Guerra Rússia - Ucrânia

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,944
9,469
nao vou qualificar a opinião para não ofender, mas tenta perceber que colocas como mais estável e duradouro um regime, com 20 anos, de um déspota de 70 anos, com um projecto alicerçado em dezenas de democracias com um histórico de décadas…

se isso não é (nao qualificar) não sei o que seja
E só um aparte. Porque é uma questão que gera muita confusão a nível das percepções.
Do meu ponto de vista e como olho a realidade. A forma como eu analiso o processo histórico e político da Rússia.
É que o putinismo acaba por ser uma extensão da URSS, ou seja, a URSS terminou muito devido á contribuição chinesa. E resurgiu um regime camuflado com os mesmos quadros que se adaptou á nova ordem mundial. Mas com intuitos recalcados e revanchistas.
Comparo o que se passou na URSS e o regime de Putin com o que se passou com a primeira guerra Mundial primeiramente o império Alemão e o império austro-hungaro foi aniquilado, desfragmentado o que depois conduziu 10,20 anos depois ao surgimento do III reich.

Última edição:
  • Haha
Reações: Pinetree

Vitorino Melo

Bancada central
14 Setembro 2017
1,442
2,310
As teorias do nuclear são uma perfeita balela e apenas tem equivalência no discurso do Sadam, com as ameaças constantes ao ocidente e EUA e depois foi o que se viu.
Não duvido que este individuo seja cruel, retorcido, vingativo, o que seja. Sadam também o era, basta lembrar-nos dos filhos que matou ou mandou matar, etc.
A mim cheira-me a desespero. Nunca na vida ele esperou que um “palhaço” como ele lhe chama, lhe conseguisse fazer a frente que fez, e principalmente, que a ocidente conseguisse granjear o apoio que hoje desfruta.
Passa pela cabeça de alguém reforçar o contingente de efetivos em mais meio ou um milhão, para depois usar o nuclear? É um contrassenso. Se está convicto do uso do nuclear, usa e está feito. Não precisa de mais militares para nada. Se convoca mais militares é porque não vai usar o nuclear.
Se fosse nos meus tempos da bola no recreio, ele já tinha amuado e levado embora a bola com ele.
Os intocáveis, deixarão de o ser desde que lhes toquem. Às vezes é preciso é coragem para lhe tocarem.
Veja-se o rei sol (salvo as devidas comparações), aqui no benfiquistão. Também era intocável, tocaram-lhe, e hoje parece uma pita chorona a queixar-se de tudo e de todos.

Esta é efetivamente a minha opinião e espero sinceramente estar certo.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,944
9,469
As teorias do nuclear são uma perfeita balela e apenas tem equivalência no discurso do Sadam, com as ameaças constantes ao ocidente e EUA e depois foi o que se viu.
Não duvido que este individuo seja cruel, retorcido, vingativo, o que seja. Sadam também o era, basta lembrar-nos dos filhos que matou ou mandou matar, etc.
A mim cheira-me a desespero. Nunca na vida ele esperou que um “palhaço” como ele lhe chama, lhe conseguisse fazer a frente que fez, e principalmente, que a ocidente conseguisse granjear o apoio que hoje desfruta.
Passa pela cabeça de alguém reforçar o contingente de efetivos em mais meio ou um milhão, para depois usar o nuclear? É um contrassenso. Se está convicto do uso do nuclear, usa e está feito. Não precisa de mais militares para nada. Se convoca mais militares é porque não vai usar o nuclear.
Se fosse nos meus tempos da bola no recreio, ele já tinha amuado e levado embora a bola com ele.
Os intocáveis, deixarão de o ser desde que lhes toquem. Às vezes é preciso é coragem para lhe tocarem.
Veja-se o rei sol (salvo as devidas comparações), aqui no benfiquistão. Também era intocável, tocaram-lhe, e hoje parece uma pita chorona a queixar-se de tudo e de todos.

Esta é efetivamente a minha opinião e espero sinceramente estar certo.
A questão é que ele tem as armas nucleares e o Sadam não. E na minha opinião a opinião pública desvaloriza esse pequeno promenor.

• Haha
Reações: Pinetree

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
10,156
15,999
nao vou qualificar a opinião para não ofender, mas tenta perceber que colocas como mais estável e duradouro um regime, com 20 anos, de um déspota de 70 anos, com um projecto alicerçado em dezenas de democracias com um histórico de décadas…

se isso não é (nao qualificar) não sei o que seja
Um regime com 20 anos ?

Quando é que na sua história a Rússia foi governada em total democracia ?

Esse raciocínio seria bom se, como alguns tontos acham, no dia em que Putin caísse, fosse substituído por um democrata..

É só não conhecer a composição da Duma e não saber, por muito que choque alguns, que o Putin a beira de algumas personagens é um autêntico moderado lá do sítio.

Quanto ao projeto alicerçado em democracias consolidadas, uma já voou, agora tens o poder dividido a 50/50 (presumo que seja para falar a verdade e não andar com rodeios/floreados), mas nunca, em boa parte da vida da maior parte dos cidadãos da UE, se viveu nesta tempestade perfeita de guerra (já viveram guerras mas normalmente eram começadas pelos "bons" e travadas noutro continente, só davam na tv pela perspectiva do invasor e não do invadido), inflação histórica, crise energética, etc etc.

Se isto durar anos (e não é preciso falar em muitos, basta 2 ou 3), com as subidas dos juros, preços da energia, etc etc, é só começar a ver os partidos/coligações que ganham eleições e chegam ao poder.

Diria que é arriscado fazer grandes prognósticos (sejam apocalípticos ou de kumbayas de paz e amor) quando a "brincadeira" ainda nem começou..ainda está calor, os juros só começaram a ser aumentados há pouco tempo, esperemos uns meses para ver a solidez das democracias e a vontade de sacrifício/solidariedade dos seus povos..

• Like
Reações: PortoEternoImortal

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,944
9,469
-----------------------
O Putin se as usar no minuto seguinte tem n ogivas a caír no Kremlin.
Logicamente. Mas então a resolução é simples. Se existe a certeza absoluta que a Rússia não usa o nuclear.
A NATO deveria entrar e se mobilizar na Ucrânia como fizeram no Kuwait e Iraque no tempo do Busch pai.
Isso não acontece porque o Putin em desespero pode mesmo usá-las.
E sinceramente não o vejo escondido num buraco como aconteceu com o Sadam. Sem as usar.
A minha análise não é baseada na parte emocional e no meu wishful thinking mas numa perspectiva que tento ter mais racional e pragmática possível

Última edição:

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,706
31,602
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu não estou assim tão confiante que o povo russo esteja assim tão contra o regime, todos nós sabemos que quando o povo está contra um regime, esse regime cai.

Ate vemos inúmeros habitantes das zonas ocupadas na Ucrânia a dizerem para televisões independentes que querem passar para o lado dos russos.
Manda aí um exemplo de uma tv independente..

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,944
9,469
Não te esqueças que não é o único país que as tem "elas" até andam bem espalhadas pela Europa...
Não estou a medir quem tem mais ou menos poder nuclear.
Na Europa Inglaterra e França dispõem desse poder. A Alemanha não foi proibida.
O meu ponto de vista é que desde do fim da guerra fria que o ocidente não enfrenta um inimigo declarado com esse tipo poder.
Mas como digo o meu sincero e genuíno desejo é que o ocidente tenha a força e a capacidade necessárias para derrubar o regime de Putin. Que retire o poder nuclear russo. E quiçá a Rússia seja um país pro ocidental, com um sistema político democrático liberal e com economia de mercado.
Só não vejo isso acontecer. E parece que o ocidente tem uma atitude quase desafiadora perante as ameaças do Putin. O que não me parece que seja uma estratégia inteligente.
Andaram a não querer que o Irão tivesse armamento nuclear. Grandes preocupações com o conflito indo-paquistão. E agora temos o inimigo declarado do Ocidente carregado de armamento nuclear. E a nossa atitude Ocidente é qual? Sobranceira e até desafiadora do tipo vê lá Putin se tens coragem.... Imaginemos que o Putin esteja tão radicalizado como o bin Laden? Dá que pensar.
Não consigo perceber sinceramente está escalada irresponsável.
Em síntese ninguém neste momento aceitará uma derrota. E a única solução é realmente o regime russo cair internamente. Resta saber como? Quando? E com que consequências.

Última edição:
  • Haha
Reações: Vieira_Amares

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
83,962
147,726
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Sim um comentário construtivo também acho que a UE não irá desfragmentar-se porém toda a extrema direita em ascensão na UE que passa de 2 por cento para 30-40 por cento em menos de 6,7 anos é toda ela eurocéptica como são os partidos de extrema esquerda.
Estás a ignorar que existem actualmente duas extremas esquerdas. A velha granitica e eurocéptica e a nova, mega progressista, revisionista e não eurocéptica mas culturalmente anti-europeia.

Foi esta pprcaria que levou ao aaparecimento da outra porcaria como backlash, ou neste caso ao re-emergir dos fachos escondidos pela Europa. Foi uma importação dos US, mas resultou bem e criar uma pool de extremos, onde curiosamente todos eles são no fundo entre amistosos com o Putin ou não inimigos por exemplo.
Todos partilham desdem por coisas típicas do mundo ocidental moderno. Todos desdenham as ditas democracias liberais (uns porque ainda comem a gamela antiga do marxismo leninismo, outros porque comem a nova gamela do paraíso marxista mas agora com swap de luta de classes pela luta de sexos, raças e géneros e iconoclasmo cultural extremo e outros que são saudosistas dos old ways antes do estabelecimento geral dos modelos que vivemos, os inícios do Sec. XX dos grandes governos autoritários e autocratas, de completo etnocentrismo, nacionalismo exacerbado o orgulhosamente sós), a diferença é que uns aceitam jogar dentro dela para a enfraquecer, outros opõe-se a ela de forma vocal, populista e violenta e outros vá estão velhinhos, já se resignaram a existir dentro da mesma e a fazer a velha luta dentro das possibilidades actuais.

• Like
Reações: PortoEternoImortal

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Não fico muito preocupado com as ameaças de bomba nuclear russa

1) A Rússia exagera sempre nos números. Alegadamente tem milhões de soldados. Na realidade nem tinha mais de150,000 soldados profissionais e já estão quase todos mortos. Agora está a mobilisar bandidos, bêbados, gajos que fizeram a trop há mais de 10 anos.

Para o equipamento igual, tinham montes de armas nos cadernos, afinal após duas/três semanas já estavam a ir buscar entulho da segunda guerra mundial.

Isso não é por acaso, a Rússia é um país muito corrupto. O dinheiro do orçamento militar acaba nos bolsos dos politicos.

Tenho muitas, muitas, muuiiiitas dúvidas que tenham um arsenal nuclear funcional significativo. Muitas dúvidas.
Manter uma arma nuclear, custa bastante dinheiro, isso já dever ter sido desviado em Yachts, vodka, putas e tal.
Eh pah, se tiveram 100 ogivas funcionais, já é muito.

2) A familia do Putin, dos oligarcas, eles vivem todos por aqui: em Paris, em Londres, na Suíça, etc.

3) A Rússia ainda não usou armas quimicas cujo a legalidade é mais "cizenta", porque ela teme a reação dos outros paises inclusivo a China.

4) Botar uma missil nuclear não é assim tão fácil. Quando a Coreia do Norte se prepara para lançar um foguete, nós já sabemos antecipadamente disso porque há preparativos necessários.

A NATO tem conhecimento de todos os locais onde há armas nucleares russas.
Numa guerra nuclear, os primeiros alvos são esse tais locais, porque o objetivo é diminuir a potencia nuclear do inimigo.

A NATO toda junta supera muito a Rússia em potencia nuclear.
Além disso, já está provado que somos muito superiores a eles em termos de tecnologia militar.
Muito provavelment temos sistemas de intercepção modernos desconhecidos dos russos.

A Rússia tentar usar uma arma nuclear seria demasiado ariscado para ela. Não seria o fim do mundo, mas sem dúvida seria o fim da Rússia como estado.

Quando a Rússia estiver mesmo numa situação desesperada, penso que haverá dois scenários:
- Uma revolução interna e o Putin acaba como o Ceaucescu
- O Putin negoceia uma vida tranquilinha na Argentina