Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Jester

Tribuna Presidencial
25 Outubro 2010
17,339
12,298
Conquistas
3
39
Porto
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Domingos
miguel disse:
Pois, mas as alternativas continuam a ser zero.
Posto isto, ficam as perguntas: Se aparecessem alternativas mais cedo será que JNPC ainda estaria no cargo? Será que os adeptos, em virtude dos debates e trocas de ideias entre os candidatos, não desenvolveriam um maior espírito crítico no que à gestão do clube diz respeito?
 

jpmsfonseca

Bancada central
20 Maio 2013
1,135
5,318
Partilho convosco o e-mail q fiz hoje à tarde para a SAD:

Exmo. Rodrigo Afonso Pinto de Barros

O meu nome é J. Fonseca, sócio n.xxxxx.

Antes de mais deixe que o congratule pelo trabalho do seu avó, Afonso Pinto de Magalhães e pelo seu enorme esforço em recuperar um FCP afundado em dívidas. Sei um pouco dessa historia pela simpatia e amizade que tenho com a família Bonito de Barros, que muito prezo e estimo.

Moro em Lisboa e apesar de ser Licenciado em Engenharia, a minha pós graduação em gestão levou-me para o caminho empresarial e hoje tenho não só a minha empresa como sou director geral de uma segunda e consultor de uma terceira.

Paralelamente tenho o curso de treinador de futebol de nível I e 6 anos de experiência como tal, infelizmente a minha vida profissional não me dá mais tempo livre para o efeito.

Digo isto para lhe fazer um enquadramento da minha pessoa pessoal e profissional.

O meu maior sonho é contribuir activamente para o crescimento do clube que amo e que me faz percorrer o Pais a acompanha-lo. Provavelmente seria a única coisa que me faria largar tudo.

Hoje escrevo, não para solicitar um lugar no nosso clube, mas sim por me encontrar altamente preocupado com o rumo do nosso clube.

O que se passou este verão foi altamente preocupante mas é apenas o reflexo da gestão "pouco cuidada" que temos sido alvo nestes ultimos anos.´

Uma autêntica máquina de fazer dinheiro. Assim se pode apelidar o FC Porto no que a vendas diz respeito,  com o anúncio da transferência de Danilo para o Real Madrid, o FC Porto chegou aos 600 milhões de euros encaixados em vendas de jogadores desde que conquistou a Liga dos Campeões, em 2004, o que por si só são números impressionantes.

Então qual o motivo de preocupação, pergunta de uma forma legitima. A diminuição de qualidade dos nossos atletas e a perca de influências na liga, tão importante para  a nossa realidade. Pegando neste último ponto, antes de irmos a dados concretos do primeiro, a saida do Vitor Pereira já foi uma vitoria contra o "regime vermelho" mas espero que estejam atentos ao regime "verde Proença", que se avizinha. É importante falar a uma só voz e não falar apenas após as vitorias. Há falta de uma linha orientadora e de um discurso único e não me falem no dragões diário que é demasiado penoso para ser sequer equacionado. Lembra-se dos tempos em que ninguém se atrevia a "levantar a voz" contra o nosso clube, em que falávamos antes dos jogos, após vitórias e também após derrotas? Eu quase já não me lembro.... a imagem que tenho é de um clube que não fala e que deixa o comboio passar ao seu belo prazer.É obrigatório voltar a ganhar força e respeito, porque neste momento até o respeito dos sócios e simpatizantes estão a perder. Espero que tenham a noção que se não fosse o passado glorioso do nosso Presidente, hoje os sócios reagiriam de uma forma bem mais "agressiva" porque o que se têm passado é .. demasiado grave.

Falando desportivamente.. Nem sei por onde começar. Mas lembra a alguém o sucedido em 2013/2014?

Vejamos as saidas relevantes:

James e João Moutinho, a sua carreira fala por si. Jogadores decisivos!

Substitutos/Entradas:

Herrera, Josue e .. Licá. As suas carreiras falam  por si. Jogadores Banais!

Não acredito que não tenham previsto a banalidade, seria demasiado grave a nossa estrutura de scouting estar nesse estado.

Entretanto isso provocou um volume de vendas que rondava os 100M e 30M de entradas. O resultado desportivo, foi o que foi.

Após esta época fantástica vem o Sr. Lopetegui e tudo o que se passou nesse 1 ano e meio. Não sou ninguem para falar sobre isso, mas pergunto.. José Peseiro? Estavamos a 4 pontos e atiramos assim a toalha ao chão?!?

Não acredito que não tenham previsto a banalidade, seria demasiado grave a nossa estrutura estar nesse estado.

Mais grave que a banalidade da escolha é a incompetência da mesma. Todos sabem as características do Peseiro enquanto treinador e o seu ponto fraco são as transições defensivas, logo a a aposta no mesmo quando tínhamos os centrais que tínhamos só podia dar resultado por milagre. Eu não acredito em milagres e estes não aconteceram.  Passar de um sistema de posse, em que a defesa é muito menos "massacrada" para um sistema à Peseiro só podia mesmo dar em fracasso.

Este verão... bem este verão... Adrian, Depoitre, Brahimi e ... dúvidas centrais. Nem sei que diga de tanta incompetência junta. Posso dizer que .. Já despedi por muito menos e para bom entendedor meia palavra basta.

Façam alguma coisa, trabalhem, amem o clube como nos sócios amamos, não brinquem com o mesmo e acima de tudo.. respeitem o vosso passado. O nosso Presidente não merece passar de Fantástico ao extremo oposto. Percebam que a paciência esta a chegar ao fim e que o passado de respeito e valor tem o seu limite.

Estou ao vosso inteiro dispor.

 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
31,654
12,242
Jester disse:
Posto isto, ficam as perguntas: Se aparecessem alternativas mais cedo será que JNPC ainda estaria no cargo? Será que os adeptos, em virtude dos debates e trocas de ideias entre os candidatos, não desenvolveriam um maior espírito crítico no que à gestão do clube diz respeito?
O nosso problema é que não passamos do mundo dos "Ses". Se aparecessem candidatos, teríamos projetos a serem apresentados, soluções e ideias de futuro. Os sócios iriam colocar várias questões e analisar quem teria o melhor perfil de liderança.

Agora porque não existem candidatos? É que nem 1.

Mas a saída de Antero, vejo como uma resposta do nosso Presidente para mudar o rumo....Assim espero...
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
85,173
83,394
40
Presidente, agora já não há mais desculpas.

Ou as coisas dão uma volta MUITO GRANDE, a começar pelo combate às arbitragens, ou então você e a restante administração da SAD irão cair no final desta época, o que levará a eleições antecipadas.
 

Azul

Tribuna Presidencial
3 Dezembro 2013
13,935
44
apocalypto disse:
Presidente, agora já não há mais desculpas.

Ou as coisas dão uma volta MUITO GRANDE, a começar pelo combate às arbitragens, ou então você e a restante administração da SAD irão cair no final desta época, o que levará a eleições antecipadas.
Agora talvez, mas se os resultados forem mesmo maus, acho que nem ao fim chegam.
 

sqkizoo

Bancada central
4 Junho 2014
1,193
80
Maia
Jester disse:
Claro. Se não existirem alternativas, quem é que fica à frente do clube?
Os adeptos têm de começar a abrir os olhos e a capacitarem-se de que para existirem mudanças é preciso que surjam outras opções.
Claro que têm de existir, mas para isso a tal da mentalidade, tem de mudar. Ficará à frente do clube, alguém que seja reconhecido pelos adeptos para tal e para isso existem as eleições. Agora, enquanto vivermos numa fantasia da imortalidade de PdC e que em tudo o que faz é perfeito (sem retirar o minimo de mérito a tudo o que conseguiu), tudo se manterá igual. Não entendo esta característica (do nosso povo), que só reclama e reclama e nos momentos de decisão e nos locais próprios, acabam por prorrogar sempre aquilo que passam a vida a reclamar. É incompreensivel. Para além de que, quando for o momento de PdC sair, obviamente que alguém se seguirá, logo existirá sempre alguém com capacidade (e temos várias pessoas que poderão assumir esse lugar) de liderar o clube, acima de tudo como este o MERECE.
 

MarkusBC

Superior
26 Março 2016
67
0
Já passou um dia e acho que os animos estão mais calmos.

Genericamente, e contrariando o que se calhar a maioria pensa, não me parece que as contratações tenham sido assim tão más. Estamos mais fortes do que antes e claramente mais fortes do que o ano anterior:

1) Brahimi, focado no NGC, é claramente um excelente reforço. E ainda bem que não compramos o Rafa.
2) A defesa que era um dos calcanhares de aquiles sai bem reforçada. Chegou Filipe, Alex Telles e o Boly. Relativamente a este ultimo não me parece que seja assim tão mau. Apenas tem de aprender a que defender não é apenas "mandar a bola para as couves": implica recuperar, passar e criar jogo.
3) Oliver foi uma excelente aquisição e acredito que vai dar outra qualidade ao nosso jogo.


Não concordo é com a forma como as coisas foram geridas. Correndo o risco de ser injusto por não conhecer as histórias completas, acho que houve algumas coisas de um amadorismo atroz e que não estava habituado a ver:

1) Porque é que o Brahimi foi excluído? Que estupidez... Desvalorizamos um activo, desmotivamos um jogador e passamos uma imagem de tótós. Slimani, mesmo a fazer birrinhas, jogou até à ultima e ainda nos enfiou um golo... Porque é que este foi encostado? Quem foi o responsável?
2) Se era fundamental comprarmos um defesa central porque é que só o fizemos no ultimo dia? Ainda por cima, apesar de achar que é jeitoso, ainda o pagamos a preço da "ultima coca cola do deserto".
3) Diogo Jota porque não veio antes? Custava tostões, estava referenciado e agora custa milhões...


Porem, para mim, mais preocupante do que tudo isto é as finanças do Clube e o seu futuro:

1) O Porto não cumpriu nem cumpre o fair play financeiro. Precisava de fazer 70m€ de vendas. Em vez disso gastou quase 30m€ em reforços...
2) As despesas operacionais continuam a ser maiores do que as receitas e o orçamento deste ano do futebol é talvez o mais alto de sempre.
3) Continuamos  a pagar salários, e sabe-se mais o que, a 2 planteis de "emprestados".
4) Até ao final do ano caem vários empréstimos que não sei como os vamos pagar.
5) Para o ano temos que pagar pelo menos 20m€ para ficar com o Oliver. E então se for para ficar com o Jota são mais 22m€..

E agora? Como vai ser?
Ou eu me engano muito ou preparem-se para passar o Estadio para a SAD bem como dizer adeus ao Rubem Neves e ao Andre Silva.

Sinceramente espero estar enganado mas é preciso gerir as coisas de forma mais profissional. O tempo das vacas gordas já lá vai. E sem querer ser pessimista, ou fatalista, vejo o futuro cinzento.

Saudações portistas,
 
M

mercgold3

Guest
Tenho muitas duvidas que PdC chegasse a ter 50% de apoio se houvesse umas novas eleições amanha. É triste mas é a verdade.
 

marco

Arquibancada
31 Agosto 2016
191
0
27
Marinha Grande
www.twitter.com
mercgold3 disse:
Tenho muitas duvidas que PdC chegasse a ter 50% de apoio se houvesse umas novas eleições amanha. É triste mas é a verdade.
Eu adoro o PdC, acho que o Porto nunca vai ter um presidente igual, e até é isso que temo, que no futuro não haja um presidente que faça tanto pelo Porto como ele fez. No entanto, talvez já tenha chegado a altura de ele sair. Talvez a idade já esteja a influenciar demasiado, com muita pena minha.
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
17,174
22,700
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Kostadinov23 disse:
Vai aparecer ainda o spekear uns dos maiores cancros do nosso clube...

Enviado do meu ASUS_X014D através de Tapatalk
Oh pa percebo que se queira varrer tudo e todos mas ainda gostava de perceber porquê é que o Speaker que toda a gente sabe que é o Saul fez de grave ao clube?
É que eu não sei. Se não se importarem expliquem-me.

Não conheço o Saul, só de o ver no Dragão ,mas chegar ao ponto de dizer que é um cancro ....

O homem é assalariado da Sad queriam o quê ?
Que viesse  insultar o Pinto da Costa?

A sério expliquem-me o que o speaker fez de grave ao clube .
 

DRAKON

Tribuna
26 Maio 2014
3,602
0
Ao lado do Dragão
DRAKON disse:
Alguém sabe ao certo a razão que o AH invocou para sair ?
A noticia deu-se ao mesmo tempo que a noticia da conversão ao EI do Rafa. Está relacionado ?
No dia 23/08 perguntei se alguém sabia a razão de AH querer sair.
Ninguém respondeu e/ou não sabia.
Alguém agora sabe de alguma coisa ?
 

mantower

Tribuna
31 Julho 2015
4,459
5,538
Conquistas
2
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
Lucho75 disse:
Oh pa percebo que se queira varrer tudo e todos mas ainda gostava de perceber porquê é que o Speaker que toda a gente sabe que é o Saul fez de grave ao clube?
É que eu não sei. Se não se importarem expliquem-me.

Não conheço o Saul, só de o ver no Dragão ,mas chegar ao ponto de dizer que é um cancro ....

O homem é assalariado da Sad queriam o quê ?
Que viesse  insultar o Pinto da Costa?

A sério expliquem-me o que o speaker fez de grave ao clube .
O Saul saiu do clube?
 

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
3,905
6,262
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
Bom dia presidente, aproveite e demita-se também.
Está na altura de descansar e o presidente bem o merece.
 

velho_mister

Arquibancada
23 Maio 2016
152
275
Boas malta, estava à espera do fim da silly para comentar o nosso desempenho no mercado, bem como o desempenho da nossa SAD.

Estou satisfeito com os reforços que foram acrescentados ao plantel. A defesa, que era um dos setores mais débeis da nossa equipa, foi alvo de bastantes remodelações. Acho que todos concordamos que embora tenham de melhorar, Filipe e Alex Telles deixaram boas indicações, sendo que Boly foi o menos consensual porvavelmente pelo clube de onde foi origem. JCT é uma incognita, claramente tem talento mas precisa de trabalhar para ganhar espaço e mostrar o que realmente vale como jogador de equipa grande. Oliver dispensa apresentações, craque dos pés à cabeça, e uma grande aquisição para o grupo. Diogo Jotta e Depoitre são nomes que tenho dificuldade em avaliar, pois não acompanhei o seu percurso.
Os regressos de Otávio e de Brahimi são também boas noticias, um acrescenta garra e técnica e o outro, se estiver com a cabeça no sítio, pode ser o craque da equipa.

Portanto, pelo que se passa nos campos do Olival, creio que estamos mais fortes, mais preparados e mais comprometidos para chegar ao tão desejado titulo. Uma palavra para NES, o NGT, que para mim tem sido uma surpresa positiva. O Nuno precisa muito do apoio e suporte dos adeptos, ainda mais com o que se passa com a administração da SAD.


Agora para o que mais me preocupa(e muito) com o nosso clube, os corredores da SAD. Há muita situação errada naquela "estrutura", mas o insuportável é o aparente desnorte que o clube vive. Não há uma estratégia que mobilize os adeptos, que contagie os socios, que influencie os poderes extra-campo do futebol nacional. Vemos o nosso clube a ser mal-tratado na CS, vemos vergonhas como o foi a porrada(literal) de que os nossos homens foram alvo em Alvalade (infelizmente se respondessem na mesma letra, vinham para o chuveiro mais cedo) e ninguém vem falar, reivindicar, ameçar ?!?! Nenhum de nós se reve nisto. Como podemos ambicionar ter o respeito e a preponderancia das ultimas décadas, se quem nos ataca e desrespeita sai a rir!?

A nivel financeiro, o clube está um desastre. Será admissivel que uma empresa,  de qualquer ramo de atividade, seja cronicamente deficitária nas suas contas de exploração, veja o seu passivo continuamente a aumentar, e não faça um esforço para se equilibrar? O maior sinal da falta de qualidade desta gestão é o facto de estarmos a praticamente 3 anos a gastar mais em salários, contratações e FSE's que os nossos adversários e ficamos duas vezes em terceiro lugar e uma vez em segundo. Isto não é admissivel! Não é admissivel que depois do erro de se contratar Adrian Lopez, se contrate Bueno para fazer a mesma posição, ambos a preço de ouro(o custo zero do Bueno foram uns milhões valentes), não é compreensivel que haja um exército de emprestados, que continuam ligados ao clube pela comissão que valem todos os anos. Porque não vender estes atletas? Mesmo que seja por um valor inferior ao que gostariamos, seria um sinal de concentração de esforços e atenções, bem como uma oportunidade para realocar recursos escassos em ativos com maior rentabilidade(desportiva e financeira).
Faz sentido que um clube que necessita de fazer uma verdadeira fortuna em mais-valias, exercicio após exercicio, tenha como jogadores mais bem remunerados o guarda redes e o lateral direito? São esses homens que vão realmente fazer a diferença? São eles que vão ganhar os jogos complicados?  Aceito que o Ponta de lança (um Jackson) , o extremo (um Hulk), ou o 10 (Deco, James ou Oliver) sejam os melhor remunerados, pois são eles que vão marcar, assistir e ganhar os jogos. Atenção, eu não questiono a qualidade do Maxi ou do Iker, o que digo é que se realmente temos poucos recursos, não deviamos de utilizar o pouco que temos onde em quem realmente pode fazer a diferença? e não existem outros redes e defesas direitos, mais baratos e que cumpram o lugar? Tanto acho que existem como existem dentro das nossas portas.

Quero partilhar algo em que tenho pensado no ultimo par de anos, a presidencia de Pinto da Costa está perto do fim, se não for pela vontade dos adeptos, será pela lei da vida. E depois? Quem chegar ao clube tem de ter espaço de manobra a todos os niveis, especialmente a nivel financeiro. Vamos deixar uma casa a arder ao sucessor do NGP? Como será possivel haver sucesso, com a responsabilidade de assumir uma cadeira tão pesada, e com os credores a baterem furiosamente à porta? Se não mudarmos o caminho TOTALMENTE neste aspeto, acho que o sucesso desportivo futuro está seriamente comprometido.

Acho que esta demissão do Antero é um sintoma de tudo isto e de muito mais, mas como não conheço em pormenor os corredores do poder, não posso acrescentar mais nada a essa discussão.

Malta, eu tenho praticamente tantos anos de sócio como os 22 que tenho de vida. Sim, sou bastante jovem, mas tenho ideias e projetos para o nosso clube. O FCP ocupa uma parte enorme da minha atenção. É curioso como algo que no fundo não tem assim tanta importancia, é tão importante!
 

velho_mister

Arquibancada
23 Maio 2016
152
275
continuação...

O que eu proponho para o clube é o seguinte, acabar com a dependencia externa que se vive a nivel de emprestimos financeiros duvidosos e de empresarios gananciosos, fazer um esforço para levar as contas para o positivo, e para isto acontecer basta alguma contenção em gastos desnecessários em FSE's, e em salários de atletas que não dão qualquer rendimento desportivo, e em um outro que podem dar rendimento desportivo, mas estão fora do alcance da nossa capacidade financeira(não há que ter medo de o admitir). Concentrar esforços financeiros e de influencia para o sucesso da equipa se Seniores A. Chega de andar mais preocupado com a comissão e com o que o colega anda a fazer para chegar ao poder. Só com todos a remar no mesmo sentido é possivel o sucesso. Uma aposta cuidada na formação, aliada a um esforço para reduzir o passivo do clube.

O clube é nosso. O destino das nossas cores vai ser definido pelos sócios, não por uma familia. Porque não establecer um limite? Algo do género, queremos ver uma mudança, ou então no fim da época, fazemos uma convocatoria para exigir eleições? Entre nós, que aqui reclamamos e lamentamos, haverá alguém com vontade e capacidade para assumir uma candidatura! Não há que ter medos. Se BdC consegue, entre nós, homens portistas também havera quem o consiga. E não é necessário ser uma figura publica, aliás, eu ate preferia que não o fosse.

Tenho imenso respeito pelo nosso presidente, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. E é verdade que mais nenhum presidente vai conseguir fazer o que ele fez pelo nosso clube, mas a boa noticia é que isso não é necessario. "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes." disse Newton. O nosso proximo "NGP" não necessita fazer tanto pelo Porto como JNPC fez, pois o mais dificil está feito, que é establecer o FCP como uma potencia a ser temida e respeitada a nivel nacional e internacional. Os nossos adversários podem estar com a tusa toda, mas basta visitar os foruns deles para se perceber o medo que tem de nós. Pode estar nas entrelinhas mas está lá. Esse é o trabalho que está feito e que ninguem pode tirar ao nosso presidente, o de criar este FCP que varreu tudo que se atravessou à sua frente. Os proximos homens fortes tem de trabalhar muito, muito mesmo para ter sucesso, mas vão estar a construir sob as bases de um legado de vitoria. Se tiverem espaço para isso(como já referi) podem ter muito sucesso.

Bem foi uma mensagem um bocado grande, peço desculpa por isso. Tentei agregar e resumir vários tópicos. Pode estar um bocado denso para se ler, mas não estou com muito tempo para editar.
Obrigado!
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
17,174
22,700
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
mantower disse:
O Saul saiu do clube?
Que eu saiba, não.

O pessoal é que tá cego e quer varrer tudo e todos.
De caminho nem os gajos que fazem as marcações no relvado escapam.