Defour

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,505
11,092
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
O Moutinho tem um gémeo e ninguém sabia! :p

Grande jogo, sempre em alta rotação. E hoje deu para ver que é bem mais rápido do que parece.

Esteve também em grande nos Aliados, foi a par do Sapu dos mais animados.

Parabéns Defour e boas férias!

Portus Cale

Arquibancada
9 Março 2012
497
881
Eu já estava convencido há muito tempo.

Ora bem, vamos por partes:

1º O Fernando é, na minha opinião, o melhor trinco do mundo;
2º Tenho a perfeita noção de que não há para aí muitos Fernandos, quer em estilo, quer em potencial;
3º Compreendo que o Fernando deseje sair no final da época, e não há dúvidas que se for o seu desejo, merece todas as recompensas financeiras que a profissão lhe pode proporcionar. Este merece-as.

Somando os 3 pontos anteriores, prossigo:

4º O Defour é bom demais para ser suplente, quer em atitude, quer em qualidade futebolística;
5º Quando se tem um Moutinho e um Lucho no plantel, é difícil ficar satisfeito com um jogador com as características do belga naquela função, pois não trata a bola como os dois anteriores. Nem o capacidade de passe é a mesma;
6º O Defour continua a demonstrar que a posição 6 lhe dá a liberdade de explanar o que de melhor tem:
    - energia inesgotável que parece sentir a necessidade de libertar em cada jogo que faz;
    - qualidade de passe mais do que suficiente para a posição;
    - excelente leitura táctica;
    - raça e determinação suficientes para lhe tirar a frieza construtiva na posição 8, mas não na posição 6;
    - esta é um extra: convenhamos que este rapaz é um jogador à Porto!

E não vejo estas características acima enumeradas apenas no Defour. Leiam-nas com atenção e pensem lá se não há outro jogador do clube com características muito semelhantes, que talvez esteja a pedir um lugar no plantel do clube que tanto ama? Pode não ter lugar como 8, mas será que não criaria em conjunto com o Defour um estilo próprio e eficaz na posição 6? Acho que já sabem quem é, e arrisco-me a dizer que se gostam do Defour a 6 como eu gosto, também iam gostar deste nessas funções.

B

Baia99

Guest
Gostei do Defour a 6 mas ainda vou gostar mais quando jogar na posição dele

Aí sim é que vai explodir definitivamente e mostrar todas as suas capacidades

G

goldragon

Guest
Grande jogador, que mostra uma parte do que é capaz. Força Defour.

H

hm1893

Guest
Será que vai ter companhia belga no nosso balneário na próxima época?? Espero que sim.

plcf

Bancada central
8 Março 2012
1,275
390
36
2670
Finalmente reconhecem capacidade nele! Chiça...

Vamos Defour... a próxima época é tua.

Portus Cale

Arquibancada
9 Março 2012
497
881
Drago disse:
Defour não é 6.

Castro não é 6.

Jogam com coração e se for preciso até fazem de centrais.
Defour não é 6? Discutível. Para mim é mais 6 do que 8.

Castro não é 6? Pirlo era 6? Essien era 6? Makelele do Nantes, Marselha e 1ª época do Celta de Vigo era 6? De Rossi era 6? Cambiasso era 6? Simeone no início da carreira era 6? Gattuso era 6?
O facto de jogarem com o coração não faz com que não tenham boas características para a função. Senão o que seria feito dos Mascheranos, Gattusos, De Rossis, Keanes, Dungas, Paulinhos Santos e até Souzas ruivos?
Com um bom trabalho específico para a posição, o Castro podia atingir um nível que as insuficiências técnicas não lhe permitirão atingir noutra posição. A vontade de triunfar no clube do seu coração seria apenas um catalisador dessa evolução.

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,133
3,269
Lisboa, 1979
Estou à vontade nisso, até porque o "souza ruivo" joga a quase 10 no Náutico, hoje em dia.

Voltando ao tema, adaptáveis há sempre, alguns não são tão directos, como por exemplo o Pirlo. nunca foi um 6, jogando sozinho a 6. Mas isso não interessa.

Há adaptações que ganham jogadores, há adaptações que perdem jogadores. Acho que o Defour perde passando para 6, assim como o Castro. Só isso.

B

Bluedream

Guest
O Defour para mim não é 6 . Para mim um 6 tem de ter capacidade física para conseguir "varrer" quando é necessário , e isso falta ao Defour . È claro que também precisamos de um 6 que consiga ser o nosso motor de jogo como o Fernando o é, mas não vejo o Defour a conseguir cumprir essa tarefa . Vejo o Defour como um 8 à imagem do moutinho.
Para mim o Claudio Yacob é o substituto natural do Fernando .

MandlaZwane

Arquibancada
8 Março 2012
219
0
Se o Defour não é 6 por não varrer o suficiente, como é que o Yacob o é?

Creio que o Defour pode jogar a 6 como substituto directo do Fernando - embora com características diferentes. É uma questão de adquirir rotinas, o nível certo de agressividade defensiva, os tempos de entrada no 1x1, o tipo de mobilidade próprio da função.

O Castro, para já, não. Esse precisa de um trabalho de adaptação mais longo e especifico à posição. Se resultaria ? Não sei. Talvez seja o melhor caminho para o Castro se quiser jogar numa equipa com as ambições do Porto. Mas é difícil ter certezas.

O Yacob é um excelente jogador, mas é um "trinco" à Bollati. Nós jogamos com outro tipo de médio defensivo desde os tempos do Rodolfo - havendo dentro desse tipo variações, como haveria do Fernando para o Defour. Não é que não se possa experimentar, mas seria necessariamente diferente.

DragãoG

Superior
8 Março 2012
67
0
Lisboa
Já gostava muito dele antes de chegar.... e depois de chegar ainda mais, nunca percebi algumas das criticas feitas a este jogador porque até é um dos que mais bem se adaptou ao Porto no 1º ano de serviço....

C

Coelho

Guest
Ganhou o seu espaço no grupo restrito de entre suplente a titular, quem percebe muito de futebol como alguns colegas acima estão duvidosos da sua posição, eu sempre achei que o derfour era uma incógnita em relação à posição que poderia pertencer... continuo dividido!!!

B

Bluedream

Guest
MandlaZwane disse:
Se o Defour não é 6 por não varrer o suficiente, como é que o Yacob o é?

Creio que o Defour pode jogar a 6 como substituto directo do Fernando - embora com características diferentes. É uma questão de adquirir rotinas, o nível certo de agressividade defensiva, os tempos de entrada no 1x1, o tipo de mobilidade próprio da função.

O Castro, para já, não. Esse precisa de um trabalho de adaptação mais longo e especifico à posição. Se resultaria ? Não sei. Talvez seja o melhor caminho para o Castro se quiser jogar numa equipa com as ambições do Porto. Mas é difícil ter certezas.

O Yacob é um excelente jogador, mas é um "trinco" à Bollati. Nós jogamos com outro tipo de médio defensivo desde os tempos do Rodolfo - havendo dentro desse tipo variações, como haveria do Fernando para o Defour. Não é que não se possa experimentar, mas seria necessariamente diferente.
O Yacob tem um poder fisico muito superior ao Defour e isso para mim é essencial na posição 6

S

Son1c

Guest
Eu quando digo que um jogador é de uma determinada posição para mim é seja contra o Paços de Ferreira ou contra o Arsenal. Se contra um é e contra o outro " tá quieto ".. Defour não é 6.." poder fazer " a posição em alguns jogos não é a mesma coisa que contar com o jogador para essa posição.

B

Bluedream

Guest
Son1c disse:
Eu quando digo que um jogador é de uma determinada posição para mim é seja contra o Paços de Ferreira ou contra o Arsenal. Se contra um é e contra o outro " tá quieto ".. Defour não é 6.." poder fazer " a posição em alguns jogos não é a mesma coisa que contar com o jogador para essa posição.
concordo.

zapan

Tribuna
18 Julho 2006
2,872
985
Conquistas
1
44
Luxemburgo
  • Alfredo Quintana
Com um duplo pivot atras, como as vezes aconteceu, as duplas Moutinho-Defour, Moutinho-Castro, Defour-Castro assumindo um papel mais recuado alternadamente, poderia funcionar, sendo o papel de Trinco menos posicional neste caso. Perante o desaparecimento progressivo do Trinco de Antigamente, parece-me que cada vez mais se anda para 8s todo-o-terreno, os famosos box-to-box. Podemos jogar com 3. Para mim, Lucho, Moutinho, Defour e Castro correspondem ao medio "box-to-box" sendo que uns tem mais capacidade de criacao ofensiva e outros defensiva.

Alem do mais, para termos um 10 puro (James, Ganso, Anderson), o duplo pivot pudera ser algo a considerar seriamente, se nao houver Fernando.