Linkx disse:
Então está explicado....coitados "amuaram" e pensaram, que se lixe vamos lá meter algum ao bolso enquanto isto der.
É claro que eles não são "o" problema, mas são factor muito importante para manter as coisas tal como estão, e para controlar as hostes. Os SD, aqui não há muitos anos atrás, não deixam que nem metade disto acontecesse que armavam logo a confusão, hoje em dia, nem vê-los.
ps: btw, a propósito dos cantos tristes e sempre iguais durante os jogos que outro user referiu, não sei se repararam mais os lagartos tinham lá uma faixa para os Super, neste último jogo, com a boca de os cantos são todos copiados dos deles. Se é verdade ou não não sei, mas tenho amigos da Juve e todos dizem o mesmo. É irrelevante para este assunto, mas lembrei-me no seguimento do que disse o outro user.
Daqui a pouco vamos dizer que os verdes inventaram as músicas dos Gipsy Kings, que foram eles os mentores para os jogadores do Dortmund agradecerem no fim dos jogos e cantarem com as claques e também daqui a pouco vamos dizer que muitas coreografias foram sempre feitas manualmente e sem "patrocinadores". Ainda hoje me rio por exemplo com a Torcida Verde, que dizem não seguirem ideais quando o seu Presidente até foi elemento daquela claque e o que me rio darem os Parabéns a um clube chamado Fiorentina, quando este mesmo clube é Rui Costa e Benfica.
Enfim, eu sou do tempo em que elementos dos No Name Boys iam jogar playstation à casinha da Juve Leo...Sem malicia, mas lá estavam...
Os verdes aproveitam o momento que o Porto atravessa e nunca estiveram tão motivados como agora. Têm um Presidente que como nós os apoia, mas conseguem aliar esse apoio ao bom futebol que a equipa pratica. Ficaram revoltados e confusos quando se juntou tudo numa só bancada, mas agora adaptaram-se.
Basta começarem a perder novamente que começam as confusões com a Policia nas bancadas e os filmes dramáticos que realizavam sempre que andavam na penúria. E não ganham nada à 15 anos!
Tanto filme e depois apoiam-se uns aos outros e até a seleção andaram a ver juntos...
As claques do Porto, Sporting, Benfica e Guimarães, são as que têm maior força e se destacam nos apoios e deslocações.
São mais fervorosos que muitos sócios e adeptos e devem ter um papel fundamental quando o clube está na "penúria".
O Sporting passou anos com as claques a realizarem contestações às direções. O Benfica quando começou a perder, fizeram o mesmo sobre a direção do Orelhudo. No Porto também se fazem manifestações, mas ultimamente têm sido suaves, pois os adeptos andam divididos, querem bom futebol, querem que o clube comunique e a direção atue.
Nunca vi os SD entrarem por Assembleias adentro e tentarem pedir justificações (No Name Boys e continuam ilegais, apesar de identificados). Mas já vi os SD atuarem como as claques dos verdes (Juve Leo - antes das birrinhas com alguns membros do Diretivo) em relação ao mau futebol.
Mas pronto, as claques são temas sensíveis, são temas fervorosos e infelizmente tentam não pensar no mau momento do clube e assim criar uma onda de positivismo e que os outros (sócios) é que estão errados.
Continuam a querer acreditar em algo que acabou. Eu próprio quero acreditar que o Porto está diferente, mas não como gelados com a testa.
Eu apoio o clube sempre e dá-me gozo estar com todos na bancada e gritar pelo Porto. Mas não é por isso que deixo de criticar o mau futebol, as más decisões, as más politicas e os interesses envolvidos.