Ontem estava a ver o jogo e a lembrar-me das nossas conversas de início de época especialmente sobre o Danilo e o André (o mesmo poderia ser aplicado ao Layún, Herrera, Indi, e a mais uns quantos jogadores, mas especialmente a estes 5)...
Se não é mentira que qualquer um dos cinco tem bastantes qualidades (Danilo é muito forte fisicamente, e em duelos individuais é mesmo muito bom, encurta muito bem o espaço num primeiro pressing, André é um médio que aparece fácil na finalização e que marca muito, Layún é forte nas bolas paradas e assiste bem, remata bem, Herrera é bastante criativo e muito bom nas coberturas ofensivas, Indi não acho que seja bom em grande coisa mas diria que tem potencial nalguns aspectos), também não é mentira que estão muito longe do que é exigido para o nosso clube.
É verdade que tem evoluído bastante: falamos disso no início da época. O Danilo evoluiu muito, o André idem, e o Herrera idem. Mas olhando para o jogo de ontem:
Danilo: dificuldades em posse, seja a dar cobertura ofensiva seja na execução e decisão no passe (pensar na quantidade de passes na profundidade feitos por ele que nos pés do Rúben seriam muito melhores). Muito mal em organização defensiva, chega a ser aberrante dizerem que o Danilo é bom a defender e mau a atacar, porque o Danilo em bloco baixo e mesmo em bloco intermédio é péssimo, desculpem. A sombra sempre fora de zonas onde podem aparecer coberturas ofensivas do adversário, sempre desajustado do método defensivo (quando é zona está longe, se é individual está mal, etc.). É bom em transição defensiva, especialmente no primeiro momento de pressão (quando a bola está mais longe da tua área). Muita moral já, contudo. Parece que manda em toda a gente. Chamam-lhe raça, eu não lhe chamaria isso.
André: pouco criativo, sempre a decisão mais fácil, demasiada condução. Evandro, para mim, acrescenta bem mais. Mas também tem qualidades como é evidente, já falei em cima. Muita moral também, parece-me.
Layún: Um absoluto desastre a nível defensivo. O controlo da largura com o Layún é invariavelmente mau.
Herrera: Lentidão na execução. Eu começo a achar que não é um problema técnico, mas antes um problema psicológico ou de leitura. Porque quando está confiante executa muito bem, é bastante criativo, procura sempre as coberturas no sítio certo, mas é muito lento a executar. Eu para mim sofre do mesmo problema do Maicon.
Indi: Por onde começar? Jogo aéreo, duelos individuais, posicionamento, com bola...
Eles vão evoluindo, e podem ser grandes profissionais e excelentes pessoas que acredito que sejam, mas apenas acho que, num 11 do Porto titular, não deveria existir espaço para jogadores tão "incompletos" entre aspas. Os últimos que tivemos assim eram o Varela e o Fernando. Bons jogadores claro, mas muito curtos para as nossas ambições na minha opinião.
O Rúben ao lado de qualquer destes jogadores é um monstro a jogar. Em tudo. Perde no físico para todos só, mas tem mais qualidade num mindinho do pé esquerdo que os outros no corpo todo.
Marega para mim vai ser nesse sentido, e Suk idem aspas. Espero estar enganado, mas olhando as oportunidades de mercado e n jogadores (basta ver jogos da Liga Espanhola que é aqui ao lado), contratarmos jogadores neste perfil ao preço a que costumamos contratar, não me parece solução.