Porventura estou a ser um pouco simplista e duro, mas, para mim, aqueles que ainda defendem esta SAD dividem-se em 6 grupos:
Estúpidos e/ou ignorantes
Nestes casos pouco há a fazer, fundamentalmente é ter pena deles e esperar que, dentro das suas limitações, lá vão abrindo os olhos aos poucos.
Desinformados
Não sabem de nada, nem querem saber. São os tipos que só olham para as 4 linhas e se a bola entra ou não entra. Se não se chateiam com isto, se calhar eles é que estão certos!
Eternamente gratos
Todos aqueles que colocam a gratidão pela inegável obra de Pinto da Costa (e suas equipas dirigentes) acima de tudo e de todos. Simplesmente não os entendo!
Assalariados
Apesar de não ter muita paciência para eles, compreendo que estão numa situação mais difícil porque a necessidade de pôr o pão na mesa condiciona muita coisa…
Oportunistas
Estes casos são mais graves e a minha intolerância para com eles é muito elevada. Trata-se de malta que só sabe viver encostada ao poder, sempre a tentar estar do lado do mais forte, porque antevê a hipótese de ganhar algo com isso, nem que seja, neste caso em concreto, um bilhete à borla ou um convite para comer uns croquetes na tribuna.
Chulos e comissionistas
Bom, nesta categoria enquadram-se os que sacam dividendos a sério ou outro tipo de proveitos significativos com o “status quo”. Este pessoal sabe muito bem o que faz e porque o faz! São obviamente os mais perigosos e a mim provocam-me asco! Podem intitular-se Portistas, mas para mim são apenas uns mercenários!
Em abono da verdade isto não é um exclusivo do FCP, nem sequer do Futebol, mas como é o FCP que nos interessa e de que falamos neste fórum…