André Villas-Boas - Presidente

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
89,906
96,144

hadeskabir

Tribuna
29 Abril 2019
3,736
4,928
Jovem técnico italiano vai assinar contrato até 2027

Francesco Farioli vai ser mesmo o próximo treinador do FC Porto, confirmou A BOLA. O técnico italiano vai assinar contrato até 2027.

Farioli já tinha sido equacionado pelos dragões aquando da saída de Vítor Bruno, em janeiro, mas nessa altura estava envolvido na luta pelo título com o Ajax e seria preciso os azuis e brancos pagarem a cláusula. Agora, era um treinador livre.

O acordo entre FC Porto e o novo técnico chega numa altura em que ainda não é oficial a saída de Martín Anselmi, que deverá ficar fechada muito em breve, assim que as partes se entendam nos valores a pagar.

Antes do Ajax, onde perdeu o título na reta final da Eredivisie, Farioli treinou o Nice, em França, e Karagumruk e Alanyaspor, na Turquia.

• Love
Reações: Edgar Siska
Flames

Flames

Lugar Anual
20 Maio 2021
7,173
15,981
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Basta consultar o meu histórico para ler as críticas que tenho feito ao projeto desportivo desta direção, que tem sido mais penoso do que inicialmente esperava. Há muitíssimo a melhorar, em grande parte devido a uma herança pesada, mas também devido a erros cometidos pela nova direção, que inevitavelmente acontecem, e que merecem ser apontados e escrutinados.

Posto isto, não posso deixar de concordar e realçar que os adeptos estão a criar um ambiente tóxico, de cortar à faca, um bota-abaixismo disfarçado de exigência que na minha opinião é absolutamente nojento. Estar a ler nas redes sociais acerca do assunto Farioli coisas como "mais uma do coveiro Villas-Boas", "lá vamos nós lutar contra o Braga", "o objetivo é mesmo acabar com o clube", "vai de mal a pior" são coisas que me enchem de vergonha alheia.

Se acho que toda e qualquer crítica é merecidíssima depois da época miserável que tivemos, que é um insulto a qualquer portista, também acho que esta direção merece a oportunidade de tentar apresentar uma imagem completamente diferente no aspeto desportivo, e começar, agora sim espero eu, a construir um novo ciclo no clube, de cara lavada. Seria muito bom os adeptos contribuirem, dentro do que podem, para oferecer alguma estabilidade e apoio num momento tão conturbado como este. Mas já vi que para muitos, o que interessa é criticar e deitar tudo abaixo para depois poder dizer "eu tinha razão".

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
87,487
209,906
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Basta consultar o meu histórico para ler as críticas que tenho feito ao projeto desportivo desta direção, que tem sido mais penoso do que inicialmente esperava. Há muitíssimo a melhorar, em grande parte devido a uma herança pesada, mas também devido a erros cometidos pela nova direção, que inevitavelmente acontecem, e que merecem ser apontados e escrutinados.

Posto isto, não posso deixar de concordar e realçar que os adeptos estão a criar um ambiente tóxico, de cortar à faca, um bota-abaixismo disfarçado de exigência que na minha opinião é absolutamente nojento. Estar a ler nas redes sociais acerca do assunto Farioli coisas como "mais uma do coveiro Villas-Boas", "lá vamos nós lutar contra o Braga", "o objetivo é mesmo acabar com o clube", "vai de mal a pior" são coisas que me enchem de vergonha alheia.

Se acho que toda e qualquer crítica é merecidíssima depois da época miserável que tivemos, que é um insulto a qualquer portista, também acho que esta direção merece a oportunidade de tentar apresentar uma imagem completamente diferente no aspeto desportivo, e começar, agora sim espero eu, a construir um novo ciclo no clube, de cara lavada. Seria muito bom os adeptos contribuirem, dentro do que podem, para oferecer alguma estabilidade e apoio num momento tão conturbado como este. Mas já vi que para muitos, o que interessa é criticar e deitar tudo abaixo para depois poder dizer "eu tinha razão".
Mas vocês ligam a essa gente? Por amor de deus......

E mesmo aqui não falta gente que diz mal de tudo
Se a coisa funcionar, até são capazes de dizer que sempre acreditaram

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
8,509
9,924
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
Bem, como faço anos amanhã, parece que vou ter um bolo de Farioli!

Presidente, espero que seja bom, desta vez. E que não cause indigestão. É que aquele pastel que nos ofereceu em janeiro devia estar estragado...

Aceito mais uma ou duas prendinhas-surpresa, obrigado!

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
1,757
4,387
Respeito a frustração, mas este tipo de resposta emocional e polarizada é que não ajuda em nada. Falar com cabeça fria não é ser "sabichão", é querer que o Porto volte ao seu verdadeiro caminho.

Falo por mim, mas acredito que muitos pensam o mesmo: ninguém aqui quer que o Porto perca (tirando umas viúvas ou infiltrados). A crítica não é ao Farioli como treinador, nem ao seu valor, mas sim ao critério da escolha. É a mesma lógica que levou ao Anselmi — treinadores jovens, com ideias de jogo muito bem definidas, que só funcionam com plantéis moldados para isso ou com grupos jovens e com vontade de aprender. O nosso plantel, com vícios antigos e jogadores que acham que já sabem tudo, com clara falta de humildade, não encaixa nesse perfil.

O Ajax do Farioli tem um contexto diferente é um clube com cultura de formação, mente aberta e tempo para implementar ideias, tanto é que queriam renovar com ele apesar da reta final e má campanha europeia. No Porto, com pressão imediata por resultados, arbitragens hostis, sem experiência na liga e sem conhecer a cultura do clube, isso raramente resulta.

A maioria dos adeptos queria alguém experiente, com estofo, que conhecesse bem a realidade do nosso campeonato, o que é o FC Porto e o que são os seus adeptos. Um verdadeiro disciplinador, com pulso firme, que saiba gerir egos difíceis e ambientes pesados.

E sim, desejo sorte ao Farioli — o critério da sua escolha, dentro dessa lógica de "ideia de jogo", é muito mais interessante do que o do VB ou do Anselmi, que eram ainda mais verdes. Se realmente vier (parece que sim, já que a RTP anunciou e já anda meio mundo a defendê-lo com unhas e dentes), estarei a torcer por ele como faço sempre com o Porto.

Mas não vamos fingir que não existe um problema estrutural no plantel: há jogadores que não querem evoluir e outros que simplesmente não têm qualidade técnica nem inteligência tática para aplicar o modelo de jogo que o Farioli exige — como se viu nos vídeos do Ajax. Imagina o Varela ou o Eustáquio a fazer aquelas construções curtas com critério… preferem é tocar bombo e meter a bola para a frente. E continuamos a cair no mesmo erro: dar a este plantel um treinador que, em vez de os potenciar, vem tentar reeducá-los para fazer coisas que eles não sabem — ou que não querem fazer. E como ainda não saíram, pelo menos, uns 12 jogadores deste grupo, não consigo estar otimista.

Criticar não é sabotar. É querer melhor. O verdadeiro portismo também é exigente.
Criticar não é sabotar. Achar-se dono da razão, achar-se que se sabe tudo, vir já com profecias de que vai correr mal e é mais um para despedir, não é crítica. É bota-abaixismo.

E bota-abaixismo não é portismo. É outra merda qualquer que eu não sei.

Confundir exigência com bota-abaixismo e com sabichice está na moda mas não contem comigo para isso e estarei aqui na linha da frente para combater isso.

• Like
Reações: pauloans

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
6,405
5,038
Com os cerca de 10M que se gastaram/vão gastar, entre VB e Anselmi, dava para ir buscar um nome forte, para estabilizar a equipa e o nosso futebol, numa altura de grandes mudanças e instabilidade.

Vamos optar por mais um treinador sem créditos firmados, mas infinitamente mais créditos do que os dois últimos treinadores. Temos é que tratar já de tudo com o Nhaga, para acabar com o pé frio das fases mais avançadas da época. A forma como perde o campeonato no Ajax é inacreditável. Com 9 pontos de avanço para o PSV, a 5 jogos do fim, consegue entrar na última jornada 1 ponto atrás (após 2 D e 2 E). Um 4-0 em Utrech foi o suficiente para destabilizar a equipa. Serão necessárias referências no plantel, que ajudem a aguentar a pressão final.

De resto, que tenha muito sucesso e que seja o Faroli que o nosso clube precisa.

• Like
Reações: ricardo.costa

JyEMBass

Tribuna Presidencial
20 Julho 2006
5,710
3,506
Conquistas
1
Porto
  • Bobby Robson
Se se confirmar Farioli, seja bem-vindo e tenha muito sucesso.

Agora que o "pormenor" do treinador em princípio está resolvido... Podemos fazer o melhor possível no real problema que é a qualidade do plantel? Obrigado

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,535
2,506
Respeito a frustração, mas este tipo de resposta emocional e polarizada é que não ajuda em nada. Falar com cabeça fria não é ser "sabichão", é querer que o Porto volte ao seu verdadeiro caminho.

Falo por mim, mas acredito que muitos pensam o mesmo: ninguém aqui quer que o Porto perca (tirando umas viúvas ou infiltrados). A crítica não é ao Farioli como treinador, nem ao seu valor, mas sim ao critério da escolha. É a mesma lógica que levou ao Anselmi — treinadores jovens, com ideias de jogo muito bem definidas, que só funcionam com plantéis moldados para isso ou com grupos jovens e com vontade de aprender. O nosso plantel, com vícios antigos e jogadores que acham que já sabem tudo, com clara falta de humildade, não encaixa nesse perfil.

O Ajax do Farioli tem um contexto diferente é um clube com cultura de formação, mente aberta e tempo para implementar ideias, tanto é que queriam renovar com ele apesar da reta final e má campanha europeia. No Porto, com pressão imediata por resultados, arbitragens hostis, sem experiência na liga e sem conhecer a cultura do clube, isso raramente resulta.

A maioria dos adeptos queria alguém experiente, com estofo, que conhecesse bem a realidade do nosso campeonato, o que é o FC Porto e o que são os seus adeptos. Um verdadeiro disciplinador, com pulso firme, que saiba gerir egos difíceis e ambientes pesados.

E sim, desejo sorte ao Farioli — o critério da sua escolha, dentro dessa lógica de "ideia de jogo", é muito mais interessante do que o do VB ou do Anselmi, que eram ainda mais verdes. Se realmente vier (parece que sim, já que a RTP anunciou e já anda meio mundo a defendê-lo com unhas e dentes), estarei a torcer por ele como faço sempre com o Porto.

Mas não vamos fingir que não existe um problema estrutural no plantel: há jogadores que não querem evoluir e outros que simplesmente não têm qualidade técnica nem inteligência tática para aplicar o modelo de jogo que o Farioli exige — como se viu nos vídeos do Ajax. Imagina o Varela ou o Eustáquio a fazer aquelas construções curtas com critério… preferem é tocar bombo e meter a bola para a frente. E continuamos a cair no mesmo erro: dar a este plantel um treinador que, em vez de os potenciar, vem tentar reeducá-los para fazer coisas que eles não sabem — ou que não querem fazer. E como ainda não saíram, pelo menos, uns 12 jogadores deste grupo, não consigo estar otimista.

Criticar não é sabotar. É querer melhor. O verdadeiro portismo também é exigente.
Está tudo mal, pronto. O plantel não vai mudar nada, vão continuar os cancros e os cepos todos, o Farioli é um anjinho e se viesse o Jasus é que isto ficava tudo direito.
Admira-me como é que esse predestinado não conseguiu ser campeão nos calimeros em tanto tempo que lá esteve e só coleccionou 3°s lugares na 2a passagem pelos encornados, apesar de mais de 100M de euros de investimento.
Andam por aqui muitos portistas que querem que AVB seja o presidente deles, que faça aquilo que eles acham, que eles querem, e ponto final. Não querem que ele seja o presidente do FCP, querem que ele seja o presidente privativo deles.
Ao menos vejam lá se não começam a assobiar logo no 1° dia, ao 1° passe errado. Dêem pelo menos algum benefício da dúvida, moderem os ímpetos, pensem um bocadinho no FCP.

• Love
Reações: pauloans