Sobre as modalidades gostaria aqui de deixar a minha opinião.
Não estou minimamente por dentro da área financeira, não sei se que percentagem do dinheiro das quotas vai para as modalidades, não sei se são caras, se não são, se há dinheiro ou não. Queria deixar isto bem explícito.
Na minha opinião, o FC Porto, enquanto grande baluarte contra o centralismo e grande instituição do norte do país, deveria fazer muito mais pelo desporto de toda a região norte. Quanto mais não fosse, batalhar contra a forma desigual como os recursos são distribuídos pelo país no desporto.
Atletismo - É complicadíssimo para qualquer clube da região norte, para não dizer impossível, competir de igual para igual com Sporting e Benfica, pelo simples motivo dos centros de alto rendimento onde os atletas podem treinar estarem todos no sul do país, mais concretamente no complexo do Jamor. Nem Sporting nem Benfica têm instalações próprias, no entanto são privilegiados pois têm logo ali ao lado um centro de alto rendimento do qual os seus atletas podem usufruir.
Natação - O que se passa em relação ao atletismo, passa-se em relação à natação, embora num nível diferente. Nós aqui no norte não podemos dar condições aos atletas se estes quiserem dar um salto qualitativo para o nível olímpico. Os centros de alto rendimento estão todos no sul e não foi por acaso que perdemos a nossa melhor atleta para o Benfica.
Futsal - Nem é uma modalidade que aprecio, mas é um facto que é provavelmente aquela que melhor se pode auto-sustentar e dar dividendos. Mais uma vez está tudo centrado em Benfica/Sporting.
Ginástica - Aqui o FC Porto poderia perfeitamente estar no topo da modalidade, temos instalações de topo na Maia e na Faculdade de Desporto. Temos atletas e grandes treinadores, só não aproveitamos porque não queremos.
Desporto Adaptado - Temos apostado e muito bem no desporto adaptado, mas podemos apostar muito mais. Fiquei feliz por termos criado uma equipa de Goalball, mas há muito por onde explorar. Poderíamos celebrar parcerias com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto que tem grandes profissionais nesta área, temos profissionais nesta área que trabalham para federações de grandes países, temos muitos atletas a precisar de mais apoios. Ainda há tanto por fazer.
Acho que o FC Porto tinha obrigação de fazer mais pelo desporto da região norte no que respeita às modalidades. Nem que fosse bater-se para que se criem condições para que a região norte tenha recursos para criar atletas de topo uma vez que está tudo centrado no Sul.