Europeu Futsal 2018 (PORTUGAL CAMPEÃO!)

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
20,980
15,490
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Philipp disse:
Futsal: 19 mil atletas federados

Andebol: 50 mil atletas federados.
Links, sff. E não é mais trabalho para ti: se tiraste isso dos sites das Feds., podes perfeitamente colocar o link direto para as páginas de onde tiraste.

Walter White

Tribuna
16 Junho 2015
2,778
1
Philipp disse:
Futsal: 19 mil atletas federados

Andebol: 50 mil atletas federados.
A associação de andebol do Porto tem 45 clubes filiados.

http://www.andebolporto.pt/index.php?id=125 (podes ver aqui)

A AFP tem 71 equipas de futsal divididas em 4 divisões, sendo que uma delas tem 2 grupos de 14.

https://www.zerozero.pt/associacao.php?id=1&fk_epoca=147&inesc=1&inmod=3&ingen=0#0.03.01

E eu nem sequer inclui as camadas jovens, que ascende a mais de 300 equipas. Só no Porto, atenção.
Se quiseres vê tu com os teus próprios olhos.

http://www.afporto.pt/AFPORTO/PDFS-2017-2018/CIRCULARES/CIRCULAR-N33-17-18-CLUBES-INSCRITOS-NOS-CAMPEONATOS-DISTRITAIS-FUTSAL-JUNIORES-A-B-C-E-D-EPOCA-2017-2018.pdf
http://www.afporto.pt/AFPORTO/PDFS-2017-2018/CIRCULARES/CIRCULAR-N20-17-18-CLUBES-INSCRITOS-NOS-CAMPEONATOS-DISTRITAIS-FUTSAL-EPOCA-2017-2018.pdf

É preciso ter em conta que o andebol é uma disciplina de 7 elementos, enquanto que o futsal é só de 5. Com tal, os plantéis do andebol rondam os 20 elementos enquanto que os de futsal rondam os 15.
Feitas as contas, e só contando com os séniores, 45x20= 900 no andebol 71*x15= 1065 atletas no futsal.
Se quiseres extrapolar estes números para as camadas jovens... Bem, fica ao teu critério!!!

Dei o exemplo da região do Porto pois é a maior e mais significativa. Acredito que a tendência seja igual nas outras regiões. E sinceramente, não estou para perder muito mais tempo com algo que está na cara de quem segue o fenómeno das modalidades.

Dito isto, ainda estás convencido que o futsal está atrás da natação?

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
Walter White disse:
A associação de andebol do Porto tem 45 clubes filiados.

http://www.andebolporto.pt/index.php?id=125 (podes ver aqui)

A AFP tem 71 equipas de futsal divididas em 4 divisões, sendo que uma delas tem 2 grupos de 14.

https://www.zerozero.pt/associacao.php?id=1&fk_epoca=147&inesc=1&inmod=3&ingen=0#0.03.01

E eu nem sequer inclui as camadas jovens, que ascende a mais de 300 equipas. Só no Porto, atenção.
Se quiseres vê tu com os teus próprios olhos.

http://www.afporto.pt/AFPORTO/PDFS-2017-2018/CIRCULARES/CIRCULAR-N33-17-18-CLUBES-INSCRITOS-NOS-CAMPEONATOS-DISTRITAIS-FUTSAL-JUNIORES-A-B-C-E-D-EPOCA-2017-2018.pdf
http://www.afporto.pt/AFPORTO/PDFS-2017-2018/CIRCULARES/CIRCULAR-N20-17-18-CLUBES-INSCRITOS-NOS-CAMPEONATOS-DISTRITAIS-FUTSAL-EPOCA-2017-2018.pdf

É preciso ter em conta que o andebol é uma disciplina de 7 elementos, enquanto que o futsal é só de 5. Com tal, os plantéis do andebol rondam os 20 elementos enquanto que os de futsal rondam os 15.
Feitas as contas, e só contando com os séniores, 45x20= 900 no andebol 71*x15= 1065 atletas no futsal.
Se quiseres extrapolar estes números para as camadas jovens... Bem, fica ao teu critério!!!

Dei o exemplo da região do Porto pois é a maior e mais significativa. Acredito que a tendência seja igual nas outras regiões. E sinceramente, não estou para perder muito mais tempo com algo que está na cara de quem segue o fenómeno das modalidades.

Dito isto, ainda estás convencido que o futsal está atrás da natação?
Eu meti esses números porque já algum tempo que sei que o andebol é a modalidade com mais atletas federados em Portugal seguido do basquetebol. O futsal tem potencial mas ainda está longe.

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
10,115
24,140
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Ainda há uns meses tive uma conversa com um colega de equipa que estuda no ISMAI e com toda a razão ele dizia-me que cada vez mais as autarquias e patrocinadores se poderão virar para a criação de equipas/clubes de futsal, pois uma coisa é terem um plantel de 14/15 jogadores, outra é terem de 25, fora as equipas B como no futebol e já nem vou falar no pavilhão VS. estádio.

Percebo que haja portistas que não liguem ao futsal e que o Porto não tenha dinheiro para abrir esta modalidade (se bem que tenho a certeza que se quisesse criar equipa e com a possibilidade de um outro grande se juntar à modalidade não faltariam ajudas para isso), agora virem escrever como já vi aqui neste tópico certas coisas, mais valia não escreverem nada, não estão a par do que é o futsal nacional nem internacional nem do seu crescimento.
Se não há dinheiro ou se o Pinto da Costa acha que futsal é para ser jogado em Lisboa tudo bem, agora ridicularizar a modalidade como já vi aqui epá... enfim. Esta tema faz-me lembrar um bocado o tema da Taça da Liga.

Para o outro forista que veio com o tema Ricardinho deixo só a resposta do Ricardinho ao Miguel Guedes quando este último perguntou-lhe no Trio d'ataque de ontem se o FCP criasse futsal se ele viria para cá:

"Quando queremos regressar a casa estamos sempre à espera que o pai abra a porta, se ele não abrir então temos que ir dormir a outro lado..." Claro que um jogador deste tipo ficaria imensamente caro, mas é só para perceberem que ele é portista e sempre foi, agora não cospe no prato de quem lhe deu de comer e faz ele muito bem, é profissional.

Walter White

Tribuna
16 Junho 2015
2,778
1
Philipp disse:
Eu meti esses números porque já algum tempo que sei que o andebol é a modalidade com mais atletas federados em Portugal seguido do basquetebol. O futsal tem potencial mas ainda está longe.
Oh Phillip, foda-se. Inventei números?
Queres que faça um levantamento nas federações e associações por este país fora?

Faz um favor a ti próprio. Escolhe aí uns 5/6 pavilhões próximos de tua casa. Uns que recebam várias modalidades, claro. E depois diz-me qual a modalidade mais jogada num fim de semana.
Vais ver quantos jogos de andebol se fizeram, de basquetebol, voleibol e futsal.

Faz isso e depois voltamos a conversar sobre o assunto.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
Walter White disse:
Oh Phillip, foda-se. Inventei números?
Queres que faça um levantamento nas federações e associações por este país fora?

Faz um favor a ti próprio. Escolhe aí uns 5/6 pavilhões próximos de tua casa. Uns que recebam várias modalidades, claro. E depois diz-me qual a modalidade mais jogada num fim de semana.
Vais ver quantos jogos de andebol se fizeram, de basquetebol, voleibol e futsal.

Faz isso e depois voltamos a conversar sobre o assunto.
Eu também não inventei números. Mas em relação àquela questão das assistências no futsal e noutras modalidades é fácil ver que tirando os jogos contra Benfica e Sporting o numero de adeptos no Dragão Caixa seria similar ao que acontece noutras modalidades.

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
10,115
24,140
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Gonçalo10 disse:
Acho muito bem que não tenhamos futsal... É uma modalidade que não me diz nada...
Ok, não te diz nada, estás no teu direito. A mim há modalidades que não me interessam muito como o bilhar e natação e no entanto fico contente que o Porto as tenha e ganhe imensos títulos e adoraria que tivesse voleibol e futsal.

E não nos esqueçamos de uma coisa importante: há uma fatia grande de jogadores que vão para o futsal pois não tiveram tanto sucesso no futebol, ou pelo menos aquele sucesso que pretendiam, conheço imensos exemplos disso, embora hoje já haja uma maior aposta na formação.
Temos na nossa seleção um grande exemplo disso.

Blue Dragon

Tribuna
3 Março 2016
2,695
155
Walter White disse:
O futsal é neste momento a modalidade de pavilhão mais praticada em Portugal. Isto só para falar nos federados. Pois, se falarmos na população geral que pratica a modalidade entre amigos acredito que ascenda a números muito, mas mesmo muito altos. Quanto a vocês não sei, mas sempre que me convidam para uma futebolada é dentro de um pavilhão, 5 vs 5.

É a modalidade que mais dinheiro gera. Com a entrada dos patrocinadores nestes últimos anos, os orçamentos dos clubes aumentou. Hoje, um jogador de futsal em Portugal ganha, em média, mais que outro de qualquer modalidade (se quiserem, vejam nos emails do benfica e comparem).

É a que tem maior média de espectadores dentro de um pavilhão.
Movimenta muito mais gente que outra qualquer modalidade. Mesmo quando não está nenhum "grande" na quadra.

Estes indicadores são similares em Espanha e Itália, embora no país vizinho o basket e o andebol tenham muito maior visibilidade. No entanto, foi a modalidade que mais cresceu na última década.

Se, para um clube que se diz ecléctico, o futsal não faz comichão...
Lá está sempre que se convida para uma futebolada é dentro de um pavilhão.

Por outras palavras: futebol de brincar. Futebol entre amigos.

É muito mais acessível alugar um pavilhão que um estádio de futebol.

É muito mais fácil arranjar 10 gajos para fazer um jogo que 22.

Até para se formar um clube é muito mais acessível .

Na minha terra foi formado há uns 13 anos julgo. Pelo dono de um bar. Os jogadores inicialmente foi a malta jovem que frequentava o bar. A CM cedeu o pavilhão. E está feito.

Portugal é um país de futebol. O futsal é uma variante deste. Estranho seria não ter imensos praticantes.

E neste aspecto " local " e em terras mais pequenas é claramente uma modalidade excelente para o desporto. Onde se arranja de imediato pessoal para formar um clube de andebol ou basquete? Muito mais complicado....

O choro por não termos está variante é que é de rir, só isso.

E o futsal em si como modalidade " professional " nunca passará este nível.

É só olhar para as seleções no euro por exemplo. Seleções que parecem o Brasil B. Anedótico.

E em Portugal na 1 divisão tenho muitas dúvidas que a nível de assistência se destaque de outras modalidades ....

Enviado do meu 5051X através do Tapatalk

Blue Dragon

Tribuna
3 Março 2016
2,695
155
R0NIK disse:
Parece-me que faz é muita dor de cotovelo, a começar no Presidente e a acabar nos adeptos incapazes de reconhecer que uma modalidade que o FC Porto não tem é, neste momento, indispensável a qualquer clube.

"Futebol de brincar"?!

Quer dizer, "os rivais têm, nós não, portanto 'bora lá tentar gozar com a modalidade". Fica-vos bem!

Sinceramente, parece-me mais um caso de quem não quer dar o braço a torcer e admitir a importância do futsal no país e na sociedade do que propriamente ter algo contra o futsal em si, o que é, no mínimo, ridículo.
Uma modalidade indispensável para qualquer clube? Oi?

Então muito clube está na lama por esse Europa fora.

E claro que é futebol de brincar. Mas onde está a dúvida?

Como referi no comentário em cima admito que é claramente uma excelente modalidade para um contexto mais local.

A semelhança com o futebol é fundamental. E é acessível.

Agora... Futsal como grande modalidade... Nem em sonhos.

R0NIK

Tribuna
19 Dezembro 2012
2,643
1,581
Conquistas
10
Norte
  • Domingos
  • Rui Filipe
  • Lucho González
  • Deco
Blue Dragon disse:
Lá está sempre que se convida para uma futebolada é dentro de um pavilhão.

Por outras palavras: futebol de brincar. Futebol entre amigos.

É muito mais acessível alugar um pavilhão que um estádio de futebol.

É muito mais fácil arranjar 10 gajos para fazer um jogo que 22.

Até para se formar um clube é muito mais acessível .

Na minha terra foi formado há uns 13 anos julgo. Pelo dono de um bar. Os jogadores inicialmente foi a malta jovem que frequentava o bar. A CM cedeu o pavilhão. E está feito.

Portugal é um país de futebol. O futsal é uma variante deste. Estranho seria não ter imensos praticantes.

E neste aspecto " local " e em terras mais pequenas é claramente uma modalidade excelente para o desporto. Onde se arranja de imediato pessoal para formar um clube de andebol ou basquete? Muito mais complicado....

O choro por não termos está variante é que é de rir, só isso.

E o futsal em si como modalidade " professional " nunca passará este nível.

É só olhar para as seleções no euro por exemplo. Seleções que parecem o Brasil B. Anedótico.

E em Portugal na 1 divisão tenho muitas dúvidas que a nível de assistência se destaque de outras modalidades ....

Futebol de brincar... lol

Ok, segundo o que tu dizes, futsal é para os provincianos, para os de Lisboa, os de Madrid, os de Barcelona. Nós estamos um patamar acima, precisamos é de ter uma equipa de ciclismo na 4ª divisão (literalmente) da modalidade, entre outras coisas... (e isto não é nada contra o ciclismo)

Aposto que és mais um daqueles que critica tudo o que o clube não tem. Se d'hoje para amanhã vier a ter, até tu vais gostar. Vai ser uma lambarice, não vais querer outra coisa.

Enfim, "mudar(/inovar) para quê? Sempre foi assim!". É isto que muitos de vós me fazem lembrar.

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
10,115
24,140
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Bem, isso do "futebol para amigos" e "futebol para passar o tempo" fazia mais sentido em 2000-2005, em 2018 acho que já não se deve dizer isso.
Agora obviamente que o futsal português ainda tem muito que evoluir e crescer e não tenho dúvidas que o fará. Este título ainda ajudará mais de certeza. E se o Porto entrasse na modalidade não tenham dúvidas que só iria fazer bem para todos.

Honestamente não acredito que seja com Pinto da Costa que esta modalidade venha para o Porto, teremos que esperar uns aninhos ainda.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
R0NIK disse:
Não há hipótese, o Philipp só pode ter alguma espécie de aversão ao futsal.

Desisto.
Onde é que vês nas minhas palavras uma aversão ao futsal? Já agora, onde vais buscar dinheiro para fazer uma equipa de futsal?

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
Philipp disse:
Já agora, onde vais buscar dinheiro para fazer uma equipa de futsal?
A lado nenhum. Ou melhor, podem ir buscar às outras modalidades e tirar-lhes parte do orçamento.