Links, sff. E não é mais trabalho para ti: se tiraste isso dos sites das Feds., podes perfeitamente colocar o link direto para as páginas de onde tiraste.Philipp disse:Futsal: 19 mil atletas federados
Andebol: 50 mil atletas federados.
Links, sff. E não é mais trabalho para ti: se tiraste isso dos sites das Feds., podes perfeitamente colocar o link direto para as páginas de onde tiraste.Philipp disse:Futsal: 19 mil atletas federados
http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?com=DS;1;geral.111;+PAGE(2000036)++K-CATEGORIA(419)+K-CODIGO()+RCNT(20)Barrigana disse:Links, sff. E não é mais trabalho para ti: se tiraste isso dos sites das Feds., podes perfeitamente colocar o link direto para as páginas de onde tiraste.
Parolo besta quadradaMirif disse:Para quem não viu...
https://www.youtube.com/watch?v=Nu9DfP7jfKE
A associação de andebol do Porto tem 45 clubes filiados.Philipp disse:Futsal: 19 mil atletas federados
Eu meti esses números porque já algum tempo que sei que o andebol é a modalidade com mais atletas federados em Portugal seguido do basquetebol. O futsal tem potencial mas ainda está longe.Walter White disse:A associação de andebol do Porto tem 45 clubes filiados.
http://www.andebolporto.pt/index.php?id=125 (podes ver aqui)
A AFP tem 71 equipas de futsal divididas em 4 divisões, sendo que uma delas tem 2 grupos de 14.
https://www.zerozero.pt/associacao.php?id=1&fk_epoca=147&inesc=1&inmod=3&ingen=0#0.03.01
E eu nem sequer inclui as camadas jovens, que ascende a mais de 300 equipas. Só no Porto, atenção.
Se quiseres vê tu com os teus próprios olhos.
http://www.afporto.pt/AFPORTO/PDFS-2017-2018/CIRCULARES/CIRCULAR-N33-17-18-CLUBES-INSCRITOS-NOS-CAMPEONATOS-DISTRITAIS-FUTSAL-JUNIORES-A-B-C-E-D-EPOCA-2017-2018.pdf
http://www.afporto.pt/AFPORTO/PDFS-2017-2018/CIRCULARES/CIRCULAR-N20-17-18-CLUBES-INSCRITOS-NOS-CAMPEONATOS-DISTRITAIS-FUTSAL-EPOCA-2017-2018.pdf
É preciso ter em conta que o andebol é uma disciplina de 7 elementos, enquanto que o futsal é só de 5. Com tal, os plantéis do andebol rondam os 20 elementos enquanto que os de futsal rondam os 15.
Feitas as contas, e só contando com os séniores, 45x20= 900 no andebol 71*x15= 1065 atletas no futsal.
Se quiseres extrapolar estes números para as camadas jovens... Bem, fica ao teu critério!!!
Dei o exemplo da região do Porto pois é a maior e mais significativa. Acredito que a tendência seja igual nas outras regiões. E sinceramente, não estou para perder muito mais tempo com algo que está na cara de quem segue o fenómeno das modalidades.
Dito isto, ainda estás convencido que o futsal está atrás da natação?
Oh Phillip, foda-se. Inventei números?Philipp disse:Eu meti esses números porque já algum tempo que sei que o andebol é a modalidade com mais atletas federados em Portugal seguido do basquetebol. O futsal tem potencial mas ainda está longe.
Eu também não inventei números. Mas em relação àquela questão das assistências no futsal e noutras modalidades é fácil ver que tirando os jogos contra Benfica e Sporting o numero de adeptos no Dragão Caixa seria similar ao que acontece noutras modalidades.Walter White disse:Oh Phillip, foda-se. Inventei números?
Queres que faça um levantamento nas federações e associações por este país fora?
Faz um favor a ti próprio. Escolhe aí uns 5/6 pavilhões próximos de tua casa. Uns que recebam várias modalidades, claro. E depois diz-me qual a modalidade mais jogada num fim de semana.
Vais ver quantos jogos de andebol se fizeram, de basquetebol, voleibol e futsal.
Faz isso e depois voltamos a conversar sobre o assunto.
Ok, não te diz nada, estás no teu direito. A mim há modalidades que não me interessam muito como o bilhar e natação e no entanto fico contente que o Porto as tenha e ganhe imensos títulos e adoraria que tivesse voleibol e futsal.Gonçalo10 disse:Acho muito bem que não tenhamos futsal... É uma modalidade que não me diz nada...
Lá está sempre que se convida para uma futebolada é dentro de um pavilhão.Walter White disse:O futsal é neste momento a modalidade de pavilhão mais praticada em Portugal. Isto só para falar nos federados. Pois, se falarmos na população geral que pratica a modalidade entre amigos acredito que ascenda a números muito, mas mesmo muito altos. Quanto a vocês não sei, mas sempre que me convidam para uma futebolada é dentro de um pavilhão, 5 vs 5.
É a modalidade que mais dinheiro gera. Com a entrada dos patrocinadores nestes últimos anos, os orçamentos dos clubes aumentou. Hoje, um jogador de futsal em Portugal ganha, em média, mais que outro de qualquer modalidade (se quiserem, vejam nos emails do benfica e comparem).
É a que tem maior média de espectadores dentro de um pavilhão.
Movimenta muito mais gente que outra qualquer modalidade. Mesmo quando não está nenhum "grande" na quadra.
Estes indicadores são similares em Espanha e Itália, embora no país vizinho o basket e o andebol tenham muito maior visibilidade. No entanto, foi a modalidade que mais cresceu na última década.
Se, para um clube que se diz ecléctico, o futsal não faz comichão...
Uma modalidade indispensável para qualquer clube? Oi?R0NIK disse:Parece-me que faz é muita dor de cotovelo, a começar no Presidente e a acabar nos adeptos incapazes de reconhecer que uma modalidade que o FC Porto não tem é, neste momento, indispensável a qualquer clube.
"Futebol de brincar"?!
Quer dizer, "os rivais têm, nós não, portanto 'bora lá tentar gozar com a modalidade". Fica-vos bem!
Sinceramente, parece-me mais um caso de quem não quer dar o braço a torcer e admitir a importância do futsal no país e na sociedade do que propriamente ter algo contra o futsal em si, o que é, no mínimo, ridículo.
Isso não sei, o que sei é que interesse é que não há.Gonçalo10 disse:E há dinheiro para essas modalidades todas?
Enviado do meu JERRY através do Tapatalk
Futebol de brincar... lolBlue Dragon disse:Lá está sempre que se convida para uma futebolada é dentro de um pavilhão.
Por outras palavras: futebol de brincar. Futebol entre amigos.
É muito mais acessível alugar um pavilhão que um estádio de futebol.
É muito mais fácil arranjar 10 gajos para fazer um jogo que 22.
Até para se formar um clube é muito mais acessível .
Na minha terra foi formado há uns 13 anos julgo. Pelo dono de um bar. Os jogadores inicialmente foi a malta jovem que frequentava o bar. A CM cedeu o pavilhão. E está feito.
Portugal é um país de futebol. O futsal é uma variante deste. Estranho seria não ter imensos praticantes.
E neste aspecto " local " e em terras mais pequenas é claramente uma modalidade excelente para o desporto. Onde se arranja de imediato pessoal para formar um clube de andebol ou basquete? Muito mais complicado....
O choro por não termos está variante é que é de rir, só isso.
E o futsal em si como modalidade " professional " nunca passará este nível.
É só olhar para as seleções no euro por exemplo. Seleções que parecem o Brasil B. Anedótico.
E em Portugal na 1 divisão tenho muitas dúvidas que a nível de assistência se destaque de outras modalidades ....
Enviado do meu 5051X através do Tapatalk
Onde é que vês nas minhas palavras uma aversão ao futsal? Já agora, onde vais buscar dinheiro para fazer uma equipa de futsal?R0NIK disse:Não há hipótese, o Philipp só pode ter alguma espécie de aversão ao futsal.
Desisto.
A lado nenhum. Ou melhor, podem ir buscar às outras modalidades e tirar-lhes parte do orçamento.Philipp disse:Já agora, onde vais buscar dinheiro para fazer uma equipa de futsal?