Doriva disse:
Claro que o problema não é esse. O problema é que o Defour e o Herrera são ambos melhores do que o Castro. Se me disseres que mais vale apostar num Castro do que num Prediguer ou num Valeri, eu dou-te inteira razão, mas há que ter a consciência das coisas: um Castro no Porto nunca jogaria com a regularidade que quer sem que, com isso, baixássemos o nível do nosso onze.
Do pós-Gelsenkirchen contam-se sete campeonatos em nove possíveis, uma Intercontinental e uma Taça UEFA. Não me parece de todo que as épocas tenham sido mal planeadas. Muito pelo contrário. Aliás, em 2010/2011 quantos jogadores tínhamos da formação? Nenhum. E atenção, longe de mim querer subestimar o papel que esta tem (e devia ter um papel mais importante do que o tem actualmente) no clube.
Não tenho tanta certeza que o Castro seja inferior a Defour em qualidade futebolistica, a nível do passe, da intensidade, trabalho táctico, remate, para mim dá em tudo mais ao jogo que o Defour, até porque o Defour na minha opinião só pode jogar no lugar do Fernando. O Herrera não vi dele o suficiente ainda com o nosso clube para dizer que também dá mais ao nosso futebol que o Castro.
Sendo que nestas comparações é muito importante a diferença de tratamento entre os jogadores, à partida nunca acreditaram no Castro como um valor de futuro não sei porquê, servia apenas para fazer número e não foram dadas metade das oportunidades que são dadas aos que vêm de fora, esse é o ponto fundamental da minha analise e aquilo que mais me chateia.
Depois no teu segundo ponto que falas a nível desportivo claro que continua-mos a dominar internamente e a fazer uma grande campanha com AVB e uma ou outra interessante na champions como aquela eliminação inacreditável com o Schalke, mas o nosso nível não foi por ai além na maior parte dos anos.
E depois a minha preocupação vai mais para o nível financeiro e de sustentabilidade do clube a longo prazo. Devíamos ter uma saúde financeira invejável e não temos.
Tivemos que pôr um nome de um banco, de mercenários no nosso Museu porquê? Termos a nossa identidade ligada a um grupo mercenário faz-me confusão, também devido às minhas convicções ideológicas, uma visão mais pessoal.
Não tivemos que gastar balúrdios num centro de treinos de alto nível pelo qual pagamos um valor simbólico quase, não é verdade?
Para além que desbarata-mos milhões com jogadores de lixo. E essas questões que quando se ganha não chamam tanto a atenção, porque vamos ganhando e fazendo receitas extraordinárias com jogadores esquece-se um bocado todos os nossos pecados.
E preocupa-me o futuro a esse nível do clube e gostava que se começa-se a pensar de forma mais sustentável no seu futuro e isso passa por mais aposta na prata da casa, principalmente para compor um plantel onde depois encaixassem as vedetas. É a minha visão.