 em Viseu. A base do meio campo era portista: Paulo Machado e Márcio Sousa. Esporadicamente, eram substituídos na parte final dos jogos, por um tal de João Moutinho. Nos 2 anos seguintes, os 2 portistas fizeram os 2 anos restantes de juniores e o JM subiu logo para os seniores. Vê onde está um (JM) e onde andam os outros... Podia dar mais exemplos mas este ilustra bem o meu ponto de vista.

F

Francisco Oliveira

Guest
Dracarys disse:
Sou também da opinião, apesar de tudo, que temos uma formação melhor que a do Sporting. Temos mais titulos e o clube com mais atletas formados nos campeonatos profissionais segundo o estudo na época passada de um órgão de cs.
Aquilo que não fazemos é melhor aproveitamento quando passam a profissionais por vários motivos que são o contrário daquilo que o Sporting faz por motivos também contraditórios aos nossos.

1. Temos uma equipa senior muito mais forte que a do Sporting o que torna a qualquer junior entrar na mesma ao contrário do Sporting.

2. A nossa capacidade financeira é igualmente muito mais forte que a do Sporting o que origina mais facilmente contratar jogadores sejam elas ou boas contratações. O Sporting nesse aspecto está muito limitado e vira-se para o seu "mercado" interno.

3. Os atletas que emprestamos raramente ou nunca, nos ultimos anos (sob a vigência de Antero) tiveram boas escolhas de clubes e treinadores. Veja-se a excepção que confirma a regra- Christian Atsu.

Estes são os 3 principais factores, na minha opinião, pelo quase nulo aproveitamento de atletas oriundos da nossa formação.

R

ribeirinho

Guest
Tudo começa nos olheiros e o Sporting tem cerca de 150,o porto não sei.Depois na triagem e também na mentalidade e capacidade de lapidar os talentos.É obvio que o Sporting é claramente melhor,e exemplos não faltam,a nossa equipa senior é melhor mas(Figo,Nani,Simão,patricio,ronaldo,moutinho)e companhia cabiam no nosso clube.Nós agora temos um campo de recrutamento tão basto(dragon force)que espero no futuro,a nossa equipa melhorar individualmente e coletivamente.

M

Marcos19

Guest
ribeirinho disse:
Tudo começa nos olheiros e o Sporting tem cerca de 150,o porto não sei.Depois na triagem e também na mentalidade e capacidade de lapidar os talentos.É obvio que o Sporting é claramente melhor,e exemplos não faltam,a nossa equipa senior é melhor mas(Figo,Nani,Simão,patricio,ronaldo,moutinho)e companhia cabiam no nosso clube.Nós agora temos um campo de recrutamento tão basto(dragon force)que espero no futuro,a nossa equipa melhorar individualmente e coletivamente.
Garanto-te que os olheiros do Porto são tão ou mais capazes do que os do Sporting.
E...Patricio cabia no nosso clube!?

F

Francisco Oliveira

Guest
Marcos19 disse:
Garanto-te que os olheiros do Porto são tão ou mais capazes do que os do Sporting.
E...Patricio cabia no nosso clube!?
Ora aqui está uma pergunta muito oportuna e interessante.
Tirando as vedetas que passaram pelo Sporting pouco resta. Miguel Garcia foi titular no 1º de séniro e foi até o autor do golo que garantiu a final da uefa que tiveram e onde está? Ainda é profissional de futebol? Sem a publicidade que se faz á Academia pouco fica de real valor.

rickz

Bancada central
1 Agosto 2012
1,386
42
Bem como já fui um grande seguidor dos nossos jovens ( já não o sou tanto por falta de tempo) , venho aqui dar a minha opinião.
Focando-me na comparação feita acima entre as Academias de Porto e Sporting , efetivamente o Sporting , tem a melhor , mas isto deve-se a um Factor , ao Sporting ter formado 2 bolas de ouro , os jovens são influenciados por isso(pensam que por ser frmado lá um ou dois grandiosos jogadores eles também o vão ser)  , outro factor é claramente , as apostas que sporting faz nos jovens da formação ( se eu fosse um jovem promissor não viria para um clube que eu sei quase ou nada aposta nos da "casa" (como é caso Benfica e Porto)

2º Ponto - Treinadores- parece-me que o NGC quer ao mesmo tempo Jogadores e Treinadores , e para mim isso não resulta , na minha opinião pelo menos nos Sub 17 e 19 , os treinadores deviam ser verdadeiros formadores , com capacidades reconhecidas na formação e lapidação de jovens , e não treinadores que são treinadores á 1 ou 2 anos . Toda a gente sabe a importância de um Bom Treinador durante o processo de formação de um jogador(ATSU que o diga)

3º Ponto . Equipa B- Qual é a motivaão de um Sub 19 , de sabe que quando chegar á equipa B é muito provável que cheguem mais um camião de estrangeiros (alguns de qualidades duvidosas) para lhes tapar o Lugar?

Por último dar os Parabéns ao Francisco pelo seu trabalho no Forum no que a jovens diz respeito,  mantendo muita gente actualizada

M

Marcos19

Guest
Francisco Oliveira disse:
Ora aqui está uma pergunta muito oportuna e interessante.
Tirando as vedetas que passaram pelo Sporting pouco resta. Miguel Garcia foi titular no 1º de séniro e foi até o autor do golo que garantiu a final da uefa que tiveram e onde está? Ainda é profissional de futebol? Sem a publicidade que se faz á Academia pouco fica de real valor.
O Miguel Garcia está num clube pequeno da Turquia,mas há outros,Carriço por exemplo é um dos piores centrais na nossa Liga e no entanto é um produto da formação do Sporting e um dos capitães!!
Patricio é mais um produto de não sei de onde porque não lhe vejo grandes capacidades para ser titular da Seleção...Beto,Eduardo,Quim são bem melhores.
Para mim o nosso principal erro é a transição de juniores para seniores.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,079
2,788
Porto
29/09/2012
Arrancou projecto social

O projecto Dragon Force Social deu hoje o primeiro passo, no Vitalis Park, com a selecção das crianças das instituições convidadas. Esta iniciativa pretende oferecer a crianças desfavorecidas a pratica desportiva, com o carimbo de qualidade do FC Porto.

Entre as 15h00 e as 18h00, foi organizado um torneio na escola mãe Dragon Force, no Vitalis Park, envolvendo as 13 Instituições Particulares de Solidariedade Social convidadas e as mais de 100 crianças institucionalizadas.

As IPSS foram recebidas às 14h30 pelo responsável operacional da DF Porto Manuel Castro e pela mediadora socioeducativa Daniela Freitas. As crianças foram encaminhadas para os balneários e receberam uma t-shirt Dragon Force. Em cada balneário estavam águas Vitalis e um cesto de fruta.

Ao som do hino do FC Porto e acompanhadas pelos treinadores DF, foi realizada a entrada em campo de todas as crianças.

Os treinadores DF, juntamente com alguns elementos do departamento de scouting do FC Porto, estiveram atentos ao desenrolar dos jogos com o objectivo de seleccionarem as crianças mais talentosas. Esta selecção será alvo de análise da coordenação técnica e posteriormente divulgada às IPSS.

No final da tarde foi realizado um lanche convívio entre todos os envolvidos, crianças, educadores, responsáveis das instituições e treinadores.

As IPSS que participaram fora: Instituto Profissional do Terço, Colégio Barão Nova Sintra, Casa do Vale, Casa de Cedofeita, ACISJF, Aldeias SOS, Associação Protectora da Criança, Lar Juvenil dos Carvalhos, Tenda do Encontro, Centro de Acolhimento Mãe d`água, Lar Marista de Ermesinde, Fundação Lar Evangélico Português e Obra do Padre Grilo.
www.fcporto.pt

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
32,171
12,933
É um projecto aliciante, contudo espero que levem isto a serio e realmente formem jogadores e acima de tudo pessoas.

D

Dracarys

Guest
Já alguém tentou falar com responsáveis pela formação do Porto para tentar ajudar e dar ideias?

Sei que, por exemplo, as galinhas são muito abertas a sugestões e respondem a mails e tudo. Lá nisso interagem muito com os adeptos e saem todos a ganhar.

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,499
2,056
Porto
Francisco, na tua pinião porque é que o D. Viana não singra no futebol apesar das oportunidades inclusive no estangeiro ?

F

Francisco Oliveira

Guest
Sangue Azul, não sou técnico nem especilaista, apenas acompanho a formação como adepto. Tenho as minhas ideias próprias que um jovem quando passa a sénior acaba um ciclo mas não a sua formação enquanto atleta. Ao entrar no futebol profissional entra num mundo completamente diferente daquele que estava habituado, num futebol muito mais competitivo (os dos 3 grandes sobretudo) e na maior parte da vezes em equipas que têm outros objectivos que não aqueles que estavam habituados desde miúdos.
É aqui que o nosso clube falha, sistemáticamente. Os clubes e treinadores a quem se emprestam devem ser muito bem escolhidos e não por dá cá aquela palha.
Vou-te dar um exemplo concreto do Sérgio Oliveira. Foi para o Beira-Mar, a coisa começou logo a correr mal, inclusivé mal recebido pelos colegas com o Hugo (fdp) á cabeça, andou mesmo "desaparecido" uns dias, quis voltar para os sub-19 em Janeiro ou para outro clube que o Porto entendesse mas um responsável do nosso clube entendeu que devia lá estar. É nestas alturas que o nosso presidente deveria intervir como fez com o Eloi este ano mas não pode estar omnipresente. No ano seguinte foi enviado para a Bélgica e outra vez a coisa correu mal. Felizmente veio para Portugal onde fez uma boa meia-época no Penafiel. Concluindo em relação ao S.Oliveira que se estreou aos 16 anos pela equipa principal teve já dois anos de futebol profissional muito mal preparados e acompanhdos por parte do nosso clube. É aqui que falhamos sistemáticamente ao contrário do Sporting. Bem sei e defendo que um atleta mostra qualiades em qualquer clube em qualquer equipa ou país. Mas um bom atleta se estiver nas melhores condições e nas melhores equipas mostra muito mais e mais depressa as suas qualidades. O Messi de certeza que nunca seria Bola de Ouro a jogar no Almeria nem o C.Ronaldo não passaria do muito razoável ou bom se tivesse continuado no Sporting como aconteceu com outros. Os bons e muito bons tem de ser em qualquer lado mas com as melhores condições e nas melhores equipas mostram de certeza muito mais qualidades. Temos o exemplo do Hulk que estava na 2ªdivisão japonesa. Se não viesse para o nosso clube alguma vez o iamos conhecer? E Hulk serve ambém de exemplo para que nem todos os atletas estão preprados para estar longe. Hulk desde muito novo esteve fora da familia o que o ajuda a adaptar-se melhor e mais rápido para onde vá.
No caso concreto do Diogo Viana na minha opinião mandá-lo para a Holanda foi "condená-lo". Com estas idades qualquer jovem precisa de ser controlado. Sem esse controlo e carteira recheada é fácil a qualquer um "perder" a cabeça. Não sei se o D.Viana a perdeu mas mandá-lo no seu 1º de sénior para longe não foi uma boa aposta de certeza. Os resultados estão á vista.
Não me parece que o Diogo Viana tenha caracteristicas para ter lugar na equipa principal mas os nossos jovens da formação não podem chegar a séniores e perderem-se. Já dei várias vezes os exemplos do Vieirinha e do Paulo Machado. Não servem para a nossa equipa principal mas servirm para o nosso clube encaixar os milhões e motivar qualquer miúdo que entra para as nossas equipas de formação. A formação também tem que ser vista por este lado. Se todos os anos se conseguisse encaixar com 2 ou 3 cerca de 3 milhões por cada um daria de certeza para todos os anos se "comprar" um Jackson Martinez.

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,499
2,056
Porto
Obrigado Francisco pela tua pronta e completa resposta.

Podes não ser técnico mas és sem dúvida um especiaista e um estudioso do nosso futebol, sobretudo com grande contributo que dás no conhecimeno do futebol jovem

És uma das maiores valias deste Portal e leio sp com muita atenção aquilo que escreves

Continua assim a dar o teu precioso contributo

Um abraço

F

Francisco Oliveira

Guest
Obrigado pela parte que me toca. Como te digo acompanho as nossas equipas com muito gosto.

Podia te dar mais exemplos de má gestão dos nossos formados após serem séniores. Espero não ser repetitivo nem chato mas repara o que se faz com o g.redes Maia. Foi uma aposta sempre nas nossas equipas de formação. Chegou a sénior foi um autêntico fim-de-linha. Foi emprestado ao S.Clara onde não passou um bom ano. Ficou por opção própria sem clube e felizmente agora foi para a 2ªdivisão inglesa.
Com isto quero dizer/questionar o seguinte. Que sentido faz um clube apostar num jovem e num posto especifico de g.redes em todos os escalões e quando chega a sénior "abandona-o" á sua sorte?
Não bate a cara com a careta.
Falamos de um g.redes que defendeu sempre a baliza das selecções em todos os escalões.
Não estou com isto a defender que o Maia deveria estar na B ou ali ou acolá (antes que alguém faça a interpretação que seja mais conveniente). A minha opinião nem a coloco aqui. O que ponho em causa é a incoerência. Se um determinado jovem é aposta desde muito novo em sénior para sermos coerentes tem de continuar a ser aposta pelo menos nos dois primeiros anos para ver no que dá.