Talvez nao seja o teu caso mas no meu (e acredito muitos) a mudança é muito mais profunda que o dia a dia. É uma mudança ética e de valores. É a mudança de saber que (até ver) quem está a gerir o clube o esta a fazer com o objectivo de melhorar o clube e não de enriquecer um bando de chulos que rodeavam o clube. E isto é impagável.. eu estou mais predisposto a pagar as minhas quotas e a comprar lugares anuais mesmo que o Porto esteja a lutar para descer de divisão, do que pagar para quem se está a servir do clube descaradamente.Votei André Villas Boas. Não me arrependo, mas tal como não em arrependo de ter votado nele está na altura de fazer algumas questões importantes.
Após quase um ano de presidência: o que é que mudou realmente?
Tirando a parte das vendas e, provavelmente, da tesouraria — que, de qualquer forma, talvez não fosse muito diferente com a administração anterior (algo que nunca saberemos) — o que é que se alterou de forma significativa?
A nível desportivo, estamos ainda piores do que em anos anteriores. Os resultados falam por si: são dos piores da história do clube. Os ativos estão mais desvalorizados do que nunca, consequência de más escolhas para os treinadores das equipas A e B.
Prometeu-se uma aposta na formação, mas a realidade é bem diferente. Mesmo quando não há jogadores suficientes para preencher o banco, os jovens continuam sem ser opção. Preferimos continuar a apostar em jogadores como André Franco em vez de dar uma verdadeira oportunidade a talentos mais novos.
No que toca a contratações, é falso dizer que não houve investimento. Houve, sim. No entanto, tirando Samu (e mesmo esse, olhando para os números, foi realmente uma mais-valia em relação a Evanilson ou Taremi?), todas as outras aquisições foram pensadas para longo prazo e acrescentaram muito pouco, ou nada, ao que já existia. As contratações para a equipa B continuam a surgir em massa. Temos um director desportivo e um director de futebol que ninguém sabe para que servem.
A divisão e as polémicas também persistem. Basta olhar para o recente caso, mal explicado, do Diretor de Scouting – uma peça supostamente fulcral, cuja saída nem sequer foi esclarecida. E essa é outra questão: a comunicação com os sócios continua praticamente inexistente. Somos prejudicados e os adversários beneficiados em jogos cruciais, e a única resposta que temos é um Dragões Diário, exatamente como no passado. Enquanto isso, os nossos rivais utilizam as conferências de imprensa para fazer barulho, muitas vezes através dos seus próprios presidentes.
Portanto, volto a perguntar: o que é que mudou realmente?
Indo ao resto dos pontos:
Vendas: Desculpa mas é anedótico sequer ponderar que a antiga direcção ia vender Evanilson, Galeno e o Nico pelos valores que foram. É ver o nosso histórico recente de vendas e comparar.
Activos: Possível mas duvidoso - mesmo numa época fraca, jogadores como o Mora e o Samu valem muito mais que "estrelas" de outrora com 28/29/30 anos que acabaram por sair a custo 0. É verdade que temos o pior plantel dos ultimos 20 anos e que o mercado de Janeiro correu mal. Também é verdade que herdou muito lixo que não se consegue limpar num mercado.
Formação: Mora e Martim foram apostas definitivas este ano e Vasco teve as suas oportunidades. Temos actualmente 3 jogadores de 18 anos a serem apostas regulares (Martim, Mora e William). Pode-se discutir se o André Oliveira podia ter mais oportunidades mas não é uma situação "preto e branco". Houve aposta na formação, apenas achas que se poderia apostar ainda mais.
Investimento: Investimento curto para o nível de saídas. Saíram 7 titulares do ano passado. O ùnico jogador jovem que acarretou grande investimento que alternativamente poderia ser feita num jogador para o presente foi o William. O Tomas e o Denis Gul são valores relativamente baixos.
Divisões são normais quando houve tantos interesses desmontados. O Director de Scouting em qq outro ano seria um não tema. Alguém sabe sequer quem foi o nosso director de scouting nos últimos 10 anos? ou quem é o director de scouting de sporting e benfica? Sim, é 1 peça importante mas que provavelmente recebeu uma proposta tentadora do City. Tal como o Viana saiu do Sporting. Os directors não têm clausulas de rescisão, não é algo que se possa impedir.
Portanto, o que mudou? Eu diria tudo! Falta "apenas" construir um plantel forte para próxima época. É o mais importante claro, mas se o tivesse conseguido em 6 meses seria um trabalho absolutamente incrível a todos os níveis.