Não é por ganhar os 3 jogos que fica com crédito para continuar.
Eu percebo o que dizes... mas temo que estejamos a entrar numa espiral de "queima de treinadores", quando o nosso maior problema está, na verdade, no plantel.
Admitindo que o Anselmi vença os últimos 3 jogos (coisa em que tenho muitas dúvidas), isso significaria que terminaria com 10 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. O Mourinho, há mais de 20 anos, com um plantel muito superior, fez 12 vitórias, 2 empates e 5 derrotas.
Apesar de não ser fácil comparar, o meu ponto é que o "momentum" conta muito… e acho que estamos (TODOS) bastante nervosos, ansiosos por ver o Porto a ganhar, especialmente depois da saída do PdC. Mas o clube vive um momento muito particular...
Acho que não podemos cair nos mesmos erros em que os nossos rivais caíram historicamente: sucessivas queimas de treinadores e até de jogadores, maus investimentos, etc...
O slb chegou a ter o Mourinho como treinador e despediu-o… teve o Jupp Heynckes, vencedor da Liga dos Campeões e da Taça UEFA… enfim…
Não sou propriamente defensor do Anselmi, mas acho que ele não teve as ferramentas para mostrar grande coisa. Já vi muito futebol na vida e, por vezes, entra-se numa espiral de más decisões — seja pela pressão interna, externa, da imprensa… são vários os fatores que, juntos, não produzem nada de bom.
Um dia, eventualmente, mesmo tomando más decisões, voltaremos a ganhar… da mesma forma que o slb foi campeão em 04/05 com 65 pontos. Aquilo em que acredito é que temos de tomar decisões estruturais. Pensar o clube com uma visão a 10 a 15 anos. Infelizmente, o futebol é como a política… vive-se do momento.
Espero que esta direção ou outra que eventualmente lhe suceda não entre no espirito do que se vê por essa internet fora.