A Alemanha também não tem Gundogan e Reus, e tem jogadores em mau momento como o Muller e um Gotze que vem de épocas em que foi suplente crónico no Bayern de Guardiola, duvido muito que apresentem o mesmo nível que apresentaram no Brasil em 2014.
Das grandes favoritas à conquista (França, Alemanha e Espanha), acho que a Espanha é a que tem mais condições de crescer ao longo desta competição, ainda assim está longe dos anos áureos.
Estou com curiosidade para ver a Bélgica e para ver como se irão apresentar, não têm Kompany e normalmente utilizam 4 centrais nas 4 posições da defesa, acho que tanto podem surpreender como desiludir, acho que ainda há alguma indefinição na equipa.
A Itália tem alguns jogadores de qualidade, mas já não tem as referências do passado recente, acho que ainda necessitam de muita maturação para ter nível para ganhar um Europeu.
A Inglaterra tem bons valores, mas também muito jovens, e na minha opinião apresentam um meio-campo fraquinho, acho que também necessitam de amadurecer muito.
Depois selecções que podem ser outsiders, talvez a Turquia que tem um seleccionador muito experiente e bons valores, a Croácia e talvez uma Polónia.
Portugal, na minha opinião, apresenta-se neste Europeu com uma mescla de jogadores experientes e jovens, a atravessarem bons momentos de forma. Os mais experientes como Ronaldo, Quaresma, Nani, Moutinho, Pepe, Ricardo Carvalho, sentem que esta é talvez a melhor oportunidade que têm para conquistar uma competição importante, e os mais jovens como João Mário, Raphael Guerreiro, André Gomes, Danilo, Sanches, William, Adrien, etc... são jogadores de valor, que trazem a juventude e irreverência que não tivemos no Mundial de 2014, bem como a ambição de brilharem e se valorizarem.
Esta mescla de jogadores, no contexto deste Europeu, na minha opinião, pode fazer algo importante.