Impacto económico do Covid-19

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,641
18,294
Celta7 disse:
Basta comparares os números dos outros Países com o de Portugal nesses 2 anos para perceber que Portugal está num contexto à parte. Portugal teve défice de mais de 16 mil milhões de euros em 2010. Isso é hipotecar o futuro, não é impulsionar a economia como os anos seguintes vieram mostrar.
Não estou a discordar de ti. Como disse não estou a defender as políticas do Sócrates. Houve aspectos da governação dele com que concordei e outros que não. Acho que os investimentos feitos no país não foram os correctos. E continuo a achar que há muita coisa que é preciso mudar. Mas repara, para mim o problema vem mais detrás. Se calhar também podemos culpar o Cavaco e o Soares por terem destruído muitos sectores da nossa economia em troca de fundos comunitários. Mas podemos também voltar mais tarde e ver o que foi a política dos governos do Salazar e as implicações que isso teve no pós 25 de Abril...

Um dos defeitos da malta que teve formação económica é que responde a tudo com depende. Se esses défices tivessem tido como objectivo tornar a economia mais competitiva, podiamos ainda estar a colher frutos desses défices. O problema é que foi um gastar por gastar, torrar dinheiro em empresas de amigos, interesses e a manutenção de um sistema que precisa desesperadamente da reforma. Não é os défices que são preocupantes por si só, mas sim o motivo pelo qual aconteceram. 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
PO disse:
Um dos defeitos da malta que teve formação económica é que responde a tudo com depende. Se esses défices tivessem tido como objectivo tornar a economia mais competitiva, podiamos ainda estar a colher frutos desses défices. O problema é que foi um gastar por gastar, torrar dinheiro em empresas de amigos, interesses e a manutenção de um sistema que precisa desesperadamente da reforma. Não é os défices que são preocupantes por si só, mas sim o motivo pelo qual aconteceram.
De acordo. O problema é que quando começas a acumular défices de 7, 8 ou 10%, mesmo que seja numa perspectiva de tornar a economia mais competitiva no longo prazo, quem te empresta dinheiro vai fechar a torneira e ninguém vai esperar para ver se os investimentos vão dar retorno ou não. E foi isso que nos aconteceu em 2011, não foi uma crise do subprime ou uma crise bancária. Foi um crise de divida pública.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,993
29,460
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Almadedragao disse:
Até concordo com a reticência do pessoal em viajar depois disto, mas depois de uma quarentena fechado em casa eu acho que muita gente vai querer passear e os preços baixos podem ser incentivos a isso.
Se a economia funcionar apenas pela vontade das pessoas isto vai rebentar e voltar à normalidade. Como se pensava que seria em 2008/2009. Depois de "limpa" a economia é sempre a subir. O que as pessoas esquecem é que para isso acontecer é preciso.... Dinheiro. E com a maior parte sem a totalidade do salário, com imensas pessoas que vão agora para o desemprego, com mais despesas derivadas do facto de se estar permanentemente em casa eu não consigo entender como se pensará que isto foi apenas um suster de respiração e depois volta tudo ao normal. Até pode vir a ser, e esperemos bem que sim, mas o mais provável é acontecer o inverso.

E segundo o que se fala, e o 1.º ministro já avisou, o Rui Rio também, é que aquilo que virá por aí não serão tempos para passear e viajar. A não ser que seja ao abrigo do mesmo de sempre.. O velho amigo Cartão de Crédito. Com os mesmos riscos que se sabe desde sempre..

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,993
29,460
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
PO disse:
Não estou a discordar de ti. Como disse não estou a defender as políticas do Sócrates. Houve aspectos da governação dele com que concordei e outros que não. Acho que os investimentos feitos no país não foram os correctos. E continuo a achar que há muita coisa que é preciso mudar. Mas repara, para mim o problema vem mais detrás. Se calhar também podemos culpar o Cavaco e o Soares por terem destruído muitos sectores da nossa economia em troca de fundos comunitários. Mas podemos também voltar mais tarde e ver o que foi a política dos governos do Salazar e as implicações que isso teve no pós 25 de Abril...

O problema do Sócrates foi que a realidade do dia a dia não acompanhou a realidade económica que existia na cabeça dele. Não só da dele mas também na cabeça de outros líderes que foram martelando as contas para agradar à U.E. Agúem acredita que uma pessoa como o Sócrates foi capaz de ter o que na altura foi o menor défice da nossa democracia sem o conluio de outras instituições europeias? Ou instituições bancárias? Mas isso não foi apenas aqui.. Aconteceu também, em menor ou maior escala nos famosos PIGS (quem não se lembra do caso da GS e da Grécia). Com as consequências que ainda hoje sofremos

Quanto à parte que sublinhei, convém lembrar que isso aconteceu, acontece e acontecerá sempre. Está no nosso ADN desde sempre. Mas existe um aspeto mais grave. Hoje em dia o governo e a opinião pública vêm dizer que mesmo com números bons em termos da doença não se deve retirar o foco da preocupação e do aperto das medidas (e bem). Mas em termos económicos isso já não é bem assim. Depois de 4 anos de austeridade agressiva as pessoas pensaram que a economia já estava boa e que era tempo para investir e devolver rendimento. Pelo que temos visto da realidade "martelada" dos n.ºs (que ninguém duvide que os n.ºs continuam a ser martelados para se obterem certos resultados) tudo bate certo. O problema é que, e analisando para além da espuma dos números, a nossa economia continua frágil, com crescimentos anémicos e sustentados num sector ou dois que são bastante voláteis. E um país com uma dívida externa colossal e incomportável. E as pessoas (grande culpa por causa dos governos que não educam nesse sentido) continuam a acreditar que essa é uma dívida que se poderá continuar a empurrar, eternamente, com a barriga para a frente.. E vamos continuando assim, alegres rumo à desgraça.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,215
5,379
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Custa-me a entender como já está tudo a recorrer ao cartão de crédito. Não aprenderam com os erros do passado? Daqui a uns tempos vai estar tudo novamente a culpar os malvados dos mercados e dos alemães.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,993
29,460
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
deco macau disse:
Custa-me a entender como já está tudo a recorrer ao cartão de crédito. Não aprenderam com os erros do passado? Daqui a uns tempos vai estar tudo novamente a culpar os malvados dos mercados e dos alemães.
Mas isso não é de agora. Veio foi demonstrar, mais uma vez, aquilo que já vinha sendo anunciado há muito tempo.
Nada em economia acontece apenas de um dia para o outro. O problema está é que a realidade salarial mudando a realidade económica de algumas famílias que vivem à base do dinheiro que não têm agrava-se de uma maneira irremediável. E será sempre assim porque não existe uma verdadeira cultura de poupança neste país.

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/18-fev-2020/consumo-carro-e-cartoes-portugueses-pediram-208-milhoes-por-dia-11832112.html

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,233
4,020
Quanto ao Sócrates, é so ir atrás a campanha de 2009 e ver o que dizia Manuela Ferreira Leite sobre o programa de governo do PS. Não me venham dizer que ninguém calculava que ia acontecer! Mas como sempre os Portugueses nunca votam nos que lhes dizem as verdades, mas sim no que fala mais bonito!

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Ouvi agora na RTP que, só no mês de Março, mais de 300 mil espanhóis ficaram desempregados. Uma subida de 10% em relação a Fevereiro.

Assustador.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Sakamoto disse:
Ouvi agora na RTP que, só no mês de Março, mais de 300 mil espanhóis ficaram desempregados. Uma subida de 10% em relação a Fevereiro.

Assustador.
Agora vê nos EUA:

10M de pedidos de desemprego nas últimas 2 semanas.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,665
46,430
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ixnay disse:
Agora vê nos EUA:

10M de pedidos de desemprego nas últimas 2 semanas.
Não se pode comparar diretamente os USA com outro país, eles sobem de forma extraordinaria, mas pelas mesmas razões tambem lhes permite fazer o contrario mais rapidamente.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
sirmister disse:
Não se pode comparar diretamente os USA com outro país, eles sobem de forma extraordinaria, mas pelas mesmas razões tambem lhes permite fazer o contrario mais rapidamente.
Sim, a flexibilidade laboral é incomparável.

Mas repara na imagem do meu post seguinte. Vai ser muito complicado, até para eles, recuperar de uma subida tão grande - subida essa que não está para terminar. Claro que em algum ponto no futuro haverá uma subida dos valores do emprego, mas será sempre gradual e nunca de forma tão súbita como foi a subida do desemprego.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,665
46,430
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ixnay disse:
Sim, a flexibilidade laboral é incomparável.

Mas repara na imagem do meu post seguinte. Vai ser muito complicado, até para eles, recuperar de uma subida tão grande - subida essa que não está para terminar. Claro que em algum ponto no futuro haverá uma subida dos valores do emprego, mas será sempre gradual e nunca de forma tão súbita como foi a subida do desemprego.
Vai ser dificil para todos, mas os USA têm a vantagem de ter instrumentos que poucos têm, não é qualquer país, que inventa 14 biliões de dolares para meter na economia.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,468
5,465
Conquistas
1
  • Junho/18
Creio que tudo depende do dia exacto em que a maior parte dos EUA voltar a trabalhar, eu até suspeito que eles vão continuar em quarentena numas partes enquanto voltam a trabalhar noutras.

A curva deles aponta para um pico a rondar dia 20 de Abril, em muitos estados americanos as coisas não estão muito más, podem manter os cluster em quarentena e retomam ao normal nos restantes em Maio.

Mas mesmo assim terão uma recessão e desemprego no mínimo a rondar a crise de 2008, podem é desta vez recuperar mais rápido porque aprenderam alguma coisa com a última recessão e as causas também são diferentes.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
sirmister disse:
Vai ser dificil para todos, mas os USA têm a vantagem de ter instrumentos que poucos têm, não é qualquer país, que inventa 14 biliões de dolares para meter na economia.
Inventa não...imprime ;)

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,179
73,028
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
nuno queiros disse:
A crise de 2008 vai parecer uma brincadeira com a que aí vem...
Cá está algo refrescante e novo, que nunca ninguém tinha dito durante esta crise...

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Vieira_Amares disse:
Cá está algo refrescante e novo, que nunca ninguém tinha dito durante esta crise...
Por acaso há muita gente que acha o contrário: porque consideram que quando o problema do vírus estiver resolvido (minimizado) a economia voltará a recuperar (em formato de V). Na crise de 2008 o problema era mais estrutural.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,179
73,028
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
ixnay disse:
Por acaso há muita gente que acha o contrário: porque consideram que quando o problema do vírus estiver resolvido (minimizado) a economia voltará a recuperar (em formato de V). Na crise de 2008 o problema era mais estrutural.
Que noticiários andas a ver?

É que, em tudo o quanto é lado repetem ipsis verbis que vem aí a pior crise desde a segunda guerra mundial.