Boas malta, estava à espera do fim da silly para comentar o nosso desempenho no mercado, bem como o desempenho da nossa SAD.
Estou satisfeito com os reforços que foram acrescentados ao plantel. A defesa, que era um dos setores mais débeis da nossa equipa, foi alvo de bastantes remodelações. Acho que todos concordamos que embora tenham de melhorar, Filipe e Alex Telles deixaram boas indicações, sendo que Boly foi o menos consensual porvavelmente pelo clube de onde foi origem. JCT é uma incognita, claramente tem talento mas precisa de trabalhar para ganhar espaço e mostrar o que realmente vale como jogador de equipa grande. Oliver dispensa apresentações, craque dos pés à cabeça, e uma grande aquisição para o grupo. Diogo Jotta e Depoitre são nomes que tenho dificuldade em avaliar, pois não acompanhei o seu percurso.
Os regressos de Otávio e de Brahimi são também boas noticias, um acrescenta garra e técnica e o outro, se estiver com a cabeça no sítio, pode ser o craque da equipa.
Portanto, pelo que se passa nos campos do Olival, creio que estamos mais fortes, mais preparados e mais comprometidos para chegar ao tão desejado titulo. Uma palavra para NES, o NGT, que para mim tem sido uma surpresa positiva. O Nuno precisa muito do apoio e suporte dos adeptos, ainda mais com o que se passa com a administração da SAD.
Agora para o que mais me preocupa(e muito) com o nosso clube, os corredores da SAD. Há muita situação errada naquela "estrutura", mas o insuportável é o aparente desnorte que o clube vive. Não há uma estratégia que mobilize os adeptos, que contagie os socios, que influencie os poderes extra-campo do futebol nacional. Vemos o nosso clube a ser mal-tratado na CS, vemos vergonhas como o foi a porrada(literal) de que os nossos homens foram alvo em Alvalade (infelizmente se respondessem na mesma letra, vinham para o chuveiro mais cedo) e ninguém vem falar, reivindicar, ameçar ?!?! Nenhum de nós se reve nisto. Como podemos ambicionar ter o respeito e a preponderancia das ultimas décadas, se quem nos ataca e desrespeita sai a rir!?
A nivel financeiro, o clube está um desastre. Será admissivel que uma empresa, de qualquer ramo de atividade, seja cronicamente deficitária nas suas contas de exploração, veja o seu passivo continuamente a aumentar, e não faça um esforço para se equilibrar? O maior sinal da falta de qualidade desta gestão é o facto de estarmos a praticamente 3 anos a gastar mais em salários, contratações e FSE's que os nossos adversários e ficamos duas vezes em terceiro lugar e uma vez em segundo. Isto não é admissivel! Não é admissivel que depois do erro de se contratar Adrian Lopez, se contrate Bueno para fazer a mesma posição, ambos a preço de ouro(o custo zero do Bueno foram uns milhões valentes), não é compreensivel que haja um exército de emprestados, que continuam ligados ao clube pela comissão que valem todos os anos. Porque não vender estes atletas? Mesmo que seja por um valor inferior ao que gostariamos, seria um sinal de concentração de esforços e atenções, bem como uma oportunidade para realocar recursos escassos em ativos com maior rentabilidade(desportiva e financeira).
Faz sentido que um clube que necessita de fazer uma verdadeira fortuna em mais-valias, exercicio após exercicio, tenha como jogadores mais bem remunerados o guarda redes e o lateral direito? São esses homens que vão realmente fazer a diferença? São eles que vão ganhar os jogos complicados? Aceito que o Ponta de lança (um Jackson) , o extremo (um Hulk), ou o 10 (Deco, James ou Oliver) sejam os melhor remunerados, pois são eles que vão marcar, assistir e ganhar os jogos. Atenção, eu não questiono a qualidade do Maxi ou do Iker, o que digo é que se realmente temos poucos recursos, não deviamos de utilizar o pouco que temos onde em quem realmente pode fazer a diferença? e não existem outros redes e defesas direitos, mais baratos e que cumpram o lugar? Tanto acho que existem como existem dentro das nossas portas.
Quero partilhar algo em que tenho pensado no ultimo par de anos, a presidencia de Pinto da Costa está perto do fim, se não for pela vontade dos adeptos, será pela lei da vida. E depois? Quem chegar ao clube tem de ter espaço de manobra a todos os niveis, especialmente a nivel financeiro. Vamos deixar uma casa a arder ao sucessor do NGP? Como será possivel haver sucesso, com a responsabilidade de assumir uma cadeira tão pesada, e com os credores a baterem furiosamente à porta? Se não mudarmos o caminho TOTALMENTE neste aspeto, acho que o sucesso desportivo futuro está seriamente comprometido.
Acho que esta demissão do Antero é um sintoma de tudo isto e de muito mais, mas como não conheço em pormenor os corredores do poder, não posso acrescentar mais nada a essa discussão.
Malta, eu tenho praticamente tantos anos de sócio como os 22 que tenho de vida. Sim, sou bastante jovem, mas tenho ideias e projetos para o nosso clube. O FCP ocupa uma parte enorme da minha atenção. É curioso como algo que no fundo não tem assim tanta importancia, é tão importante!