Assobiar ou apoiar? Eis a questão

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,514
9,978
Ramalho disse:
Quais deveres?

Se alguém tem algum dever a cumprir são os jogadores e técnicos porque são pagos para isso.....e o dever deles é dar tudo em campo em prol da camisola que vestem. quando não o fazem sujeitam-se ás reacções menos positivas de quem paga para os ver.
Eu como adepto sinto que tenho o dever de apoiar. Se não gostar do que vi, posso optar por não ir, mas quanto mais assobios mais vontade tenho de ir no próximo para ajudar no contra balanço a esses assobios.
Não me revejo no papel de cliente do Porto.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,323
27,035
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Claro que não houve assobios ao minuto 10. Os primeiros 15 minutos teve o pouco sumo que se conseguiu extrair da exibição da equipa, mas quando o Estoril começou a crescer e o Porto a decair no jogo começaram logo os assobios.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
25,597
18,230
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Bobby Robson disse:
Caro colega,

o que o colega chama disfarce, eu chamo manipulação. Que é tanto mais grave porque é difundida por alguém que tem o dever de zelar pelo bom nome da massa associativa, do Clube e da SAD. Pessoa essa que igualmente prima pela falta de discrição e pela descrição muito pouco correcta dos factos. O que é de si muito grave. Numa organização que primasse pela exigência e pelo rigor, o Snr. Fernando Saúl teria neste momento um processo disciplinar às costas. No caso presente, até tem outros portistas a gabar-lhe a falsidade e a manipulação.
e nomes? Disparar para o ar vai na volta e é inveja

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
18,092
9,495
30
Porto
Treinador de Bancada disse:
Desculpem mas ao primeiro erro do Maicon, à primeira troca de bolas lateralizada ouviu-se logo assobios que inicialmente foram tímidos mas que foram crescendo de intensidade. O culminar foi na substituição do Varela. Não me lembro do último jogo que o público tenha levado a equipa às costas. Negar isso é branquear o que passou. A margem de erro para a equipa e treinador é quase nula, muito por culpa dos erros do passado
Nisso do Varela acho que foi porque não merecia ter saído.

paulofcp85

Bancada central
9 Março 2012
1,263
525
Treinador de Bancada,

Revê o jogo e vês que até aos 20 minutos não há qualquer assobio para os jogadores do FCP. Nem para o Maicon nem para ninguém. Há assobios mas não para a equipa do FCP, mas para decisões do árbitro, faltas duras do Estoril, etc.
A primeira assobiadela ocorre aos 23/24 minutos quando quase sofremos golo porque a defesa estava a dormir.

A seguir há uma assobiadela geral quando o varela é substituido. Mas aí o jogo estava parado e a assobiadela é para o treinador.

Braveheart

Bancada central
24 Outubro 2014
1,768
1,890
Acho que tem de haver meio termo, ou seja, apoiar e criticar quando for caso disso. A perfeição não existe. Nem tudo está bem, mas nem tudo está mal. Não sou adepto de comer pipocas todos os dias, mas temos de ter coragem de criticar quando é necessário. Está na consciência e razoabilidade de cada um. Haja bom senso.

Dragon Force

Tribuna
9 Março 2012
4,861
541
Um não assunto, levantado por um subalterno, já vai quase com 10 páginas?

Nem quero imaginar as guerras internas quando o assunto for sério.

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
18,092
9,495
30
Porto
octux disse:
Assunto sério mesmo.. Será que o fifa16 já vem com os assobios n estádio?
Curiosamente, no 15 consegue-se ouvir o "Poooooooooorto" dito pelo speaker, várias vezes.
Achei engraçado.
O fifa costuma ter um cântico por clube.

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
26
Cascais, 1966
este tópico passou para o fórum do clube e adeptos.
ah...e no processo, passa apara uma zona nao visivel ao publico.
juro q nao fiz de proposito, mas estava com problemas em perceber como é q os assobios se enquadram num tópico de comunicação social....

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
26
Cascais, 1966
Bobby Robson disse:
Caro colega,

primeiro, deixe-me que o felicite pela análise crítica que fez ao que o Snr. Fernando Saúl escreveu. Note que este personagem sempre gostou muito de abanar a cauda ao dono. Foi assim que foi subindo dentro da SAD. Pelo que este comunicado não é mais do que uma tentativa de fazer mais do mesmo. Longe vão os tempos em que o Snr. Fernando Saul à frente dos Super Dragões tinha uma mentalidade mais crítica e menos paciente. Já agora, se não fosse pedir muito, eu pediria ao Fernando Saul, que também anda aqui pelo forum a tentar comandar um determinado rebanho, se era capaz de explicar porque é que há tanta gente a assobiar. Ele sabe o porquê porque não é um idiota. Quer é fazer dos outros parvos. E isso é que é grave.

Já agora, eu gostava de perceber quem é que dá esta cobertura a um funcionário da SAD para escrever estas coisas escabrosas e manipuladoras das massas menos avisadas? Quem é que dentro da SAD passou procuração a este mocito de recados para tentar manipular a massa associativa? Afinal, para que serve a newsletter diária que sai de dentro do gabinete de comunicação da SAD? É para fazer spamming? Afinal que política de comunicação é esta? Porque é que nenhum Administrador da SAD tem tomates no sítio para dar a cara e vir a público dizer o que este fulano escreveu no Facebook? Será por medo? Será por não quererem ficar com uma imagem negativa junto da massa associativa que paulatinamente está a perceber o rombo de valores éticos e financeiros a que a SAD está votada?
mas...será q a incapacidade de trazer valor acrescentada a ma discussão q até é engraçada, tem de traduzir-se numa guerra de "recados" utilizando este espaço?

não percebo...tanta gente a tentar vilipendiar este espaço , mas estão cá todos, como moscas.

e q tal falarmos do tópico em questao?
obrigado

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,164
5,297
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Parece que muita gente se esqueceu da vergonha que foi o comportamento do publico nos jogos com o Atl Bilbao e sporting na epoca passada.
Deve ser este o novo portismo...

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,195
10
46
Trofa
Aos críticos dos críticos: é normal que se veja a equipa a jogar sistematicamente para trás, um tiqui taca entre médios e defesas que mete nojo, e se apoie esse futebol? Não consigo. No sábado vi uns 4 remates do Porto, a jogar em casa e contra o poderoso Estoril, não consigo ficar satisfeito com tamanha performance. Se a bola não entra por causa do árbitro, ou pela defesa adversária, ou por mera falta de sorte, aceito. Que nem se tente procurar a baliza do oponente, não!

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
25,597
18,230
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
sirmister disse:
Acho que não é preciso porque o pessoal enfia a carapuça.
que pessoal? ele falou nomes da SAD, eu estou a espera que ele os diga.... Porque mandar postas de pescada para o ar com acusações graves. Que chame os bois pelo nome simples.

Bobby Robson

Bancada lateral
17 Dezembro 2014
687
0
admin disse:
mas...será q a incapacidade de trazer valor acrescentada a ma discussão q até é engraçada, tem de traduzir-se numa guerra de "recados" utilizando este espaço?

não percebo...tanta gente a tentar vilipendiar este espaço , mas estão cá todos, como moscas.

e q tal falarmos do tópico em questao?
obrigado
Caro Administrador,

reconheço que lhe assiste alguma ou muita razão no que escreveu. E porventura ter-me-ei excedido. E por isso, fica aqui o meu sincero pedido de desculpas. No que toca à temática do apoio e do assobio, deixe-me primeiro que lhe refira que não conheço qualquer forum na Internet onde se desrespeite tanto o adepto sócio ou não sócio como o Fcporto.ws. Por saber que é um apaixonado do Clube, gostava de deixar à sua consideração esta primeira reflexão tanto mais que sei que se importa genuinamente com o que se vai dizendo por aqui. E nunca se esqueça que o FcPorto somos todos nós. Não é o José, o Luís, o Fernando ou o António. Somos nós, massa anónima que vive de forma diversa o clube 365 dias por ano.

Relativamente ao assunto que o colega Gonçaloo trouxe aqui para o forum, eu gostaria de alertar os mais ignorantes que o único local onde o pipoqueiro é rei chama-se sala de cinema. Há várias espalhadas pelo País, de Norte a Sul. E acredite que faz maioritariamente silêncio do princípio ao fim do filme. Posso também acrescentar que também já assisti a vários espectáculos de ópera, onde apenas ouvi aplausos. Também assisti a alguns concertos de música clássica e só ouvi aplausos. Decorrente da minha actividade profissional, também tenho assistido a várias conferências onde também só ouço aplausos e algum silêncio. Ora se bem percebi, estamos a falar de um campo de futebol, onde a paixão fervilha e todos nós temos uma opinião. Então porquê castrar o assobio? Será que é porque nunca houve assobios no Dragão? Será que é porque nunca houve assobios no Estádio das Antas? Não, uma certa franja não quer assobios porque não quer que se destape os pés, esquecendo eles que se destapa a cabeça. É elementar mas quando não se tem capacidade para mais, acabamos a discutir o sexo dos anjos porque assobios e insultos sempre houve porque faz parte da envolvente do espectáculo desportivo.

Se querem silêncio, há sempre um pipoqueiro ou pipoqueira para os acompanharem a uma qualquer sala de cinema perto de si. Se querem apenas aplausos, assistam a um espectáculo de ópera. Se querem futebol sem paixão, fiquem em casa e desliguem o som da TV. O que me parece é que há determinados personagens demasiado infantis para perceber o óbvio. Tanto mais que é muito mais difícil controlar a massa associativa do que controlar os sectores mais a Sul dentro do Estádio. É que enquanto uns pensam, outros limitam-se a obedecer. São opções de vida igualmente respeitáveis.

Bobby Robson

Bancada lateral
17 Dezembro 2014
687
0
Regod disse:
e nomes? Disparar para o ar vai na volta e é inveja
Caro colega,

não tenho por hábito entrar num ping-pong desnecessário de argumentos, contra-argumentos e às vezes outras coisas mais. Mas no seu caso vou fazer uma excepção porque já há algum tempo que leio com muita atenção o que vai escrevendo aqui pelo forum. E por mais estranho que lhe pareça, partilho de muitas das suas angústias e das suas opiniões. Para terminar, gostaria de lhe dizer que eu não insinuei nada nem acusei ninguém da SAD. Apenas expressei que acho muito estranho que um funcionário de segunda linha da SAD seja chamado a fazer trabalho de sapa quando temos gente bem formada e muito bem paga para assumir as despesas de determinadas questões, como é esta dos assobios que também não me agrada de todo. Na falta do Presidente, sobram ainda 3 administradores para erguerem a voz. A saber:

Adelino Sá e Melo Caldeira
Fernando Manuel dos Santos Gomes
Reinaldo da Costa Teles Pinheiro

Seria perfeitamente legítimo que um deles chamasse a imprensa e referisse coisas elementares como "temos uma equipa em construção" ou "os assobios não ajudam e podem intraquilizar os elementos mais novos do plantel" ou "a qualidade de jogo não tem sido a melhor mas estamos a trabalhar com todo o afinco para corrigir a situação". Agora, aparecer vindo não sei bem de onde alguém que em vez de unir a massa adepta se limita a dividir-nos entre apoiantes e assobiadores é de ir às lágrimas e mostra algum desnorte e muita falta de liderança. Acredite que o Regod e o Bobby Robson jogam na mesma equipa todos os dias da semana. Quanto à massa dirigente, já tenho as minhas dúvidas.

patitu

Bancada central
1 Junho 2007
1,587
415
Viana do Castelo
Bobby Robson disse:
Caro colega,

não tenho por hábito entrar num ping-pong desnecessário de argumentos, contra-argumentos e às vezes outras coisas mais. Mas no seu caso vou fazer uma excepção porque já há algum tempo que leio com muita atenção o que vai escrevendo aqui pelo forum. E por mais estranho que lhe pareça, partilho de muitas das suas angústias e das suas opiniões. Para terminar, gostaria de lhe dizer que eu não insinuei nada nem acusei ninguém da SAD. Apenas expressei que acho muito estranho que um funcionário de segunda linha da SAD seja chamado a fazer trabalho de sapa quando temos gente bem formada e muito bem paga para assumir as despesas de determinadas questões, como é esta dos assobios que também não me agrada de todo. Na falta do Presidente, sobram ainda 3 administradores para erguerem a voz. A saber:

Adelino Sá e Melo Caldeira
Fernando Manuel dos Santos Gomes
Reinaldo da Costa Teles Pinheiro

Seria perfeitamente legítimo que um deles chamasse a imprensa e referisse coisas elementares como "temos uma equipa em construção" ou "os assobios não ajudam e podem intraquilizar os elementos mais novos do plantel" ou "a qualidade de jogo não tem sido a melhor mas estamos a trabalhar com todo o afinco para corrigir a situação". Agora, aparecer vindo não sei bem de onde alguém que em vez de unir a massa adepta se limita a dividir-nos entre apoiantes e assobiadores é de ir às lágrimas e mostra algum desnorte e muita falta de liderança. Acredite que o Regod e o Bobby Robson jogam na mesma equipa todos os dias da semana. Quanto à massa dirigente, já tenho as minhas dúvidas.
Tenho de tirar o chapéu, na forma e no conteúdo dos pensamenros.

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
16,486
12,037
Londres
Bobby Robson disse:
Quanto a primeira parte penso que ninguém tem que convocar a imprensa para constatar o óbvio. Todo o adepto com um palmo de testa tem consciência ou devia ter, do porque a equipa não estar a render ao máximo nesta altura.
Também devem saber ou deviam que tudo deve estar a ser feito para que a situação da equipa se resolva, nem se podia ou devia pensar de outra forma, tem sido sempre essa forma de trabalhar da nossa equipa.

Agora alguém por trabalhar para o Porto não tem direito a ter a sua opinião?
Onde é que se vê desnorte?

Penso que as únicas pessoas que ficaram ofendidas com essa opinião, foram aquelas que assobiam, porque simplesmente acham que é um direito que lhes assiste porque pagam bilhete!!

Há várias formas de se amar.