Beatificar?
Este gajo vai ficar para a historia como tendo conseguido destronar o Otavio pah, algo que eu achei ser impossivel
O que eu acho é que a malta anda louca!
Temos aqui 2 grandes problemas e isto é FACTUAL:
- Estutura:
- Temos um clube em transição!
- Temos um clube em reformulação!
- Temos um clube DIVIDIDO, onde ha uma fração a celebrar derrotas!
- Equipa:
- Temos um treinador que não mostrou resultados!
- Temos um treinador que tem um modelo de jogo!
- Temos um plantel INADAPTADO a este modelo de jogo!
- Tivemos 1 reforço para o mundial de clubes!
Portanto, é preciso ser-se muito frio nas analises... e eu vou fazer a minha:
- O primeiro ponto, acho que não ha nada a fazer. Houve eleiçoes, houve claramente 1 vencedor, nota-se CLARAMENTE diferenças no modelo de gestão. Tambem há claramente, diga-mos que "um grupo" que está a celebrar derrotas, porque no fundo a ideia que querem passar é que: AVB é inexperiente.
Eu gostava muito de relembrar, que infelizmente ao dia de hoje, QUALQUER pessoa teria que ser considerada como inexperiente ja que tivemos 1 unico presidente nestes ultimos anos: PDC!
- O segundo ponto, é preciso URGENTEMENTE se perceber que opção tomar:
- Ou muda o treinador e leva consigo as suas ideias de jogo e aí voltando a um modelo tipo 4-4-2/4-3-3, podemos voltar a ter um plantel mais adaptado a isso, por ser algo mais tradicional!
- Ou muda a equipa!
Obviamente que é mais facil mudar de treinador que de plantel...
Mas diga-se de passagem, nós tinhamos um bom plantel? O SC fez sempre das tripas coracao para tentar vencer, e apenas conseguiu-o devido a poder trabalhar mais o coração que a qualidade.
Alias, um dos principais problemas que existe hoje é que temos um plantel que foi criado ao longo dos anos muito à base do querer e empenho, nao tanto pensado com cabeça, de forma estuturada para haver qualidade.
O plano de jogo de SC vivia muito de certos elementos chave: Pepe, Otavio, e outros jogadores que de certa forma tinham qualidade mas sobretudo traziam muita filhadaputice para dentro de campo e hoje não temos isso e para mim, é o nosso maior causador de derrotas!
Olhando para o onze, quantos jogadores de entrega nós temos? Quantos jogadores temos que se for preciso "comer relva" vão comer? Quantos jogadores nossos jogam com agressividade?
Por isso, mesmo há uns dias, "deixei" no forum um post creio eu com alguma coeirencia, sobre a minha silly season!
Neste modelo ha activos importantes, que não os vejo de forma alguma a poderem ser importantes, pelo contrario, vejo-os com potencial para serem uma "pedra no nosso sapato".
Portanto, a meu ver, eu não desistia do MA, pois acho que ha ali coisas muito positivas, mas que requerem outro tipo de jogadores, que iriam ser importantes em qualquer outro esquema tactico, isto é, não é por serem "nucleares" no sistema de MA que se tornariam inaptos caso MA acabe por confirmar que é flop.
A ter que desistir do MA, eu iria sempre ter em consideracao Ruben Amorim.
Acho que o treinador resultou muito bem. De certeza que um plantel feito para MA iria servir para RA.
Ruben amorim porquê? Logico! Teve um desempenho incrivel no sporting e um papel evidente no plano actual do sporting. Tal como MA aqui, no MU/PL as coisas não tao a correr tao bem, e parece tar a sofrer do mesmo problema que MA cá.
Tem um calendario muito complicado de inicio que tal como Martin Anselmi, nao mostrando resultados, a pressao irá aumentar e isso pode ditar à sua saida.
Cá parece-me que teria outro respeito, até porque RA parece-me ter outro arcaboiço que MA ainda não tem.
Portanto, diria que a solução ideal é jogar com os timings:
Idealmente é MA resultar e mostrar resultados.
- Não mostrando, é perceber se RA fica disponivel e ficando é fisga-lo rapidamente. Bruno lage esta epoca mostrou que mesmo entrando muito em falso, ha espaço para dar a volta, e nem precisa ser incrivel!
- Não mostrando e nao havendo RA disponivel... é tomar a decisao de optar por outro mas desta vez, de forma menos aventureira.
Uma coisa que a SAD poderia e deveria fazer paralelamente a isto e isto ser considerado um plano da estutura:
- Procurar um tecnico especializado em trabalho mental para trabalhar os jogadores.
- Procurar um tecnico especializado em bolas paradas para justar-se à equipa de MA!
Se possivel um tecnico unico capaz de trabalhar bem estes 2 pontos em simultaneo, tanto melhor, mas parece-me urgente dotar um plantel jovem de um trabalho mental forte. Bolas paradas é um Nice to Have que podem valer 3 pontos muitas vezes e não vejo isso a ser assim tao trabalhado no nosso clube.
Ver post sobre a minha Silly Season...
...
Urgente:
1 DC - Patrão: E.Dier (penso que li qualquer coisa sobre poder ir para o monaco), Danilo Pereira. - Mais que bons centrais, precisamos de centrais maduros, potencias lideres. Penso que um destes se poderá enquadrar.
1 MC (dinamico e intenso): Hezze, Palhinha (emprestimo), Rios, Johnny cardoso (betis), Mateus Fernandes.
1 ED/MCOD: Enciso, Zenon (gostei tambem do que mostrou contra o benfica), Anis Moussa (feyenoord), Zhegrova (entra agora no ultimo ano de contrato)
Importante:
1 GR: Mitza, K.Mier, Andrew, Luiz Junior
1 DC: Lomonaco, Mika Marmol
1 LD/E: Rodrigo Gomes
1 PL (competir com Samu): De preferencia emprestimo com opcao de compra: Dallinga, Beto, Ioannidis, Camarda. Low Cost: Andre Silva, Carlos Vinicius.
1 ED (suplente): o dinamarques parece-me um muito bom nome.
Nice to Have:
1 MC (rotatividade): Eric Martel, Loyola (independiente), Carlos Palacios(Boca - gostei do que vi com o benfica)
1 MCO: Gustavo Sá
...