Impacto económico do Covid-19

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,602
6,870
46
Lisboa
MiguelDeco disse:
A história consiste na repetição de determinados padrões. O que estamos a assistir é mais do mesmo.
E não querendo ser bruxo, se a realidade do turismo tiver as consequências que se fala (já se fala na possível ruína do sector da aviação e dos cruzeiros) seremos certamente um dos países que serão mais afectados por esta crise.
Não é a ruína dos sectores porque depois disto acabar o trabalho vai lá estar todo. Aliás, em todos os sectores que, mais do que abrandar, congelem, no dia depois do covid o trabalho vai lá estar todo e em muitos casos a dobrar. E nesta particularidade esta crise é diferente das outras. O único problema é alimentar as pessoas até ao dia depois do covid.

Isto já sou eu um bocado a divagar, mas era capaz de apostar que o melhor dia de sempre da história para se investir em bolsa será o dia antes de se descobrir a vacina.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,990
29,459
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Vlk disse:
Não é a ruína dos sectores porque depois disto acabar o trabalho vai lá estar todo. Aliás, em todos os sectores que, mais do que abrandar, congelem, no dia depois do covid o trabalho vai lá estar todo e em muitos casos a dobrar. E nesta particularidade esta crise é diferente das outras. O único problema é alimentar as pessoas até ao dia depois do covid.

Isto já sou eu um bocado a divagar, mas era capaz de apostar que o melhor dia de sempre da história para se investir em bolsa será o dia antes de se descobrir a vacina.
Não se sabe ainda como esta crise afetará o comportamento individual do ser humano. Existem já alguns estudos e previsões sobre a possibilidade do turismo vir a ser uma das áreas mais afectadas no sentido que se prevê que a maioria das pessoas terá alguma reserva em viajar enquanto esta situação durar... Se falamos em um ano para uma vacina, não será difícil de imaginar que muitas empresas não conseguirão aguenta tanto tempo.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,602
6,870
46
Lisboa
MiguelDeco disse:
Não se sabe ainda como esta crise afetará o comportamento individual do ser humano. Existem já alguns estudos e previsões sobre a possibilidade do turismo vir a ser uma das áreas mais afectadas no sentido que se prevê que a maioria das pessoas terá alguma reserva em viajar enquanto esta situação durar... Se falamos em um ano para uma vacina, não será difícil de imaginar que muitas empresas não conseguirão aguenta tanto tempo.
Rei morto, rei posto. Fecha a Abreu, abre a Àbraz.
No dia em que houver uma vacina vai haver uma explosão numa série de áreas económicas e o turismo será uma delas. A maioria das pessoas vai sentir a segurança da vacina, e a necessidade acumulada durante meses vai-se fazer sentir.

O problema é aguentar as pessoas até lá. Este fino equilíbrio entre a esperança e o desespero.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,990
29,459
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Vlk disse:
No dia em que houver uma vacina vai haver uma explosão numa série de áreas económicas e o turismo será uma delas. A maioria das pessoas vai sentir a segurança da vacina, e a necessidade acumulada durante meses vai-se fazer sentir.

O problema é aguentar as pessoas até lá. Este fino equilíbrio entre a esperança e o desespero.
Até pode ser que sim. Mas existem variáveis que não estás a ponderar, consequências (em termos de desconfianças ou comportamento social) que poderão ficar mesmo com vacinas. E já se sabe que após um declínio da economia virá sempre um período de crescimento. O problema é até as pessoas sentirem esse crescimento.. Ou as consequências para quem não acabará por ver esse crescimento..

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,256
9,780
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
MiguelDeco disse:
Até concordo com a reticência do pessoal em viajar depois disto, mas depois de uma quarentena fechado em casa eu acho que muita gente vai querer passear e os preços baixos podem ser incentivos a isso.

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Vlk disse:

Só no cenário, que me parece improvável, de as pessoas manterem a liquidez no que chamas no primeiro dia pós-Covid. Senão isso ainda vai demorar a acontecer.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,602
6,870
46
Lisboa
Sakamoto disse:
Só no cenário, que me parece improvável, de as pessoas manterem a liquidez no que chamas no primeiro dia pós-Covid. Senão isso ainda vai demorar a acontecer.
A maior parte das pessoas que fazem turismo pertencem à classe média e daí para cima, uma percentagem considerável dessas não deve perder muito rendimento e tem alguma poupança. Outra são os reformados com poupanças.

Estes vão estar mortinhos por ir dar umas voltas. Pode não ter nada a ver mas é o que acho que vai acontecer, mas só mesmo depois da vacina.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,215
5,379
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
MiguelDeco disse:
Vale o que vale mas lembro - me de ver o manager de um hotel na Madeira a dizer que iam fechar agora mas estavam a receber reservas para Junho e Julho

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Vlk disse:
A maior parte das pessoas que fazem turismo pertencem à classe média e daí para cima, uma percentagem considerável dessas não deve perder muito rendimento e tem alguma poupança. Outra são os reformados com poupanças.

Estes vão estar mortinhos por ir dar umas voltas. Pode não ter nada a ver mas é o que acho que vai acontecer, mas só mesmo depois da vacina.
Sim, claro, a classe média-alta e alta vão sair como caracóis ao sol, isso também concordo. Quem tem dinheiro para ir para as Maldivas continua a ter.

O meu ponto vai é de encontro ao impacto que a crise, já certa, terá nas pessoas que vão perder rendimento e dominó que dai advem. Esta empresa vai falir, que por consequência fará com que baixe a produção daquela, por ai adiante. Porque o turismo vive muito do momento, por isso é que já se fala em fechar, no imediato, muitos restaurantes e alojamentos locais.

Eu só acho que tudo depende muito, como sabemos, do tempo que isto vai demorar até se dizer "ok, podem sair".

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
29,431
43,855
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Vlk disse:

Aponto para mais 2 ou 3 meses depois do pico para voltarmos a normalidade.

As pessoas não  podem oensar: " ah e tal o pico já  foi? Então vamos lá  estar apenas mais uma semana ou 2 em casa e depois vamos lá  todos para fora, fazer festas e convívios, viagens e mais nao sei o quê.. "!

Se acontece isto meus amigos, estamos feitos.

Depois quando houver a vacina, aí sim..  e como tu dizes.. o pessoal vai ficar maluco.

Mas na melhor das hipóteses  teremos uma vacina para  meados do próximo ano..nao?

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Covid-19. UE prepara fundo de 100 mil milhões para travar desemprego

https://revistarisco.sapo.pt/covid-19-ue-prepara-fundo-de-100-milhoes-para-travar-desemprego/

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Falta de espaço para tanto petróleo pode levar preço a zero

https://eco.sapo.pt/2020/04/01/falta-de-espaco-para-tanto-petroleo-pode-levar-preco-a-zero/

"Pela primeira vez desde 1998, instalações de armazenamento, refinarias, terminais, navios e condutas poderão atingir capacidade. JBC Energy que estima que haja seis milhões de barris sem-abrigo."

Muito curioso em saber quanto mais pode o petróleo baixar.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
19,647
31,467
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Sakamoto disse:
Falta de espaço para tanto petróleo pode levar preço a zero

https://eco.sapo.pt/2020/04/01/falta-de-espaco-para-tanto-petroleo-pode-levar-preco-a-zero/

"Pela primeira vez desde 1998, instalações de armazenamento, refinarias, terminais, navios e condutas poderão atingir capacidade. JBC Energy que estima que haja seis milhões de barris sem-abrigo."

Muito curioso em saber quanto mais pode o petróleo baixar.
Preocupante também, e quem o disse foi o Trump ontem, que várias petrolíferas estão a comprar ou alugar petroleiros antigos enchem nos e estão no alto mar porque não tem outro espaço para guardar todo o excedente de petróleo.
Com todos os riscos ambientais que daí podem decorrer.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
Ripas disse:
https://twitter.com/alexandreafonso/status/1245343617285263361?s=20
Saldo primário negativo de 5.56% e 7.63% nos 2 últimos anos do Sócrates. Um crime e uma lição de como hipotecar o País para a próxima década.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,640
18,293
Celta7 disse:
Saldo primário negativo de 5.56% e 7.63% nos 2 últimos anos do Sócrates. Um crime e uma lição de como hipotecar o País para a próxima década.
Numa altura em que o investimento público não era contabilizado para questões do défice, estavamos em plena crise financeira e a UE pediu aos Governos para aumentar o investimento para dar um impulso à economia. Não estou com isto a defender as políticas do Sócrates mas é preciso um bocado de contexto quando se analizam estes números.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
PO disse:
Numa altura em que o investimento público não era contabilizado para questões do défice, estavamos em plena crise financeira e a UE pediu aos Governos para aumentar o investimento para dar um impulso à economia. Não estou com isto a defender as políticas do Sócrates mas é preciso um bocado de contexto quando se analizam estes números.
Basta comparares os números dos outros Países com o de Portugal nesses 2 anos para perceber que Portugal está num contexto à parte. Portugal teve défice de mais de 16 mil milhões de euros em 2010. Isso é hipotecar o futuro, não é impulsionar a economia como os anos seguintes vieram mostrar.