Grim Reaper disse:
Vamos lá ver se esta lesão do Marega não vai comprometer o bi-campeonato. Se o Fernando Andrade não pegar de estaca a jogar como segundo avançado, o 4-2-4 dificilmente terá pernas para andar , vamos perder presença na área e capacidade de finalização.
Dois meses de paragem é muito tempo , são muitas jornadas e estamos a falar de um dos jogadores mais importantes do plantel. Pode não ter a capacidade técnica de outros, mas é importantíssimo nas dinâmicas da equipa e é dos poucos jogadores do plantel que marca com regularidade. Se o Fernando Andrade, apesar de algumas indicações interessantes ,for um fiasco a jogar naquela zona do 9,5 (eu nem falo dos outros avançados que são uma autêntica nulidade), o bi fica seriamente comprometido, pois ficamos exclusivamente dependentes do Soares.
Existem mais opções tácticas para além do 4-4-2, se o Fernando não der resposta obviamente que SC tenderá a mudar para um 4-3-3 ou até mais possivelmente um 4-2-3-1, não é a forma que ele prefere jogar quando tem alguém como o Marega (ou esperemos o Fernando) disponivel, mas certamente e em caso de necessidade ele passaria a jogar de outra forma.
E embora ache que seja importante ter uma dupla de ataque no campeonato para ter presença na área, não dou como certo que não conseguíssemos ser campeões sem uma.
Certamente haveriam maiores riscos de empatar jogos, mas mesmo assim e até porque já estamos a 14 jornadas do fim da liga e porque a dupla de ataque costuma ser mais importante em jogos contra equipas pequenas que metem o autocarro e não tanto contra grande parte das equipas contra as quais vamos jogar nos próximos 2 meses de ausência do Marega, não sei se a diferença é assim tão grande.
Apesar de perder o Marega ter sido objectivamente mau, se me dessem a escolher no mesmo jogo entre perder o maliano e o Soares, tinha muito mais medo de perder o Soares pelo facto de não termos suplente de nível similar, a perda do Marega mesmo que o Fernando não se assuma dá sempre para reconfigurar a equipa, a do Soares não, porque é sempre preciso um PdL.