Fair play financeiro e Gestão Financeira do Clube

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,321
6,252
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Branco disse:
A UEFA aparentemente os dá como tendo as 2ªs maiores dividas liquidas enquanto clube…
Mais uma vez o Angelino falava em tendencias dos ultimos anos, se quizeres perder tempo vai ver a tendencia da divida deles nos ultimos 4/5 anos e compara com a tendencia da nossa….

Depois a divida não é tudo, pois repara no seguinte exemplo.

Queres comprar um jogador que custa 20M€ e tens varias hipoteses para o comprar
1 – Pedes os 20M ao banco e ficas com 20M€ de divida
2 – Compras apenas 20% e apenas ficas com 4M€ de divida
3 – Assumes um emprestimo por ano e meio (com clausulas de compra obrigatoria) e até ficas com zero de divida.

Já disse que não leio os R&C deles há anos, mas tenho a certeza que a nossa enorme superioridade financeira que foi o fator que mais contribuiu para a nossa hegemonia desde meados dos anos 90 já não existe.
Fingir que isso não aconteceu fará com que passemos mais 10 anos a ver os outros dominar….

Branco disse:
não me parece que os negócios que os envolvem com o Mendes sejam mais transparentes que os nossos.
Claro, repara que por aqui muitos deram valentes gargalhadas com a história do Roberto, depois veio o Adrian Lopez e pergunto quem ficou a rir?

Outros deram gargalhadas pelos 14M€ do Pizzi e eu pergunto e os 10 do Herrera?

Outros dão gargalhadas pelos 22M€ do Jimenez e eu pergunto e os 22 do Jota (ou os 20 do Olivier).

A grande diferença é que a eles ainda vês a vender jogadores da classe média por 10/15 M€ (ainda que parte vá parar ao mendes sempre ficam com algum e simultaneamente não tem de vender os titulares) nós em compensação vemos jogadores como Varela, Rolando (e muitos outros) definhar e andarem de empréstimo em empréstimo pois somos absolutamente incapazes de vender seja o que seja, pois só vendemos com a intervenção de certos empresários e normalmente esses estão mais interessados noutras coisas....

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,164
1,892
domribeiro disse:
Outros dão gargalhadas pelos 22M€ do Jimenez e eu pergunto e os 22 do Jota (ou os 20 do Olivier).
Eu concordo que antes de gozarmos com alguns negócios deles devemos olhar para o que temos em casa, agora, nem Oliver nem Jota custaram 20 ou 22 respetivamente. Para saber isso teremos que aguardar até ao fim dos respetivos empréstimos.

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
13,961
14,870
Espero bem que nem pensemos sequer em dar 22M pelo jota, a nao ser que tenhamos depois proposta certa por mais, e que dê lucro...

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,164
1,892
Portoallez2 disse:
Espero bem que nem pensemos sequer em dar 22M pelo jota, a nao ser que tenhamos depois proposta certa por mais, e que dê lucro...
Nem 20M pelo Oliver... adoro o Oliver mas temos que estar conscientes da nossa realidade.

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,164
1,892
Philipp disse:
Não comprar o Oliver seria crime. Seja por 1, 5, 10 ou 20.
Discordo caro Philipp. Não com o valor do Oliver, não está isso em causa, mas na realidade atual com todas as condicionantes que existem e com todas as necessidades que esta equipa necessita, quer desportivamente quer financeiramente com a obrigação de realizar uma enormidade de vendas, gastar 20M num jogador e adicionar esse valor ás vendas que já temos que fazer, é globalmente proibitivo neste momento.

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Philipp disse:
Não comprar o Oliver seria crime. Seja por 1, 5, 10 ou 20.
Nós não temos capacidade para  comprar jogadores sem olhar a carteira.

Todos nós gostariamos de ter o musculo do Real ou do Barça ou do Bayern.
Mas não temos.

Não podemos nem devemos ir longe demais

místicadoPedroto

Bancada central
6 Janeiro 2017
1,057
0
Umas 2 ou 3 páginas de comentários à entrevista e pergunto-me quantos ouviram ou leram a entrevista na íntegra.

Quando depois de ouvir a entrevista, na íntegra, vejo os comentários a incidir no timing e num comentário isolado do contexto ao benfica...diz muito de quem profere esses comentários.

O timing foi definido pela Antena 1 e Jornal de Negócios e do seu programa em conjunto.
NEm sei como comento tal coisa ou como se faz disso um problema.

Angelino foi convidado para falar do negócio do futebol, das 3 sociedades desportivas, respondeu a tudo o que lhe perguntaram.
A parte que dedica ao FC Porto ocupa um pouco de menos de um terço da entrevista e na parte final, onde diz tudo para quem é bom entendedor, sem colocar a nú nem desrespeitar as pessoas.
Que o desrespeitaram!

O modelo das nossas sociedades não é sustentável.
Todos sabemos isso, certo?
Quem olha com olhos de ver para a realidade, as palavras de Angelino não trazem novidades, apenas subscrevem essa realidade.
Mas alguém que tem muito mais experiÊncia e informação do que nós.

Os criticados elogios ao benfica são mais outra perspectiva ridícula de quem não ouviu a entrevista.
Ele comentou benfica, Porto e sporting.
Tudo fácil de entender e concordar.
Sim, também falou e explicou a dívida do benfica, também os números avançados pela Uefa.
E sim, também comentou as palavras de Fernando Gomes, está tudo lá.
Com vídeo e tudo.

Mais importante do que comentar, defender ou atacar acho que mais importante é ouvir a entrevista.

Se no fim o que tiverem a dizer centrar-se no timing ou numa outra treta qualquer, o problema é dessa pessoa,

O advento da entrada de acionistas estrangeiros está aí a bater À porta...
E não é fácil de constatar isso?

Interessante as respostas à sua saída e aos conflitos de interesses que prejudicam a sociedade e o clube.

Ele apesar de realçar que há mais motivos dos que avançou, disse que com esta "estratégia" e estas pessoas nunca mais mas também disse categoricamente que não voltará a assumir nunca mesmo com outro Porto um papel de liderança na gestão.
Poderá e estará sempre disponível para ajudar, mas não estando na frente, foram 23 anos com muito amor ao Porto.
E muita seriedade.

Denotou respeito e elevação ao falar de Pinto da Costa, uma chapada de luva branca, mais uma.

Quando vemos sair Angleino e vemos quem está hoje no seu lugar, ..

Enfim, aconselho a ver e ouvir a entrevista.

Aí sim, poderá ser tida aqui a discussão que isto merece, ou será que muitos não querem ouvir, ver nem saber?

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,447
5,413
Conquistas
1
  • Junho/18
místicadoPedroto disse:
Enfim, aconselho a ver e ouvir a entrevista.

Aí sim, poderá ser tida aqui a discussão que isto merece, ou será que muitos não querem ouvir, ver nem saber?
De acordo, talvez seja mesmo melhor a ler toda antes de criticar, admito que deveria ter feito isso no que se refere ao seu elogio ao regime, e tendo já a lido suponho que embora continuando a não concordar com a forma como dá esse mau exemplo para criticar a nossa também questionável gestão, fiquei com uma ideia diferente sobre a intenção do mesmo, parece mais avulso e sem grande intencionalidade quando inserido no contexto global da entrevista.

No entanto, eu li bem a que ele deu em que falou do Antero, e muito sinceramente para quem supostamente tentou defender o clube durante anos das tropelias dessa personagem, achei um pouco estranho a forma como quase o defendeu na mesma ou no mínimo relativizou o seu papel.

Eu muito sinceramente não vejo qual a dificuldade de criticar a SAD sem cair nestas ambiguidades, pergunto-me o quão difícil seria criticar a mesma sem a algum momento elogiar personagens dúbias, ou outras instituições que são elas próprias maus exemplos de gestões por motivos não muito diferentes dos nossos, e assim sendo acho normal que isso levante sempre questões numa altura onde todos tentamos perceber com quem podemos contar para dar outro rumo ao clube.

Não é algo que me deixe muito confiante em relação ao nosso futuro.

místicadoPedroto

Bancada central
6 Janeiro 2017
1,057
0
Eu não peguei na versão escrita da entrevista, não sei que edição teve ou que cortes terá, é sempre preferível a versão completa em audio e vídeo e ela está aí disponível.

A crítica que eu fiz foi generalizada porque em 2 ou 3 páginas de comentários o cerne da mesma ficou reduzido ao timing e a um elogio fora de contexto na sua extensa maioria de posts, portanto de gente que não ouviu ou leu a mesma, na integra.
A quem agora comentou eu digo que apesar de um pequeno passo atrás nas críticas deu mais umas 3 voltas para descredibilizar e não dar importância nenhuma oa que de facto tem importância.

E ou não leu tudo, ou a edição em papel está muito diferente da completa em vídeo, ou prefere descredibilizar.

Angelino também tece elogios a Pinto da Costa, mesmo tendo sido tratado abaixo de cão pelo mesmo, mesmo tendo saído da SAD pelos caminhos escolhidos por este e pelos seus, pelos conflitos de interesse que prejudicam a sociedade e o clube.

Angelino não elogia o benfica ele proferiu análises sustentadas em factos. Há que ver tudo para perceber.

Alguém nestas páginas de comentários deu importância aos conflitos de interesse no clube que prejudicam o mesmo?
Alguém deu importância que por exemplo o rácio de despesas com pessoal vs proveitos operacionais que devem andar na casa dos 60% estejam acima de 150% ?
E a tantos outros factos de real importância e grandeza?

Não vejo.

O futuro do clube?
Está lá implícito e explícito, na entrevista, por este caminho...com esta gente.
O mais provável é falarmos chinês dentro de pouco tempo.
Ou Tailandês ou o diabo a sete.

Angelino Ferreira tem 23 anos dedicados ao clube.
Pessoa séria e apaixonada pelo clube.
O seu nome está gravado em muitos feitos a que nenhum adepto presta valor.

E não aceitou ser cúmplice do que decidiram e estão a fazer ao clube.
E onde isso vai naturalmente levar.

E ainda nos avisou.
Foi tratado abaixo de cão.
Mas avisou-nos.
Ninguém quis saber.

Esta entrevista é mais um abela chapada de luva branca em Pinto da Costa.

Mas a história falará.
Por muita névoa que se tente levantar, não há como aldrabar a realidade, ela está aí para bater com estrondo.

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
O Dr. Angelino Ferreira é um SENHOR!
Dou apenas um exemplo! Graças à sua competência profissional, enquanto esteve na SAD, conseguimos cumprir todos os compromissos e respeitar todos os prazos no que diz respeito à construção do Estádio do Dragão.

Parece-me que o pagamento total do Estádio do Dragão ficaria concluído este ano. Se alguém tiver informação mais precisa, seria bom sabermos.

Pena que o FC Porto tenha oferecido à SAD 50% do estádio. Não ficarei surpreendido se os outros 50% foram também oferecidos. É muito provável que venham a passar quando a SAD for vendida a investidores "chineses".

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,447
5,413
Conquistas
1
  • Junho/18
místicadoPedroto disse:
A quem agora comentou eu digo que apesar de um pequeno passo atrás nas críticas deu mais umas 3 voltas para descredibilizar e não dar importância nenhuma oa que de facto tem importância.

E ou não leu tudo, ou a edição em papel está muito diferente da completa em vídeo, ou prefere descredibilizar.

Angelino também tece elogios a Pinto da Costa, mesmo tendo sido tratado abaixo de cão pelo mesmo, mesmo tendo saído da SAD pelos caminhos escolhidos por este e pelos seus, pelos conflitos de interesse que prejudicam a sociedade e o clube.

Angelino não elogia o benfica ele proferiu análises sustentadas em factos. Há que ver tudo para perceber.
Eu já admiti que descontextualizei os elogios ao regime, e nesse sentido assumi que a interpretação que fiz em relação aos mesmos foi exagerada.

Mas não retiro nada do que disse em relação á forma como relativizou a personagem Antero, porque se há algo a criticar na gestão do clube, é porque alguém está por detrás da mesma.

Não podem é ser todos heróis e vilões ao mesmo tempo, ou o Antero é um problema (mesmo que tenha virtudes), e quem é contra o descambar do clube tem que ser explicito em relação a isso (ou pelo menos não o elogiar), pois o contrário será na prática desobstruir o caminho ao retorno do personagem com todas as consequências que advirão disso, ou então ele não é problema, e aí tudo fica muito estranho, porque essa não foi a versão que nos andaram aqui a vender durante anos.

O Angelino se quer ser levado a sério e se quer ter futuro no clube, presumo que como alternativa séria á actual direcção, tem que começar a fazer o que toda a gente que a critica parece até agora se recusar a fazer, ser claro sobre quem é ou não um problema para o futuro do clube, e se sente que ainda é prematuro abertamente os criticar por qualquer questão táctica, que ao menos não os elogie indirectamente legitimando (nem que só em parte) o seu comportamento durante estes anos.

Não coloco o comportamento do Angelino ao mesmo nível de quem sei que lesou o clube, se a ideia é que estou a fazer uma falsa equivalência moral, então há aqui um equivoco sobre a minha intenção, no entanto e até para deixar bem claro o que consideraria ser um golpe de teatro de ver o Angelino hipoteticamente legitimar uma hipotética gestão de um personagem como o Antero (ou alguém a seu nível) aceitando fazer parte da mesma, quero aqui deixar bem claro que nesse preciso momento toda a imagem que tinha e credibilidade do Angelino cairia.

Estou farto de ser enganado, é só isso que estou a dizer, espero que o Angelino de quem tinha boa imagem, não seja mais um a o fazer, mas posso ter interpretado mal tudo isto e até estar a exagerar, sinceramente espero que tenha sido isso que fiz e os meus medos sejam infundados.

místicadoPedroto

Bancada central
6 Janeiro 2017
1,057
0
Se leste a entrevista viste concerteza que Angelino afirmou e reafirmou que não quer voltar ao clube, nem quer cargos de responsabilidade no mesmo, não sei porque se bate nessa tecla quando se leu a entrevista.

Com outras pessoas, se o clube for a tempo, o que claramente não é provável nem o próprio acredita, ele está disposto para ajudar em tudo. Mas não para ter cargos.

Já fez o seu papel.

O que pensa Angelino Ferreira quando avisa a nação, com este nível de educação e elevação e os comentários das bancadas, são estes?

E o que dá vontade de fazer a quem vê a realidade?

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,447
5,413
Conquistas
1
  • Junho/18
místicadoPedroto disse:
Se leste a entrevista viste concerteza que Angelino afirmou e reafirmou que não quer voltar ao clube, nem quer cargos de responsabilidade no mesmo, não sei porque se bate nessa tecla quando se leu a entrevista.

Com outras pessoas, se o clube for a tempo, o que claramente não é provável nem o próprio acredita, ele está disposto para ajudar em tudo. Mas não para ter cargos.

Já fez o seu papel.

O que pensa Angelino Ferreira quando avisa a nação, com este nível de educação e elevação e os comentários das bancadas, são estes?

E o que dá vontade de fazer a quem vê a realidade?
Agora és tu que estás a ler nas entrelinhas coisa que lá não estão, em momento algum eu critiquei o Angelino por criticar a SAD, aliás, eu acho bem que o faça e se possível cada vez mais.

Também não dou por certo que embora o tenha criticado pela forma como o fez, que o tenha feito em má fé, com agendas próprias.

Apenas e até porque ele teve algumas intervenções ambíguas que podem não ser mais que isso mesmo, más interpretações da minha parte porque as declarações em si, talvez (especulo) por um excesso de politicamente correcto da parte dele, abrem portas a essa ambiguidade.

Quero deixar bem claro, que se num qualquer futuro próximo visse o Angelino retornar ao clube ao lado de um personagem dúbio, isso não iria para mim servir para legitimar esse personagem, quando muito se perderia a credibilidade do Angelino.

Mas este é só um cenário hipotético, que eu quero acreditar tal como tu pareces acreditar a 100%, não é mais que especulativo e fruto de uma má interpretação minha.

Espero sinceramente que assim o seja, juro que nada tenha de antipatia pessoal pelo Angelino, bem pelo contrário, até ás declarações sobre o Antero e podes constatar lendo o meu histórico, até tinha grandes esperança e até vontade que quisesse voltar ao clube, porque via nele uma hipótese de reabilitação para o clube.

E talvez ainda o seja, mas nunca dentro do enquadramento que referi atrás, porque aí me sentiria enganado como de resto creio que também a maior parte dos adeptos, acima de tudo queria era esclarecer isso ou pelo menos deixar desde já claro.