Outra coisa que penso que ainda não vi referida aqui.
Jorge Nuno Pinto da Costa não está, vos garanto, na plenitude das suas capacidades mentais. A prova viu-se ontem.
Tive o prazer de me sentar na mesma mesa do que ele e até trocar um ou outro ponto de vista, já faz muitos anos. Se há coisa que sempre admirei nele foi a sua acutilância cognitiva. Estamos a falar de um ser humano intelectualmente extremamente capaz, não só com uma retórica excecional, como com um pensamento estratégico e uma sensibilidade manipulatória muitíssimo elevada. Estou certo que se tivesse feito há muitos anos um teste de QI, estaria num percentil fora do comum.
Dito isto, o que permitiu que se passasse no dia de ontem foi dos erros estratégicos mais graves que já vi de um líder de uma empresa/clube/instituição/estado. Um autêntico suicídio eleitoral. Se até ao final do dia de ontem a balança já pendia para AVB, hoje está seguramente acima dos 75%, e estou a estimar por muito baixo. Basta ver as sondagens que já colocaram no outro tópico, a tendência está em 88% para AVB.
JNPdC tem a influência, o poder magno de controlar os núcleos ultra do FC Porto. Não é segredo, e nunca foi. É ele que põe há anos o pão na mesa dos mesmos que ontem só faltou atirarem pedras para cima dos associados com pontos de vista reformativos. Desengane-se quem acha que "perdeu o controlo" sobre a escumalha, muito pelo contrário. Quisesse Pinto da Costa ter uma AG ordeira, teria uma AG ordeira, e a mim não me convencem do contrário.
Ao permitir (e já nem sequer vou entrar por vias hipotéticas de pedir ou ordenar) que os SD tornassem a AG numa selva, pintando um cenário de franca vergonha assente numa clara opressão dos próprios associados, para mim, deu-me certezas de que cognitivamente não pode de forma alguma estar apto. Um JNPdC na plenitude das suas capacidades tinha usado esta AG para dar um estalo na cara dos milhares que já anteviam desacatos e desordem. Tinha usado esta AG para ser ele próprio a tomar as rédeas, para ouvir todas as opiniões, para conceder em pontos que ninguém imaginaria que concedesse e talvez saísse ontem do Arena com uma posição até reforçada. Nunca, jamais, cairia no erro de deixar que se fizesse o que se fez a quem FAZ o FC Porto.
Pinto da Costa é muita coisa, mas burro nunca foi. Ontem só faltou pôr-se de quatro, zurrar e comer o capachinho do Fernando Gomes como se fosse palha.
Suicidou-se. Finito.
Começou ontem uma nova era.