Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Lope disse:
Oh companheiro. A sério?
Todos nós passamos por maus momentos. Todos. Ele não é imune a maus momentos, más decisões que levam a péssimos resultados.
Mas ele mais do que qualquer um de nós, quer e vai sempre querer o melhor para o Porto.
O mais impressionante efeito nefasto desta miserável conjuntura é termos de andar a explicarmos uns aos outros que o Presidente quer o melhor para o clube.
Aí sim, aí acho que descemos ao mais baixo nível possível
A sério.

Ele pode querer o melhor para o clube (não dúvido), mas tem de perceber que o Porto não é uma fonte de rendimento milionária para o filho (que não é o melhor par ao clube) e outros.

Se continuar a fazer os mesmos erros deste mau momento no futuro, não vamos sair deste mau momento.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
slowboy disse:
A sério.

Ele pode querer o melhor para o clube (não dúvido), mas tem de perceber que o Porto não é uma fonte de rendimento milionária para o filho (que não é o melhor par ao clube).

Se continuar a fazer os mesmos erros deste mau momento, no futuro. Não vamos sair deste mau momento.
Mas isso é evidente. Quem ilegitimamente retirar dinheiro ou favores do clube tem de ser afastado. Desses princípios eu não abdico.
Mas meu caro, andamos há 30 anos a "ajudar" o nosso Vice Reinaldo Teles a resolver problemas pessoais publicamente conhecidos, e nunca ninguém aqui se revoltou contra isso.
Não vale a pena. O futebol é 99% irracionalidade e os resultado é que ditam as tendências.
E não te enganes. Eu sou completamente a favor do aparecimento de uma candidatura alternativa, com uma mensagem clara, um projeto consistente e alternativo.
Faz-nos muita falta esse debate.
Obriga a que todos (incluindo o presidente) venham a jogo

ptzurjpg

Arquibancada
27 Novembro 2013
234
0
Lobo1981 disse:
Sobre a entrevista apenas um comentário: uma mão cheia de nada....
Concordo. A´cho que a única coisa boa a retirar é que o NGP está de boa saúde e lúcido. No entanto, não me parece que esta entrevista traga alguma coisa que nos permita pensar que o futuro é radioso. Não gostei de ver respaldar-se no Lopetegui para desculpar o último ano e meio quando, apesar do mau futebol e falta de resultados, o Lope estava sozinho na defesa do NGC contra os inimigos externos. Também não acho correto não explicar condignamente a politica desportiva e de contratações, bem como a politica orçamental.
Só espero que a clareza de discurso que apresentou na defesa da sua recandidatura e no ataque a possíveis candidatos, seja um exemplo da vitalidade que possa imprimir na condução do NGC novamente à vitórias.

Davidoff

Bancada lateral
21 Março 2012
967
827
Lobo1981 disse:
Sobre a entrevista apenas um comentário: uma mão cheia de nada....
Não diria uma mão cheia de nada. A forma como ele abordou o tema Adrian Lopez a ser verdade acho que foi vergonhosa e não espelha de todo aquilo que um presidente com a experiência que ele tem devia ter feito.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
33
Porto
Hank Moody disse:
Ao presidente dou o desconto pois já está na terceira idade mas já tem uma obra gigantesca realizada!
A ti, que jantaste ao lado deles, afirmas com todas as letras que "ele comeu o quinhao dele" mas nao sabes se foi no Porto ou em Matosinhos que jantaste!?!?!?
Tá boa a massa....
Porreiro pah
:)

Makayy

Bancada lateral
18 Maio 2012
572
78
Na minha opinião foi uma entrevista positiva, pelo menos deu ideia que o presidente não está tão alheado das coisas como aqui se pintam. Obviamente a conversa tinha que começar com o tema da recandidatura e parece-me normal que tenha sido dada nesta altura em que é necessário relançar o projeto do futebol.

Não pareceu existir limitações na entrevista que muitos estavam a espera. Falaram se de temas que nunca pensei que fossem abordados, a questão do Adrian já tinha sido explicada nalguns blogs sobre o nosso clube e o presidente confirmou. Mesmo sobre o tema Lopetegui nunca pensei que se fosse tão longe.

Eu senti-me motivado para participar neste novo momento do clube, claro que não são apagadas as más decisões que tem sido tomadas. De facto, neste clube as coisas más tendem a ganhar uma proporção inimaginável, porque o registo de vitórias nos últimos 30 anos é impressionante, e a bitola é perder de vez em quando e não ganhar de vez em quando. Vivemos um dos períodos mais negros dos últimos 15/ 20 anos e se repararem todos os clubes passam de uma forma ou de outra por isso, a nossa mentalidade terá de mudar um pouco, mas a semente e o portismo existe. Eu sou novo e não conheço o Porto pré-PDC só pelos relatos dos mais antigos, mas a realidade é que esse Porto já não existe, a envolvência é diferente, o futebol mudou, os rivais mudaram e sobretudo mudou o nosso clube  e por isso não partilho dos receios dos mais antigos no período pós PDC, porque hoje em dia um clube tem uma dimensão completamente diferente. Vamos passar por momentos conturbados ? Claro que sim. Vamos ter períodos de desnorte e de auto-destruição ? Acho que sim. No entanto, nós os adeptos temos uma palavra a dizer e, enquanto, não estivermos todos unidos em prol do mesmo as coisas vão piorar.

Eu quando me fiz sócio não fiz um negócio, querendo em troca x campeonatos ou x títulos. Espero que se concretizem, mas ninguém me garantiu. Quando renovo o meu lugar anual, eu não estou a pagar para em troca me darem a Champions ou o Campeonato, eu pago, porque amo este clube e quero participar ativamente (tipo formiguinha) e contribuir para o engrandecer ainda mais. Obviamente nem todos podemos contribuir, nem todos podemos participar, nem todos tem a mesma participação ou contribuição, nem tem que assim ser, mas se dizemos que gostamos deste clube temos o dever defender o clube e de nos unir em prol daquilo que gostamos. 

M

Mike_Walsh

Guest
Azul disse:
Espaço só se for pelos lados de Gondomar???
Valbom! Valbom está a 1 minuto da Ponte do Freixo e a 5 minutos do Estádio do Dragão e tem montes de espaço livre.

M

Mike_Walsh

Guest
PortoMDL disse:
A ganhar só poderá ser em 2, Porto e benfica...
Mal por mal, se perdermos o campeonato, que seja o Sporting a vencê-lo. A nossa guerra é com o Benfica, não é com o Sporting.

Dirk

Arquibancada
6 Outubro 2015
177
0
A entrevista teve aspectos positivos e negativos. Sendo que é bastante simbólico como vejo como a situação está de tal forma que os nossos adeptos até "festejam entrevistas".

O principal aspecto positivo da entrevista é desde logo a questão física e mental. Entrevista longa, sem paragens, mostrou boa fluência de discurso... logo... isso até acaba por gerar mais duvidas sobre vários temas que foram tocados e que são arrepiantes. Pois se antes poderíamos quem sabe pensar que o Presidente delega mais, "não está a 100%" e coisas do género, depois vemos estas entrevistas e parece alguém bastante lúcido - e ainda bem. Também é certo que uma coisa é preparar uma entrevista e outra é gerir vários dossieres diariamente.

Outro aspecto positivo, ainda que sendo certo que as perguntas foram provavelmente trabalhadas de antemão(e isto não tem qualquer critica associada - é normal), vimos certos temas de melindre referidos, poderemos dizer que ele se esquivou ou não respondeu a fundo, mas pelo menos vimos esses temas trazidos para um plano mais publico, questões que antes eram tabus deixados em fóruns e internets. A questão do filho por exemplo... em que gostaria que tivesse sido questionada a situação das comissões pelo negócio com a PT.

Agora, se esmiuçar-mos a entrevista, verificamos que há várias coisas chocantes.

Adrian Lopez, é arrepiante como o Presidente de um clube como o Porto(lembrar que ainda há pouco nem tínhamos patrocínador na camisola).. se refere a um negócio de 11 milhões de euros --- e ter em atenção que já na altura, este valor era patético face à escassa utilização deste jogador no Atlético/idade/potencial de revenda. Ficamos a saber que "era muito caro". Mas que o mesmo foi comprado na mesma... porque "de boca"(11 milhões de euros!!!) o empresário disse que o revenderia, se algo não corresse bem. Tudo isto dito de forma completamente normal, como se fosse a coisa mais natural do mundo fazer negócios do género. Aliás, o presidente vir admitir isto, abre completamente a caixa de pandora para variadíssimos outros negócios, mais do que suspeitos... e que agora teremos confirmação da forma como correram --- lembro-me por exemplo de um Ghilas, que valia x um dia, y noutro dia para o Sporting(com opção), o Mendes compra-o ao Moreirense, depois vale duas ou três vezes mais logo a seguir para o Porto... se o Presidente é tão aberto sobre um negócio tão danoso e tratado de forma tão irresponsável, todas as teorias serão válidas para vários outros negócios mais do que suspeitos.

O valor do López e o desleixe e gestão danosa associada tem a suprema ironia de nos perguntarmos sobre a demagogia da formação e equipa B. Qual o custo do tal "centro de formação". Uma breve pesquisa diz-me que o Centro do Seixal custou 15 milhões. Ou seja, menos do que um Lopez e Ghilas. Gostaria de ver questionada a questão de o Porto ter tanto jogador sob contrato e a receber salário mesmo não jogando no clube e nunca vir a ser utilizado pelo clube. É sustentável manter esse tipo de gestão financeira e desportiva? A resposta é não, mas não foi perguntado.

Temos uma equipa B super artificial, pejada de emprestados. Ninguém sobe à equipa A. Referem o Rafa. Um lateral com super potencial, mas super mal gerido. Vemos como o clube preferiu ir buscar lixo como José Andel(que deve ter um salário alto + comissões). Ainda foi buscar cissokho. Finalmente Layun. Neste carrossel, sem suplente, nunca foi dada qualquer chance a esse mesmo Rafa. Aliás, é sintomático como a equipa B domina o campeonato, mas não há qualquer tipo de hipótese de um dos seus elementos ser lançado na A. A equipa B é mais famosa pelos negócios milionários, estilo Kayembes e Garcias, do que qualquer outra coisa.

Aliás, como vi aqui referido, a entrevista seguiu vários capitulos e os prioritários foram logo colocados ao inicio. Bomba atómica, vou-me recandidatar. Ele sabe, e é normal que assim seja, que ele vai reinar enquanto quiser --- pelo que desde logo envia aquela mensagem. Depois, após ter dito que não atacaria nenhum outro candidato, ataca o Vitor Baía(que nem candidato é) --- também ele grande símbolo do clube --- no seu Portismo. Isto ao mesmo tempo que ainda há pouco tivemos o Vitor Serpa vestido de gala no dragão caixa. É bem. Aliás, esta situação do Vitor Baia já dá indigestão. Há adeptos que são tão obtusos que têm uma exigência maior para com o Baía(olha... que não recebe 200, 300, 400 mil euros na SAD do Porto...), do para com a própria direcção. O homem recebe dinheiro da Cofina. É acusado de não defender o clube. Logo é mau. Os homens da SAD passam um ano inteiro quietos e calados, enquanto o Benfica é levado ao colo. Não sei qual será a situação mais gravosa.

Dirk

Arquibancada
6 Outubro 2015
177
0
Outra questão verdadeiramente chocante --- e que não esperava --- foi a forma como despejou toda a responsabilidade em cima do treinador. Pelos vistos o Presidente que deu três anos de contrato ao Espanhol não "sabia que o treinador não conhecia o futebol português". Deve ter ficado surpreendido quando ele "pediu jogadores que não conheciam o futebol Português". O presidente, nas várias perguntas que fez antes de o contratar, certamente não ficou "a saber qual era o estilo de jogo dele". Aliás, após um ano sem títulos "não deve ter dado para ver como o treinador era, como era o seu futebol... e como tinha rentabilizado o tal Adrian"... por isso é normal que e acedesse ao pedido "do Ferrari". Num ano gasta-se 11 milhões --- que seriam sempre um mau negócio do ponto de vista financeiro --- o tipo simplesmente não valia aquele valor!. No outro gasta-se 20 milhões com engenharias à mistura.

A questão da Fernanda é simplesmente embaraçosa. Deveria estar completamente anónima na vida do clube. A menina tem uma grande moral para falar sobre o clube... ou a vida dos outros. Dou-lhe os parabéns por ser tão aberto na relacção que tem, mas por favor, é colocar uma rolha na mulher. Ela não deveria ser absolutamente ninguém no clube. E muito menos vir tentar conspurcar a imagem de um jogador histórico do clube. Os adeptos saberão julgar se gostam ou não das palavras dele, sem vir a mulher do Presidente mandar bocas do mais reles e hipócritas que existe. Aliás, o próprio Presidente diz que não se "sentiu atingido".

O Baía acabou por fazer um bom serviço ao Porto. Torna mais visível a insatisfação dos adeptos e coloca mais em foque o que os senhores da SAD estão a fazer. Há a mensagem na praça publica de que deveriam ser varridos... o que vão fazer? Continuar a encher os bolsos a alguém? Continuar a fazer negócios ruinosos "de boca"? É mais complicado manter o mesmo padrão quando os holofotes estão ligados. Por isso, deveriam era agradecer ao Baía --- que não é ninguém que eu considere candidato ao Porto no curto e médio prazo --- por pelo menos ter espicaçado a discussão.

Percebendo a satisfação de vários colegas com a entrevista - desde logo pela notícia de que o Presidente está bem de saúde - temos de nos lembrar de coisas básicas. O facto de estar "lúcido" até torna o que se tem passado mais arreliante, porque teria de estar conivente com várias situações... ou então ignorar as mesmas e ser incompetente. É o mesmo homem que tem estado na frente do clube, enquanto vemos o clube perder identidade, mística, força... ser vilipendiado e gozado na praça publica. Logo, apesar de também eu ficar com mais confiança pelo que vi, não posso ficar a "festejar" uma entrevista, mas fico esperançoso que algo mude na sequência desta exposição publica...

Finalizo dizendo algo bastante lógico, não é por adeptos terem criticas e questionarem Pinto da Costa, que os mesmos são ingratos. Pelo contrário, por saberem que ele e o Porto são muito mais fortes do que o que têm sido é que fazem essas criticas(aqui não incluo gente que faz critica gratuita e não fundamentada). Pessoalmente, apesar de estar deprimido com o Porto desde 2012, porque várias das questões que hoje vemos a nu, já ficavam patentes mesmo nos anos que ganhamos, continuo a dar crédito ao Presidente e acreditar que se vai manter no clube, não por "conveniência" e manter o "status quo", mas sim porque continua a ter motivação e energia para continuar a procurar vitórias e o crescimento do clube. Sendo certo que episódios como o Adrian Lopez são uma pinga num oceano considerando toda a trajetória de sucesso do Presidente, os mesmos não podem ser varridos para debaixo da alcatifa, mais do que nunca precisamos de estar atentos às manobras no clube.

24 Novembro 2015
3,147
0
Dirk boa analise
Apenas um reparo no ultimo paragrafo.
Não há elementos que permitam afirmar que negociatas como Adrian sejam gotas no oceano apesar do presidente ter feito mea culpa(quase dando uma imagem de ingenuidade).

Como disseste bem que desde meados de 2012 que todos nós sentimos que algo não está bem logo vamos a caminho de 4 anos com multiplas  e importantes decisões erradas.

A pergunta é como é possivel achar que daqui para a frente não será como nos ultimos 4 anos?
Fé?
Por ser o Pinto da Costa?

Acho que é algo que merece uma reflexão profunda

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
33,047
14,374
Eu para mim o positivo é mesmo o Presidente falar aos adeptos. Foco o protejo muito importante que é o Centro de Formação.

Agora fica por validar o seguinte:

- Se a equipa B / Formação é mesmo aposta.

- Se os negócios com a ajuda de Mendes ou Fundos, passam a não ser um descalabro como Adrian Lopez ou mesmo Imbula.

- Sobre a questão das comissões, não condeno a 100%, pois até nas empresas é assim que funciona. É o chamado "uma mão lava a outra".

Visto que não existem candidatos na prática, espero que Pinto da Costa apresente um projecto aos sócios, onde detalhe os objectivos para os próximos 4 anos.
O Presidente tem que comunicar mais com os adeptos e não só o treinador. Quem lidera o clube tem que ter essa postura, sem grandes circos.

M

Mike_Walsh

Guest
Não vi a entrevista, mas li tudo o que escreveram aqui nas últimas 30 páginas.
Ao contrário da maioria, não fiquei particularmente optimista com tudo o que foi dito...

24 Novembro 2015
3,147
0
O que interessa dizer aos socios "Quero atingir x y ou z objectivos nestes 4 anos" que se para atingir esses objectivos dependem um sem numero de decisões ao nivel de gestão financeira institucional e desportiva?

O Presidente sabe muito bem que para atingir objectivos precisa de primeiro acertar nas decisões operacionais(treinador, jogadores, actividade institucional, formação, equilibrio financeiro), decisões essas que no seu global tem sido más nos ultimos 3 a 4 anos.

Não basta dizer que o Presidente nos vai levar de novo a terra prometida, o Presidente tem encontrar o melhor caminho e o caminho que seguimos hoje não nos leva a lado nenhum

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,076
5,813
Mike_Walsh disse:
Não vi a entrevista, mas li tudo o que escreveram aqui nas últimas 30 páginas.
Ao contrário da maioria, não fiquei particularmente optimista com tudo o que foi dito...
Estou contigo, longe de estar optimista.

A culpa foi toda do Lopetegui, até no hoquei.

Os erros do Imbula, as falhas de decisão do Tello, as paragens cerebrais do Maicon, tudo culpa dele.

a transferência do Adrian foi a única, o Filho não se envolveu em mais nenhum negócio e acima de tudo...

Não tivemos discurso à LFV a falar da formação,que para o ano teríamos x miudos no plantel...

Oh... wait...

Não tivemos uma promessa eleitoral como antigamente com o museu...

Oh wait...

Posso estar a ser exagerado, eu sei, mas porra, as coisas não estão bem, repetem-se e não há responsabilidade do responsável máximo?.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,484
25,539
Gaia
Não li nem comentei a entrevista. Não quero saber do que o sr. Presidente disse nem quer dizer. Deixei de acreditar nele, por isso e como não sou candidato a nada, vou me recolher à humilde condição de sócio menor, a mesma de quando entrei em 1970 com 9 anos e calar-me, enquanto não sentir confiança num candidato melhor.

Fazer de conta de que está tudo bem é o lema.
Por isso vou evitar enervar-me e esperar dias melhores. Já vi e leio muita gente de olhos abertos e poder critico, o Presidente neste momento já só joga e apela à gratidão, vir falar em Relatórios médicos para impor mais um candidatura, é quanto a mim é esperar rejuvenescer depois dos 80 ou então esperar que o Futebol deixe de ser a selva que é e  se transformar numa cerimónia de bons costumes.

Viva o FC do Porto. 

T

Topo Norte

Guest
Di Charis disse:
Estou contigo, longe de estar optimista.

A culpa foi toda do Lopetegui, até no hoquei.

Os erros do Imbula, as falhas de decisão do Tello, as paragens cerebrais do Maicon, tudo culpa dele.

a transferência do Adrian foi a única, o Filho não se envolveu em mais nenhum negócio e acima de tudo...

Não tivemos discurso à LFV a falar da formação,que para o ano teríamos x miudos no plantel...

Oh... wait...

Não tivemos uma promessa eleitoral como antigamente com o museu...

Oh wait...

Posso estar a ser exagerado, eu sei, mas porra, as coisas não estão bem, repetem-se e não há responsabilidade do responsável máximo?.
Exacto.

Só um pequeno pormenor que as pessoas teimam em esquecer.

O Presidente assumiu que a responsabilidade da escolha do Lopetegui foi dele.
Assume assim a responsabilidade de tudo o que foi feito por Lopetegui.
Não vamos desvirtuar o que foi dito e assumido.