Pinto da Costa vai recandidatar-se. Vitor Baia; a saída Lopetegui; a sucessão; negócios com Jorge Mendes; o 'Ferrari' Imbula; as exibições; a contratação de Suk, também foram abordados
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, revelou, esta quinta-feira, que irá recandidatar-se a novo mandato nas eleições, agendadas para o próximo mês de abril.
"Queria primeiro inteirar-me sobre o meu estado de saúde. Felizmente completei uma série de exames e deram-me a garantia de estar tranquilo e apto a continuar a minha vida. Por isso, estou disponível para me candidatar a novo mandato", disse, em declarações ao Porto Canal.
Vitor Baia: "Todos os sócios que estiveram em condições e legitimidade podem ser candidatos. Quem quiser e tiver as assinaturas necessárias pode candidatar-se. Depois fica ao critério dos sócios. Pessoalmente não me senti visado pelas palavras de Vítor Baía"
A sucessão: "Não me incomoda nada que falem da minha sucessão, só não gostava de ver um candidato apoiado pelo Correio da Manhã, porque há muito tempo que se dedica a denegrir a minha imagem. Se não fosse candidato, não daria opiniões, mas dava preferência a alguém que fosse portista desde o berço de coração"
A saída de Lopetegui: "Não foi tarde de mais porque perdeu a liderança do campeonato em 15 dias. Foi eliminado da Liga dos Campeões, mas com dez pontos, quando houve equipas que conseguiram com oito e até sete. Não conseguiu o apuramento, mas teve boas exibições como por exemplo com o Chelsea".
Futebol de Lopetegui: "Não gostava do jogo da equipa, a mim não me compete influenciar o trabalho do treinador. A partir do momento em que senti que o treinador não estava confiante, como aconteceu no final do jogo com o Rio Ave, quando me disse 'presidente comigo não há problema, resolvemos o assunto em dois segundos'. A partir desse momento convenci-me que não havia alternativa".
Acordo com Lopetegui: "Resolvido está, o acordo é que não. Quando se falou, recebi-o cordialmente em minha casa, tinha uma boa relação com ele, e quando o Antero Henrique perguntou ele disse 'resolvem com o meu advogado, não há problema'. O advogado ficou de vir aqui e passados estes dias ainda não temos condições para chegar a um acordo nem conseguimos falar com ele. Tivemos de tomar a decisão de rescindir. Se quiser chegar a um entendimento chegaremos, mas neste momento ainda não, porque não houve contacto. Falei com o Jorge Mendes, disse que ele ia mandar uma proposta, mas nada mais".
Queixas de Lopetegui por ter perdido muitos jogadores: "Perdeu muitos jogadores e tinha que perder pelas opções que fez. O Casemiro e o Óliver estava previsto que não continuariam a ser jogadores do FC Porto. Teve jogadores como o Danilo, o André André, o Casillas, o Imbula, que veio por vontade dele e dizia que era um Ferrari. E eu perguntei se, afinal, era um Ferrari para estar na garagem".
Exibições da equipa: "Sempre tivemos o público connosco e vamos continuar a ter, é preciso que o futebol seja atrativo".
Contratação de Suk: "Suk foi um desejo de Lopetegui e eu ainda estava de férias e recebia telefonemas de manhã e à tarde do Lopetegui a perguntar se estava contratado. Mas o presidente do Vitória [de Setúbal] estava de férias no Brasil e isso impedia-me de falar com ele. Depois acabámos por falar e obtive a palavra do Fernando Oliveira dentro das condições que ele propunha e que nós aceitámos. Entretanto, Lopetegui saiu e fiquei com Suk nos braços. Podia ter dito ao Fernando Oliveira que já não o queria, mas tive o cuidado de perguntar ao José Peseiro que tínhamos a possibilidade de contratar o Suk, mas que se não o quisesse tínhamos a possibilidade de não o contratar porque, como disse o presidente do Vitória de Setúbal, até tinham outras possibilidades para o vender".
Choque entre Antero Henrique e Alexandre Pinto da Costa: "Suk foi tratado por mim e pelo Fernando Oliveira. Mas no futebol nada se passa, nem nada faço sem ouvir Reinaldo Teles e Antero Henrique e eles sabem-no bem. O meu filho, não é pelo facto de ser meu filho que não pode ter a profissão que entender, entrou numa sociedade de agenciamento de jogadores e se tiver jogadores que agradem ao FC Porto não é por isso que não os vou contratar. Não há no plantel do FC Porto um jogador que seja agenciado por ele, só um nos juniores. A responsabilidade do clube é do Antero, mas qualquer empresário pode exercer o seu papel desde que tenha jogadores que nos interessem".