“Não pode existir qualquer relaxamento”
Martín Anselmi lembra que “nunca pode faltar competitividade aos olhos dos adeptos” (sexta-feira, 20h15)
O FC Porto regressa a casa esta sexta-feira para defrontar o Moreirense na antepenúltima jornada do campeonato, a penúltima no Estádio do Dragão (20h15, Sport TV1). Na antevisão do duelo que abre a ronda 32 da prova, Martín Anselmi afirmou que “a consistência que tem faltado é algo a corrigir, porque uma equipa campeã tem de ser consistente” e deixou claro: “Temos que melhorar, porque a consistência é determinante. Temos que ir atrás dessa consistência nestes últimos jogos para acabarmos a época da melhor maneira”.
Questionado sobre o futuro no clube, mostrou-se “1000% comprometido com a instituição” e revelou o desejo de “continuar no FC Porto até 2027, no mínimo”. “O meu compromisso com o FC Porto é máximo e nem sequer escuto os rumores, nem os alimento, porque não os conheço”, explicou o técnico certo de que “os adeptos vão estar presentes a apoiar” e de que “ganhar é o mais importante, mas nunca pode faltar competitividade aos olhos deles”.
Varela de fora
“Antes de mais quero desejar uma rápida recuperação ao treinador adversário, que não poderá assistir ao jogo. Faltam-nos três jogos, tivemos que nos preparar ao máximo e temos que ir à procura da vitória em todos. Não pode existir qualquer relaxamento, há que preparar todos os jogos como deve ser porque é o compromisso que devemos aos nossos adeptos. Estamos à procura de soluções para a ausência do Varela, que é um jogador muito importante para nós, mas temos elementos para a suprir da melhor forma.”
O percurso no FC Porto
“É difícil fazer balanços quando ainda estamos a meio da competição. Só faço balanços quando a época terminar, quando puder olhar para trás. Vamos analisando o processo e revendo tudo o que vai acontecendo, que matrizes podemos incorporar, o que não está a funcionar, que papéis podemos suprir e, a partir daí, procurar a melhor forma de sermos competitivos. Em alguns momentos conseguimos evoluir como equipa, que se visse a ideia desejada dentro do campo, e noutros isso não teve o impacto necessário. Jogos como o último deixam-nos muito longe do que queremos ser. Essa consistência que tem faltado é algo a corrigir, porque uma equipa campeã tem de ser consistente. Temos que melhorar, porque a consistência é determinante. Temos que ir atrás dessa consistência nestes últimos jogos para acabarmos a época da melhor maneira.”
O futuro no clube
“Quero ser muito claro quanto aos rumores: vou continuar no FC Porto até 2027, no mínimo. Estou 1000% comprometido com a instituição, tenho claro o que quero construir, tenho muita vontade de ver este clube conseguir o que pode conseguir e sou um lutador incansável. O meu compromisso com o FC Porto é máximo e nem sequer escuto os rumores, nem os alimento, porque não os conheço.”
A opinião pública
“Não lido com as críticas, porque filtro o ruído e foco-me no que tenho de fazer. Há demasiado trabalho por fazer para me deixar intoxicar pelo ruído. Disse-o no jogo anterior, os adeptos demonstraram descontentamento e têm todo o direito a fazê-lo, porque sabemos que amanhã vão estar presentes a apoiar-nos. Eles esperam pelo jogo durante toda a semana e fazem viagens longas ansiosos por ver a equipa ganhar. Ganhar é o mais importante, mas nunca pode faltar competitividade aos olhos dos adeptos. A competitividade é tudo, quanto mais competes mais perto estás de ganhar. Quando não competimos da melhor forma é quando chegam as críticas, que são válidas. Os adeptos sabem aplaudir quando não se conseguiu um triunfo mas houve a competitividade esperada. Não podemos oferecer nada aos adversários, porque no último jogo faltou competitividade. Disse-o aos jogadores e isso não pode acontecer.”
O ambiente no balneário
“Não percebo a pergunta. Está excecional, tenho uma relação muito boa com toda a gente no FC Porto. Gostamos de trabalhar juntos, de falar sobre tudo, e sinto o plantel com sede de vingança para acabar a época da melhor forma. Somos todos seres competitivos e vivemos da competição. Quando sentes que não competes como deves só queres voltar a competir novamente. Há jogos que perdes e em que deste tudo e outros em que só queres voltar a competir. Vamos atrás disso, queremos competir novamente. Não presto atenção ao ruído nem faço comentários quanto a isso.”
Rodrigo Mora
“Está a jogar a um bom nível e tem marcado golos, mas ser um jogador específico a marcar não me diz muito sobre o nível da equipa. Para que o Mora faça golos há um trabalho de equipa por detrás. As pessoas vivem dos resultados e o golo tem impacto nos resultados. Vocês não olham para o que não tem impacto, só pensam se foi golo ou não, falta ou não, vivem disso. O golo tem impacto e o Rodrigo tem-nos marcado, se o resto da equipa não marca então, para vocês, estão num mau nível. Digo-o depois de ganhar e depois de perder, a análise é muito mais profunda, o talento e a magia dele resolvem, mas também há outros elementos que lhe dão a bola, que defendem, correm, pressionam e desgastam o adversário. Podemos falar de rendimento, mas é algo mais amplo do que isso.”
A distância para os rivais
“Podia dar-vos dez títulos para manchetes, mas só tenho que me explicar aos adeptos. Se eles quiserem juntamo-nos e eu explico-lhes. Não entro nesse jogo. Há um processo, uma troca de ideias, um monte de especificidades, muitas mudanças na forma de jogar, jogadores vendidos e resultados. Podia enumerar muitas coisas, mas faço a análise tranquilamente, porque é esse o meu trabalho como treinador. Gosto de entender o motivo de tudo. Não fazemos as coisas por fazer, fazemo-las porque entendemos o funcionamento da máquina. Essa é a ferramenta-chave para fazer melhor, entender o porquê, o que estás a fazer bem ou mal, o que funciona e não funciona, as coisas certas e erradas. O erro acontece e é permitido, o que não é permitido é não perceber que se errou. Para isso é preciso entender os motivos e estamos a fazer isso tranquilamente.”
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt