Diogo Queirós

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Filipe01 disse:
Sinceramente, não estou haver qual é o drama.

Em qualquer organização, tem que haver uma estratégia definida e que ser implementada pela estrutura dirigente.

Pensas que numa SONAE não há uma estratégia? Pensas que na JM não há uma estratégia?

E no ato da contratação de um gestor, a SONAE e a JM avaliam se a pessoa se revê na estratégia definida, se sim, é contratado para implementar a estratégia. Ou pensas, que um gestor segue o caminho que lhe apetece?

Num clube devia ser exactamente a mesma coisa - com diálogo, compromisso, e abertura de ambas as partes para acomodar as especificidades do momento.

Porque para qualquer treinador, tanto faz um jogador ganhar 10Milhões ou 100mil euros.

Mas para a SAD faz TODA a diferença.

Repito, num clube tem que haver um alinhamento completo entre a gestão desportiva e financeira.
A diferença é que uma SONAE vive para resultados financeiros. Um clube vive para resultados desportivos. Daí ter que haver 2 tipos de gestão...

Eu concordo que haja um alinhamento entre as 2 partes. Só não concordo que seja por via da imposição.
A gestão financeira gere as finanças, a gestão de recursos constroi o plantel mediante as prioridades definidas pelo treinador e os constrangimentos financeiros e o treinador faz o melhor mediante o que lhe é colocado à disposição e o que pediu. Se não concordar, sempre pode sair.

Mas mesmo pegando no teu exemplo, se numa SONAE abrir um concurso para aquisição de um trabalhador (ajuste de plantel) e alguém da administração (SAD) impôr um nome em detrimento da avaliação do gestor (treinador) e dos recursos humanos, o que é que nós portugueses chamamos a isso?

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,550
11,271
Daikan disse:
A diferença é que uma SONAE vive para resultados financeiros. Um clube vive para resultados desportivos. Daí ter que haver 2 tipos de gestão...

Eu concordo que haja um alinhamento entre as 2 partes. Só não concordo que seja por via da imposição.
A gestão financeira gere as finanças, a gestão de recursos constroi o plantel mediante as prioridades definidas pelo treinador e os constrangimentos financeiros e o treinador faz o melhor mediante o que lhe é colocado à disposição e o que pediu. Se não concordar, sempre pode sair.

Mas mesmo pegando no teu exemplo, se numa SONAE abrir um concurso para aquisição de um trabalhador (ajuste de plantel) e alguém da administração (SAD) impôr um nome em detrimento da avaliação do gestor (treinador) e dos recursos humanos, o que é que nós portugueses chamamos a isso?
A implementação de uma  estratégia pode ter muitos objetivos (financeiros, obtenção de quota de mercado, entrada em novo mercado, lançar novo produto, ganhar provas desportivas, etc).

Eu já referi, muitas vezes, que tem que haver diálogo, compromisso de ambas as partes.

Tu continuas a bater na imposição..

Porque quando não há compromisso, acontece - e muito bem- o que aconteceu com a nossa 1ª opção para treinador na época passada - as partes nem estabeleceram ligação. Situação normalíssima.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,961
19,415
Vila Nova de Gaia, 1975
Filipe01 disse:
Em junho é que lembraram que não tinham opção?? 

Passou um ano e fala-se valores na casa dos 10 M por míudos que nem pisaram o relvado do Dragão - assim anda o mercado nos últimos anos.

De resto, quanto vale RN hoje?? 

O FCP só perdeu, por ai, 7/10M num ano..
Quanto perdias se falhasses o fairplay financeiro?

Se calhar ficavas logo fora da Champions...

Quem vendias na hora que desse as mais-valias necessárias? Tinhas propostas para isso ate ao fecho do exercicio? E se nao tivesses o que fazias?

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,550
11,271
hawkeyes disse:

Se calhar ficavas logo fora da Champions...

Quem vendias na hora que desse as mais-valias necessárias? Tinhas propostas para isso ate ao fecho do exercicio? E se nao tivesses o que fazias?
Eu detesto e considero de uma incompetência total quem se lembra dos problemas somente quando eles estão prestes a "estourar".

E ainda detesto mais, quando os mesmos que NADA fizeram para resolver o problema, vem justificar decisões lamentáveis (por exemplo, venda de RN) como as soluções de resolução do problema base.

Porque existem surpresas, mas neste caso especifico, a SAD do FCP e muitos sócios sabiam à imenso tempo o risco que estávamos a correr.

Por isso, para mim, as tuas perguntas só sabem sentido se fosse uma nova equipa de gestão que tivesse que resolver a situação.

O FCP não é uma mercearia de bairro e tem uma SAD que ganha centenas de milhares de euros. Exige-se muito mais.

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
hawkeyes disse:
O nosso clube o ano passado teve uma multa penso que 700 mil euros.Sei que o PSG está em risco de levar uma multa de 60 ME por incumprimento do FPF pela UEFA.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Filipe01 disse:
A implementação de uma  estratégia pode ter muitos objetivos (financeiros, obtenção de quota de mercado, entrada em novo mercado, lançar novo produto, ganhar provas desportivas, etc).

Eu já referi, muitas vezes, que tem que haver diálogo, compromisso de ambas as partes.

Tu continuas a bater na imposição..

Porque quando não há compromisso, acontece - e muito bem- o que aconteceu com a nossa 1ª opção para treinador na época passada - as partes nem estabeleceram ligação. Situação normalíssima.
Continuo a bater na imposição porque tu falas em compromissos e acordos mas depois na prática o que estás a propor não é isso, é sim uma imposição.

Para mim tudo o que é escalonamento do 11, convocados, treinos, táctica, etc. é do domínio estrito do treinador. Acho que a ingerência da SAD neste domínio é, no mínimo, perigosa!

Em Inglaterra muitas vezes se elogia a questão do manager, ou seja, alguém que é mais do que um treinador. Aqui é precisamente o oposto, quer-se um treinador que é menos que um treinador, é um treinador condicionado...

Os Diogos, estando na B, não estão disponiveis para o Sergio os utilizar na A? Não o fará se assim eles merecerem? Porque é que se quer ir além desta disponibilidade? Porquê obrigar?

Para mim não faz sentido. Mas pronto, por aqui me fico porque já vi que não vamos chegar a acordo.

Kostadi9

Arquibancada
13 Dezembro 2017
409
0
Filipe01 disse:
Daqui a 2 anos, tens IKER, Marcano, Brahimi e Herrera a valerem valores residuais e depois??
Tens??

O mais provável é nenhum deles estar cá, muito antes desses 2 anos. Dois acabam contrato daqui a mês e meio e os outros dois daqui a um ano.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
domribeiro disse:
Acho que tu e muitos por aqui ainda não perceberam uma coisa que é para cumprir o acordado com a UEFA precisas de fazer até 30 de junho 55M€ de mais valias (E reforço que mais valias não é o mesmo que vendas), e isto em ano de mundial o que faz com que a maioria dos negócios fiquem em stand by até o mundial terminar.

Se vendessem os dois diogos por 25, terias logo uma base para a sangria no plantel ser menor.

Pois repara que depois de julho tb tens de fazer vendas pois deixar sempre tudo para esta altura do ano é meio caminho para teres de vender quem não queres a preços abaixo do possível....
55M em mais valias para atingir no mínimo os tais 25M de prejuízo? Parece-me exagerado sabendo que se parte de um RLE negativo de 24M no 1º semestre. Ou falas em 55M para atingir o break even?

Asterix

Bancada central
20 Junho 2016
1,356
627
Celta7 disse:
55M em mais valias para atingir no mínimo os tais 25M de prejuízo? Parece-me exagerado sabendo que se parte de um RLE negativo de 24M no 1º semestre. Ou falas em 55M para atingir o break even?
Esses 55M vêm no orçamento deste ano  para ter 17M de prejuizo.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,961
19,415
Vila Nova de Gaia, 1975
Filipe01 disse:
Eu detesto e considero de uma incompetência total quem se lembra dos problemas somente quando eles estão prestes a "estourar".

E ainda detesto mais, quando os mesmos que NADA fizeram para resolver o problema, vem justificar decisões lamentáveis (por exemplo, venda de RN) como as soluções de resolução do problema base.

Porque existem surpresas, mas neste caso especifico, a SAD do FCP e muitos sócios sabiam à imenso tempo o risco que estávamos a correr.

Por isso, para mim, as tuas perguntas só sabem sentido se fosse uma nova equipa de gestão que tivesse que resolver a situação.

O FCP não é uma mercearia de bairro e tem uma SAD que ganha centenas de milhares de euros. Exige-se muito mais.
Mas que propostas tinhas para vender antes? Só podias resolver vendendo. E já se sabe como é difícil vender em junho ou durante a época  anterior...

Vamos ver se este ano não vamos ter os mesmos problemas....

Se calhar devíamos era ter vendido no defeso anterior. Mas aí toda a gente protestava porque queria um plantel melhor...

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
Asterix disse:
Esses 55M vêm no orçamento deste ano  para ter 17M de prejuizo.
Ok, mas o acordado com a UEFA é de 24M.

De qualquer maneira, ter um RLE de 17M de prejuizo depois de mais valias de 55M implicava um 2º semestre com prejuizos na ordem dos 48M (excluindo transações de jogadores). Prejuizos dessa grandeza em apenas 6 meses não me parece razoável mas admito que não perdi muito tempo a ler os números.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,961
19,415
Vila Nova de Gaia, 1975
Celta7 disse:
Ok, mas o acordado com a UEFA é de 24M.

De qualquer maneira, ter um RLE de 17M de prejuizo depois de mais valias de 55M implicava um 2º semestre com prejuizos na ordem dos 48M. Prejuizos dessa grandeza em apenas 6 meses não me parece razoável mas admito que não perdi muito tempo a ler os números.
O primeiro semestre não inclui a maioria de receitas da Champions?

E quanto já tinha de mais valias?

Penso que está contabilizada, pelo menos, a venda do Indi...

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
hawkeyes disse:

Inclui 22M (que devem ser todas as receitas da LC).

O Indi rendeu uma mais valia de 5M.

Asterix

Bancada central
20 Junho 2016
1,356
627
hawkeyes disse:

Venda do Indi mas tens a compra do Aboubakar Otavio e vana. No orçamento fala de 55M de lucro entre custos/proveitos na transação de atletas para ter 17M de prejuízo e aí cumprir o FPF.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,961
19,415
Vila Nova de Gaia, 1975
Celta7 disse:
Inclui 22M (que devem ser todas as receitas da LC).

O Indi rendeu uma mais valia de 5M.
0

Todas penso que não. Mas a maioria.

Juntas a questão das mais valias e vês que parece óbvio que o prejuízo do segundo semestre será  (bem) superior...

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,178
73,017
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Walter White disse:
Sei que vou ser polémico...
Mas preferia ter uma pessoa mentalmente sã a moderar este forum.
Exato...

Infelizmente para ti, e tal o Trump, eu tenho um botão que faz desaparecer quem chateia ou insulta os meus colegas de moderação, de fórum e a minha pessoa.

Aproveita estes 15 dias para visitares o Magalhães Lemos e veres quem lá está.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,550
11,271
Daikan disse:
Em Inglaterra muitas vezes se elogia a questão do manager, ou seja, alguém que é mais do que um treinador. Aqui é precisamente o oposto, quer-se um treinador que é menos que um treinador, é um treinador condicionado...
E julgas, que esses managers, no âmbito da sua gestão não têm estipulados valores monetários máximos anuais para:
- contratações;
- salários
- vendas de jogadores

Valores que têm que cumprir para a obtenção de um resultado final financeiro dentro de limites que são previamente definidos pelo clube?

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
Vieira_Amares disse:
Exato...

Infelizmente para ti, e tal o Trump, eu tenho um botão que faz desaparecer quem chateia ou insulta os meus colegas de moderação, de fórum e a minha pessoa.

Aproveita estes 15 dias para visitares o Magalhães Lemos e veres quem lá está.
Um user não pode falar da sanidade mental de ninguém, o moderador sim. Viva a democracia do Portal. Desculpem o off topic

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,071
86,094
40
Pedro R. disse:
Um user não pode falar da sanidade mental de ninguém, o moderador sim. Viva a democracia do Portal. Desculpem o off topic
O user apelidou o moderador de maluco. Depois teve a natural consequência de o ter feito. Obviamente que, depois de ter sido insultado, tem todo o direito de responder na mesma moeda.

Discordo totalmente da ideia do @Vieira_Amares de vender os jovens para manter outros jogadores, mas é a sua opinião e tem que ser respeitada.

Isto não é uma espelunca qualquer onde quem lhe apetece apelida os outros de malucos sem que hajam consequências.

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
apocalypto disse:
O user apelidou o moderador de maluco. Depois teve a natural consequência de o ter feito. Obviamente que, depois de ter sido insultado, tem todo o direito de responder na mesma moeda.

Discordo totalmente da ideia do @Vieira_Amares de vender os jovens para manter outros jogadores, mas é a sua opinião e tem que ser respeitada.

Isto não é uma espelunca qualquer onde quem lhe apetece apelida os outros de malucos sem que hajam consequências.
Ou seja, quando um user me insultar eu posso tambem violar as regras do fórum, insultando-o de volta e não vou ser castigado? fica registado.
Só é violação das regras o primeiro insulto...