ALEX RQ7 disse:
"O Danilo subiu de forma"? O danilo jogou?
Não se podem desculpar as más exibições de Danilo com o facto de estar a jogar fora da sua posição, porque há coisas que, independentemente da posição/missão que tem em determinado jogo, um jogador do Porto (principalmente um capitão) tem de ter. As perdas de bola constantes em zonas proibidas, a dificuldade em soltar a bola rápido, a lentidão e insignificante percentagem de recuperações de bola que apresenta não podem ser explicadas por isso.
Vejamos por exemplo Corona, não está a jogar na sua posição, ontem fez um jogo banal, mas acho que ninguém lhe pode apontar o que quer que seja, porque nunca vira a cara à luta.
Isto tem tudo a ver com o facto de estar a jogar fora da sua posição. Tudo.
Podia estar o Danilo, como podia estar o Xabi Alonso ou o Busquets... Quem tiver 2 dedos de testa, pressiona os dois centrais do Porto no primeiro momento de construção de jogo e o Porto vai bombear a bola para o Marega.
O Danilo perde muitas vezes a bola porque é obrigado a ter uma capacidade de 1 para 1 elevada neste tipo de jogo.
O Danilo, a receber a bola entre os centrais e ao iniciar a construção, tem isto a sua frente:
Telles aberto na esquerda. Corona aberto na direita. Diaz, Marega e Soares prontos para uma bola bombeada.
Restam:
Pepe e Marcano
Uribe e Otavio
E, por ordens do treinador, so 1 é que desce o outro fica na frente para ganhar a bola que vai sair bombeada, 95% das vezes.
Ou o Danilo passa para o lado para o Pepe ou para o Marcano. Ou joga em frente para um dos medios que o vem ajudar.
Ate aqui tudo bem, isto nos treinos deve resultar que é uma maravilha! Mas falta um "pormenor": Ha 11 jogadores do outro lado.
Basta a linha atacante deles subir para causar disturbios a construção do Porto e a bola vai parar ao Marchesin e acaba bombeada para o meio-campo deles, onde temos os tanques de guerra.
O que raio vai o Danilo fazer sem ajuda? Ontem, entrou o Bruno Costa e a equipa melhorou em tudo. Veio fazer a ligacao do meio campo e o Uribe a jogar com mais chegada na area. Tambem se notou melhorias claras no Danilo que ja tinha com quem jogar.
Ate na transicao defensiva se nota... O rangers nunca mais fez nada de jeito. Tentavam atacar e apareciam jogadores a fazer dobras uns aos outros, como deve ser. Agora vai andar o Danilo a fazer correrias, de cima a baixo, para limpar o meio campo? Eu sei que ele nao é um Busquets mas nem o Busquets ia fazer isso. Uma equipa tao partida, tao distante... é normal acontecer isto.
Eu posso estar a dizer um montao de asneiras mas o Jesus, contra o VP, levou sempre na cara por isto mesmo. A equipa so sabia atacar e correr... Mas, pelo menos, as dele ainda sabiam atacar (e muito bem!). O Sergio Conceicao soube atacar durante meia epoca, depois temos que ir ao Coliseu para ver Opera...
Este 4-4-2, principalmente do SC, é muito aberto e descompensado. O do JJ é mais fechado e com muito mais jogo interior.
Nao ha ideias nenhumas aqui. Nenhumas. Parece um deserto de ideias.